Camping Vertical à Crítica da Falta de Políticas Habitacionais na França
Publicidade:
 
Pensando no problema dos sem-teto, uma realidade em quase todos os lugares do mundo, o arquiteto Stephane Malka da Malka Architecture criou A-Kamp47. A instalação constituída de uma estrutura vertical com 23 barracas camufladas pretende trazer o problema da falta de moradia à tona e criticar a ausência de políticas para resolvê-lo na França.
Para Malka, entretanto, os arquitetos contemporâneos têm a missão de adaptar seus projetos às necessidades reais. Por isso, além da discussão social, a obra também serve de abrigo para a sociedade marginalizada da região, disponibilizando proteção das intempéries da natureza, do vandalismo e de qualquer problema que poderiam encontrar ao dormir na rua.

Além da provocação política e social, A-kamp47 ainda levanta outra questão. A instalação foi erguida em um paredão que fica entre um centro cultural e um viaduto ferroviário na cidade de Marselha, na França. O arquiteto se aproveitou da ambiguidade do local e a situação da obra – no limiar entre a legalidade e a ilegalidade – para questionar: seria aquele lugar público ou privado?
 
A-Kamp47 é parte do livro Petit Pari(s), de Malka Architecture, que será lançado em janeiro de 2014.

fonte: vilaformosaweb.com.br


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!