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APOLO TRAILER – Solicitação de fabricação

  • Este tópico contém 67 respostas, 18 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 10 meses atrás por Ivanildo Junior.
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  • #54359
    ricardo holland
    Participante

    André, acho que falou tudo, meu pai durante muitos anos puxou um Brilhante com opalas 6 cilindros, que apesar de pouca potencia para o tamanho do motor, tinha robustez e torque em abundancia, hoje não sei se meu corolla 1.8 automático puxa um modelo Young.

    #54360
    Ronald Ataulo
    Participante

    André, você esta coberto de razão, talvez eu não tenha sido claro na minha postagem, nos trechos de serra a TR4 cai bem a velocidade. Nos trechos de reta é que viemos na média de 90kms/h. Subimos a serra de Paranagua até Curitiba em média a 60 kms/h. Acredito que a vantagem da TR4 comparada com a Scenic não seja nem o 4×4 e sim um pouco a mais de torque do motor (17,5 contra 19,5 Kgfm) disponíveis em menor rotação no caso da TR4.Além disso o trailer pesando perto de 200kg a menos também possa contribuir um pouco com um pequeno melhor desempenho. A Hilux já tem um torque de 36Kgfm a 1800 rpm, fica tudo mais fácil… imagine estes carro modernos como a nova Ranger ou S-10 que possuem um torque de 49,5 Kgfm em 2000rpm…. show heim!!!

    #54363
    Anônimo
    Inativo

    Ronald, Se o seu pai não for trocar a TR4, eu pensaria em colocar uma suspensão a AR na traseira. Eu tenho a suspensão a AR nas 4 rodas da minha F250 e só na traseira da Xterra, fica muito bom. Antigamente os motores a gasolina eram mais robustos que hoje em dia, ao contrario dos motores a diesel que na época tinham força porem muito lerdos, hoje os motores de alto giro estão com mais torque e andando muito mais, só para voce ter uma ideia, na minha F250 6cc diesel puxando um diamante eu faço RJ – SP pela Dutra quase o tempo todo em 5° marcha e sem perder potencia. Meu pai tem um Ranger 3.0 2008 e com o diamante ela sobe melhor que a F250, como a caixa é muito longa, só aceita a 5° marcha acima de 100km e diamante na Ranger a 100km/h ja pendula, com isso é 4° marcha direto RJ-SP e na reta tenho que ficar freando para nao passar de 80km/h. ass. André

    #54364

    Nesse papo todo digo que o importante é curtir a viagem e o equipamento dos sonhos. Puxei por mais de 5.000km o 330 com a pálio 1.8 e nem ligávamos para a queda de velocidade nas subidas, pois aproveitávamos para curtir a paisagem e nosso papo…. a única coisa que eu ficava triste (e que vejo a principal vantagem na tr4 pros carros de passeio) é mesmo a tração (e nem digo a 4×4, mas a traseira), pois as vezes viajávamos 1300km no asfalto sem nenhum problema, mas não subia a última rampinha de terra de acesso ao camping. Mas mesmo assim nunca foi impedimento para nossas viagens. Estão todos de Parabéns e nos veremos no final desta semana pra conhecer essa maravilha.

    #54371
    Anônimo
    Inativo

    Marcos, Você viajou bastante com a sua Palio puxando o trailer, eu fui muito feliz com o Scenic puxando o KC330, o Delfim por muitos anos com o Picaso puxando o KC270, nosso amigo Leo com o Celta 1.0 + Joia era o mais feliz de todos, ainda tenho o Davi de Brasuca com o Caravana, o Cássio com Niva + KC330, e o Gilberto Strop de Renault + Beija Flor, hoje todos estão puxando de picape diesel, salvo o Leo que esta de picape a gasolina e o Cássio depois de ter passado por uma SW4 partiu para o motor home. Desculpe, eu não quis parecer melhor que o pai do Ronald e tão pouco dizer que a TR4 não é boa, apenas quis tentar explicar e dar uma ideia exata dos carros tracionadores pois pelo relato do Ronald me pareceu entender que o trailer Apolo tinha o mesmo peso que uma carreta barraca, como este fórum é aberto achei interessante dar o meu relato, pois de vez entanto pessoas me ligam querendo comprar extensores de retrovisor para usar em carro 2.0 e puxar um diamante, ou seja, pessoas sem noção, não é o caso do pai do Ronald que deve esta muito bem orientado pelo próprio Ronald mais sim de outras pessoas que possam esta lendo. Sim, claro o importante é nos estarmos puxando o nosso sonho da maneira que podemos, mais acho importante elas saberem como vai ser, pois já tive a oportunidade de presenciar pessoas usando o carro errado por falta de orientação e se decepcionado e depois vendendo tudo. Eu mesmo ja me decepcionei quando comprei o meu primeiro carro a diesel para puxar trailer, era uma F1000 4 marcha aspirada, uma grande porcaria, trocava marcha igual a minha Ranger V6. Acho que estou parecendo um pouco chato com esta historia de trocar marcha e cai velocidade na subida, prometo que nos próximos relatos não vou levar em consideração esta parte pois me parece que só eu tenho esta frescura. Desculpe pela meu desabafo. Ass. André

    #54372
    Helcio
    Participante

    Olá Junior ABC Para o paizão entrar nesse tipo de atividade, existe um incentivo grande do filho, nora e principalmente a esposa. Todos querem estar juntos dos netos. Vamos incentivar o seu pai. Sobre o violão vamos estar juntos só nas antigas, Risos!!! Abraços[hr] O Sr: Hélcio agradece a todos pelas boas informações e oportunamente estaremos em Bertioga para esse encontro e muito sucesso a todos. Até breve!!!

    #54374

    André… o que defendo sempre no assunto trailer é que carro tracionador nunca será impedimento para o sonho do trailer. Há anos atrás era hiper comum eu e muitas pessoas ouvirem que para ter trailer era quase que obrigatório possuir uma caminhonete. Isto frustrava meus sonhos e de muitos mais pessoas. Ainda hoje eu escuto essa besteira pelo camping. Por isso faço questão sempre de frisar em todos os tópicos que para uma pessoa realizar o sonho do trailer basta ter um carro de passeio. Dalí pra frente, como em qualquer atividade, a gente vai buscando mais conforto. De qualquer forma, é muito mais dificil para a maioria ter que encarar comprar um trailer e mais uma caminhonete…… e aí acaba podando o sonho. Compra-se o trailer e se vir necessidade, tudo a seu tempo, poderá trocar de carro….. Quanto ao seu desabafo, somos amigos e nos conhecemos bem… sabe que nao falei nada no sentido de te alfinetar… e sim de não deixar escapar para nenhum aspirante que esteja navegando pelo forum que seja necessário caminhonete para ter trailer.

    #54375
    Ronald Ataulo
    Participante

    André e Pivari, permitam-me colocar a colher neste assunto. Eu sou instrutor de direção 4×4 e no treinamento que ministro pelo Mundo Off-Road sempre comento com os participantes sobre a frustração do esporte off-road quando existe a compra do equipamento errado. Tem pessoas que compram veículos 0Km originais sonhando em fazer trilhas radicais, outras que compram Jeep´s Willys extremamente equipados para trilhas radicais, mas seu objetivo era fazer expedições pelo Brasil. Em ambos os casos as pessoas ficarão frustradas com os equipamentos errados. Por vezes é fácil corrigir trocando os equipamentos, por muitas vezes existe um desestímulo e as pessoas acabam saindo da modalidade. Acredito que no caravanismo aconteça a mesma coisa. O André tem razão que um carro de passeio 2.0 não conseguirá rebocar um trailer grande. Até mesmo o meu Turiscar Brilhante Luxo que deve estar próximo de 1500kg, tentamos rebocá-lo com a TR4 e percebemos que ela tem toda restrição para tal, principalmente em questões de engate e fixação na longarina. Acredito que seja muito importante para o novato entender que rebocar um trailer é uma arte, exige cuidados especiais, atenção ao volante, respeito ao conjunto e principalmente noção sobre as limitações do veículo tracionador. É muito importante a pessoa que pretende entrar na modalidade, conversar com quem já reboca, buscar quem tem o mesmo conjunto para ouvir as opiniões, enfim, a informação preliminar pode evitar um monte de frustrações. Agora o que importa é REBOCAR TRAILER É MARAVILHOSO, um estilo de vida a ser perseguido!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    #54376

    Ronald. Jamais disse que carro pequeno reboca trailer grande. Apenas sigo a filosofia dos argentinos, que é melhor curtir um acampamento mesmo com restrições do que não ter nada. Por anos (e até hoje) ouvimos de pessoas no camping a frase: “pra rebocar trailer precisa ter caminhonete diesel”. Já vimos este tipo de comentário até mesmo aqui no fórum….. Acho que muita gente, como eu, prefere primeiro poder realizar o sonho de ter um trailer e viajar com a família e amigos….. mais do que pregar velocidade e potênca na estrada. Mesmo porquê tem muita gente que frequenta no maximo 2 campings por ano. Portanto o que (volto a defender aqui) é que não é NECESSÁRIO um carro forte, grande ou robusto para realizar o sonho de ter um trailer…….. Esta bandeira eu comecei a levantar sozinho lá atrás e deu resultado. Por isso continuarei sempre defendendo. QUanto aos demais comentários técncos, acho importante serem discutidos e abordados. Como os que o André colocou e você agora. Pois este é o sentido do fórum. Mas peço licença para sempre me intrometer frisando que qualquer um pode ter um trailer independente de tudo isso…. já que tudo é um aprendizado e o progresso de todos vem aos poucos…… minha luta é pela inclusão do indivíduo no campismo e no trailismo. Por isso meus comentários. Nosso forum é totalmente indexado no google e muita gente pode chegar no meio de uma série de abordagens técnicas que levem ao aspirante achar que isso não é para ele. Dessa forma, intercalando informações importantes como as que vocês colocaram aqui com os comentários de que “qualquer um pode”, a coisa ficará mais elucidativa.

    #54377
    Anônimo
    Inativo

    Marcos, Entendo o seu comentário e concordo que não existe a necessidade de ter picape a diesel para puxar trailer, e também acho que não existe a necessidade do carro ser 4×4. Sendo que em momento algum eu fiz o comentário da necessidade de ter uma picape e a diesel. O Ronald tocou em uma assunto muito importante em seu comentário …….Acredito que seja muito importante para o novato entender que rebocar um trailer é uma arte, exige cuidados especiais, atenção ao volante, respeito ao conjunto e principalmente noção sobre as limitações do veículo tracionador…….. Quanto mais o rebocador for compatível com o trailer, menor será a necessidade do cuidado, da atenção, do respeito ao conjunto e dos limites, assim a viagem é muito mais prazerosa e menos estressante. Eu sempre falo para meus cliente e nos campings, puxar qualquer rebocador puxa, o que muda é de como o rebocador vai se comportar e até onde vai o seu grau de exigência, infelizmente eu não tive ninguém para me explicar e me dar uma aula sobre rebocador, tive que ir trocando de carro até chegar no meu grau de existência satisfatório, penso que o ideal é falar sim que carro de passeio puxa, mais comentar também sobre as picapes e seu desempenho, pois se você esquecer de falar do desempenho o campista acaba comprando uma Toyota SW4 2.8, ai eu vou preferir puxar de Scenic mesmo. Só para lembrar o assunto inicial, eu só estava querendo esclarecer o comentário do Ronald pois da maneira que ele colocou parecia que o Apolo era tão leve que conseguia acompanhar a SW4 dele nas subidas, pelo peso mencionando aqui do Apolo, é mais leve que Turiscar a Karmann Ghia na relação tamanho x peso, mais nao para chegar ao ponto de acompanhar a SW4 nas subidas. Ass, André Pereira

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