Publicidade:
 
Você deve estar perguntando por que há um artigo falando sobre extensões elétricas. Pois este é um acessório muito importante na vida de um campista familiar. Não se trata apenas de um pedaço de fio a fim de se puxar uma tomada para dentro da barraca. Há muitos pontos importantes a serem considerados.

Primeiramente nunca utilize fios paralelos ou cabos simples. Aqueles fiozinhos duplos geralmente brancos podem ser um grande perigo para todos. Saiba que desde os anos 1970 a maior associação de campings do Brasil já proibia o uso destes fios entre os campistas. Eles possuem apenas um único capeamento que com o tempo pode ressecar e se partir deixando o fio metálico exposto. A torção característica destes fios também pode causar estes danos. Imagine só o estrago que você, uma criança ou animal pode sofrer caminhando descalço em um dia de chuva pisando em uma descarga de 220V.

Para proteger a todos no acampamento utilize os fios conhecidos como “CABO PP” ou “fio de geladeira”. Trata-se de um par (ou terno) de cabos elétricos encapados individualmente e que possuem um segundo recapeamento único que protege tanto das fissuras quanto das torções, já que possui maior resistência. Além disso são geralmente na cor preta o que impacta menos visualmente.

Publicidade:

Agora que você sabe qual o tipo apropriado de fio adquirir é hora de saber qual a grossura do mesmo. Isto é imprescindível para a segurança. Se for utilizar apenas para iluminação e algum aparelho de TV, som ou carregadores parta dos cabos de 1,0mm² de secção. Caso pretenda usar aquecedores, secadores ou outros equipamentos mais potentes utilize cabos de 2,5mm² a 4,0mm². Este tipo de cabo PP costuma ser bem mais grosso do que os tradicionais devido ao duplo capeamento, mas é totalmente imprescindível. É importante lembrar, que apesar dos cálculos que levam à  relação de dimensionamento X consumo de energia, quanto mais longa é a extensão, mais resistência o fio terá.

Para os plugs de contatos, prefira os de formato de 90°. Assim a fiação ficará bem acomodada no poste do camping. Prepare-se para a renovação gradual das tomadas dos campings para a nova norma.

USO NO CAMPING

Evite estender o fio da maneira mais esticada. Procure passar o fio em locais que evitem tropeços de preferência em voltas quadráticas e não em uma simples linha reta da tomada até a sua barraca. Pegue seu rolo de extensão e parta da tomada do camping desenrolando-a até a barraca deixando a sobra de fio enrolada de forma oculta. Dê voltas na decida do poste até o chão para que o fio não fique com uma diagonal que possa causar enroscos. Distribua o fio de maneira inteligente buscando caminhos que possam evitar tropeços, como  canaletas e canteiros por exemplo. Por fim finque no mínimo dois espeques para a sua segurança: Um logo na chegada do fio do poste ao solo para que um possível tropeço não arrebente sua tomada e outro logo na chegada da barraca ou Trailer para que não dê um puxão em seus equipamentos.

No caso do uso em trailers, que possuem equipamentos ainda mais pesados, a preocupação com a bitola (grossura) da extensão deverá ser redobrada. Verifique constantemente se a fiação não está esquentando muito e este cuidado se estende aos barraquistas. Caso o fio esteja aquecendo significa que o mesmo está insuficiente para a carga que os equipamentos estão puxando e você deve desligar alguns ou então providenciar uma extensão mais grossa. Caso seja imprescindível a alimentação de tudo, “desmonte” a sobra de fio em forma de rolo e distribua no solo, já que aquela concentração excessiva poderá levar o aquecimento a níveis críticos e até incêndio.

Por mais que no seu caso seja normativamente correto o uso de plugs e tomadas de 20A, não deixe de levar um adaptador para 10A. Infelizmente é muito difícil um camping que disponha das tomadas mais grossas, inclusive em áreas de trailers e motor homes.

Desta maneira podemos contar com total segurança além de um visual legal no acampamento. E como um bom CAMPISTA DE ALMA este será mais um dos caprichos e curtições da montagem da tralha.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde, estou entrando agora nessa modalidade de lazer, conheci este site através de um canal no YouTube, qual o tamanho minimo dessa extensão vocês recomendam e o que é mais comum nos Camping, 110v ou 220v, (região sul/sudeste) estou equipando minha kombi com uma frigobar pequeno (50Lt) estou na duvida qual tensão comprar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!