Publicidade:

AR CONDICIONADO X CLIMATIZADOR – DUVIDAS E DICAS PARA TRAILER

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #93311
    gualterpedrini
    Participante

    Boa tarde senhores, estou em andamento na reforma do meu Kc640 e chegou a hora de decidir pelo Ar condicionado. A família é pequena (3 pessoas), pretendo usar o trailer mais em lugares com infra como tomadas e pontos de água. Mas como o KC tem um quarto de casal separado do resto do trailer gostaria de ter dois pontos de ventilação – 1 para o quarto de casal e poder manter a porta fechada e outro para a beliche onde irá dormir meu filho.

    A princípio pensei em instalar 2 aparelhos de janela de 7000 btu que é o menor no mercado – a abertura no trailer já estava no quarto e iria fazer uma nova na sala – Mas o fato de dois aparelhos ligados e de ter que abrir o trailer estão me deixando em dúvida

    Vi algumas opções aqui no forum e pergunto

    1 – VR como o diamante ou o Kc necessitam e 2 aparelhos? qual potência?
    2- – quem tem o que aconselha?
    3 – Climatizador de caminhão é uma boa opção? fico na dúvida pois o objetivo desses aparelhos é jogar ar umidecido pra dentro do RV – que já é propenso a ter umidade e fungos…

    desde já agradeço

    #93314
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Gualter!

    Penso que o ideal seria instalar um ar cond. inverter, que consome menos energia, e principalmente, não tem o ciclo de partidas do compressor como no ar cond. tradicional, sem dar picos de energia na rede elétrica, sendo muito mais silencioso inclusive.
    O nosso amigo Thomas, dono do Bagualito, um Turiscar Rubi, instalou o ar inverter na tulha dianteira, e colocou no centro e alto da parede dianteira do mesmo, e com a porta do quarto aberta, resfria muito bem todo o Trailer.
    E também penso que o climatizador joga umidade para dentro do Trailer, o que não é aconselhado, além de ter menos eficiência do que o ar cond. convencional.
    Imagino que se colocar 2 aparelhos de ar cond., e ainda mais sendo os convencionais, dificilmente as chaves contatoras dos campings suportem o pico de energia da partida de 2 ar cond. na mesma línea, já que via de regra, a grande maioria dos campings possui uma instalação elétrica subdimensionadas para suportar grandes cargas.
    No Guanaquito tenho só um aparelho de ar cond. convencional, e montei a porta do quarto para abrir no sentido contrário, utilizo esta porta como um difusor para que o ar cond. resfrie todo o Diamante, já que o aparelho está instalado na parede lateral do quarto.
    Espero ter ajudado; grande abraço!

    Dardo.

    #93318
    gualterpedrini
    Participante

    Muito obrigado pela dica, mas pergunto: nessa configuração (ar condicionado no quarto) a porte tem que ficar aberta o tempo todo?

    #93319
    gualterpedrini
    Participante

    outra pergunta seria quantos BTUs preciso no ar condicionado unico no trailer Kc640?

    #93320
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Gualter; sim para primeira pergunta (assim que faço com o Guanaquito), e para a segunda, acredito, pela minha experiencia com o Diamante, que tem uma área interna similar ao teu KC640, que um aparelho de 10.000BTU seria o suficiente, pois um de maior capacidade, só vai demorar pouca coisa menos para esfriar inicialmente, e em contrapartida, aumenta bastante o pico de consumo inicial (se for um ar convencional), e o consumo, para ambos tipos, convencional e inverter.
    Abraços.

    Dardo.

    #93350
    leandrovaranda
    Participante

    Para usar um só e manter a porta fechada, teria que fazer uma alteração na porta, deixando-a mais ou menos assim :

    Creio que seria a opção mais prática. É o mesmo princípio dos ambientes onde são instalados os aquecedores a gás.
    Fonte:

    Ventilação dos ambientes com equipamentos a gás

    #93354
    Odair Teixeira
    Participante

    Caro Gualter

    Exaustores evaporativos ( ou climatizadores como queiram) só faz sentido em lugares com umidade relativa muito baixa e com temperaturas elevadas. Quando a umidade relativa está alta, a eficiencia é quase nenhuma, porque o ar vai estar saturado.

    A água quando evapora “rouba” calor do ambiente. Para “roubar calor” o suficiente para refrescar, teria que jogar muito vapor de água no ambiente. Para isto a umidade tem que estar baixa, pq se estiver próxima do ponto de saturação, de nada vai adiantar.

    Faça como o Mestre Dardo falou.. Vá de HVAC com Inverter. Vc não vai errar..

    Abraço

    Odair

    #93366
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Gualter; essa porta interna é similar (ou igual) com a do novo Turiscar, para cumprir com esta função de deixar passar o fluxo de ar, pelo que considero que deve ser útil sim.
    Abraços.

    Dardo.

    #93491
    na estrada
    Participante

    Boa tarde,

    não sabia dessa do climatizar acabar sendo prejudicial para o trailer por causa da umidade. Tenho um KC330 e nos meus planos pensei em colocar um climatizador. A escolha pelo climatizador era por causa do pouco espaço que ocupa e por funcionar em 12volts. Terei que mudar meus planos e optar por um ar condicionado inverter. Alguem tem ideia de qual o menor aparelho de ar condicionado inverter? Outra dúvida é se posso colocar o “compressor” do ar condicionado dentro da caixa de gás. Antes de pensar em climatizador tinha pensado em colocar o ar condicionado e o compressor instalar dentro de uma caixa de gas um pouco maior com grades para ventilação.

    Alguma dica ou conselho por favor?

    abs

    alex

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: