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Dicas Preciosas do Campista Adauto >> fonte: http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl e-mail: adautosouza@globo.comDICAS
do campismo/caravanismo

autor: José Adauto de Souza (Grupo Amigos do Rio)

Dica001 : gerador, baterias, carregador
Não carregue as baterias diretamente da saida 12V do gerador. Use um carregador de baterias
ligado à saida 110/220V do gerador. Porque? Porque a amperagem da saída 12V de um gerador
é sempre muito baixa. Exemplo: Um gerador de 2000W em geral tem saída 12V com amperagem
3A. Voce vai gastar em média 18 horas de gerador ligado para carregar uma bateria de 100A. Se
voce  usar  um  carregador  de  30A  plugado  no  gerador,  vai  gastar  aproximadamente  2  horas  de
gerador ligado.

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Dica002: insetos, estacionar
Ao  estacionar  verifique  se  não  existem  galhos/folhas  de  árvore  tocando  seu  VR.  Se  existirem,
procure  eliminar  da  melhor  maneira  possível  este  contato:  ele  vai  ser  um  viaduto  ideal  para  a
passagem de formigas para dentro do seu VR. Numa hipótese mais rara, voce poderá receber a
visita  de  uma  cobra.  Porque?  A  maioria  das  árvores  tem  com  ela  associada  uma  colônia  de
formigas. Ao manobrar e tocar nos galhos, voce já está avisando que está na área. Uma formiga
vai  perceber  a  chegada  da  possível  nova  fonte  de  abastecimento,  vai  avisar  as  amigas  e  em
questão de horas uma fila indiana vai usar o viaduto para rumar para dentro do seu VR.

Dica003: pinicão
Quando em uso, nunca deixe a válvula de descarga do pinicão aberta para a fossa. Mantenha a
mesma fechada. Porque? Com a válvula de descarga aberta, uma crosta se formará próxima a
boca de saída do pinicão. Com o tempo, esta crosta literalmente fechará a saída, exigindo que o
pinicão seja desinstalado e que se remova a crosta.Vai haver perda de tempo e possivelmente de
dinheiro.  Veja  maiores  detalhes  na  caixa  PINICÃO  em  http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica004: pinicão, descarga
Procure descarregar o pinicão quando este estiver com mais de 50% da capacidade em uso. Ao
descarregar, estando este com mais de 50% em uso ou não, procure completar a caixa com água
e só então abra a válvula de descarga. Com a caixa cheia, a pressão de saída será maior o que
facilitará  o  evacuamento  de  todos  os  detritos.  Repita  o  enchimento  da  caixa  com  água  até  que
você perceba que na descarga só sai água limpa. Se você ainda não leu, veja maiores detalhes
na caixa PINICÃO em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica005: aquecedor, riscos
O  ideal  para  um  aquecedor  de  passagem  é  que  o  mesmo  esteja  instalado  num  local  com
aspiração e expiração de gases num ambiente externo. Boa parte dos trailers possui aquecedor
instalado no banheiro, ao lado do box, com aspiração interna de oxigênio e expulsão externa dos
gases gerados. Ao usar o aquecedor abra a janela do banheiro ou no mínimo mantenha a porta
do banheiro aberta. A chama e seu pulmão dependem de oxigênio: não corra riscos! Veja maiores
detalhes na caixa AQUECEDOR em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica006: aquecedor de passagem, funcionamento
Os  aquecedores  de  passagem  acendem  a  chama  com  uma  descarga  elétrica  normalmente
alimentada por pilhas. Não poupe seu bolso ao comprar pilhas novas: compre a melhor alcalina
que você encontrar. Pilhas comuns exigem trocas freqüentes e vai sair mais caro; além disto esta
necessidade de troca pode acontecer no meio de um banho em um dia frio. É comum acontecer
que  após  algum  tempo  sem  uso  a  chama  do  aquecedor  não  se  acenda  por  falta  de  descarga
elétrica,  o  que  pode  induzi-lo  a  trocar  as  pilhas.  Antes  de  fazer  esta  troca,  remova  as  pilhas  e
limpe todos os contatos, nas pilhas e no aquecedor.  É comum acontecer que após a limpeza dos
contatos o aquecedor volte a gerar as descargas elétricas. Com isto você retardou a necessidade
de troca das pilhas.

Dica007: gás, riscos
A grande maioria das perdas de veículos de recreação por incêndio está associada a vazamentos
de gás combustível, metano ou propano. Esta incidência é maior em países frios, pois as grandes
mudanças  de  temperatura  enfraquecem  os  materiais  plásticos,  tipo  mangueiras,  tornando-os
quebradiços. Não é o caso do Brasil, mas mesmo assim devemos estar atentos à questão. Não
viaje com o registro de gás ligado: nos solavancos das viagens alguma mangueira de gás pode
folgar e o risco de incêndio passa a ser real.

Dica008: pressão da água, redutor de pressão
De  uma  maneira  geral  a  pressão  da  água  nos  campings  é  insuficiente  para  uso  de  todos  os
equipamentos  de  um  VR,  o  que  implica  na  necessidade  de  caixa  d’água  e  da  bomba  de
pressurização. Em algumas situações raras a pressão da água no camping pode ser muito alta e
o uso desta água de forma direta pode gerar uma série de vazamentos nas linhas de transmissão.
Vazamentos  de  água  num  VR  podem  gerar  danos  consideráveis,  pois  você  poderá  demorar  a
descobrir  estes  vazamentos.  Uma  vez  que  eles  se  iniciem,  vão  continuar  mesmo  no  caso  de
pressões  mais  baixas.  Portanto,  procure  verificar  a  pressão  da  água  antes  de  conectar-se  a
torneira:  se  esta  pressão  for  muito  alta  utilize  um  redutor  de  pressão  ou  use  o  sistema
caixa/bomba de pressurização.

Dica009: qualidade da água, filtro
Uma  boa  parte  dos  campings  no  Brasil  não  oferece  água  tratada  em  suas  torneiras.  Esta  água
contém muitas impurezas, orgânicas ou não. Use no mínimo um filtro de linha entre a torneira e o
seu VR. De preferência use um pré-filtro do tipo empregado em piscinas ou filtro de ponto de água
residencial.  Água  com  impurezas  podem  entupir  as  linhas  de  transmissão,  vão  deixar  sua  caixa
d’água suja e vão danificar a bomba de pressurização. É comum o entupimento dos aquecedores
de  passagem  por  sujeiras  da  água.  Abaixo  tem  um  modelo  de  filtro  adequado  para  veículos  de
recreação. Compre o transparente, que facilita a avaliação da hora da troca do refil.

Dica010: armação do toldo
Ao armar o toldo do seu VR procure manter uma inclinação entre as duas bordas, o que facilitará
o escoamento da água de chuva para uma das laterais. Temos registros de vários casos de toldos
cujas lonas foram rasgadas pelo peso de água de chuva acumulada no centro dos mesmos.

Dica011: conexão do cabo elétrico na tomada do camping
Quando for conectar o cabo elétrico do VR na tomada do camping, se possível dê umas 2 voltas
com o fio ao redor do poste aonde está a tomada. Isto evitará que pequenos esbarrões desliguem
a tomada.

Dica012: conexão do cabo elétrico na tomada do camping, segurança dos equipamentos
Se  seu  veículo  não  tem  conversor  bivolt  automático,  ao  ligar  o  cabo  elétrico  do  VR  na  tomada,
faça  os  procedimentos  a  seguir  de  forma  ordenada:  1)  verifique  a  voltagem  da  tomada  (110  ou
220V) 2- desligue o conversor 3- selecione a voltagem de entrada no conversor 4- conecte o cabo
da elétrica 5- ligue o conversor. Se você errar a seleção da voltagem, poderá danificar seriamente
vários  aparelhos  do  seu  VR.  Existem  vários  registros  de  perda  de  TVs,  DVDs,  microondas,  etc,
por erro na seleção da voltagem de entrada.

Dica013: trailer, sapatas de apoio
Não  use  as  sapatas  de  apoio  para  elevação  e  sustentação  do  trailer.  Nem  as  sapatas  nem  a
estrutura  metálica  na  qual  as  sapatas  estão  fixadas  foram  dimensionadas  para  suportar  o  peso
total do trailer. As sapatas estão dimensionadas para nivelamento do trailer, ou seja, para suportar
parcialmente o peso do trailer durante o período de uma viagem/acampamento.

Dica014: trailer, pêndulo, dirigibilidade
O conjunto carro + trailer exige cuidados especiais ao dirigir. A maioria dos acidentes ao rebocar
trailers  está  associada  a  excesso  de  velocidade.  Excesso  de  velocidade  é  a  causa  principal  do
fenômeno  pêndulo,  que  é  o  movimento  horizontal  do  trailer  ao  redor  da  bola  do  engate  ao
trafegar.  O  excesso  de  velocidade potencializa  enormemente os  riscos  de acidentes, agravados
por  ventos  laterais,  má  distribuição  de  peso  no  carro/trailer,  peso  sobre  bola  do  engate
inadequado  (pouco  ou  muito),  deficiências  mecânicas  em  pneus  e  suspensão  dos  veículos,
conjunto  carro/trailer  inadequado,  ultrapassagens  e  cruzamentos  com  veículos  grandes  (ar
lateral),  grandes  descidas,  frenagens  bruscas,  entre  outros  fatores.  Veja  maiores  detalhes  na
caixa  PENDULO  TRAILERS  em  http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl  e/ou  na
versão  em  Inglês  (2  partes)  :  http://blog.rv.net/2009/09/trailer-sway-what-it-is-how-to-control-it/  ,
http://blog.rv.net/2009/09/trailer-sway-part-2/ .

Dica015: bomba d’água, prevenção, vazamento
A  bomba  d’água,  quando  presente  num  VR,  é  considerada  por  muitos  o  equipamento  mais
importante.  Por  isto  muitos  campistas  têm  uma  bomba  backup  na  tulha.  Sem  água  tudo  se
complica.  Sempre  use  um pré-filtro  para  evitar  que  sujeiras danifiquem  a bomba.  Para  saber  se
existe algum vazamento no circuito de transmissão alimentado pela bomba, deixe-a desligada por
algum  tempo.  Se  a  bomba  for  acionada  por  breves  momentos,  verifique  se  não  existe  alguma
torneira mal fechada ou válvula vazando. Se não existir, há uma grande chance de vazamento no
circuito  de  distribuição  da  água.  Procure  por  este  vazamento  e  corrija-o:  vazamentos  ou
infiltrações de água não descobertos no início provocam um grande estrago, que implica em VR
parado  e  alto  custo  de  recuperação/manutenção.  Veja  maiores  detalhes  na  caixa  BOMBA
D’ÁGUA em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica016: pneus, prevenção
Sobrecarga  é  o fator principal  de  problemas  com  os  pneus:  verifique  se  o peso  sobre os  pneus
não está acima do máximo aceitável. Pneus descalibrados podem ter sua vida útil encurtada de
modo drástico. Uma indicação de que o pneu tem rodado com baixa calibragem é a presença de
feições retas nas bordas da rodagem. Pneus de baixa quilometragem e com mais de 4 anos são
candidatos  sérios  ao  estouro.  Maiores  detalhes?  Veja  maiores  detalhes  nas  caixas  PNEUS  em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica017: trailer, pêndulo, peso sobre bola do engate
A  falta  ou  excesso  de  peso  sobre  bola  do  engate  num  conjunto  carro+reboque  é  um  grande
agravante  que  pode  culminar  em  pêndulo  e  acidente.  Este  peso  é  necessário  para  empurrar  o
carro rebocador contra o solo, o que aumenta o atrito das rodas traseiras e dá maior estabilidade.
Sem peso sobre a bola, o reboque pode até levantar a traseira do carro: isto acontece com maior
freqüência em reboques de mais de um eixo, pois é mais difícil calibrar este peso nestes modelos.
Também  não  coloque  muito  peso  sobre  a  bola,  pois  isto  levanta  e  desestabiliza  a  dianteira  do
veículo  rebocador.  É  regra  geral  aplicar  10%  do  peso  do  reboque  na  bola  do  engate.  Se  seu
veículo não agüenta 10% do peso do reboque, troque o veículo, pois o mesmo não é adequado
para formar  o  conjunto  rebocador/rebocado.  É  importante  lembrar  que  mudanças  na  suspensão
por troca ou desgaste de peças, uso de modelos diferentes de pneus, pneus desbalanceados e
distribuição desbalanceada de peso num reboque provocam alteração para mais ou para menos
no peso sobre a bola do engate. Abaixo 2 maneiras de como obter o peso sobre bola do engate.

Dica018: combustível, adulteração
No seu conceito, o fato de um posto ter bandeira de uma distribuidora tradicional (Ipiranga, Shell,
BR,  Esso,  etc)  o  combustível  ali  vendido  é  sempre  de  qualidade?  Se  você  pensa  que  sim,  está
redondamente enganado. Se o posto não tem o programa de fiscalização da distribuidora há uma
grande chance do combustível ser adulterado. Toda distribuidora tradicional tem um programa de
fiscalização  de  seus  postos:  “DNA”  da  Shell,  “De  olho  no  combustível”  da  Petrobras,  “Esso
Garantido”, “Controle de Qualidade” da Ipiranga, entre outros. Combustível adulterado aumenta o
consumo  em  10%  ou  mais.    Abasteça  em  postos  que  tem  o  programa  da  distribuidora:  10
centavos para menos no preço vão te custar 20 centavos ou mais no aumento de consumo e na
antecipação  de  manutenção.  Veja  maiores  detalhes  na  caixa  COMBUSTÍVEL  em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica019: teto, infiltrações
Faça inspeções rotineiras (2 vezes ao ano) no teto do seu VR. O teto possui muitos equipamentos
instalados que dependem de abertura. A vedação/calafetação destas aberturas pode perder sua
eficiência  por  exposição  ao  clima  ou  trepidação  em  viagens.  Procure  por  pequenas
rachaduras/aberturas no material de vedação, corrija-as ou contrate alguém experiente para isto
fazer. Se houver uma mínima chance de infiltração por água, esta vai acontecer. Segurança em
primeiro lugar: ao subir no teto, todo cuidado é pouco. Procure transitar apoiado nas mãos e pés.
Um tombo pode ter todo tipo de conseqüência. Veja maiores detalhes na caixa TETO DO VR em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica020: baterias
As baterias formam o equipamento que exige maior acompanhamento num VR. Apesar de ser de
fácil reposição, esta reposição tem custo alto. Acompanhe a saúde das baterias: tenha sempre à
mão um multímetro para verificar sua carga (voltagem e/ou amperagem) e caso as mesmas não
sejam blindadas verifique com freqüência o nível da água. Se o carregador de baterias de seu VR
não é do modelo inteligente, compre um. Manter a bateria carregada estende a vida da mesma.
Veja  maiores  detalhes  na  caixa  Baterias  e  em  http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica021: geradores
Exercite  o  gerador  do  seu  VR:  se  não  estiver  em  uso,  uma  vez  por  mês  coloque-o  em
funcionamento por no mínimo 1 hora, ligando também algum equipamento que consuma parte da
energia gerada. Gerador parado por algum tempo tende a funcionar mal, com grandes oscilações.
Estas oscilações estão em geral associadas a problemas com a injeção do combustível, uma vez
que se formam crostas/entupimentos ao longo da linha de alimentação do mesmo. Se o gerador
for  à  gasolina,  procure  usar  a  melhor  possível:  uma  indicada  é  a  Podium  da  Petrobras.  Veja
maiores detalhes na caixa gerador em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica022: infiltrações
A infiltração é o inimigo número 1 dos VRs. Não deixe que uma infiltração persista, pois o estrago
será  grande,  o  que  exigirá  tempo  e  dinheiro  para  correção.  Veja  maiores  detalhes  na  caixa
INFILTRAÇÕES em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica023: conversores
O  conversor  num  VR  tem  a  tarefa  principal  de  fornecer  alimentação  de  12V,  uma  vez  que  boa
parte dos equipamentos usam este tipo de voltagem (bomba, lâmpadas frias, antena, GPS, etc).
No  Brasil,  por  termos  regiões  com fornecimento 110  e outras 220V,  os  conversores  são  bivolts.
Os  conversores  emitem  barulho  ao  transformar  a  voltagem,  mas  este  barulho  não  pode  ser
incomodativo.  Conversores  barulhentos  indicam  que  estão  próximos  de  uma  manutenção/
substituição. Má alimentação (mal contato, fio não apropriado, fio velho e danificado que precisa
ser trocado) e seleção de voltagem de entrada errada também implicam em aumento de barulho
nos  conversores.  Veja  maiores  detalhes  na  caixa  conversor  em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica024: inversores
Os  inversores  têm  importância  significativa  num  VR,  pois  permitem  que  equipamentos  de
voltagens  residenciais  possam  ser  alimentados  pelas  baterias.  Você  tem  dúvidas  sobre  a  real
necessidade  de  um  inversor  no  seu  VR?  Veja  maiores  detalhes  na  caixa  inversor  em
http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica025: regras de pernoite num posto
Você já foi mal atendido num posto ao solicitar um local para pernoite? É possível que sim, mas é
importante  lembrar  que  a  sociedade  vive  a  base  de  trocas,  que  podem  ser  econômicas  ou  de
gentilezas. A máxima “Gentileza gera Gentileza” é importante em situações como o pernoite em
posto. Veja se você tem se portado como o postulado no texto abaixo. Se não, você pode ter sido
a  causa  principal  do  mau  atendimento  num  determinado  posto.  Veja  maiores  detalhes  na  caixa
ETIQUETA em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica026: checklist
Em viagens com VRs você está sempre sujeito a que algum problema/contratempo aconteça. A
pergunta a ser feita é a seguinte: será que o problema/contratempo poderia ter sido evitado? Uma
das  formas  de  evitar  que  determinado  problema/contratempo  aconteça  é  executar  um  checklist
antes  de  viajar.  Abaixo  o  link  de  um  texto  que  pode  ajudá-lo  nesta  prevenção.  Veja  maiores
detalhes na caixa CHECKLIST em http://www.exploratoryvision.com/#!vr—a-hobby/czdl

Dica027: compressor de ar
Veículos  que  possuem  freio  a  ar  dependem  de  um  compressor.  Os  compressores  em  veículos
automotivos  são  acionados  automaticamente  sempre  que  a  pressão  atinja  um  nível  mínimo.  É
comum o uso deste ar pressurizado para instalação de sistemas rodoar (manutenção automática
da  pressão  dos  pneus)  e  válvulas  pneumáticas.  Vazamento  no  sistema  de  ar  pressurizado  se
constitui um problema que requer manutenção rápida, tanto pela questão segurança (freios) como
econômica.  Um  sistema  de  ar  vazando  vai  encurtar  a  vida  do  compressor  e  do  motor, uma  vez
que o compressor é acionado por correia em polia do motor. Tudo isto vai bater no seu bolso, pois
além  de  necessidade  precoce  de  conserto/reposição  dos  equipamentos  haverá  aumento  de
consumo  de  combustível  devido  ao  acionamento  constante  do  compressor.  Uma  forma  de
verificar se há vazamentos no sistema é ligar o veículo e permanecer estacionado, esperar pela
estabilização  da  pressão  e  acompanhar  esta  pressão.  Caso  você  verifique  que  a  pressão  do  ar
está  caindo  e  que  o  compressor  está  sendo  acionado  com  freqüência  para  recuperar  esta
pressão,  há  uma  grande  chance  de  vazamento.  Inspecione  o  sistema  de  mangueiras  de
distribuição de ar e todos os equipamentos a ele porventura conectados (rodoar, válvula/descarga
pneumática,  buzina  a  ar,  gatilho  com  ar  para  limpeza,  calibrador,  etc..).  Você  pode  perceber  o
vazamento  via  audição  (sibilo  do  ar  vazando)  ou  com  uso  de  uma  bucha  ensopada  com
água/sabão (geração de bolhas no ponto do vazamento). Se voce não se sente hábil para tal, leve
seu veículo até um especialista.

Dica028: baterias, instalar, desinstalar
Vai desinstalar uma bateria do seu VR? Então como primeiro procedimento desligue a chave de
ignição e todos os equipamentos que dependam da bateria. Desconecte primeiro o pólo negativo
e depois o positivo. Quando for instalar/reinstalar, verifique se todos os equipamentos que vão
estar  conectados  a  bateria  estão  desligados.  Em  ordem  inversa  à  da  desinstalação,  conecte
primeiro o pólo positivo e depois o negativo. Porque a ordem no liga/desliga dos pólos deve ser
obedecida? Porque com este procedimento você vai evitar que correntes permaneçam em fluxo
no circuito energizado pela bateria, o que pode sobrecarregar e danificar algum equipamento que
porventura tenha ficado ligado. Importante: para apertar/desapertar os parafusos do terminal, use
chave de boca com um dos lados isolados por fita plástica. Isto evitará a possibilidade da chave
bater em placa metálica da carroceria e produzir um curto-circuito (faíscas).

Dica029:  distância  inversor-bateria.  Ao  instalar  um  inversor  no  seu  VR  procure  com  que  a
distância até as baterias seja a mínima possível. Distância de poucos metros é suficiente para que
se  perca  20%  da  voltagem,  perda  esta  suficiente  para  que  equipamentos  110/220V  ligados  no
inversor  não  funcionem.  Também  sempre  procure  utilizar  cabos  grossos  se  a  voltagem  em
trânsito for a 12V da bateria: cabos finos não conseguem transferir a carga da bateria.

Dica030: leito de rio, acampar, segurança
Existem vários registros de ocorrências ambientais com morte de pessoas acampadas nos leitos
ou  próximas  às  margens  de  rios  e  cachoeiras.  Estes  registros  vão  desde  acampamentos
inseguros  por  pessoas  sem  capacidade  de  avaliar  o  perigo  a  que  estão  expostas  como  até
registros  de  campistas  experientes  acampados  em  campings  homologados.  O  problema  está
associado  a  fortes  trombas  d’água  nas  cabeceiras  dos  rios.  Quando  a  água  chega,  vai  levando
tudo que encontra pela frente. Em primeiro lugar, nunca acampe em leitos de rios ou cachoeiras.
Se  você  está  acampado  fora  do  leito,  mas  próximo  à  margem  do  rio,  acompanhe  as  previsões
meteorológicas: não permaneça aí acampado se há previsão de chuvas em boa quantidade. Se
você não sabe avaliar em que posição você está em relação ao rio, fique em posição mais alta e o
mais  longe possível  deste.  Os  rios  mais  perigosos  são  os que têm  o  leito  encravado  em  canais
estreitos e fundos, normalmente em regiões montanhosas (assunto trazido à tona pelo Alberto
Olímpio do Nascimento).

Dica031: desodorização dos tanques. A caixa de detritos e/ou de água servida está com mau
cheiro? Antes de uma viagem, coloque um litro de vinagre e água até ¼ da capacidade do tanque.
O sacolejo da viagem vai limpar e desodorizar os tanques. Quanto mais sacolejar, mais limpo e
mais inodoro o tanque irá ficar. Descarregue o tanque com vinagre antes de reutilizá-lo (dica do
site português de caravanismo).

Dica032: iluminação, lâmpadas com inversor/conversor eletrônico, substituir
Muitos  VRs  tem  iluminação  interna  com  lâmpadas  frias  (fluorescentes  alongadas)  de  20/22W.
Tanto  a  lâmpada  quanto  o  conversor/inversor  normalmente  só  são  encontrados  em  lojas
especializadas. Voce pode substituir este tipo de lâmpada pela lâmpada fluorescente comum de
110/220V. Para tal você vai precisar de um bocal de cerâmica, uma lâmpada fluorescente comum,
um parafuso com porca, 3 parafusos pequenos, um suporte em L e uma braçadeira de meia volta
(veja estes itens na foto abaixo). Fixe o suporte em L no bocal com o parafuso/porca, ligue os fios
de alimentação elétrica no bocal, fixe a outra extremidade do suporte em L na parte superior da
caixa  da  luminária  (1  parafuso),  fixe  com  2  parafusos  a  meia  braçadeira  envolvendo  o  bocal  de
cerâmica  e  enrosque  a  lâmpada.  A  função  da  braçadeira  é  manter  o  bocal  sem  vibração  ao
trafegar. Atente para a voltagem de entrada para definir a voltagem da lâmpada (110 ou 220V).
Se  o  painel  inferior  (transparente)  da  luminária  for  de  material  plástico,  compre  lâmpadas  de  no
máximo  15W,  pois  lâmpadas  sempre  aquecem  um  pouco  e  podem  derreter  o  plástico  da
luminária.

Dica033:  Como  dirigir  sob  chuva  forte  (teste  esta  dica  conseguida  pelo  Coelho  Neto).
Interessantíssimo.  É  sugestão  de  um  policial  que  experimentou  e  confirmou.  Também  é  útil  em
condução noturna. Nós motoristas ligamos os limpadores de pára-brisas em velocidade rápida ou
máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade ainda é bastante ruim. Se você enfrentar tal
situação,  ponha  óculos  de  sol  (qualquer  modelo  serve).  Parece  um  milagre!  De  repente,  a
visibilidade fica  perfeita,  como  se  não  estivesse  chovendo.  Assim,  mantenha  sempre um  par  de
óculos de sol no porta-luvas do carro para ter boa visão em caso de chuva. Você ainda verá as
gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva. Você poderá ver onde a chuva salta para fora da
estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente.

Dica034: reposição de carga das baterias
Você sabia que mais de 50% dos problemas enfrentados em VRs tem como fato principal falha
nas baterias? Este dado estatístico foi revelado em recente pesquisa feita nos EUA. Portanto, não
negligencie  as  baterias.  Se  seu  veículo  vai  ficar  um  tempo  sem  uso,  procure  recarregar  as
baterias  periodicamente  (30  dias),  pois  as  mesmas  sofrem  auto-descarga  quando  paradas.  As
baterias que tem liga de prata sofrem auto-descarga de forma mais branda. Se a bateria estiver
desconectada, mesmo assim ela vai precisar de recarga num prazo de +- 120 dias. Não deixe as
baterias descarregadas por um tempo longo, pois as mesmas sofrerão o processo de sulfatação
que cola uma placa na outra: é o fim da mesma. Por outro lado, nunca provoque sobrecarga nas
baterias. A sobrecarga ocorre principalmente quando uma bateria já está carregada: os eletrólitos
já não conseguem transferir a carga que está sendo enviada em excesso. A sobrecarga acontece
também porque as trocas químicas numa bateria tem uma velocidade para ocorrer: se for exigida
troca em velocidade maior vai ocorrer superaquecimento com perda de água e encurtamento da
vida útil da bateria. É por isto que os carregadores elétricos comuns têm amperagem baixa (5 a
30A) para evitar a sobrecarga. Os veículos automotores têm um equipamento chamado regulador
de  tensão que  evita  que  o  alternador  (carregador  que  transforma energia  mecânica  em elétrica)
envie corrente em demasia para as baterias. Os carregadores inteligentes funcionam da mesma
forma: baixam a amperagem à medida que a bateria se aproxima da carga máxima, desligando
ao  atingir  esta  máxima.  Uma  bateria  nova  plenamente  carregada  (carregador  ativo)  deve  ter
tensão  aproximada  de  14.5V:  acima  disto  a  mesma  já  está  em  processo  de  sobrecarga.  Se  o
carregador  não  estiver  ativo  (em  carregamento),  a  bateria  estará  bem  carregada  quando  a
voltagem estiver próxima de 12.8V. Uma regra geral é que a amperagem ideal a ser usada para
carregar  uma  bateria  deva  ser  em  torno  de  10%  de  sua  capacidade.  Se  a  bateria  é  100Ah,
procure carregá-la a uma taxa de 10 amperes/hora. Se sua bateria é 60Ah, não use carga de 30
amperes/hora  para  carregá-la.  Se  seu  carregador  é  inteligente  de  amperagem  máxima  30Ah,
pode  ser  usado  em  baterias  de  150Ah  para  cima.  Se  sua  bateria  é  60Ah,  use  amperagem
máximas  de  carregamento  de  12Ah.  Se  você  abusar  da  taxa  de  amperagem,  vai  ocorrer
sobrecarga,  aquecimento  e  diminuição  da  vida  útil  da  bateria.  Evite  o  uso  de  carregadores  sem
reguladores de tensão (não inteligentes): se você esquecer este tipo de carregador conectado a
bateria ele vai provocar sobrecarga.

Tabela Voltagem x Tempo de recarga (carregador adequado para a amperagem da bateria)
Dica035: manutenção do tanque de detritos (pinicão), dica compilada pelo Ênio Rosseti. O
Sulfato  de  cobre  é  um  excelente  produto  para  evitar  o  mau  cheiro  e  para  a  higienização  do
pinicão. É barato, fácil de usar e armazenar. Dissolver uma ou duas colheres de sopa do produto
em  água  é  suficiente  para  um  reservatório  de  aproximadamente  150/200  litros.  Se  necessário,
dissolver  pequenas  quantidades  de  vez  em  quando.  Normalmente  é  encontrado  de  forma
granulada,  é  de  cor  azul  intensa  e  é  fartamente  empregado  na  agricultura  como  fungicida,
algicida, bactericida e herbicida. Também é usado em alimentos e fertilizantes. Misturado com cal
é  chamado  de  calda  bordaleza.  É  classificado  como  uma  substância  perigosa  (IMO=  classe  9,
UN=3077),  podendo  irritar  mucosa  e  pele  e  é  tóxico  por  ingestão.  No  Meio  Ambiente,  é
classificado  como  Muito  Perigoso  (Classe  II),  altamente  tóxico  para  organismos  aquáticos,
altamente  bioconcentrável  em  peixes  e  Altamente  Persistente  no  meio  ambiente.  Portanto,
cuidado  ao  fazer  o  descarte.  Este  produto  é  mais  facilmente  encontrado  em  Cooperativas
Agropecuárias ou em lojas de produtos agropecuários.
Dica036:  combinação  de  equipamentos  12  e  24V.  Alguns  veículos  saem  de  fábrica  com
equipamentos  e  banco  de  baterias  de  24V.  Em  função  disto,  alguns  motorcasas  têm
equipamentos de 12 e 24V, bancos de 12 e 24V e mesmo bancos de baterias (carro e casa) só de
24V.  Neste  último  caso,  há  uma  tendência  natural  de  se  ligar  equipamentos  12V  em  bateria  de
banco 24V: isto é altamente não recomendável, segundo os fabricantes de bateria. Esta ligação
faz  com  que  a  bateria  que  alimenta  o  equipamento  12V  seja  descarregada  de  forma
desproporcional.  O  recarregamento  do  banco  via  alternador  do  veículo  ou  carregador  externo
(caso  o  mesmo  não  carregue  cada  bateria  individualmente)  vai  provocar  sobrecarga  e
aquecimento  da  bateria  que  não  está  ligada  ao  equipamento  12V.  Ela  vai  estar  carregada  no
máximo,  mas  recebendo  carga  porque  a  outra  bateria  ainda  precisa  desta  carga.  Esta  situação
provoca um fim útil precoce do banco de baterias, em muitas vezes reduzindo em mais da metade
a vida das baterias. Se existe a real necessidade de ligar um equipamento 12V num banco 24V,
use um conversor 24/12V e ligue este equipamento no conversor.
Adicionalmente  existe  parecer  técnico  de  que  é  recomendável  que  as  baterias  sempre
forneçam  energia  de  forma  conjunta,  o  que  provocará  desgaste  uniforme.  Quando  houver
necessidade de reposição do banco, as duas baterias vão estar no seu fim útil. No momento da
reposição,  combinar  bateria  nova  com  bateria  usada  em  bancos  não  é  recomendado  pelos
fabricantes.

Dica037:  Explosão  de  Baterias.  As  baterias  geram  gás  Hidrogênio  e  Oxigênio,  uma  mistura
explosiva que só depende de uma faísca. Esta explosão tanto pode acontecer dentro da bateria
como  também  no  bagageiro  na  qual  está  instalada.  No  caso  de  baterias  não  seladas,  para
diminuir a chance das mesmas produzirem a combinação dos gases explosivos, mantenha o nível
da  água  como  recomendado  pelo  fabricante.  Baterias  com  pouca  água  aquecem  rapidamente
com  conseqüente  geração  de  gases:  uma  pequena  faísca  interna  gerará  a  ex

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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