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Como calcular o tamanho da bateria estacionária ?

Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por Zeca Boechat Zeca Boechat 1 mês, 1 semana atrás.

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  • #105254
    Zeca Boechat
    Zeca Boechat
    Participante

    Olá, estou preparando meu troller para dar umas voltas por aí e pintou uma dúvida. Estou com um fogão elétrico 127v de 2000w,um aquecedor de água elétrico 127 v de 3000 w, uma geladeira eber de 45 litros. Qual a bateria estacionária necessária para fazer uso desses equipamentos,sem usar a do carro? Alguém sabe como calcular isso?

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    #105257

    Olá Zeca.

    Bom, primeiro é importante dizer que nunca se deve interligar a bateria estacionaria com a do carro no momento da partida, pois o arranque do motor puxa uma energia lascada, na qual a estacionária não aguenta.

     

    Bem.. sobre seus equipamentos elétricos, somente sua geladeira está apta a funcionar no seu sistema 12V. Tanto o fogão eletrico quanto o aquecedor puxam tanta energia que, mesmo que vc tivesse uma fiação adequada e um inversor da ordem de uns 10.000W, ainda assim a bateria iria secar rapidinho…. fora que também entraria neste descarregamento abrupto.

    Portanto, legando em conta a sua geladeira, ela provavelmente gastará uns 5 a 6 Amperes quando ligada. isto representaria 132Ah por dia SE ela ficasse com  compressor ligado sempre, o que nao acontece. o consumo dela deve ser de uns 50 a 60Ah por dia, o que uma bateria de 150 seria suficiente pra uns dois dias sem carga. Se você for daqueles que passa o dia rodando com o carro (que estará carregando ela) e só desliga de noite ou em pequenos intervalos durante o dia, uma bateria de 70A a 105A será super suficiente.

    Quanto aos outros equipamentos, prefira um fogareiro a gás ou a gasolina… e sobre o aquecedor de água vc teria algumas opções com o próprio motor……. a mais simples é usar uma ducha solar e colocá-la sobre o motor depois de desligado durante meia hora ou 40 minutos. Ou pode esquentar parte daquela agua no fogareiro… ou entao tem gente que instala tanques tubulares no teto do carro e pintam na cor preta para aquecer ao sol. Há quem também faça ligação de tubos de cobre desses tanques até o escapamento do motor, transformando-o em um aquecedor “tipo solar” com o calor do motor….

    PElo que entendi, sua geladeira ja é 12V e isso dispensa o uso de um inversor.

     

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #105286
    Zeca Boechat
    Zeca Boechat
    Participante

    Marcos, desde já agradeço as dicas. Como disse estou me preparando para dar umas voltas mais longas com minha namorada. A geladeira já tem o esquema de instalação no troller. Uma eber 12/24 127/220. Viajo com elas a uns dois anos e não tenho problemas de consumo já que ela está ligada na bateria do carro e tem seu sistema que desliga se a bateria chegar em determinada carga. A ideia da estacionária era justamente para suportar o uso do aquecedor do chuveiro e do fogão em casos onde o camping não tenham uma estrutura satisfatória. Realmente não tinha ideia que o consumo era tão alto. Vc acha inviável mesmo sendo usado esporadicamente?

    #105287

    SIm zeca. Diria que mesmo com o sistema da elber, seria bacana vc ter uma estacionária, pq o ciclo dela é mais longo. A bateria veicular, vai baixar a voltagem em menos tempo do que a estacionária.

    Para os demais equipamentos, pense: 3.000W puxando do 12V, tá 250 Ampéres, sendo que o próprio inversor (Que precisaria ser no mínimo pra 5.000w pelo aquecedor ser de resistência pura) vai gastar quase metade disso. Pode botar uns 400A de descarga. Alem disso ser uma descarga igual a de uma partida de carro (que a estacionária não aguenta), uma bateria de 250A (que já não é pequena) nao daria conta de nem 30 minutos de uso. Já uma bateria veicular, so usaria 20% da capacidade até baixar a voltagem dos 9V. Sendo que a vida útil das baterias seriam muito curtas.

    Certamente um engenheiro elétrico diria que não é impossível, mas o custo seria muito grande perto de soluções que além de mais baratas, seriam bem mais aprazíveis.

    Temos um amigo que instalou um aquecedor de passagem a gás lorenzetti de 7L numa Hillux. Tem banho quente na ordem de uns 10.000w sem grandes implantações. no troller, eu instalaria um bagageiro com um tanque sob ele de uns 5cm de altura. Te daria uns 40 a 50L de água que só de ser pintado de preto ja esquentaria a água no sol. Se o tanque for de inox, pode ligar dois tubos de cobre, onde a água desceria po um deles, passaria pelo calor do escapamento (cobre enrolado no tubo de escape) e retorna para o tanque. SEm qualquer bomba, a água fria desce e a quente sobe igual sistema solar residencial…..

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #105288
    Zeca Boechat
    Zeca Boechat
    Participante

    Marcos, depois de sua explicação, já entendi que o fogão elétrico e o aquecedor elétrico só serão usados se no local de pernoite houver disponibilidade de corrente elétrica. Solução do fogão será comprar um fogareiro náutica duo ceramic, com camp gas. Quanto a solução da água quente para banho gostei da opção do bagageiro à frente da barraca com a colocação de dois curotes de 45l de caminhão. Só não sei por onde descer e subir mangueiras e onde enrolar o cano de cobre. Sabe de alguém que já fez no troller? Algum link sobre detalhes desse projeto. Procurei na net mas não encontrei. Tenho que pensar nesse esquema da estacionária , será que uma outra bateria normal ligada no alternador não resolveria? Abraços

    #105289

    olha….. quando falo do tanque sobre o bagageiro, nao levava em conta uma barraca de teto. mas nesse caso ou mesmo sem ela, a idéia é fazer o tanque pegando toda a área da capota e apenas uns 5cm de altura. Tanques cúbicos de 45L dará peso demais, além do balanço daquela água dar muita instabilidade para o carro……. por isso é preciso fazer um tanque que tenha pouca água, bem distribuída na capota e ainda com “quebra-ondas” (tipo uma teia de alvéolos quadriculados para que a água nao jogue de um lado para outro.

    Uma outra solucao que o povo anda usando é fazer os tanques de cano de PVC de 10mm ou de 15mm e pintar de preto. MAs é importante ressaltar que aquele sistema do cobre no escapamento só serviria se o tanque for metálico… pq a água vai subir fervendo e pode derreter o tanque.

    O duo ceramic é ótimo e vc pode usar ele tb no botijao, podendo levar um de 2kg ou de 5kg, além dos cartuchos de campgas.

    Sobre a estacionária, ideal seria vc apenas fazer uma chave ou interruptor que interrompa a interligação das duas baterias no momento da partida… para que o carro nao puxe energia da estacionária. Este disjuntor é bom pq vc já usa para isolar as baterias também quando pernoitando… assim a geladeira e luzes nao gastam a bateria do carro.

    Se conseguir fazer um esquema com relês que, no momento da partida (virada da chave) ele isole as baterias seria perfeito….

    Poste fotos do seu carro e da barraca….

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #105364

    Eduardo Vivan
    Participante

    Olá pessoal, quando comprei meu kc 270 ele possuía apena uma bateria estacionária e um carregador, apenas para ligar a bomba d agua e algumas lâmpadas quando não estava conectado a rede. foi então que eu revisei e refiz toda a elétrica dele, desde a tomada de entrada, ele já possuía um frigobar consul 220V de 85w e um ar condicionado de 7000btus quente e frio. Como eu tinha interesse em instalar um inversor, conversor e uma bateria estacionária nova para deixar funcionando meu frigobar ligado em quando viajo, eu fiz o calculo para dimensionar a capacidade do inversor e da bateria, com uma pequena folga de força para ligar um ventilador 12V e alguma lâmpada ou carregador de celular. Ex. de calculo realizado vou expor: 60 AH da bateria estacionária e diminui – 10% = 54AH uteis .   1000W de potencia do inversor dividido por 220V = 4,54 AH.  85W do frigobar dividido por 220V = 0,38. pois bem somei o consumo do inversor que é de 4,84 + 0,38 = 4,92 e esse valor dividi pela potencia real da bateria 54 AH dividido por 4,92 = 10,97 ,  + ou – 11 horas  com frigobar na bateria estacionária. Aceito sugestões e reclamações, abraço kkkk.

    #105365

    Eduardo Vivan
    Participante

    Kc 270 1989

    #105366

    Eduardo Vivan
    Participante

    #105372
    Zeca Boechat
    Zeca Boechat
    Participante

    Marco, estou analisando tudo o que falou. A barraca de teto, só daqui a uns 30 dias.Vou postar a instalação em SP. Algumas coisas já comprei. Outras estão a caminho.Vou ver com meu eletricista o que ele sugere. Obrigado pelas dicas, com certeza voltamos a nos falar. Postei algumas fotos no Instagram . @viagens4x4br. Abraços

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