Dicas Preciosas do Campista Adauto >> fonte: http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl e-mail: adautosouza@globo.comDICAS
do campismo/caravanismo
autor: José Adauto de Souza (Grupo Amigos do Rio)
Dica001 : gerador, baterias, carregador
Não carregue as baterias diretamente da saida 12V do gerador. Use um carregador de baterias
ligado à saida 110/220V do gerador. Porque? Porque a amperagem da saída 12V de um gerador
é sempre muito baixa. Exemplo: Um gerador de 2000W em geral tem saída 12V com amperagem
3A. Voce vai gastar em média 18 horas de gerador ligado para carregar uma bateria de 100A. Se
voce usar um carregador de 30A plugado no gerador, vai gastar aproximadamente 2 horas de
gerador ligado.
Dica002: insetos, estacionar
Ao estacionar verifique se não existem galhos/folhas de árvore tocando seu VR. Se existirem,
procure eliminar da melhor maneira possível este contato: ele vai ser um viaduto ideal para a
passagem de formigas para dentro do seu VR. Numa hipótese mais rara, voce poderá receber a
visita de uma cobra. Porque? A maioria das árvores tem com ela associada uma colônia de
formigas. Ao manobrar e tocar nos galhos, voce já está avisando que está na área. Uma formiga
vai perceber a chegada da possível nova fonte de abastecimento, vai avisar as amigas e em
questão de horas uma fila indiana vai usar o viaduto para rumar para dentro do seu VR.
Dica003: pinicão
Quando em uso, nunca deixe a válvula de descarga do pinicão aberta para a fossa. Mantenha a
mesma fechada. Porque? Com a válvula de descarga aberta, uma crosta se formará próxima a
boca de saída do pinicão. Com o tempo, esta crosta literalmente fechará a saída, exigindo que o
pinicão seja desinstalado e que se remova a crosta.Vai haver perda de tempo e possivelmente de
dinheiro. Veja maiores detalhes na caixa PINICÃO em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica004: pinicão, descarga
Procure descarregar o pinicão quando este estiver com mais de 50% da capacidade em uso. Ao
descarregar, estando este com mais de 50% em uso ou não, procure completar a caixa com água
e só então abra a válvula de descarga. Com a caixa cheia, a pressão de saída será maior o que
facilitará o evacuamento de todos os detritos. Repita o enchimento da caixa com água até que
você perceba que na descarga só sai água limpa. Se você ainda não leu, veja maiores detalhes
na caixa PINICÃO em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica005: aquecedor, riscos
O ideal para um aquecedor de passagem é que o mesmo esteja instalado num local com
aspiração e expiração de gases num ambiente externo. Boa parte dos trailers possui aquecedor
instalado no banheiro, ao lado do box, com aspiração interna de oxigênio e expulsão externa dos
gases gerados. Ao usar o aquecedor abra a janela do banheiro ou no mínimo mantenha a porta
do banheiro aberta. A chama e seu pulmão dependem de oxigênio: não corra riscos! Veja maiores
detalhes na caixa AQUECEDOR em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica006: aquecedor de passagem, funcionamento
Os aquecedores de passagem acendem a chama com uma descarga elétrica normalmente
alimentada por pilhas. Não poupe seu bolso ao comprar pilhas novas: compre a melhor alcalina
que você encontrar. Pilhas comuns exigem trocas freqüentes e vai sair mais caro; além disto esta
necessidade de troca pode acontecer no meio de um banho em um dia frio. É comum acontecer
que após algum tempo sem uso a chama do aquecedor não se acenda por falta de descarga
elétrica, o que pode induzi-lo a trocar as pilhas. Antes de fazer esta troca, remova as pilhas e
limpe todos os contatos, nas pilhas e no aquecedor. É comum acontecer que após a limpeza dos
contatos o aquecedor volte a gerar as descargas elétricas. Com isto você retardou a necessidade
de troca das pilhas.
Dica007: gás, riscos
A grande maioria das perdas de veículos de recreação por incêndio está associada a vazamentos
de gás combustível, metano ou propano. Esta incidência é maior em países frios, pois as grandes
mudanças de temperatura enfraquecem os materiais plásticos, tipo mangueiras, tornando-os
quebradiços. Não é o caso do Brasil, mas mesmo assim devemos estar atentos à questão. Não
viaje com o registro de gás ligado: nos solavancos das viagens alguma mangueira de gás pode
folgar e o risco de incêndio passa a ser real.
Dica008: pressão da água, redutor de pressão
De uma maneira geral a pressão da água nos campings é insuficiente para uso de todos os
equipamentos de um VR, o que implica na necessidade de caixa d’água e da bomba de
pressurização. Em algumas situações raras a pressão da água no camping pode ser muito alta e
o uso desta água de forma direta pode gerar uma série de vazamentos nas linhas de transmissão.
Vazamentos de água num VR podem gerar danos consideráveis, pois você poderá demorar a
descobrir estes vazamentos. Uma vez que eles se iniciem, vão continuar mesmo no caso de
pressões mais baixas. Portanto, procure verificar a pressão da água antes de conectar-se a
torneira: se esta pressão for muito alta utilize um redutor de pressão ou use o sistema
caixa/bomba de pressurização.
Dica009: qualidade da água, filtro
Uma boa parte dos campings no Brasil não oferece água tratada em suas torneiras. Esta água
contém muitas impurezas, orgânicas ou não. Use no mínimo um filtro de linha entre a torneira e o
seu VR. De preferência use um pré-filtro do tipo empregado em piscinas ou filtro de ponto de água
residencial. Água com impurezas podem entupir as linhas de transmissão, vão deixar sua caixa
d’água suja e vão danificar a bomba de pressurização. É comum o entupimento dos aquecedores
de passagem por sujeiras da água. Abaixo tem um modelo de filtro adequado para veículos de
recreação. Compre o transparente, que facilita a avaliação da hora da troca do refil.
Dica010: armação do toldo
Ao armar o toldo do seu VR procure manter uma inclinação entre as duas bordas, o que facilitará
o escoamento da água de chuva para uma das laterais. Temos registros de vários casos de toldos
cujas lonas foram rasgadas pelo peso de água de chuva acumulada no centro dos mesmos.
Dica011: conexão do cabo elétrico na tomada do camping
Quando for conectar o cabo elétrico do VR na tomada do camping, se possível dê umas 2 voltas
com o fio ao redor do poste aonde está a tomada. Isto evitará que pequenos esbarrões desliguem
a tomada.
Dica012: conexão do cabo elétrico na tomada do camping, segurança dos equipamentos
Se seu veículo não tem conversor bivolt automático, ao ligar o cabo elétrico do VR na tomada,
faça os procedimentos a seguir de forma ordenada: 1) verifique a voltagem da tomada (110 ou
220V) 2- desligue o conversor 3- selecione a voltagem de entrada no conversor 4- conecte o cabo
da elétrica 5- ligue o conversor. Se você errar a seleção da voltagem, poderá danificar seriamente
vários aparelhos do seu VR. Existem vários registros de perda de TVs, DVDs, microondas, etc,
por erro na seleção da voltagem de entrada.
Dica013: trailer, sapatas de apoio
Não use as sapatas de apoio para elevação e sustentação do trailer. Nem as sapatas nem a
estrutura metálica na qual as sapatas estão fixadas foram dimensionadas para suportar o peso
total do trailer. As sapatas estão dimensionadas para nivelamento do trailer, ou seja, para suportar
parcialmente o peso do trailer durante o período de uma viagem/acampamento.
Dica014: trailer, pêndulo, dirigibilidade
O conjunto carro + trailer exige cuidados especiais ao dirigir. A maioria dos acidentes ao rebocar
trailers está associada a excesso de velocidade. Excesso de velocidade é a causa principal do
fenômeno pêndulo, que é o movimento horizontal do trailer ao redor da bola do engate ao
trafegar. O excesso de velocidade potencializa enormemente os riscos de acidentes, agravados
por ventos laterais, má distribuição de peso no carro/trailer, peso sobre bola do engate
inadequado (pouco ou muito), deficiências mecânicas em pneus e suspensão dos veículos,
conjunto carro/trailer inadequado, ultrapassagens e cruzamentos com veículos grandes (ar
lateral), grandes descidas, frenagens bruscas, entre outros fatores. Veja maiores detalhes na
caixa PENDULO TRAILERS em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl e/ou na
versão em Inglês (2 partes) : http://blog.rv.net/2009/09/trailer-sway-what-it-is-how-to-control-it/ ,
http://blog.rv.net/2009/09/trailer-sway-part-2/ .
Dica015: bomba d’água, prevenção, vazamento
A bomba d’água, quando presente num VR, é considerada por muitos o equipamento mais
importante. Por isto muitos campistas têm uma bomba backup na tulha. Sem água tudo se
complica. Sempre use um pré-filtro para evitar que sujeiras danifiquem a bomba. Para saber se
existe algum vazamento no circuito de transmissão alimentado pela bomba, deixe-a desligada por
algum tempo. Se a bomba for acionada por breves momentos, verifique se não existe alguma
torneira mal fechada ou válvula vazando. Se não existir, há uma grande chance de vazamento no
circuito de distribuição da água. Procure por este vazamento e corrija-o: vazamentos ou
infiltrações de água não descobertos no início provocam um grande estrago, que implica em VR
parado e alto custo de recuperação/manutenção. Veja maiores detalhes na caixa BOMBA
D’ÁGUA em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica016: pneus, prevenção
Sobrecarga é o fator principal de problemas com os pneus: verifique se o peso sobre os pneus
não está acima do máximo aceitável. Pneus descalibrados podem ter sua vida útil encurtada de
modo drástico. Uma indicação de que o pneu tem rodado com baixa calibragem é a presença de
feições retas nas bordas da rodagem. Pneus de baixa quilometragem e com mais de 4 anos são
candidatos sérios ao estouro. Maiores detalhes? Veja maiores detalhes nas caixas PNEUS em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica017: trailer, pêndulo, peso sobre bola do engate
A falta ou excesso de peso sobre bola do engate num conjunto carro+reboque é um grande
agravante que pode culminar em pêndulo e acidente. Este peso é necessário para empurrar o
carro rebocador contra o solo, o que aumenta o atrito das rodas traseiras e dá maior estabilidade.
Sem peso sobre a bola, o reboque pode até levantar a traseira do carro: isto acontece com maior
freqüência em reboques de mais de um eixo, pois é mais difícil calibrar este peso nestes modelos.
Também não coloque muito peso sobre a bola, pois isto levanta e desestabiliza a dianteira do
veículo rebocador. É regra geral aplicar 10% do peso do reboque na bola do engate. Se seu
veículo não agüenta 10% do peso do reboque, troque o veículo, pois o mesmo não é adequado
para formar o conjunto rebocador/rebocado. É importante lembrar que mudanças na suspensão
por troca ou desgaste de peças, uso de modelos diferentes de pneus, pneus desbalanceados e
distribuição desbalanceada de peso num reboque provocam alteração para mais ou para menos
no peso sobre a bola do engate. Abaixo 2 maneiras de como obter o peso sobre bola do engate.
Dica018: combustível, adulteração
No seu conceito, o fato de um posto ter bandeira de uma distribuidora tradicional (Ipiranga, Shell,
BR, Esso, etc) o combustível ali vendido é sempre de qualidade? Se você pensa que sim, está
redondamente enganado. Se o posto não tem o programa de fiscalização da distribuidora há uma
grande chance do combustível ser adulterado. Toda distribuidora tradicional tem um programa de
fiscalização de seus postos: “DNA” da Shell, “De olho no combustível” da Petrobras, “Esso
Garantido”, “Controle de Qualidade” da Ipiranga, entre outros. Combustível adulterado aumenta o
consumo em 10% ou mais. Abasteça em postos que tem o programa da distribuidora: 10
centavos para menos no preço vão te custar 20 centavos ou mais no aumento de consumo e na
antecipação de manutenção. Veja maiores detalhes na caixa COMBUSTÍVEL em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica019: teto, infiltrações
Faça inspeções rotineiras (2 vezes ao ano) no teto do seu VR. O teto possui muitos equipamentos
instalados que dependem de abertura. A vedação/calafetação destas aberturas pode perder sua
eficiência por exposição ao clima ou trepidação em viagens. Procure por pequenas
rachaduras/aberturas no material de vedação, corrija-as ou contrate alguém experiente para isto
fazer. Se houver uma mínima chance de infiltração por água, esta vai acontecer. Segurança em
primeiro lugar: ao subir no teto, todo cuidado é pouco. Procure transitar apoiado nas mãos e pés.
Um tombo pode ter todo tipo de conseqüência. Veja maiores detalhes na caixa TETO DO VR em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica020: baterias
As baterias formam o equipamento que exige maior acompanhamento num VR. Apesar de ser de
fácil reposição, esta reposição tem custo alto. Acompanhe a saúde das baterias: tenha sempre à
mão um multímetro para verificar sua carga (voltagem e/ou amperagem) e caso as mesmas não
sejam blindadas verifique com freqüência o nível da água. Se o carregador de baterias de seu VR
não é do modelo inteligente, compre um. Manter a bateria carregada estende a vida da mesma.
Veja maiores detalhes na caixa Baterias e em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica021: geradores
Exercite o gerador do seu VR: se não estiver em uso, uma vez por mês coloque-o em
funcionamento por no mínimo 1 hora, ligando também algum equipamento que consuma parte da
energia gerada. Gerador parado por algum tempo tende a funcionar mal, com grandes oscilações.
Estas oscilações estão em geral associadas a problemas com a injeção do combustível, uma vez
que se formam crostas/entupimentos ao longo da linha de alimentação do mesmo. Se o gerador
for à gasolina, procure usar a melhor possível: uma indicada é a Podium da Petrobras. Veja
maiores detalhes na caixa gerador em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica022: infiltrações
A infiltração é o inimigo número 1 dos VRs. Não deixe que uma infiltração persista, pois o estrago
será grande, o que exigirá tempo e dinheiro para correção. Veja maiores detalhes na caixa
INFILTRAÇÕES em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica023: conversores
O conversor num VR tem a tarefa principal de fornecer alimentação de 12V, uma vez que boa
parte dos equipamentos usam este tipo de voltagem (bomba, lâmpadas frias, antena, GPS, etc).
No Brasil, por termos regiões com fornecimento 110 e outras 220V, os conversores são bivolts.
Os conversores emitem barulho ao transformar a voltagem, mas este barulho não pode ser
incomodativo. Conversores barulhentos indicam que estão próximos de uma manutenção/
substituição. Má alimentação (mal contato, fio não apropriado, fio velho e danificado que precisa
ser trocado) e seleção de voltagem de entrada errada também implicam em aumento de barulho
nos conversores. Veja maiores detalhes na caixa conversor em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica024: inversores
Os inversores têm importância significativa num VR, pois permitem que equipamentos de
voltagens residenciais possam ser alimentados pelas baterias. Você tem dúvidas sobre a real
necessidade de um inversor no seu VR? Veja maiores detalhes na caixa inversor em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica025: regras de pernoite num posto
Você já foi mal atendido num posto ao solicitar um local para pernoite? É possível que sim, mas é
importante lembrar que a sociedade vive a base de trocas, que podem ser econômicas ou de
gentilezas. A máxima “Gentileza gera Gentileza” é importante em situações como o pernoite em
posto. Veja se você tem se portado como o postulado no texto abaixo. Se não, você pode ter sido
a causa principal do mau atendimento num determinado posto. Veja maiores detalhes na caixa
ETIQUETA em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica026: checklist
Em viagens com VRs você está sempre sujeito a que algum problema/contratempo aconteça. A
pergunta a ser feita é a seguinte: será que o problema/contratempo poderia ter sido evitado? Uma
das formas de evitar que determinado problema/contratempo aconteça é executar um checklist
antes de viajar. Abaixo o link de um texto que pode ajudá-lo nesta prevenção. Veja maiores
detalhes na caixa CHECKLIST em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl
Dica027: compressor de ar
Veículos que possuem freio a ar dependem de um compressor. Os compressores em veículos
automotivos são acionados automaticamente sempre que a pressão atinja um nível mínimo. É
comum o uso deste ar pressurizado para instalação de sistemas rodoar (manutenção automática
da pressão dos pneus) e válvulas pneumáticas. Vazamento no sistema de ar pressurizado se
constitui um problema que requer manutenção rápida, tanto pela questão segurança (freios) como
econômica. Um sistema de ar vazando vai encurtar a vida do compressor e do motor, uma vez
que o compressor é acionado por correia em polia do motor. Tudo isto vai bater no seu bolso, pois
além de necessidade precoce de conserto/reposição dos equipamentos haverá aumento de
consumo de combustível devido ao acionamento constante do compressor. Uma forma de
verificar se há vazamentos no sistema é ligar o veículo e permanecer estacionado, esperar pela
estabilização da pressão e acompanhar esta pressão. Caso você verifique que a pressão do ar
está caindo e que o compressor está sendo acionado com freqüência para recuperar esta
pressão, há uma grande chance de vazamento. Inspecione o sistema de mangueiras de
distribuição de ar e todos os equipamentos a ele porventura conectados (rodoar, válvula/descarga
pneumática, buzina a ar, gatilho com ar para limpeza, calibrador, etc..). Você pode perceber o
vazamento via audição (sibilo do ar vazando) ou com uso de uma bucha ensopada com
água/sabão (geração de bolhas no ponto do vazamento). Se voce não se sente hábil para tal, leve
seu veículo até um especialista.
Dica028: baterias, instalar, desinstalar
Vai desinstalar uma bateria do seu VR? Então como primeiro procedimento desligue a chave de
ignição e todos os equipamentos que dependam da bateria. Desconecte primeiro o pólo negativo
e depois o positivo. Quando for instalar/reinstalar, verifique se todos os equipamentos que vão
estar conectados a bateria estão desligados. Em ordem inversa à da desinstalação, conecte
primeiro o pólo positivo e depois o negativo. Porque a ordem no liga/desliga dos pólos deve ser
obedecida? Porque com este procedimento você vai evitar que correntes permaneçam em fluxo
no circuito energizado pela bateria, o que pode sobrecarregar e danificar algum equipamento que
porventura tenha ficado ligado. Importante: para apertar/desapertar os parafusos do terminal, use
chave de boca com um dos lados isolados por fita plástica. Isto evitará a possibilidade da chave
bater em placa metálica da carroceria e produzir um curto-circuito (faíscas).
Dica029: distância inversor-bateria. Ao instalar um inversor no seu VR procure com que a
distância até as baterias seja a mínima possível. Distância de poucos metros é suficiente para que
se perca 20% da voltagem, perda esta suficiente para que equipamentos 110/220V ligados no
inversor não funcionem. Também sempre procure utilizar cabos grossos se a voltagem em
trânsito for a 12V da bateria: cabos finos não conseguem transferir a carga da bateria.
Dica030: leito de rio, acampar, segurança
Existem vários registros de ocorrências ambientais com morte de pessoas acampadas nos leitos
ou próximas às margens de rios e cachoeiras. Estes registros vão desde acampamentos
inseguros por pessoas sem capacidade de avaliar o perigo a que estão expostas como até
registros de campistas experientes acampados em campings homologados. O problema está
associado a fortes trombas d’água nas cabeceiras dos rios. Quando a água chega, vai levando
tudo que encontra pela frente. Em primeiro lugar, nunca acampe em leitos de rios ou cachoeiras.
Se você está acampado fora do leito, mas próximo à margem do rio, acompanhe as previsões
meteorológicas: não permaneça aí acampado se há previsão de chuvas em boa quantidade. Se
você não sabe avaliar em que posição você está em relação ao rio, fique em posição mais alta e o
mais longe possível deste. Os rios mais perigosos são os que têm o leito encravado em canais
estreitos e fundos, normalmente em regiões montanhosas (assunto trazido à tona pelo Alberto
Olímpio do Nascimento).
Dica031: desodorização dos tanques. A caixa de detritos e/ou de água servida está com mau
cheiro? Antes de uma viagem, coloque um litro de vinagre e água até ¼ da capacidade do tanque.
O sacolejo da viagem vai limpar e desodorizar os tanques. Quanto mais sacolejar, mais limpo e
mais inodoro o tanque irá ficar. Descarregue o tanque com vinagre antes de reutilizá-lo (dica do
site português de caravanismo).
Dica032: iluminação, lâmpadas com inversor/conversor eletrônico, substituir
Muitos VRs tem iluminação interna com lâmpadas frias (fluorescentes alongadas) de 20/22W.
Tanto a lâmpada quanto o conversor/inversor normalmente só são encontrados em lojas
especializadas. Voce pode substituir este tipo de lâmpada pela lâmpada fluorescente comum de
110/220V. Para tal você vai precisar de um bocal de cerâmica, uma lâmpada fluorescente comum,
um parafuso com porca, 3 parafusos pequenos, um suporte em L e uma braçadeira de meia volta
(veja estes itens na foto abaixo). Fixe o suporte em L no bocal com o parafuso/porca, ligue os fios
de alimentação elétrica no bocal, fixe a outra extremidade do suporte em L na parte superior da
caixa da luminária (1 parafuso), fixe com 2 parafusos a meia braçadeira envolvendo o bocal de
cerâmica e enrosque a lâmpada. A função da braçadeira é manter o bocal sem vibração ao
trafegar. Atente para a voltagem de entrada para definir a voltagem da lâmpada (110 ou 220V).
Se o painel inferior (transparente) da luminária for de material plástico, compre lâmpadas de no
máximo 15W, pois lâmpadas sempre aquecem um pouco e podem derreter o plástico da
luminária.
Dica033: Como dirigir sob chuva forte (teste esta dica conseguida pelo Coelho Neto).
Interessantíssimo. É sugestão de um policial que experimentou e confirmou. Também é útil em
condução noturna. Nós motoristas ligamos os limpadores de pára-brisas em velocidade rápida ou
máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade ainda é bastante ruim. Se você enfrentar tal
situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve). Parece um milagre! De repente, a
visibilidade fica perfeita, como se não estivesse chovendo. Assim, mantenha sempre um par de
óculos de sol no porta-luvas do carro para ter boa visão em caso de chuva. Você ainda verá as
gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva. Você poderá ver onde a chuva salta para fora da
estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente.
Dica034: reposição de carga das baterias
Você sabia que mais de 50% dos problemas enfrentados em VRs tem como fato principal falha
nas baterias? Este dado estatístico foi revelado em recente pesquisa feita nos EUA. Portanto, não
negligencie as baterias. Se seu veículo vai ficar um tempo sem uso, procure recarregar as
baterias periodicamente (30 dias), pois as mesmas sofrem auto-descarga quando paradas. As
baterias que tem liga de prata sofrem auto-descarga de forma mais branda. Se a bateria estiver
desconectada, mesmo assim ela vai precisar de recarga num prazo de +- 120 dias. Não deixe as
baterias descarregadas por um tempo longo, pois as mesmas sofrerão o processo de sulfatação
que cola uma placa na outra: é o fim da mesma. Por outro lado, nunca provoque sobrecarga nas
baterias. A sobrecarga ocorre principalmente quando uma bateria já está carregada: os eletrólitos
já não conseguem transferir a carga que está sendo enviada em excesso. A sobrecarga acontece
também porque as trocas químicas numa bateria tem uma velocidade para ocorrer: se for exigida
troca em velocidade maior vai ocorrer superaquecimento com perda de água e encurtamento da
vida útil da bateria. É por isto que os carregadores elétricos comuns têm amperagem baixa (5 a
30A) para evitar a sobrecarga. Os veículos automotores têm um equipamento chamado regulador
de tensão que evita que o alternador (carregador que transforma energia mecânica em elétrica)
envie corrente em demasia para as baterias. Os carregadores inteligentes funcionam da mesma
forma: baixam a amperagem à medida que a bateria se aproxima da carga máxima, desligando
ao atingir esta máxima. Uma bateria nova plenamente carregada (carregador ativo) deve ter
tensão aproximada de 14.5V: acima disto a mesma já está em processo de sobrecarga. Se o
carregador não estiver ativo (em carregamento), a bateria estará bem carregada quando a
voltagem estiver próxima de 12.8V. Uma regra geral é que a amperagem ideal a ser usada para
carregar uma bateria deva ser em torno de 10% de sua capacidade. Se a bateria é 100Ah,
procure carregá-la a uma taxa de 10 amperes/hora. Se sua bateria é 60Ah, não use carga de 30
amperes/hora para carregá-la. Se seu carregador é inteligente de amperagem máxima 30Ah,
pode ser usado em baterias de 150Ah para cima. Se sua bateria é 60Ah, use amperagem
máximas de carregamento de 12Ah. Se você abusar da taxa de amperagem, vai ocorrer
sobrecarga, aquecimento e diminuição da vida útil da bateria. Evite o uso de carregadores sem
reguladores de tensão (não inteligentes): se você esquecer este tipo de carregador conectado a
bateria ele vai provocar sobrecarga.
Tabela Voltagem x Tempo de recarga (carregador adequado para a amperagem da bateria)
Dica035: manutenção do tanque de detritos (pinicão), dica compilada pelo Ênio Rosseti. O
Sulfato de cobre é um excelente produto para evitar o mau cheiro e para a higienização do
pinicão. É barato, fácil de usar e armazenar. Dissolver uma ou duas colheres de sopa do produto
em água é suficiente para um reservatório de aproximadamente 150/200 litros. Se necessário,
dissolver pequenas quantidades de vez em quando. Normalmente é encontrado de forma
granulada, é de cor azul intensa e é fartamente empregado na agricultura como fungicida,
algicida, bactericida e herbicida. Também é usado em alimentos e fertilizantes. Misturado com cal
é chamado de calda bordaleza. É classificado como uma substância perigosa (IMO= classe 9,
UN=3077), podendo irritar mucosa e pele e é tóxico por ingestão. No Meio Ambiente, é
classificado como Muito Perigoso (Classe II), altamente tóxico para organismos aquáticos,
altamente bioconcentrável em peixes e Altamente Persistente no meio ambiente. Portanto,
cuidado ao fazer o descarte. Este produto é mais facilmente encontrado em Cooperativas
Agropecuárias ou em lojas de produtos agropecuários.
Dica036: combinação de equipamentos 12 e 24V. Alguns veículos saem de fábrica com
equipamentos e banco de baterias de 24V. Em função disto, alguns motorcasas têm
equipamentos de 12 e 24V, bancos de 12 e 24V e mesmo bancos de baterias (carro e casa) só de
24V. Neste último caso, há uma tendência natural de se ligar equipamentos 12V em bateria de
banco 24V: isto é altamente não recomendável, segundo os fabricantes de bateria. Esta ligação
faz com que a bateria que alimenta o equipamento 12V seja descarregada de forma
desproporcional. O recarregamento do banco via alternador do veículo ou carregador externo
(caso o mesmo não carregue cada bateria individualmente) vai provocar sobrecarga e
aquecimento da bateria que não está ligada ao equipamento 12V. Ela vai estar carregada no
máximo, mas recebendo carga porque a outra bateria ainda precisa desta carga. Esta situação
provoca um fim útil precoce do banco de baterias, em muitas vezes reduzindo em mais da metade
a vida das baterias. Se existe a real necessidade de ligar um equipamento 12V num banco 24V,
use um conversor 24/12V e ligue este equipamento no conversor.
Adicionalmente existe parecer técnico de que é recomendável que as baterias sempre
forneçam energia de forma conjunta, o que provocará desgaste uniforme. Quando houver
necessidade de reposição do banco, as duas baterias vão estar no seu fim útil. No momento da
reposição, combinar bateria nova com bateria usada em bancos não é recomendado pelos
fabricantes.
Dica037: Explosão de Baterias. As baterias geram gás Hidrogênio e Oxigênio, uma mistura
explosiva que só depende de uma faísca. Esta explosão tanto pode acontecer dentro da bateria
como também no bagageiro na qual está instalada. No caso de baterias não seladas, para
diminuir a chance das mesmas produzirem a combinação dos gases explosivos, mantenha o nível
da água como recomendado pelo fabricante. Baterias com pouca água aquecem rapidamente
com conseqüente geração de gases: uma pequena faísca interna gerará a ex