Hometrailer 728×90

Acamps Tiradentes – MAI16

Este tópico contém respostas, possui 12 vozes e foi atualizado pela última vez por Alexandre Rabello Alexandre Rabello 1 ano, 9 meses atrás.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 22 do total)
  • Autor
    Posts
  • #90818

    Salve salve! Campers greetings! Venho narrar nossa acampada no Corpus Christi.

    A idéia, fruto de decisão a curto prazo, era pousar num raio próximo à 300km de casa, evitando transtornos de fds prolongado, sendo assim, optamos por frentes mineiras e escolhemos como base o bem falando – e comprovado – Camping Tiradentes, no município de homenagem ao alferes.

    Falando da área, o mesmo encontra-se à 5 minutos do centro histórico (de carro) ou 25 (a pé). A localização é estratégica, de um lado o charme da linha férrea (conexão turística com São João Del Rei), do outro o Rio da Mortes, palco da Guerra dos Emboabas na disputa por minérios.

    Como não haviam grandes pretensões na distância (pra ser mais exato foram 328km) saímos quinta num horário saudável, por volta das 6:30h. Paramos pra calibrar (carro e carretinha) e pé na estrada, seguindo viagem pelas BRs 040 (até Barbacena/MG) e 265 (até o trevo de entrada).

    O camping é uma delícia, pra quem curte lugarejo bucólico é o canal. Dispõe de infra pra campistas e caravanistas em trânsito, além de pequena pousada.

    O terreno existe há cerca de 12 anos e em face da dedicação do simpático e acolhedor casal proprietário – Sr Luiz e Dona Isabel – o estabelecimento vem recebendo melhorias e transformações que se encaixam perfeitamente a história, com adaptações a arquitetura de época.

    Introdução feita, vamos aos ‘causos’…

    O primeiro dia se desenhou pela preguiça. Montamos o equipa e ficamos largados apreciando a beleza e paz local. Foi também dia de interação. Já à noite, até pelo friozinho, abrimos um vinho e ficamos de prosa e belisquetes.

    Dia seguinte (como nos demais) amanheceu com nuvens, porém sem chuva, e quando próximo das 11/12h o céu limpava.

    Fomos pro centrinho e almoçamos no restaurante Taberna dos Inconfidentes, preço justíssimo comparado à outros do gênero (bom pesquisar pois tudo lá é salgado). Pedimos a refeição do dia acompanhada de uma autêntica Red Ale, e acreditem, o prato saiu R$16,90 por pessoa…

    Depois foram andanças e mais andanças, igrejas e mais igrejas, lojinhas e museus. Destaque mesmo fica pra Matriz de Santo Antônio (riquíssima em ouro) e Museu da Liturgia, abrigando numerosas peças sacras.

    Devo dizer que a cidade surpreendeu, tinha em mente a suntuosidade de Ouro Preto e vizinhas, mas ‘Tira’ não fica atrás, pelo contrário, na gastronomia e glamour passa com folga, sem contar que é agradável pra caminhar.

    Não bastasse a beleza, o cenário ainda ganha moldura da Serra de São José, com sua linda cobertura vegetal. À sensação, as vezes, é como estar em Paraty (a exceção do mar, óbvio).

    De volta ao camping rolou cantoria e cachaça.

    Sabadão ficamos naquele marasmo até o sol se apresentar. Pegamos o carro e fomos até a vizinha Del Rei conhecer o seu, ainda preservado, patrimônio.

    Almoçamos no restaurante Armazém, rústico self service de bairro (outro com precinho supimpa), e iniciamos o tour pela Matriz São Francisco de Assis, percorrendo o Memorial do Tancredo, as igrejas Nossa Senhora do Rosário, do Pilar, das Mercês e do Carmo.

    Passamos ainda por alguns Solares (dentre eles o dos Neves), Ferroviária, Praças e Pontes (algumas em ferro e outras arcadas no estilo romano).

    Finalizamos o passeio comprando umas carnes…

    Ocorre que em solo campestre fomos chamados pra resenha dos vizinhos (menu era caldo de inhame, pense num ‘trem baum’ –> receita dos extrovertidos Fernando e Claudia).

    Na contra proposta misturamos panelas e grill na kabana e pronto, nessa toada a festa tava feita, contabilizando as seguintes famílias:

    – Fernando, Claudia e Mãe (Friburgo/RJ)
    – Marcello, Cynthia e IG (Niterói/RJ)
    – Paulo, Daniela e Mãe (Vila Velha/ES)

    Noite agradabilíssima, farta de bebida e comida. A brincadeira durou até o friozão apertar, foi o toque de recolher. Ainda assim se aproximavam das 23h, em respeito ao regulamento era mesmo hora de parar!

    Domingão murcha tudo, hora dos desmontes.

    Despedida aqui e ali, e um amistoso papo com Humberto Martins de BH (contato do face que tive o prazer de desvirtualizar –> nada combinado, pura coincidência…aliás, ele, esposa e filho pessoas do bem e tranquilas).

    Vimos o circo passar, saíram todos na frente. Embromamos até as 10h, quando de fato começamos a agitar nossa praça. Guardamos tudo e já com a carretinha engatada fomos pro banho.

    Eis que ao despedirmos dos donos fomos convidados (entendam intimados) pra almoçar junto deles/família.

    Compartilhamos do momento num belo astral. Desde a chegada se mostraram prestativos e doces no trato, pessoas 10!

    AL-KO 728×90

    #90819

    Luiz Campista
    Participante

    Bela acampada, show de imagens. Deu saudades desse lugar e camping gostosos.
    Abração.

    #90826

    Show de bola, Alê. como sempre as suas postagens são demais….. Tiradentes sem dúvida é a mais charmosa das históricas deste lado da 040. Fica a dica q mais vale ficar em Tiradentes e visitar sj del rei do q o contrário.

    Sobre o lance do do mártir da inconfidencia mineira, acho q o acontecimento nunca esteve tão em evidência…. pra mim foi o caso mais célebre e antigo de ” delação premiada” …. sem falar do contexto do foco em si…..

    Fotos lindas… como disse o Luiz…. deu saudades….. abraço ra vc é Hosana

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #90849

    Uau! tudo muito bem dito e sem falar das belas fotos! Como sempre, o Pivari bem o disse, posts
    muito bons e com detalhes que muito nos inspiram e ajudarão para acampadas de qualquer campista. Inspirações comprovadas e profícuas. Notei que o “encantador de cães”se fez presente.
    Abraços ao casal!

    #90853

    Roger Formiga
    Participante

    Alexandre, muito bom, belo passeio.

    Gosto muito de Tiradentes e S.J.Del Rey , lugares bem preservados muito bonitos.

    []´s

    #90854

    Bela acampada, show de imagens. Deu saudades desse lugar e camping gostosos.
    Abração.

    Obrigado Luiz, bem gostosos mesmo, dispensa apresentações…grande abraço na família!

    Show de bola, Alê. como sempre as suas postagens são demais….. Tiradentes sem dúvida é a mais charmosa das históricas deste lado da 040. Fica a dica q mais vale ficar em Tiradentes e visitar sj del rei do q o contrário.

    Sobre o lance do do mártir da inconfidencia mineira, acho q o acontecimento nunca esteve tão em evidência…. pra mim foi o caso mais célebre e antigo de ” delação premiada” …. sem falar do contexto do foco em si…..

    Fotos lindas… como disse o Luiz…. deu saudades….. abraço ra vc é Hosana

    Obrigado irmão, exatamente, e supondo que Del Rei tivesse um camping premium, contudo insistiria em Tiradentes pela identificação, total aconchego!
    Bjão nos 3…

    Uau! tudo muito bem dito e sem falar das belas fotos! Como sempre, o Pivari bem o disse, posts muito bons e com detalhes que muito nos inspiram e ajudarão para acampadas de qualquer campista. Inspirações comprovadas e profícuas. Notei que o “encantador de cães”se fez presente.
    Abraços ao casal!

    Obrigado pelo carinho de sempre Henrique, e o mais impressionante (até comentei com a Hosana) é que você percebe detalhes, as vezes, escondidos em pequenas fotos e resgata situações já vivenciadas anteriormente (falo dos dogs por ex)…a afeição por bichinhos é enorme…grande abraço em vc e na Lili.

    Alexandre, muito bom, belo passeio.

    Gosto muito de Tiradentes e S.J.Del Rey , lugares bem preservados muito bonitos.

    []´s

    Roger, sempre tivemos desejo de conhecer, mas sempre protelando…dai surgiu oportunidade e fomos sem pensar…
    Ah propósito a vontade ganhou peso quando vimos sua avaliação do camping (trip do ano passado), nos apresentando belíssimas imagens; por isso ressalto a importância dos campistas compartilharem os passeios aqui no fórum, não apenas pra que o autor mantenha um ‘caderno’ de viagens, sobretudo para fomentarmos e ajudarmos uns aos outros.
    Abração amigo!

    #90859
    Capt.A330
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Alex!
    Muito legal o relato do acamps, e belas fotos…só queria ver as dos Trailers e Carreta-Barraca saindo do Camping em tamanho maior, para ver detalhes, e também do trem sobre a ponte, e também do churrasco…bah, de todas as fotos, para poupar tempo! KKKK
    Sem dúvidas, um belo lugar, meus parabéns pela escolha; grande abraço Alexandre!

    Dardo.

    #90863

    Capita, obrigado pelos coments sempre bem humorados…pedido feito, pedido atendido:
    Grande abraço!

    #90864

    #90865
    Jandir de Teresopolis
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Alexandre, seus tópicos de acampadas sempre são muito bem escritos e ilustrados e, por isso, inspiradores.

    Parabéns!!!

    E obrigado…

    E parabéns e obrigado também ao Dardo, que fez o pedido certo. Eu comecei a ler o relado e quando cheguei nas fotos, apesar de achar que ficaram bem diagramadas, fiquei com vontade de pedir que fossem postadas maiores, para também poder ver melhor os detalhes. Nem precisei, pois o Capt fez isso.

    Engraçado que já fui a Tiradentes três vezes, mas nenhuma acampando (e em uma dessas idas a Tiradentes conheci também São João Del Rey). Já dormi até dentro da pick-up, bem no centro (mas isso não é propriamente uma acampada, né?!?!).

    Ainda vou voltar lá para acampar e ficar dias aproveitando o camping, a cidade e arredores, que são realmente uma delícia…

Seguromh 729×90

PARTICIPE DO FORUM PELO FORMULÁRIO ABAIXO. SE NÃO FOR CADASTRADO, CADASTRE-SE CADASTRE-SE AQUI

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 22 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.

CLASSIFICADOS: