Carro de apoio, puxar ou usar carreta.
- Este tópico contém 24 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 5 meses atrás por leandrovaranda.
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13 de junho de 2014 às 02:16 #51808GasdcpsParticipante
Não só vou dar minha opinião, como os conhecimentos que adquiri, puxando uma carretinha e atualmente carros, Bug (600Kg Uno 800Kg, Fusca 1200Kg. além de teste puxando uma Sportage com freio inercíal). Para um MH de 296 HP, ex-cometa. qualquer carro serve, pois ele está dimensionado para puxar e frear os seus 18 toneladas. Para os demais fiquem atento a potência do motor a ao sistema de freios do veículo tracionador. No meu caso tive que passar o eixo traseiro para freios a ar, pois em pequenas descidas a 80 Km/l o meu MH 10,50 metros carroceria Viaggio/Vanguard de 10,5 Ton. era deslocado a traseira nas fresagens, rebocando um Uno. Até rebocando o bug senti o deslocamento. Pensei em comprar uma carretinha de Botucatu-SP com freio inercial, apenas um eixo para pagar o pedágio igual. Mas pela legislação acima de 500Kg tem que ter dois eixos, e qualquer carro passa disso. Cheguei a rebocar uma carretinha de um eixo com freio, com peso centralizado de 300kg numa viagem de 100km, puxada por uma D20 cabine dupla chassis longo. Houve efeito gangorra em todas as depressões da Anhanguera. Quanto as frenagens o freio da carreta é eficiente, até na banguela. Quanto a puxar a sportage de 1920 quilos, atentei em adaptar um freio de fusca no Towbar reforçado, quando freando o burrinho acionava os freios da sportage. Vendi a sportage por ser um trambolho pesado e lerdo. Hoje puxo um Uno 1.3 bem velho, pois seguro nenhum irá cobrir o carro rebocado por Mh ou em cima de uma carretinha. Os cuidados para com o carro rebocado: pneus sempre cheios, adaptado amortecedor de direção, se tiver hidráulica não precisa, suspensão do Uno trocada pelo modelo Way. Com qualquer chaveiro de carros retire a trava da chave, evita riscos de travamento. Reforcei o towbar (de jipe) usado no uno e fusca, pois em manobras fechadas o balanço traseiro do MH arrasta as rodas do rebocado. Instalei 03 câmeras de ré, num único monitor com sequenciador (R$ 50,00), uma no centro da traseira bem no alto e as outras duas nas pontas do para-choque traseiro, tenho a visão do carro inteiro mais o towbar na câmera central e dos pneus dianteiros e laterais nas demais. Qto as manobras de ré são mais facéis, colocando um segundo motorista forçando o volante no carro rebocado, se não tiver, desengate o reboque que fica mais fácil. No pedágio, se quiserem cobrar 04 eixos em vez de 03 (Cat I e Cat II), fique parado na cabine e avise que irá desengatar o carro para fazer a cobrança correta. Nunca tive que fazer isso, pois aviso que estou puxando um carro e que a cobrança é de apenas 03 eixos. (At I e CatII). No caso da carretinha com dois eixos corre-se o risco de cobrarem 04 eixos. As especificações da carreta terão que ser apropriadas quanto ao peso e pneus de carga. nas manobras o arraste dos pneus tb acontece.
13 de junho de 2014 às 04:07 #51810Construindo um Motor HomeParticipanteOlá Gasdcps, obrigado pela sua participação e principalmente pelas suas palavras com todo o detalhismo técnico. Nada como um parecer de quem realmente tem experiência. Você comenta sobre o arraste: “Reforcei o towbar (de jipe) usado no uno e fusca, pois em manobras fechadas o balanço traseiro do MH arrasta as rodas do rebocado.” Pretendo puxar uma Brasilia ou seria um Brasilia (isso já é outra discussão), esse arrasto gera desgaste nos pneus e/ou em alguma parte da suspensão? Se possível, nos presentei com fotos do conjunto. Um abraço Dinossáurico.
14 de junho de 2014 às 17:05 #51826leandrovarandaParticipanteNão estou dizendo que está errado o que disse, só vou complementar. Acima de 500kg tem que ter freio próprio, alguns trailers tem mais de mil kg e um eixo só. O que define mesmo é a capacidade de cada pneu e distribuição de peso. Um carro mais leve talvez conseguiria colocar em uma carreta com rodado duplo (não sei pq mas nunca vi trailer ou carretinha com rodado duplo). Por lei cada eixo leva até 6t com rodado duplo. Quanto ao freio eu estava pesquisando um solução, achei um site americano que vende um kit que liga no freio do veículo tracionador, vai um fio para a unidade no veículo tracionado que aperta o freio do veículo tracionado na mesma força que você está pisando no veículo tracionador, ou mais fraco se configurar assim. (não lembro o endereço do site, vou tentar achar denovo) Vale lembrar que, de acordo com o manual da S10, veículos 4×4 não devem ser rebocados com as 4 rodas no chão, mesmo estando com os dois câmbios em N.
14 de junho de 2014 às 17:32 #51827Marcos PivariMestreComplementando… Se nao me engano há paises da europa que exigem por lei esta sincronização dos freios
14 de junho de 2014 às 18:30 #51828leandrovarandaParticipanteAinda não achei aquele site, mas achei um mais simples. http://www.readybrake.com/brake-systems.html
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