Publicidade:
 

Em uma grande reportagem da rede globo sobre furto de energia nas cidades brasileiras, um motorhome se destacou para a comunidade caravanista ao ser flagrado pelas autoridades. De porte grande e estacionado nas imediações da Marina da Gamboa em Cabo Frio, foi pego pela fiscalização. A Proprietária foi presa em flagrante. Além da denúncia da energia elétrica pela ENEL, também foi apontada pela PROLAGOS, pelo furto de água. Segundo a matéria, o motor home foi apreendido. A reportagem completa pode ser conferida no link da globoplay. Segundo caravanistas, a proprietária estaria hospedada ali por um suposto homem que se declarou dono do local, sendo liberado o uso da eletricidade diante do pagamento. Não conseguimos contato direto com ela.

A cena é muito comum em todo o Brasil. Diversas cidades, principalmente turísticas, maus caravanistas fazem uso de áreas públicas sem seguir as boas práticas e regras de boa conduta. Muitas vezes se instalam configurando moradia ou fazem uso temporário, manchando toda a modalidade que sofre com leis e proibições por parte dos municípios, além de conceitos ruins por parte da população. O uso de torneiras e tomadas de locais públicos podem ser vistos em muitas cidades, porém estas não configuram uso livre, sendo dispostas geralmente para comerciantes cadastrados e regulamentados ou mesmo para eventos sazonais. Ainda na mesma semana, em Florianópolis – SC, A CELESC (Companhia distribuidora de energia do Estado) desconectou seis food-trucks e mais cinco Motor Homes que estavam plugados clandestinamente nas luminárias públicas no Bolsão da Casan, Av. Beira-Mar Norte.

Publicidade:

O MaCamp fomenta há alguns anos a campanha #NARUAESTACIONONÃOACAMPO. É preciso entender que um veículo de recreaçãoé um bem que traz elementos que garantem muita praticidade e autonomia aos caravanistas, mantendo reservas de energia elétrica e água na proporção certa para que durem a estada sem que haja incômodo para o entorno. Uma série de regras de boa conduta são listadas para que a modalidade não cause interferências nos locais de destino.

—baixe nosso folheto em PDF—

Denuncie as más práticas de outros caravanistas, postando no instagram as suas fotos com a hashtag: #naruaestaciononaoacampo

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

25 COMENTÁRIOS

    • Assim como você acha a mulher “coitadinha” e “inocente”, tem quem ache o ladrão tb. E ambos estão soltos, pois a mulher com certeza prestou depoimento e foi liberada. Lamentável sua “relativização”

  1. É impressionante o comportamento humano. Uns destrói o prazer de outros por não ter comportamento adequado diante de seus companheiros de jornadas com objetivos comuns. Como integrantes de uma corrente mental de adeptos ao tipo de lazer com muitas aventuras e desafios. Com muitas responsabilidades em comum.

    • ele deve ser mais um desses mendigos sobre rodas que acham que só porque eles chegam em um motorhome na cidade, dormindo na rua e comendo ovo frito dentro do carro, levam “muuuito” lucro pra cidade. Depois diz que cidade que proíbe é “tiro no pé”

      • Caro Adriano, não julgue os praticantes de campismo como mendigos, voce acaba ofendendo a todos.
        Sou proprietario de um trailer, fiz muitas viagens em motor home antes de passar para o trailer. Minhas refeiçoes não eram ovo frito como descreveu no seu comentario..
        Quanto ao furto, erradissima, se bem que no meu humilde acompanhamento da reportagem, percebi que ela nao é praticante de campismo. Pois aquele motorhome, acredito que nem roda mais. Ela usava como casa, porem nao justifica o furto.
        O que é ruim é a mídia fazer um escandalo sem ao menos conhecer do assunto.
        Estive viajando pela Europa em um motorhome alugado por 26 dias. Pratica comum la e todos os estacionamentos tem locais para motorhome que podem ficar estacionados no maximo 48 horas.
        Alguns ate contam com ponto de apoio para energia e agua. O problema aqui é a correta utilizaçao e sistema de cobrança, la em alguns pontos eletricos e de agua possuiam até medidores individuais.
        Aqui, não sabem cobrar.
        Antigamente, quem ia para camping eram pessoas com baixa renda e viam no acampamento a possibilidade de viagens com custo baixo. Hoje são familias que fazem o acampamento. Existem sim os que fazem campismo com kombi, Van ouboutro veiculo nao preparado para tal e é aí que ocorrem problemas.

      • Oh Adriano, cê tem uma ideia muito errada de quem tem motorhome. Tenho certeza q comemos melhor q vc, creio eu. Talvez seja a vontade de ter um home. Energia eu tenho de sobra no meu.

  2. Todo Município deveria ser obrigatório ter Camping Municipal a preço justo, ou área pública próprias para receber RV, como nos EUA e na Europa. Palhaçada prender a mulher. Gostam de fazer barulho na imprensa. Quero ver subir o morro e prender por gato de luz e água

    • claro. devem também ter hoteis gratis. e restaurantes gratis. Inclusive. com o que você trabalha? o que acha de ser gratis também? Acha que porque no morro tem gato, o caravanista tem o direito de fazer também? lamentável vc

    • palhaçada prender alguem que rouba só porque é mulher? áreas próprias nos EUA e Europa são pagas e bem caras. Preços que aqui acham “absurdo”. Sabia que na frança e portugal estao proibindo tudo em locais públicos por conta dos abusos? Sabia que quem fica no Walmart nos EUA nao pluga nem luz nem água e sequer descarta agua e esgoto no patio? nada é de graça.

    • Tem certo comentário por aqui julgando um caravanas como mendigo,aí é coisa de um despeitado que não consegue aproveitar a vida belíssima como ela é, passear e um robby para muitos ,agora julgar sem conhecer um campista ou praticar é puro despeito por não usufruir do mesmo,então o negócio é ficar em casa assistindo novela,quanto ao uso da energia e água sem autorização está errado,infelizmente alguns extrapolam os limites.

  3. Sim. E se roubar água e luz que todos pagamos, a mulher vira “coitada”. Assim cada um acha que tem direito de roubar, assim como o teu político, seja qual for

    • claro. vou entrar na sua casa quando o portao estiver aberto, ja que nao está escrito que é proibido. Eita pensamento. Por isso estamos nesta situação

      • Desculpe amigo. Público é público, não é particular. Tenho motor home preparei para autonomia de uma semana,para o caso de não conseguir água ou luz . Por que o problema maior no caravanismo é não ter um lugar que cobre um preço justo pelo que você precisa. Muitas vezes nem tem nem o lugar. O Brasil não está preparado para este tipo de lazer, uma pena por que vem muitas pessoas até de outros paises.Concordo com você que algumas pessoas extrapolam e
        aproveitam a facilidade encontrada. Mas não julgue todos pela conduta de alguns.

  4. Conheço uma pessoa que mora a mais de dez anos em uma comunidade. Na sua casa tem até ar condicionado. Nunca pagou água e luz. Não é somente ela, toda comunidade. Nunca foram lá prender ou cortar e o interessante é que a conta chega. Só não pagam.

  5. Cada figura q aparece aqui com cada comentário. A gente falando sobre um assunto q nada tem a ver com política. Graças a Deus meu motorhome tem água e energia de sobra. Ovos tem poucos na geladeira, mas como bem melhor que muitos por aí …kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!