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alternado instalado no trailer

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  • #64791
    GustavoN
    Bloqueado

    Olá Alex, As placas solares de fato resolvem o problema (salve em dias muito escuros, que são raros) e te serviriam bem de outras formas além da viagem. Mas o investimento provavelmente será mais alto, assumindo que não estejas comprando muitas peças de BMW para a alternativa. :-) Se precisares de mais dicas sobre isso dá um toque. Quanto ao alternador, o primeiro caminho que eu estudaria seria colocar um único alternador de 12V de maior capacidade para o jeep, e então fazer a conversão elétrica para 6V para alimentar o circuito antigo. Antes de desmontar, mediria a tensão e corrente que o sistema trabalha normalmente para não ter erro. Depois nos conta como foi o desenrolar dessa história. Abraço, Gustavo

    #64792
    Tiago GIN
    Participante
    Luis Gustavo Nardy wrote:

    Ah sim, nesse caso se encontra, mas eu me referia a motos “normais”, não uma BMW rsrs… Até em função de preço… Com R$1.200,00 dá pra quase fazer toda a adaptação de um alternador de VW moderno, com 150Ah de capacidade, que aí vai vencer carregar uma bateria de 110Ah tranquilamente.

    Daniel Felisbino wrote:
    Eu acho que a melhor solução ainda é colocar um segundo alternador no jeep, muito mais barato ja que, uma placa solar boa esta na faixa de 2 mil + regular +instalação, e uma unica placa não vai dar conta.

    Também acho… Já que a idéia é ter autonomia “fora de estrada”. No aguardo de novidades..

    #65819
    Robson
    Participante

    Será que posso carregar uma bateria com duas fontes de carregamento, ou seja, o carro ligado com o alternador carregando a bateria do trailer e uma placa solar tambem carregando a mesma bateria, para um carregador auxiliar o outro e carregar mais rapido.

    #65821
    GustavoN
    Bloqueado

    Pode se ligar várias fontes no mesmo circuito, mas o resultado não é o intuitivo, no sentido de que as fontes não “colaboram” simplesmente. Se uma fonte fornecer 14.5V e a outra fornecer 12.5V, para a segunda fonte a tensão externa está 2V acima do que ela estaria fornecendo, então o caminho natural da corrente seria entrar na fonte e não sair. Porém, no caso específico que perguntas isso não deve ser um problema. Um controlador de carga solar já precisa ser naturalmente preparado para que a tensão externa da bateria possa ser mais alta do que ele é capaz de fornecer naquele momento dado a quantidade de sol disponível, e esses controladores também costumam ser inteligentes o suficiente para não torrar uma bateria que está com a carga alta, então quando o alternador estiver ligado o carregador solar simplesmente vai cortar o fornecimento solar ao perceber a tensão externa está alta demais. Ao cortar o alternador, caso a disponibilidade solar seja alta o suficiente, ele pode complementar a carga ao perceber que a tensão baixou. Mas também existe a possibilidade que os dois colaborem em algumas situações. Na verdade, que os três colaborem: se ligares algo com um consumo muito alto (um microondas ligado do inversor, por exemplo), a demanda de corrente provavelmente vai aumentar tanto que a tensão nos condutores vai baixar e o fluxo das três fontes (bateria, solar, alternador) será de saída. Claro, assumindo que todas tenham carga naquele momento.

    #65826
    Robson
    Participante

    OK, desculpe, não sabia em qual topico seria melhor esta pergunta.

    #65836
    alexjeep
    Participante

    Robson, a pergunta pode ser neste tópico mesmo. :) é bom que acrescenta mais informação. Bom,… comprei o KC330, quase resolvi vender, entrei nele duas vezes até hoje, mas vou mesmo ficar com o KC330. Depois vou contando o desenrolar dessa empreitada, um jeep 1948 para acabar de restaurar e um KC330 para ser transformado em casa :) Abs

    #65839
    Robson
    Participante

    Bom dia, a todos, Alex, comprou sem móveis? Bem vindo a empreitada da construção ou reforma…

    #65842
    leandrovaranda
    Participante

    Existe um dispositivo elétrico (não lembro o nome), que é só deixa a energia passar em uma única direção (evita curto-circuito e tudo mais). Pode ser usado nos dois cabos positivos para evitar que o controlador energize o alternador e vice-versa. Da última vez que precisei usar um (foi num botão de partida que montei em paralelo com outro sistema de partida) não me custou mais que 1 real e resolveu o problema que quando eu pisava no freio acendia a luz do alternador (foi na C14, eu mesmo achei muito estranho isso, mas o auto-elétrico resolveu assim e nunca deu nenhum problema). Era um cabo de uns 2mm, para um cabo de bateria deve ser mais caro, mas não acho que seja um preço proibitivo.

    #65845
    GustavoN
    Bloqueado

    É um diodo, Leandro. Mas não se pode usar ele com controlador solar, porque a tensão precisa poder passar nas duas direções. A noite o controlador usa carga da bateria para continuar funcionando. No cabo que vem do alternador é uma boa, mas isso independe de ter uma segunda fonte. A idéia é não descarregar a própria bateria.

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