Como são os Trailers Alemães
Pulsar 728×90
Da série “Coisas Lá de Fora”, trazemos alguns modelos de uma importante fábrica alemã de trailers. A Hobby.

De encher os olhos de qualquer trailista ou aspirante brasileiro os trailers se apresentam modernos, mas com a essência de sua cultura e praticidade do campismo.

Do século passado até hoje os trailers alemães carregam a essência da praticidade em seus modelos. O design e produtos aplicados nos reboques correm em um desenvolvimento paralelo ao da arquitetura residencial. Exatamente porque apesar de serem “casas sobre rodas”, não deixam de ser veículos, portanto sempre existiu uma grande preocupação de se desenvolver elementos exclusivos a eles.

O resultado é de surpreender o brasileiro. O mercado europeu nunca parou e está sempre em alta. Lá os trailers são produzidos em série assim como os carros de passeios por aqui. Desta forma o preço é menor e o resultado construtivo muito mais eficiente.

Podemos verificar nas plantas baixas que ideias de praticidade estão bastante presentes nos modelos. Diferente do gosto brasileiro, onde o box de banho parece ser algo primordial e indispensável para um RV, os modelos europeus trazem em sua ampla maioria o famoso “box conjugado”. Isto porque o banho faz parte de pouquíssimos minutos do dia, sendo um espaço “morto” durante muito tempo. As tecnologias modernas ajudam nesta empreitada, com vasos sanitários retráteis e materiais plásticos que revestem o banheiro. A cozinha também é bem minimalista para atender estas expectativas. Até mesmo a cor da madeira demonstra que tons reais naturais só têm a valorizar o interior.

Já o design interior e os materiais aplicados, estes sim sofrem demasiadas atualizações, estudos e projetos para constantes melhorias. O resultado podemos ver nas fotos que dispensam comentários desta redação.

Marcos Pivari.


Estrela Mobil 728 x 90
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."