Demorou para que o conceito do conforto das casas sobre rodas chegassem nos caminhões que cruzam as estradas brasileiras. Em um país que cada vez mais exige um conforto próprio dos caminhoneiros, falta espaço interno devido às legislações vigentes. A Mercedes Benz apresentou na última FENATRAN um dos equipamentos inovadores nesta busca pelo conforto e autonomia. O Sanitário de Cabine é um opcional que carrega a tecnologia já presente nos motor homes. O discurso de marketing que leva o foco nas motoristas mulheres, na verdade traz enorme comodidade e segurança de saúde para todos os motoristas.
Você sabe porque os caminhões do Brasil são todos do tipo “cara chata?”. Pois é, a ausência daqueles capôs com motores saltando para a frente dos caminhões tão presentes nas Américas são inexistentes nos caminhões mais recentes por aqui. Isto se dá pelo fato das leis brasileiras limitarem o tamanho máximo dos caminhões levando em conta também o seu cavalo mecânico. Diferente em outros países, lá fora só se considera a carreta de carga em si, sobrando espaço interno para se aplicar comodidades importantes para o bem estar dos motoristas. Por aqui, o máximo que temos são as camas atrás dos bancos do motorista e passageiro que garante uma dormida nos postos de combustível.
Foi exatamente ali, sob a cama traseira que a Mercedes Benz adaptou um sanitário do tipo CASSETTE. Muito usado nos motor homes, ele possui sistema de caixa seca no padrão rodoviário para economizar água, evitar derramamento e também não exalar cheiro. Sua grande vantagem é o sistema de despejo através de recipiente portátil e de acesso externo, onde facilmente se pode acessar o “holding tank” pela portinhola lateral e descarregá-lo em qualquer vaso sanitário. Além desta comodidade, o pacote opcional que o modelo Actros Evolution oferece, inclui também ducha higiênica anti-respingo, espelho interno e também aparelho de TV 24V. Um pequeno passo para uma estrutura pessoal que toda boleia deveria ter em um país tão extenso.