Hometrailer 728×90

Aquecedores de água a gás – cuidados na instalação

HOME Fóruns Caravanismo Trailers Aquecedores de água a gás – cuidados na instalação

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por  GustavoN 2 anos, 6 meses atrás.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46045
    Dodge
    Dodge
    Participante

    Boa noite, pessoal! A pedidos estou abrindo este tópico para repassar algumas informações importantes para a segurança dos amigos. Copiei e colei abaixo o texto que havia postado no tópico do kc330 para iniciar a discussão. Olá pessoal! Apareci para dar um pitaco. Tenho notado que está se tornando muito comum o uso de aquecedores de água a gás residenciais nas reformas de trailers e por esse motivo venho aqui alertar os amigos quanto ao perigo que estes aparelhos podem representar se instalados de forma incorreta. A falta de ventilação adequada para alimentar a queima do gás e a chaminé fora de norma podem gerar níveis altos e perigosos de monóxido de carbono no ambiente e, considerando um uso em locais frios quando todas as janelas do trailer estarão fechadas, poderemos ter uma condição de risco de vida. Os pequenos aquecedores da marca TG que eram originalmente instalados nos banheiros dos trailers possuem baixa potência e são aprovados para este uso, não tendo registros de incidentes. Já para potências maiores e alimentação de torneiras com água quente observe-se a solução adotada pela Turiscar, que foi a construção de um boiler específico e totalmente externo a casa. A ABNT possui normas específicas para instalações de gás e aquecedores, que pela seriedade do assunto deveriam ser de consulta pública, mas infelizmente o órgão só disponibiliza o material mediante a compra, então repasso um link para uma norma da Companhia de Gás do Paraná, que foi formulada com base nas normas abnt e está disponível para consulta e impressão gratuítas. Esta norma refere-se a instalações de gás em geral e pode ser útil a leitura completa, mas para quem quiser ir direto ao assunto aquecedor de água vá ao item 9. Recomendo atenção aos itens: 9.5; 9.6; 9.8 e anexo 4 figura 7b. Link: http://www.compagas.com.br/images/pdf/Re…redial.pdf Abraço a todos. Régis.

    Grupo Motor Home 728×90

    #62553
    Capt.A330
    Capt.A330
    Participante

    Ótimo Regis, ficou muito bom! Muito obrigado pela contribuição, especialmente num quesito que atinge a segurança dos ocupantes dum RV, e não fica tanto tempo sem aparecer, pois tua participação, assim como a de todos os integrantes do Fórum, e’ muito importante, como bem o demostra teu trabalho neste tópico. Grande abraço! Dardo.

    #62561

    GustavoN
    Bloqueado

    De fato muito boa lembrança, obrigado Regis. São acidentes graves e bobos esses causados por excesso de gás carbônico no ambiente, e não são tão raros quanto deveriam ser. A nota de cuidado se estende para o uso de outros equipamentos que queimam oxigênio, como fogões e alguns tipos de aquecedores. Ao usar é importante manter um bom caminho de renovação de ar. Por curiosidade, o pessoal da Sinostrailer coloca o aquecedor de água integralmente do lado de fora nas reformas: [attachment=6663] O link para o documento ficou quebrado na cópia do outro tópico. Segue abaixo a URL original: http://www.compagas.com.br/images/pdf/Regulamento_Predial.pdf

Apolo 728×90

PARTICIPE DO FORUM PELO FORMULÁRIO ABAIXO. SE NÃO FOR CADASTRADO, CADASTRE-SE CADASTRE-SE AQUI

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.