Ponto de abrigo referencial do Pico da Caledônia em Nova Friburgo-RJ, o Camping Ararate recebe aventureiros e montanhistas de todas as partes do mundo. Com estrutura para receber e hospedar os campistas, fica bem próximo do Pico. Na manhã do domingo (26/05) o Projeto “Plantadores de Árvores da EcoModas” plantou mais 50 mudas na área do camping, que envolveu mais de 30 voluntários entre crianças, jovens, adultos e idosos. O local é considerado um dos mais belos da região para se apreciar a paisagem da cidade de Nova Friburgo.

O Camping é intitulado de “Posto Avançado de Montanha no Pico da Caledônia” e tem estrutura, acesso por carro e até mesmo suítes. De lá é possível subir o Pico, além de ter acesso ao Chapéu da Bruxa, a Pedra da Pirâmide, a trilha da Cascatinha São Lourenço e conhecer todo o entorno dessas montanhas. Lá o ambiente é familiar, não é permitido uso de som, e regras rígidas em relação a preservação da natureza.

O Projeto Plantadores de Árvores, vale lembrar, é uma iniciativa socioambiental da EcoModas, que produz moda sustentável, que visa envolver o máximo de pessoas na causa da preservação do planeta. A EcoModas mantém um viveiro florestal denominado Viveiro Educandário onde se reutiliza cones de linhas de costura industrial vazios para cultivar mudas de árvores da Mata Atlântica cujo espaço, inclusive, serve para aulas de educação ambiental envolvendo escolas da região. A meta do projeto é realizar o plantio de no mínimo 365 mudas até dezembro, representando, com isso, uma muda plantada para cada dia do ano de 2019. Até o atual momento, já foram plantadas 250 mudas em locais particulares previamente mapeados.

Para esta ação em específico, foram utilizadas mudas cedidas pela secretaria de meio ambiente que, inclusive, participou deste movimento ecológico representado pelo educador ambiental, Clécio Tuler. Quem também marcou presença foi a estudante de Biologia e diretora de criação da EcoModas, Adriana Santos, que contribuiu com o plantio e produção de fotos.

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here