Acamps Canela, Garopaba e Bombinhas – DEZ15
- Este tópico contém 54 respostas, 22 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 11 meses atrás por Alexandre Rabello.
-
AutorPosts
-
27 de dezembro de 2015 às 23:17 #46221Alexandre RabelloModerador
Salve salve! Inicialmente peço desculpas pela ausência nos tópicos do dia a dia, pode parecer bobagem mas bater ponto no fórum é tarefa cotidiana e prazerosa, ocorre que dezembro entrou agitado e uma viagem programada pras festas foi antecipada (o que valeu, fizemos uns ajustes), e nessa abrimos mão dos apps e afins, usando apenas o essencial…
O roteiro havia rabiscado ‘n’ vezes, comecei a idealizá-lo em 2007, porém todo ano pintava obstáculo, até que tendo certeza do período (o que não foi muito – em torno de 18 dias) desenhei algo que nos possibilitasse degustação, sim, apenas provinha do que a região SUL em seus destinos tradicionais poderiam proporcionar sem que ficasse cansativo…
O Traçado…com etapas divididas por macro regiões turísticas:
– Serra Gaúcha (RS)
– Encantos (SC)
– Floripa (SC)
– Costa Verde (SC)
– Vale Europeu (SC)Pra embalar, o som que por vezes abríamos a pista…vamos nessa…
Sábado, 05/12 – Saímos de casa (Rio/RJ) e como de praxe acordamos antes do galo, descendo a garagem pontualmente às 04h:15min.
Nossa meta era uma braçada pomposa em razão do destino inicial (Canela/RS), e nessa toada perdemos um tempinho pra cortar a serra do Cafezal, cuja obra engatinha pelo visto. Rodamos cerca de 1200km até Lages/SC, quando por volta das 21h achamos um hotel de estrada bem no jeito, apenas pra pernoite (nessas horas a carretinha inviabiliza).
O GMaps insistiu na BR101 o tempo todo, no entanto optei propositalmente pela 116 (já tinha idealizado assim) em razão do retorno que seria (e foi) pela 101. Quis adotar caminhos alternativos e ver diferentes ‘quadros’…
Estrada, estrada e mais estrada…e no final pernoite pra recarregar as bateras…
Domingo, 06/12 – Descansados, tomamos aquele coffee e pé na estrada…já no RS o que se descortina é diferente, e mesmo ansiosos com a chegada foi inevitável tirar o pé pra observar o panorama, sobretudo as convidativas hortênsias cercadas por vales, rios e cachoeiras…cenário belíssimo…
Cortando cidades vizinhas como Caxias do Sul, Nova Petrópolis e Gramado até chegarmos em nosso destino…
Eram 14h quando finalmente aportamos no Camping Parque do SESI.
Como se tratava do ‘start’ fomos só nas imediações da Catedral de Lourdes (uma pra agradecer e duas pra entender o entorno numa visão pedonal).
Aliás penso que jornadas longas o primeiro dia é descanso e base, assim não esgota…
Pegamos instalações fresquinhas pra uso, o camping acabara de ser reformado e adequado as novas legislações para portadores de deficiência (ficou fechado mais de um ano pra obras), tendo muitos corredores para cadeirantes, corrimãos, banheiros adaptados, fora isso gramadinho espetacular, pintura especial, entre tantos mimos espalhados pra crianças e adultos, exemplo de cidadania!
Desce a página que continua…
28 de dezembro de 2015 às 10:02 #65645Stephan RiedererMembroCaraca show de bola, sempre tive vontade de conhecer o camping SESI… das vezes que fui fiquei no CCB e no Gramado… Muito legal esse esquema que você fez para exibir as fotos, ficou mto estiloso!
28 de dezembro de 2015 às 11:38 #65646Marcelo BaiãoParticipanteShow de mais Alexandre!!!!! Linda viagem!! Parabéns
28 de dezembro de 2015 às 12:35 #65647Alexandre RabelloModeradorDr. Green wrote:Caraca show de bola, sempre tive vontade de conhecer o camping SESI… das vezes que fui fiquei no CCB e no Gramado… Muito legal esse esquema que você fez para exibir as fotos, ficou mto estiloso!Valeu Green, foi a maneira que encontrei de não saturar…os que citou passamos de curioso, mas o SESI era desejo antigo e só um bomba faria trocarmos…
marcelobaiao wrote:Show de mais Alexandre!!!!! Linda viagem!! ParabénsObrigado Baião, já que curtiu fique atento pois vou postar a sequência…abraços!
28 de dezembro de 2015 às 14:40 #65650Alexandre RabelloModeradorContinuando…
Curiosidade I: Canela/Gramado e Região oferecem muita coisa, é preciso foco pra não doer o bolso e perder tempo com besteira (muita coisa dispensável). No montar do cronograma priorizamos os passeios naturais (parques e ruas), a exceção do Snowland (indoor) cujos ingressos havia comprado de casa.
Curiosidade II: A estação ajuda, nessa época só escurece próximo das 21h, isso fez render bastante…
Segunda, 07/12 – Iniciamos o tour em Canela com o Parque do Caracol visto sua abertura cedinho, permitindo assim ajustar bem os passeios seguintes…por sinal todos em parques naturais…
Misto das paisagens enfrentadas: Barragem, Cachoeira e Paredão…
Aqui já outros: Ferradura e Vale dos Canyons…mirantes privilegiados e céu de brigadeiro!
Saindo da RS466 (Rodovia de apenas 8km) fotografamos atrações de beira de pista e paramos no Castelinho, uma das primeiras construções do município de Canela (datada do início do século XX).
Na sala de chá servem grandioso apfelstrudel (não sou de doces, mas segundo a esposa agradou e muito, vejam o sorriso!)…
Já em solo Gramadense optamos por passeios divertidos e românticos, dentre eles:
Mini Mundo: Réplicas fiéis (escala 1:24) das principais construções históricas e modernas…ao entrar fomos recepcionados pela amiga bruxinha…
Rótula das Bandeiras: Simbólica homenagem aos estados brasileiros, com destaque pro Quiquito, ou Kikito? (ícone do premiado Festival de Inverno)…
Lago Negro: Parada obrigatória pra família, há diversos pedalinhos entre cisnes e caravelas (vários tamanhos)…recebeu este nome em razão das árvores que circundam terem sido importadas da Floresta Negra, na Alemanha…
Passamos numa queijaria bem na entrada da cidade, sendo assim, valia clicar uns postais, à exemplo do Pórtico Norte…na sequência passagem pela Avenida das Hortênsias, onde também reinam construções típicas da memória local (chocolaterias e parques temáticos, á exemplo do Mundo a Vapor)…
Terça, 08/12 – Novamente em Gramado abrimos o dia com o Snowland (Parque da Neve), ambiente descontraído e bom pra tomar uns tombos (tomei vários, claro!)…nele o tempo rende, ficamos de 9 as 16h, mesclando as atrações contidas na Montanha e Vilarejo Alpino.
Voltamos pro camping a fim de descansar e preparar energia pra bater perna já de noite na Oswaldo Aranha, principal rua de Canela.
Quarta, 09/12 – Tiramos o dia pra conhecer a Leal e Valerosa Porto Alegre, e dentre as jornadas inciamos pelos estádios, seguidos do Mercado Público/Centro Histórico e no fim um rolé no Bus Tour (roda os principais pontos de POA).
CT, Guaíba, Prefeitura, Casa do Mate e zoom no rival…
Quinta, 10/12 – Esticamos até o Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves/RS e Garibaldi/RS) pra realizar os enotours…
E no retorno voltinha em Nova Petro/RS…das cidades visitadas foi a mais florida, puro charme…Avenida 15 de Novembro, praça e arredores…
Sexta, 11/12 – Manhã de relax no camping com passeios vespertinos em Belvedere (Vale do Quilombo), Santo Inácio e Pórtico Sul…
Emendado por atrações urbanas como: Praça das Etnias, ‘Lombard Street’ (na verdade ela se chama Emilio Sorgetz) e a clássica e mágica Avenida Borges de Medeiros…
Alguns charmes e Igreja Matriz…
Em visita a Lugano fomos contemplados com dois vales pra conhecer o Gastropub da cervejaria Rasen…e de fato é um pitel, fora o chopp cremoooso…
Belezas do Natal Luz…
Sábado, 12/12 – Manhã e tarde livres no camping…utilizamos da estrutura pra saborear um gostoso churras…
Depois BeerTour nas artesanais…e casquinha no temático ‘Super Carros’ (só apreciando)…
Por fim voltamos a Catedral de Pedra (Lourdes) a fim de garantir a missa, foi o último passeio…encerrávamos a primeira etapa carentes apenas de Cambará/RS (desejo inicial, agora fica pra próxima)…
Depois um sono dos justos já que domingão era alvorada e ‘go road’!
Chegou a vez de SC…pra continuar clique página 2…
28 de dezembro de 2015 às 15:10 #65651Junior ABCParticipantenossa, meu amigo que trip, muitos lugares para conhecer, todo dia era dia de bater canela, isso torna a acampada ainda mais prazerosa, principalmente quando estamos com a patroa! É disso que elas gostam, passear, passear, passear. Fotos espetaculares, lugares mágicos, atrações sem fim e muita natureza! Parabéns Ale, aguardando ansioso os próximos capítulos abs
28 de dezembro de 2015 às 15:14 #65652Paulo RogérioParticipanteSensacional!
28 de dezembro de 2015 às 15:42 #65653PelagioParticipanteMuito show Alê, destaque para a firmeza do tempo bom, que sorte !
28 de dezembro de 2015 às 16:23 #65654Stephan RiedererMembroEssa região é animal, tudo é muito lindo
28 de dezembro de 2015 às 17:04 #65656Alexandre RabelloModeradorJunior ABC wrote:nossa, meu amigo que trip, muitos lugares para conhecer, todo dia era dia de bater canela, isso torna a acampada ainda mais prazerosa, principalmente quando estamos com a patroa! É disso que elas gostam, passear, passear, passear. Fotos espetaculares, lugares mágicos, atrações sem fim e muita natureza! Parabéns Ale, aguardando ansioso os próximos capítulos absOh Junior, você sempre gentil meu caro…tmj, abraços!
PauloRogerio wrote:Sensacional!Valeu Paulo!
Pelagio wrote:Muito show Alê, destaque para a firmeza do tempo bom, que sorte !Obrigado Pelagio, foi o que mais preocupou quando decidimos (põe sorte), na primeira semana só pegamos chuva em Porto Alegre.
Dr. Green wrote:Essa região é animal, tudo é muito lindoMuito mesmo, se há defeitos prefiro nem saber…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.