Para você aprender (ou rememorar) aqui estão algumas úteis dicas sobre a escolha do local para acampar, a montagem/desmontagem e a conservação da sua barraca:
1 – No camping organizado (ou na praia), escolha uma área plana, longe de encostas e de brejos. Nunca se coloque sob as árvores (há o perigo de raios e queda de galhos) e verifique se a entrada da barraca vai ficar a favor do vento. O melhor é voltá-la para a direção nordeste, para que você tenha sol pela manhã e sombra à tarde.
2 – Escolhida a área, limpe-a de gravetos e pedras.Se o camping não for organizado cave uma pequena valeta (20 cm) ao redor, para escoar a água da chuva. Na praia, fique longe da área fofa. No camping organizado, você pode optar entre os locais mais movimentados aqueles mais sossegados, dependendo da sua preferência.
3 – Ao montar a barraca, de qualquer tipo, crave os espeques com uma inclinação de 45 graus, para dar maior resistência à armação. Siga exatamente as instruções do fabricante e mantenha a lona bem esticada para que não se acumule água no sobreteto. Na praia, os espeques devem ser mais longos (50 cm), usando-se tirantes adicionais para reforçar o conjunto — pois o vento marinho é muito forte.
4 – Atenção na arrumação do interior da barraca, para que você não tenha transtornos futuros. Nunca cozinhe dentro dela; só o faça na varanda, para evitar o risco de incêndio, já que o tecido da barraca é altamente inflamável. Cuidado também com o cigarro e as velas.
5 – Para conservar a barraca, mantenha-a
sempre limpa. Desmontando-a, lave-a com esponja, água e sabão neutro. Nunca use adstringentes. Depois, enxague-a e deixe secar ao sol. Até a próxima temporada, guarde a barraca num lugar arejado. De 3 em 3 meses, abra-a e deixe-a tomar sol para evitar o mofo.
6 – Ao final do acampamento, limpe todas as partes metálicas, seque-as e proteja-as com óleo anti-oxidante, passando parafina nos zí-peres. Quando se acampa na praia, esses cuidados devem ser redobrados por causa da salini-dade.
7 – Passar talco ou farinha é bom para retirar manchas de gordura no tecido. Em caso de pequenos vazamentos, use cera de vela ou parafina. E se aparecer um buraco tape o tecido ou plástico com fita adesiva do lado de dentro e de fora. mas se ocorrer apodrecimento do tecido, leve a barraca para ser consertada numa loja especializada.
8 – Na hora de guardar a barraca, evite as dobras fortes, que criam vincos. Para impedir o rompimento dos esticadores, ao desmontar a barraca, enrole-os um a um e amarre-os com elástico.
9 – Mesmo as melhores barracas, depois de 3 ou 4 anos de uso constante, perdem a imper-meabilidade. Se for o caso da sua, renove a impermeabilização, procurando uma casa especializada. Aí você pode até tingir o tecido de outra cor, ganhando uma barraca nova em folha.