O projeto do trailer Turiscar resultou do somatório de três sólidas experiências: Knaus (fabricante de carrocerias), Hahn (fabricante do chassis) e a própria Turiscar, que desenvolveu os aperfeiçoamentos técnicos necessários para a adaptação dos produtos às nossas peculiaridades de solo e costumes tipicamente brasileiros.
A Knaus forneceu o know-how para a construção das carrocerias, do tipo aeronáutico. Como utilizava alumínio em sua parte externa, era super leve e absolutamente imune à ferrugem. Naqueles tempos, a Knaus foi o maior fabricante de trailers da Europa.
A Hahn do Brasil, fornecedora dos chassis e suspensões para os trailers, sempre teve a fama de produzirem peças praticamente inquebráveis, possuindo um baixíssimo centro de gravidade, que permitia desenvolver altas velocidades com a mais absoluta segurança. Seus chassis eram zincados a fogo para total imunidade à corrosão.
As paredes do Trailer Turiscar eram prensadas um uma unidade, o que dava extrema rigidez, possibilitando uma construção do tipo monobloco, deixando a carroceria bem leve, compacta e à prova de torções.
O assoalho era construído com madeiramento naval, em sistema celular, moldado em uma gigantesca prensa, com 46 mm. de espessura, e revestido de plavinil lavável, que o deixava totalmente à prova d’água.
Todo esse conjunto era isolado termicamente com placas de isopor de 20 mm. de espessura, que envolve toda a carroceria, assegurando comodidade e temperatura agradável sob quaisquer circunstâncias.
As mesas e tampos eram revestidos de fórmica, que ofereciam grande resistência ao uso, além de poder proporcionar diferentes e harmônicas tonalidades para os interiores do trailer, dando um toque de contraste e discrição.
Os sofás eram revestidos de espuma de nylon com 10 mm de espessura, confortáveis e indeformáveis. As células desse tipo de espuma possuíam “poros”, demonstrando boa ventilação do material, aliados a tecidos especiais para tal fim, que revestiam todo o estofamento.
Os armários foram revestidos de madeira de qualidade, e executados com grande precisão, o que resultava numa qualidade de acabamento simplesmente irretocável.
O banheiro do Turiscar utilizava de uma construção única, moldada em peça de fibra de vidro, que era muito resistente e proporcionava grande durabilidade, já que não haveria contato com o madeiramento do recinto.
Abaixo estão algumas fotos do processo de montagem dos trailers, que era comum a todos os modelos, e com legendas explicativas dessas etapas.
E também poderá conferir um filme que mostra um dos processos mais importantes da construção, que era chamado de “fechamento térmico” da carroceria.
Vale a pena ressaltar que a Turiscar foi considerada por muito tempo a “meca” dos aprendizes e marceneiros do Brasil, local onde poderiam exercer a sua atividade em toda a sua plenitude e esplendor.
Aguardem mais imagens mostrando várias fases desse caprichoso e praticamente artesanal processo.
As fotos dessa postagem foram extraídas dos arquivos da Turiscar,e tiradas em meados dos anos 70.
Artigo escrito por Mário César Buzian / Matilde Scheid