Campismo e Trilhas Ecológicas Ganham Cada Vez Mais Adeptos no Rio Grande do Sul
Publicidade:
 
O Rio Grande do Sul reserva diversos destinos especiais no verão. Inclusive as cidades mais conhecidas de inverno são ótimos palcos para a estação quente. Muitas trilhas e cachoeiras em diversos pontos das Serras Gaúcha e Catarinense. A notícia sobre o aumento de adeptos à região despertou este artigo.
O Rio Grande do Sul é um dos Estados com cultura de campismo mais presentes no Brasil. Está no sangue do Europeu que chegou lá há séculos. Quem é das outras regiões associa muito o Sul do Brasil com o inverno e o frio, mas não sabe que a maioria dos gaúchos acampa mesmo no verão e procura as praias e os rios porque lá faz simplesmente um verão extremamente quente.

As belezas naturais do Estado reservam paragens fantásticas no verão. Cidades associadas ao frio também dão show de programações na estação quente, como o exemplo no “Natal Luz” de Gramado-RS. O verão quente também atrai muitos turistas estrangeiros que já estão bem cansados do frio de suas terras, como no caso de Alemães, Poloneses, Austríacos, Suíços, Ingleses e Franceses. As trilhas, cachoeiras e lugares de natureza exuberante são os destinos preferidos desta galera. Em especial o Estado conta com a rota dos Cânions que contempla desde a Serra Gaúcha até a Serra Catarinense, do alto dos Campos de Cima da Serra e despencando até o Litoral Catarinense.


Cânion Itaimbezinho no Parque Nacional dos Aparados da Serra.
| Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral.
| Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Sem dúvida alguma os Cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra (Cânion Itainbezinho) e da Serra Geral (Cânion Fortaleza) são os mais famosos. Mas se você possuir mais um tempinho de viagem, há lugares na região que podem ser ainda mais lindos. A partir de Cambará do Sul, desça a Serra do Faxinal até Praia Grande-SC. A direita você conta com a região de Mampituba-RS com a parte baixa dos Cânions, diversas trilhas e cachoeiras. Destaque para a Trilha do Rio do Boi. Para a esquerda de quem desce, Praia Grande também abriga paragens sensacionais como do Cânion Malacara.

Publicidade:


Serra do Faxinal, de Cambará do Sul para Praia Grande-SC.
| Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Cânion Malacara – Praia Grande-SC. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Uma região ainda pouco explorada pelo turismo é a de São José dos Ausentes. Agora um pouco mais falada devido à gravação da Novela Global “Além do Tempo” que revela visuais incríveis, possui cânions cuja opinião de diversos turistas aponta ser mais lindos que dos famosos de Cambará. Destaque para o Cânion Monte Negro.


Cânion Montenegro em São José dos Ausentes. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Por do Sol nos Campos de Cima da Serra – Rio Grande do Sul. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Seguindo para aquela direção, é possível chegar por terra até Bom Jardim da Serra, porta de entrada para as cidades de Urupema-SC, São Joaquim-SC e a melhor delas: Urubici-SC. Bom Jardim é o destino do topo da famosíssima Serra do Rio do Rastro, que contempla um traçado apaixonante do asfalto para vencer o cânion. São quatro grandes Serras de impressionante beleza para aventura: As já Citadas Serra do Rio do Rastro (asfaltada) e Faxinal (terra) e mais duas também imperdíveis: Serra dos Corvos Brancos (Urubici-SC até Grão Pará-SC) e Rocinha em São José dos Ausentes – Ambas por terra (estrada de chão).


Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra-SC. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Serra dos Corvos Brancos – Urubici-SP. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp

Nosso conselho para a região é sempre uma só: A região dos Cânions vale um roteiro específico na agenda. Para quem gosta mais de turismo de contemplação e aventura do que urbano, mais vale ficar nos cânions e ir passear um dia ou dois em Gramado/Canela do que o contrário. Fica a dica MaCamp.

Muito em breve abordaremos diversos destinos próximos e mesmo estes com mais detalhes.

Marcos Pivari

 


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!