Publicidade:
 

Após uma grande repercussão na semana passada sobre o caso de uso indevido de luz em Cabo Frio-RJ, agora foi a vez de Santa Catarina ganhar as mídias. Segundo a reportagem do Programa Balanço Geral da RDI, Motor homes e Food-Trucks estavam plugados clandestinamente na rede da CELESC no Bolsão da CASAN, na Av. Beira Mar Norte em Florianópolis. O “Furto de Energia” foi o termo utilizado, onde a pauta citava exatamente o fato de motor homes estarem utilizando um bem que é pago por todos em detrimento do próprio conforto. A prática acontece em muitas cidades pelo Brasil, resultando em proibições e leis restritivas por parte de municípios e também em uma rejeição por parte do público geral. O MaCamp promove uma campanha de  boas práticas e regras de boa conduta para os caravanistas para que o crescimento do setor não impacte negativamente o turismo e a cidadania brasileira. Assista a matéria completa no video abaixo:

Publicidade:

O MaCamp fomenta há alguns anos a campanha #NARUAESTACIONONÃOACAMPO. É preciso entender que um veículo de recreaçãoé um bem que traz elementos que garantem muita praticidade e autonomia aos caravanistas, mantendo reservas de energia elétrica e água na proporção certa para que durem a estada sem que haja incômodo para o entorno. Uma série de regras de boa conduta são listadas para que a modalidade não cause interferências nos locais de destino.

—baixe nosso folheto em PDF—

Denuncie as más práticas de outros caravanistas, postando no instagram as suas fotos com a hashtag: #naruaestaciononaoacampo

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

10 COMENTÁRIOS

    • E o que acha das favelas com casas e
      apartamentos com diversos aparelhos de ar condicionado ligados o dia e a noite toda?

      E a água que também não é paga, o que acha sobre isso?

  1. Achei desnecessária esta reportagem, claro que não é certo o que fizeram mas veja bem, eles ficam na cidade por alguns dias e seguem viagem, agora porque vocês não sobem o morro do mocotó e o morro da formiga e perguntem quantas casas daquela comunidade pagam água e luz e eles são moradores permanentes acredito que o que é consumido de energia e água por lá é repassado para nós meros contribuintes que para fazer um pedido de ligação de energia passa por um bocado de normas e burocracia.

    • Eles não sobem os morros porque tem medo. E os veículos tem nome sobrenome placa etc. Então fica fácil. Quero ver dizer que roubar um celular não precisa ser preso. Que é o mesmo que 1 trilhão de dólares desviados.

  2. O governo precisa dá mais atenção aos usuários de motorhomes e oferecer mais estrutura nos centros urbanos assim como acontece em outros países da américa do sul, pois se trata de uma atividade que movimenta a economia até mesmo local.

  3. Concordo com essa campanha contra o roubo de energia pelo motorhomes, principalmente nas cidades que tem camping’s… Por outro lado, acho que também deveria ser feita uma campanha contra a exploração em relação aos valores cobrados pelos camping’s, os quais muitos deles passaram a cobrar diárias idêntica pelo veículo também… Penso até que seja válido pagar uma taxa de até 10% para compensar o uso de eletrodomésticos, como ar-condicionado, geladeira, etc…

  4. Não sou a favor de acampar fora das áreas designadas para camping, mas a reportagem foi de má fé.
    Pq mostrar apenas um motor home usando a energia? Cadê as fotos dos outros que não estavam só estacionados mas também “roubando” energia?
    Reportagem completa, verdadeira e que realmente alerta as coisas que precisam mudar esta cada vez mais escassa.

  5. Os motorhome gira as economia das cidade pequena
    eu saio para jantar almoço compro artesanato camiseta Bermudas agasalho quando esta frio deve ter um ponto de apoio com relógio usou pago e simples faz um ponto de apoio com banheiro chuveiro cobra uma taxa de gasto

  6. Eu até concordo que realmente não é todo lugar que vc poder montar seu acampamento.. Agora, fazer esse tipo de comentário ” Roubo de energia” e desnecessário demais !!

    • Acho que realmente tem que pagar, mas como os caravanistas, motorhomes e campers vão conseguir água e energia longe de casa? Porque não colocam postos de abastecimento com cobrança para que possam recarregar? Afinal, é uma area crescente no Brasil. Sei que sempre vão ter os mal intencionados que não querem pagar, mas a maioria quer pagar sim, mas precisa da estrutura. Somos campistas, viajamos de camper e temos muita dificuldade em conseguir pontos de apoio. E nós devíamos ser considerados, afinal somos turistas e movimentamos o comércio, especialmente de cidades pequenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!