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RE: Geladeira a Gás

#47022
Anônimo
Inativo
macamp wrote:
Odair… primeiramente sou um eterno apaixonado pela geladeira a gás. Frente a tanta tecnologia ainda acho fantástico termos um refrigerador que funcione a partir de uma fonte de calor. Como todos sabem, o sistema a gás usa amônia em seu sistema para fazer a troca de calores e diferentemente das geladeiras tradicionais que utilizam pressão (compressor) para “circular” o circuito, a amônia tem este processo quando esquentada em um trecho do sistema. Com isso podemos tem um refrigerador funcionando por quase um mês usando um único botijão de gás já presente em qualquer RV. Eu defendo o uso da geladeira a gás exatamente por esta independência energética. posso ficar sossegado em qualquer lugar sem energia elétrica sem me preocupar com bateria/inversor. Além disso ela é silenciosa ao extremo.

Xará Marcão, Também sou fã das geladeiras a gás, pelos mesmos motivos que você colocou. Quando vi sua postagem no FB direcionando para cá, vim correndo (tenho que frequentar mais). Confesso que vinha fraquejando neste amor. A minha unidade, às vezes gela que é uma beleza, e em outras nega fogo, digo, gelo. Eu tenho uma Safari que já veio com ela, porém com o sistema de gás inoperante. Com as dicas do seu site, consegui consertar com facilidade. O problema era tão somente que o centelhador (starter) havia se soltado com a movimentação do veículo. Não bastou colocá-lo de volta no encaixe – é preciso um ajuste fino, baseado em tentativa e erro, para deixá-lo numa posição em que funcione. Mas uma vez feito, nunca mais deu problema.

macamp wrote:
Sei que “mil vozes” irão gritar por aqui: 1- “a geladeira não gela….”, 2-“gasta muita energia”, 3- “amônia é perigosa e proibida”, 4- “precisa de um nivel perfeito”, 5- “Fogo é perigoso”, 6- “demora muito pra primeira gelada”, 7- “precisa virar de cabeça para baixo de tempos em tempos” Daí venho, com todo respeito a todas as opiniões, defender: (…) 5- Até hoje nunca ouvi falar de trailer ter pego fogo por causa da geladeira a gás. Já vi por vários outros fatores,… acho qté que muitos quesitos em RVs são bem perigosos neste sentido… mas é a realidade…

Houve sim um veículo que pegou fogo por causa do sistema de GLP – não é possível afirmar que foi especificamente a geladeira. O Marciano contou na lista dos Safaristas como perdeu sua Safari depois de fazer uma parada em posto na estrada. Ele não quis se arriscar no combate ao fogo, por medo de explosão do botijão. O risco de incêndio foi explicado por outro campista, o André. Na verdade, o risco não está relacionado propriamente à geladeira, ao fogão ao aquecedor, ou a outros equipamentos que usem GLP. O risco está em três coisas, nas mangueiras, nos encanamentos que percorrem o veículo e no botijão de GLP. Mangueiras – Usadas nas porções terminais dos encanamentos, elas precisam ser trocadas a cada cinco anos por exemplares com selo NBR. Mas muitos usuários de GLP, residenciais inclusive, não atentam para a validade impressa no corpo da mangueira. Outra questão, elas só podem ter no máximo 1m25cm.

  • Contramedida: Trocar as mangueiras dentro da validade por exemplares com selo NBR.

Encanamentos – Aqui há dois riscos. O primeiro é que com a torção da carroceria em viagens, ao longo do tempo, o desgaste pode se transformar em trincas e pequenos vazamentos surgirem. Um pedra no solo também pode ser projetada contra os encanamentos e causar avarias. A segunda questão é que, com o balanço do veículo, o GLP ainda em estado líquido poder passar para os encanamentos. Nesta situação, se o líquido fizer contato algo que provoque ignição, ele pode funcionar como um rastilho de pólvora (backfire) e levar a chama até o botijão, que pode explodir.

  • Contramedida: Inspecionar regularmente os encanamentos. Pode-se fazer uma inspeção visual quando colocar o veículo em elevador para fazer alinhamento, por ex.. Jamais utilizar o botijão na posição horizontal, inclinada, ou de ponta-cabeça.
  • Precaução: viajar com a válvula junto ao Botijão fechada e ficar atento a sons e odores depois de abri-la. No caso da Safari, eu tenho a opção de ligar a geladeira na bateria durante os deslocamentos.

Botijão – Ao comprar ou trocar o botijão verificar seu estado geral, se não apresenta ferrugem, se está corretamente pintado e lacrado, etc, e se ele é de uma medida padrão: P5, P8 ou P13.

  • Alerta: Atenção especial com os vasilhames P2, os botijões de 2Kg, popularmente conhecidos como “liquinho”. Em alguns estados a revenda e recarga desta vasilhame estão proibidos. O uso desta garrafa representa risco porque ela não é dotada de válvula e não possui a válvula de segurança (fusível) que deixa o gás escapar quando um incêndio ocorre, ou seja, nestes casos, o GLP dentro dela aquece até explodir. Em muitos casos, esse botijão não possui “pé”, ou seja, toda vez que ele é arrastado para ser substituído, sua parede se desgasta e vai “afinando”, até um momento em que não aguenta a pressão e “explode” mesmo sem um fator de ignição.
macamp wrote:
6- Realmente demora… mas é apenas uma questão de encarar que deve ser ligada horas antes…. O segredo está na “carga” da geladeira…. isso mesmo… quanto mais abarrotada de produtos melhor ela funcionará…. uma geladeira agás vazia dá a sensação de que não está gelada…. isso porque a troca de calor é mais lenta…. quando vou viajar, coloco todos os produtos lá dentro e ligo-a no gás ou 12 ou 6 horas antes,.. quando chego no local ela está maravilhosamente gelada,.. sempre tomo minha primeira cerveja após descer as sapatas do trailer…. gelllladdaaa.

Dessa eu não sabia. Vou por em prática. A minha opção era usar a geladeira 24h, mesmo quando o veículo estava guardado – o que só é possível graças à opção do GLP. Mas não tenho feito devido à dificuldade de repor o botijão.

macamp wrote:
Resumindo: Para mim as pessoas possuem uma experiência ruim com ela, já que não possuem paciência para encarar seu funcionamento e PRINCIPALMENTE os RVs não possuem a ventilação correta do sistema de dissipação de calor. A turiscar, por exemplo colocava a grade de ventilação lá em baixo onde existe a regiao de manutencao da resistencia…. mas falta uma lá em cima no dissipador.

A arquitetura do nicho da Safari para a geladeira não é boa. Embora a chaminé dissipe o calor da chama-piloto, não atua sobre o calor gerado pelo dissipador externo, que fica retido no topo da geladeira prejudicando seu funcionamento. Um safarista melhorou o desempenho colocando ventoinhas 12v (de computador) para “soprar” o calor para fora, vou tentar fazer isso. Outra questão é que na Safari a chama-piloto não é protegida do vento, com o veículo em movimento ela apaga. Mas vejo a limitação até como medida de segurança. Embora a geladeira tenha dispositivo que corta o gás nestes casos, não convém facilitar.[hr]

Odair Teixeira wrote:
Marcão Outra coisa que me veio a cabeça tempos atrás e não me ocorreu comentar é sobre o risco de incendio, já que o Turiscar tem madeira pra caramba. Como a coluna do aquecedor da geladeira fica próxima, será que não é arriscado a temperatura subir e dar ponto de ignição? Lendo o manual da Consul, eles não recomendam o uso de Geladeiras a Gás em Motorhomes e Trailers. Acredite se quiser http://www.consul.com.br/documentos/consul/cqg22dbina/cqg22_manual.pdf Reduziram pela metade a chance de utilização deste equipamento, pensando desta forma. sds Odair

Odair, A Geladeira “Consul Camping” tinha resistência elétrica e podia ser utilizada ligada na eletricidade ou no GLP. Ela não é mais fabricada. A geladeira “Consul Rural”, que continua disponível por encomenda, só tem o sistema de GLP. A Consul faz o alerta porque existem riscos no uso de GLP em um veículo em movimento. Eles podem ser minimizados, mas existem. A empresa precisa fazer o alerta no modelo Rural para não ser responsabilizada por problemas na geladeira advindos desse tipo de uso. Esse tipo de alerta é comum. Nas geladeiras de compressor vendidas para uso residencial, por exemplo, a garantia é invalidada se for comprovado que houve uso comercial.[hr]

Matheus Silveira wrote:
Anexei algumas fotos para que as pessoas que não conhecem o sistema possam conhecer, a segunda é a chapa que envolve a chama e na última destaquei o ouvido do gás. Abraços.

Mateus, parabéns pela reforma. Vou me guiar pelo que li aqui e fazer igual. Você pode me informar o link do seu video ou canal no Youtube?[hr]

macamp wrote:
Compartilho com vocês as temperaturas na minha em Itu-SP com temperatura externa amena….. instalei dois termometros digitais com sensores remotos (por fio) um no congelador e outro no refrigerador. Os displays casaram muito bem com o painel da geladeira….. só conferirem nos mostradores a temperatura atingida….

Marcão, onde eu posso comprar esses termômetros?[hr]

Matheus Silveira wrote:
Odair, Meu trailer preto esquenta um pouco sim, mas nada insuportável, com as janelas abertas ele ventila bem o que evita que ele fique muito quente, pintei ele de preto para não ter que fazer alterações junto ao Detran, mas pretendo fazer uma reforma geral um dia e pinta-lo de cor clara.

Não esquenta pq vc circula pelo sul do país. No NE não vai suportar. Quanto ao Detran, é preciso apenas que haja uma cor predominante, ou seja, que cubra mais de 50% da superfície do veículo. Estude qual é a melhor combinação mas dê preferência em pintar o teto de cor branca ou prata, o que, inclusive, vai ajudar a geladeira. Mas… preto? O dono anterior era fã de Death Metal ou era funerário?[hr]

macamp wrote:
Coloquei 4 coolers 12v divididos em 2 circuitos (cada par) bem alí nas aletas de dissipação…. o resultado é muito eficiente principalmente no verao quentíssimo…. mas nao sei porque eles todos travaram (acho pq eram baratíssimos). estou pra trocar…

Eles podem ter travado porque houve oscilação na energia. Talvez seja melhor consultar um profissional autoelétrico para evitar recorrência.