Publicidade:

Checklist de viagem

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45934
    GustavoN
    Bloqueado

    Buenas pessoal, Antigamente eu tinha uma lista de tarefas para viagens que sempre verificava no dia anterior, do tipo: – Pegar passaporte se for internacional – Pegar certificado de vacinas se necessário – Imprimir roteiro e reservas de hospedagem – Imprimir passagens se necessário – Carregar celular e laptop a 100% e assim por diante. No final o processo se tornou natural e a lista ficou de lado. Porém, com a entrada do trailer esse processo está deixando de ser natural, e gostaria de perguntar para vocês: poderiam compartilhar suas listas de tarefas pré-viagem, para ajudar o pessoal novato no esporte? É provavel que os mais experientes não tenham nada escrito, mas vale listar o processo que lembrarem mesmo assim. Obrigado pela ajuda.

    #59422
    leandrovaranda
    Participante

    Vou te indicar um texto, não é bem um check list mas uma espécie de manual de iniciação ao trailer. É interessante para fazer um seu depois, para o caso de precisar pedir para alguém fazer as coisas por você. http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4799&highlight=albatroz Na última página do pdf tem um check list completo. Mas vale a pena ler o texto inteiro, é bem interessante. Lembro que alguns foristas já postaram seus check lists em meio a algum relato, vai ser interessante se eles localizarem essas fotos para juntar tudo nesse tópico.

    #59730
    GustavoN
    Bloqueado

    Obrigado pelo link, Leandro. Eu já havia lido esse manual, antes mesmo de fechar negócio no trailer, e concordo que é uma preciosidade. Vai ser bom ter ele referenciado aqui. Dito isso, realmente a idéia do checklist é um pouco diferente.. a questão é mais como organizar uma viagem de sucesso de forma consistente. Tenho certeza que, assim como muito novatos, vou bater bastante a cabeça no início, então quero levar em conta as dicas do pessoal que já está formado em caravanismo com trailers para apanhar menos. (… depois …) Acabei de ver que a última página do documento é um ótimo checklist! Não tinha visto isso quando li o documento a primeira vez. Boa Leandro, obrigado.

    #59735
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    GustavoN, conheço um check list muito bom, feito pelos companheiros foristas Carlos Roberto e Gleidys [size=small](também colunistas no Portal MaCamp)[/size], que pode ser visualizado no Blog deles, que aconselho a todos conhecerem, por ser um dos principais blogs campistas existentes atualmente [size=small](sempre atualizado e cheio de dicas muito boas)[/size]. Para acessar o check list, favor clicar [size=x-large]AQUI[/size]. Para acessar o Blog, clique [size=x-large]AQUI[/size]. [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fwoAtmG1c8A[/video] [size=large]Para assistir o vídeo acima, em tela cheia, clique[/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] .

    #59738
    GustavoN
    Bloqueado

    Muito bom esse checklist. Obrigado, Jandir.

    #59752
    Capt.A330
    Participante

    Buenas meu caro! Achei a pagina onde publiquei meu “check-list” antes da partida e logo após a chegada; eu tenho duas listas de “check”, plastificadas para conservar, uma para a parte externa (uma de cada lado da folha, para o “antes” e o “depois”), que fica na cavidade da porta do motorista, e a outra vai na gaveta da cozinha do Guanaquito, com a lista de “check” interna. Da inspeção e conferencia externa eu me encarrego, e as meninas se encarregam da lista interna, e nunca deu nenhum problema derivado de esquecimento. As listas: http://www.portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=889 http://www.portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=888 http://www.portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=882 Obviamente, você vai modificar conforme tuas necessidades, agregando, subtraindo e/ou mudando a sequencia de verificação. Eu utilizei a minha vida inteira o “Check-list” em absolutamente todas as aeronaves que voei, e comprovei que é um item indispensável de segurança; espero que te seja útil. Grande abraço Gustavo! Dardo.

    #59753
    GustavoN
    Bloqueado

    Muito bom, obrigado Dardo. Vou copiar itens de todas essas listas. e agregar conforme sentirmos necessário. Além dessas, tens algum outro tipo de lista pré-viagem, pros dias anteriores? Pra essa imagino itens do tipo: – Organizar almoços, jantas, e lanches – Pegar água potável – Pegar vinho, cerveja, etc :-) – Testar bomba de água – Testar aquecedor – Verificar quantidade de gás – Organizar roupas de cama, travesseiros, e cobertores – Organizar roupas pessoais – Carregar baterias a 100% – Encher tanque de água limpa – Verificar pastilhas sanitárias – Calibrar pneus da camionete e trailer (incluindo estepes) Algo mais que seja parte dessa rotina?

    #59755
    Capt.A330
    Participante

    Basicamente, a lista que confeccionaste, é o indicado; agregaria ainda, para os elementos a ser levados junto: 1- Pneu/roda de auxilio (estepe), com sua correspondente chave de roda, para o Trailer. 2- Macaco para o Trailer (4 Ton.), e triângulos de sinalização extras. 3- Cabos de energia. 4- Mangueiras. 5- Caixa de ferramentas. (Martelo, alicate, chave de fenda e Philips, chave de boca, parafusos, porcas, arruelas, pregos, conetor elétrico, etc.) 6- Escada de alumínio, se tiver. 7- Calços para Trailer e diversos “tacos” de madeira para as tesouras, macaco, triquilha, etc. 8- Extintor dentro do Trailer. 9- Lanternas (ao menos duas). 10-Adaptadores elétricos e de água (3/4, 1/2 pol.) 11-Nível gota de água (desses de pedreiro), para conferir o nivelamento ao acampar. 12-Um multi-teste elétrico (AC e DC) 13-Fita isolante e adesiva. 14-Ferrinho de solda elétrica. 15-Uma corda para reboque. Parece muito, mas nas minhas viagens, tenho percebido como um pequeno detalhe que a gente se lembra de trazer junto, salva o dia. Eu ainda levo um serrote pequeno para cortar algum galho que encosta no Trailer, e que de noite me acorda, além de ser a ponte por onde entram formigas, e levo também uma furadeira com diversas brocas, selantes, um tapete para me jogar debaixo do Trailer, etc. Se você fizer um “check-list” geral, e deixar no carro (principalmente se o trailer não ficar na tua casa), nunca vais esquecer de nada; vale o trabalho de fazer, e depois, é só ler e executar. Vai ter gente que pensará… “que exagero, toda minha vida acampei e nunca levei toda essa tralha…”; para tais, posso dizer, que quando você viaja em distancias de mais de 10.000 km., e no médio da Patagônia, com o povoado mais próximo a 300 km., com um frio de lascar ao relento, aquela tralha que achavas um exagero, salva a situação no caso dum reparo. Além do mais, tendo uma camioneta como a tua, espaço na caçamba não vai faltar, e de quebra, aumenta o peso no rebocador, o que é interessante. Abraços Gustavo. Dardo.

    #59756
    GustavoN
    Bloqueado

    Muito obrigado, Dardo. Era bem isso que estava procurando, e tudo parece muito razoável. Longe ou perto, quando a coisa aperta é muito bom ter o equipamento certo a mão. E quando se está no meio do nada a falta deles pode ser um grande problema. Se lembrares de outros itens essenciais, por favor mande também. Vou escrever tudo isso e começar a organizar o que posso já. Obrigado novamente, e um grande abraço, Gustavo

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • O tópico ‘Checklist de viagem’ está fechado para novas respostas.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: