Publicidade:
 

O campismo selvagem é uma modalidade existente e até muito legítima, principalmente no Brasil que possui imensas áreas de reserva. Porém, alguns locais e cidades muito procuradas e que recebem milhares a milhões de turistas, costumam colocar em prática leis que buscam a proibição do acampamento. Principalmente as praias, são as preferidas para a prática do camping selvagem. Ubatuba neste janeiro, realizou fiscalizações e retirada desse tipo de modalidade. Coincidentemente, é uma das cidades com maior número de campings existentes em toda a sua extensão territorial.

Aconteceu por exemplo nas Praias do Simão (ao Norte do Centro) e do Cedro (extremo Sul), onde equipes de policiais militares, marinha e das secretarias do verde e do meio ambiente organizaram fiscalização e retirada de acampamentos em espaços públicos. Ubatuba, como diversos outros municípios, possui leis de proibição deste tipo de modalidade. No caso desta, a lei existe desde os anos 1970. Barracas e churrasqueiras foram os equipamentos mais retirados na ação. Em uma delas, o turista utilizava a placa de “proibido acampar” para estruturar um varal.

Publicidade:

Apesar de ser proibida a prática em ambientes públicos, Ubatuba figura entre as cidades com mais camping no Brasil. Só em nosso Guia e Aplicativo, são 60. Mas mesmo com todas essas opções, ainda é possível praticar trilhas com guias locais, com direito a pernoites em lugares liberados ou mesmo de apoio em terrenos de moradores ao longo do percurso.

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!