CARRETA-BARRACA
Uma grande invenção e variação de barraca se dá neste tipo de veículo. A necessidade de transportar uma barraca mais estruturada, pesada e repleta de acessórios, além dos inúmeros pertences de campismo que o turista coleciona em sua vida de aventuras, deu origem à um reboque que abriga tudo isso, além de uma completa barraca que se monta ao abrir da tampa. Apesar de dispensar um trabalho mais lento na hora de esticar as lonas externas, a montagem da barraca é instantânea. Por se tratar de um veículo reboque, você poderá ver mais detalhes em sua seção específica.
Desde a década de 1980 a carreta-barraca cruza as estradas brasileiras sendo rebocadas por carros de passeios e caminhonetes de todas as marcas, modelos e motorizações. Qualquer carro 1.0 pode tracionar tranquilamente a carreta que carrega embutida uma barraca familiar ampla e espaço para os demais pertences e acessórios campistas. A marca mais conhecida é da extinta Camping Star, mas várias marcas fabricam e comercializam o equipamento. A Carretas pesam em média 250kg (fora os demais acessórios) e utilizam pneus raios 12’’ ou 13’’. O funcionamento é simples. Ao abrir a tampa superior da Carreta-Barraca, já se pode ver como irá configurar a habitação nômade.
Há dois desenhos principais de carretas barraca. A do tipo “campingStar” abre sua tampa por completo apoiando-se ao chão via bagageiro. A articulação da tampa se dá pela traseira da carreta e a entrada e o salão frontal estão voltados para a lateral do reboque. O corpo da carreta e a tampa formam dois ambientes que podem servir de dormitórios ou, um deles, sala. O prolongamento frontal da barraca apoiada ao chão promove um grande espaço para montagem de cozinha, sala e outros. Sobre o engate, há uma pequena plataforma para sustentar um refrigerador pequeno ou freezer portátil.