cartuchos e botijões de gás
 
No início dos tempos os BOTIJÕES DE GÁS eram os mais utilizados e procurados pela maioria dos campistas que preferiam os de menor tamanho, como os de 2kg. Depois chegaram os CARTUCHOS DE GÁS muito mais compactos e leves. Pois ainda ambos são utilizados e depende de cada perfil de campista a preferência.

Botijões são grandes e pesados, mas são retornáveis e custam menos além de durarem muito mais horas de fogo.

Cartuchos são proporcionalmente mais caros e duram menos horas de fogo, mas são compactos e leves.

Então qual escolher para o seu acampamento? Simples. Olhe para você mesmo e compare as suas necessidades e espaço na bagagem.

Para os que desejam passar horas no fogão, utilizar churrasqueiras a gás e iluminar o acampamento com lampiões potentes, os botijões serão mais indicados em termos de economia de energia, mas dependerá de um carro para transporte e espaço no porta-malas. Será também importante avaliar de qual tamanho deverá ser. Há botijões de 13kg, 8kg, 5kg e 2kg, este último de uso proibido em alguns Estados.

Já para aqueles que cozinham pouco e precisam de bagagem mínima para a trilha, compensa os cartuchos de gás. Já nestes a diferença entre os frascos deverá ser escolhida no momento da compra dos aparelhos, tais como fogareiros e lampiões. É que geralmente eles não possuem adaptação para o funcionamento. Há modelos também que possuem gases com potencial de queima muito superior nas grandes altitudes onde o ar é mais rarefeito.

Gostou do tema? então confira nas seções específicas abaixo e aprenda tudo sobre estes importantes acessórios. Boa escolha.

BOTIJÕES DE GÁS

CARTUCHOS DE GÁS

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente conteúdo, parabéns!
    Em relação ao botijão de gás existe uma lei que proibe o transporte destes por veículos que não estejam destinados a este fim.
    Para nosso uso vocês têm alguma informação sobre esta lei, se existe alguma coisa que possa ser feita para não estar fora da lei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here