Botijões são grandes e pesados, mas são retornáveis e custam menos além de durarem muito mais horas de fogo.
Cartuchos são proporcionalmente mais caros e duram menos horas de fogo, mas são compactos e leves.
Então qual escolher para o seu acampamento? Simples. Olhe para você mesmo e compare as suas necessidades e espaço na bagagem.
Para os que desejam passar horas no fogão, utilizar churrasqueiras a gás e iluminar o acampamento com lampiões potentes, os botijões serão mais indicados em termos de economia de energia, mas dependerá de um carro para transporte e espaço no porta-malas. Será também importante avaliar de qual tamanho deverá ser. Há botijões de 13kg, 8kg, 5kg e 2kg, este último de uso proibido em alguns Estados.
Já para aqueles que cozinham pouco e precisam de bagagem mínima para a trilha, compensa os cartuchos de gás. Já nestes a diferença entre os frascos deverá ser escolhida no momento da compra dos aparelhos, tais como fogareiros e lampiões. É que geralmente eles não possuem adaptação para o funcionamento. Há modelos também que possuem gases com potencial de queima muito superior nas grandes altitudes onde o ar é mais rarefeito.
Gostou do tema? então confira nas seções específicas abaixo e aprenda tudo sobre estes importantes acessórios. Boa escolha.
Boa noite, tenho equipamentos para uso com botijão de 2kg e gostaria de saber se existe adaptação pra usar com cartuchos.
Excelente conteúdo, parabéns!
Em relação ao botijão de gás existe uma lei que proibe o transporte destes por veículos que não estejam destinados a este fim.
Para nosso uso vocês têm alguma informação sobre esta lei, se existe alguma coisa que possa ser feita para não estar fora da lei.