As belezas naturais do Estado reservam paragens fantásticas no verão. Cidades associadas ao frio também dão show de programações na estação quente, como o exemplo no “Natal Luz” de Gramado-RS. O verão quente também atrai muitos turistas estrangeiros que já estão bem cansados do frio de suas terras, como no caso de Alemães, Poloneses, Austríacos, Suíços, Ingleses e Franceses. As trilhas, cachoeiras e lugares de natureza exuberante são os destinos preferidos desta galera. Em especial o Estado conta com a rota dos Cânions que contempla desde a Serra Gaúcha até a Serra Catarinense, do alto dos Campos de Cima da Serra e despencando até o Litoral Catarinense.
Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional dos Aparados da Serra.
Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Sem dúvida alguma os Cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra (Cânion Itainbezinho) e da Serra Geral (
Cânion Fortaleza) são os mais famosos. Mas se você possuir mais um tempinho de viagem, há lugares na região que podem ser ainda mais lindos. A partir de Cambará do Sul, desça a Serra do Faxinal até Praia Grande-SC. A direita você conta com a região de Mampituba-RS com a parte baixa dos Cânions, diversas trilhas e cachoeiras. Destaque para a Trilha do Rio do Boi. Para a esquerda de quem desce, Praia Grande também abriga paragens sensacionais como do Cânion Malacara.
Serra do Faxinal, de Cambará do Sul para Praia Grande-SC.
Cânion Malacara – Praia Grande-SC.
Uma região ainda pouco explorada pelo turismo é a de São José dos Ausentes. Agora um pouco mais falada devido à gravação da Novela Global “Além do Tempo” que revela visuais incríveis, possui cânions cuja opinião de diversos turistas aponta ser mais lindos que dos famosos de Cambará. Destaque para o Cânion Monte Negro.
Cânion Montenegro em São José dos Ausentes.
Por do Sol nos Campos de Cima da Serra – Rio Grande do Sul. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp
Seguindo para aquela direção, é possível chegar por terra até Bom Jardim da Serra, porta de entrada para as cidades de Urupema-SC, São Joaquim-SC e a melhor delas: Urubici-SC. Bom Jardim é o destino do topo da famosíssima Serra do Rio do Rastro, que contempla um traçado apaixonante do asfalto para vencer o cânion. São quatro grandes Serras de impressionante beleza para aventura: As já Citadas Serra do Rio do Rastro (asfaltada) e Faxinal (terra) e mais duas também imperdíveis: Serra dos Corvos Brancos (Urubici-SC até Grão Pará-SC) e Rocinha em São José dos Ausentes – Ambas por terra (estrada de chão).
Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra-SC.
Serra dos Corvos Brancos – Urubici-SP.
Nosso conselho para a região é sempre uma só: A região dos Cânions vale um roteiro específico na agenda. Para quem gosta mais de turismo de contemplação e aventura do que urbano, mais vale ficar nos cânions e ir passear um dia ou dois em Gramado/Canela do que o contrário. Fica a dica MaCamp.
Muito em breve abordaremos diversos destinos próximos e mesmo estes com mais detalhes.
Marcos Pivari