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Consumo rebocando trailer

Visualizando 10 posts - 21 até 30 (de 41 do total)
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  • #59406
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Ricardo! Olha, mesmo para uma Pajero a gasolina, me parece alto esse consumo; para Ronald, que ele ainda não teve tempo de testar, recomendei o seguinte: existe um fator que ajuda muito, além do bom estado do rebocador, e é, a pressão dos pneus, tanto do rebocador, quanto do Trailer. Veja no manual da tua Mitsu, qual a pressão recomendada dos pneus para CARGA TOTAL (ou máxima, plena,etc., conforme cada manual), e para estrada, podes colocar 2 libras a mais, além daquela indicada para o carro com seu peso máximo ou de carga total, e nos pneus do Trailer, vais ver escrito na borda do mesmo, a pressão máxima para o peso máximo suportado pelo pneu, ex.: “MAX LOAD SINGLE 2623 lbs. AT 65 psi COLD” , e podes usar essa pressão menos 10%, ou seja, neste caso = 65 psi – 10% de 65 (6,5) psi= 58,5, ou seja, arredondando, 58 libras de pressão para teu pneu do Trailer seria o ideal. De onde tiro esse 10%? Conservativo. Segundo o que tenho lido, embora esta pressão máxima é para um peso máximo, desgasta um pouco mais que o normal o centro da banda de rodagem (além de ficar “dura” a suspensão do Trailer), e dificilmente cada pneu do teu Trailer vai carregar o peso máximo para o qual foi projetado; pode te parecer demais, mas o pneu é feito para trabalhar nessa pressão na sua carga máxima admissível, lembrando de calibrar os pneus quando ainda frios. Eu no Guanaquito utilizava a pressão máxima fixada na lateral do pneu (até porque para Trailer, não existe, que eu tenha conhecimento, de testes feitos pelas construtoras de Trailers junto aos fabricantes de pneus), mas optei agora, após me documentar bastante ao respeito, de usar 10% de pressão abaixo do max. indicado pelo fabricante do pneu. Veja algumas referencias: http://www.toyotires.ca/sites/default/files/loadinflationtable.pdf http://www.tirerack.com/tires/tiretech/techpage.jsp?techid=195&ln=sp https://www.kaltire.com/the-right-tire-pressure-why-the-maximum-isnt-the-best/ http://www.fourwheeler.com/how-to/wheels-tires/1407-understanding-tire-load-ratings/ Após isto, vai para uma estrada de pouco movimento e testa, em diferentes velocidades (sem exageros, por favor!) :s , e após sentir o comportamento dinâmico em retas e curvas, e então (só então!), testa o consumo com teu computador de bordo; vais te surpreender… Lembra, o carro vai ficar mais “duro” com 2 libras a mais, mais nada que comprometa segurança ou acelere o desgaste dos pneus, tanto do rebocador, quanto do Trailer, e lembra, claro, ao terminar a viagem rebocando, voltar para a pressão dos pneus do carro indicada no manual. Por favor Ricardo, é só uma indicação do que eu faço com o Guanaquito e a Frontier, e talvez para teu comboio não seja o ideal, embora eu acho que sim; me conta como foi, caso decidas experimentar. Grande abraço Ricardo! Dardo.

    #59411
    Ronald Ataulo
    Participante

    Por incrível que pareça tirei a média da Toyota Hilux rebocando trailers diferentes, o Brilhante com 1600Kg e o Diamante com 2000 Kg e em ambos os casos a média é 6,6 Km/L. Parece que depois que o carro é submetido ao esforço, não importa qual o esforço, o consumo é o mesmo!!

    #59415
    Edintruder
    Participante

    Isso que o Dardo falou sobre a pressão dos pneus, é parte do princípio da direção econômica. A soma de diversos fatores fazem uma diferença absurda, e com o valor do combustível nesse patamar que está, é importante então aplicar o máximo desses princípios que pudermos. Alguns deles: – Pneus adequados e calibrados (como Dardo falou); – Redução do arrasto parasita, (até enceramento da pintura ajuda); – Evitar carga desnecessária; – Manutenção preventiva sempre em dia; – Condução racional, que é aí que a coisa costuma complicar e que pretendo dissertar. Quando fiz o curso de instrutor de trânsito, aprendi a enxergar muitos vícios de condução (meus), e isso ajudou muito quando comecei a dar cursos de condução econômica no Sest Senat. Basicamente a forma que conduzimos o veículo influencia demais os números de consumo do veículo. Em situação de esforço, cada modelo de veículo tem a sua particularidade, e cabe ao motorista fazer as avaliações e se adaptar a esses “detalhes”. Mas como regra básica de condução sob esforço, deve-se manter o rpm sempre dentro da “faixa verde”. Em caminhões existe essa faixa verde, mas em automóveis ela não está lá, logo temos que encontrar essa faixa de rpm aonde temos a maior eficiência do motor. Então essa faixa verde é a faixa de torque, aonde ela inicia e termina. Em números, um motor sob esforço dentro da faixa de torque mantém um consumo específico inferior do que o rpm abaixo dessa faixa ou acima dessa faixa. Algumas variações como injeção eletrônica alteram um pouco, mas inicialmente desconsideraremos isso. Basta olhar no manual do veículo qual é a rpm de torque máximo e sempre manter a condução perto desse número, pois esse é o rpm de maior eficiência. Para motores turbinados, essa faixa é mais longa e se inicia mais cedo, por exemplo de 1500 a 2500rpm enquanto um motor a gasolina essa faixa é apontada em 4000rpm. Nesse caso, a melhor condução será sempre o mais próximo dos 4000rpm. Não adianta esticar até a faixa de máxima potência, pois nesse caso estará apenas queimando combustível desnecessariamente. Na prática, sob esforço, manter uma 4a marcha economizará mais combustível do que insistir em forçar a 5a marcha. Nesse caso, apenas descidas ou ventos fortes a favor permitirão um consumo menor em 5a, exceto se em 5a conseguir manter o motor na rpm de torque. Trocas mais constantes é algo necessário, pois numa subida não adianta deixar cair muito o rpm numa marcha longa para logo após judiar do motor fazendo ele sofrer para empurrar numa marcha curta. Aquela pequena “embalada” antes de iniciar uma subida forte é muito boa para reduzir algumas centenas de metros de esforço contínuo. Para finalizar, o ponto que mais atrapalha é a aerodinâmica, e não propriamente peso, pois podemos embalar um reboque tipo prancha e manter uma média de velocidade elevada sem judiar do motor, porém no caso de trailer, a pressa sempre será inimiga do consumo. O coeficiente de arrasto é diretamente proporcional à velocidade, e pra piorar o cálculo da pressão aerodinâmica é geometricamente proporcional, isso é, velocidade 1x tem cx aerodinâmico = a 1, e velocidade 2x tem cx aerodinâmico = a 4! Dessa forma, sair mais cedo, usar mais o embalo, evitar usar freios antecipando ao máximo as manobras, tirar o relógio do pulso, evitar ultrapassagens desnecessárias, procurar andar atrás de caminhões baú ou ônibus, desligar o AC nas subidas mais fortes e andar com vidros fechados ajuda muito na média geral. Eu falo (escrevo) demais… Isso é reflexo do tempo que fui instrutor… Regra, a cada pisada no freio significa que você queimou um combustível para gerar essa energia que foi dissipada pelos freios, assim poderia ter antecipado a manobra e ter usado o embalo um pouco antes e evitado o uso do freio. É bobagem falar disso, mas se fizer um levantamento dos vícios pessoal e aplicar as regras básicas, o consumo se reduzirá com certeza. Andar atrás de veículos maiores é sempre bom pois deixamos para eles empurrarem a massa de ar e pegamos carona no movimento dessa mesma massa de ar deslocada. Não andamos colados, mas a uma distância segura já é o suficiente para melhorar a média da bomba.

    #59419
    Capt.A330
    Participante

    Edin, bravo! Parece-me estar escutando meu instrutor de voo de faz décadas atras…muito objetivo e melhor ainda explicado. A aerodinâmica é tao importante para mim, que por causa disso uso o defletor aerodinâmico para diminuir o arrastro induzido, também reduzindo os efeitos da turbulência geradas por veículos muito grandes, e podem acreditar, funciona sim. Umas vistas do defletor instalado na capota, pintado de preto: DSC00377_1536x864.jpg DSC01272_1536x864.jpg DSC01401_1536x864.jpg Olha estes em carros argentinos; fotos tiradas no Camping de Baradero, Prov. de B. Aires: DSC03162_1536x864.jpg DSC03144_1536x864.jpg DSC03135_1536x864.jpg Abraços! Dardo.

    #59424
    Ronald Ataulo
    Participante

    Dardo, existe algum cálculo a ser feito para contruir este aerofolio?

    #59426
    Matheus Perini
    Participante
    Ronald Ataulo wrote:
    Dardo, existe algum cálculo a ser feito para contruir este aerofolio?

    Ou algum aerofólio no mercado à venda?

    #59432
    Capt.A330
    Participante

    Buenas! Ronald, pode-se fazer diversos cálculos (Odair seria a pessoa indicada para fazer isto, mas ele não tempo nem para dormir), e o ideal seria ter um túnel de vento grande o suficiente para colocar o rebocador e Trailer dentro; assim, seria possível fazer o calculo exato. Eu, amparado nos escassos conhecimento de aerodinâmica que adquiri quando passei na frente duma escola de aviação com meu carro, apos fazer um rápido estudo “in loco”, conclui que, atrelando o Trailer ao rebocador, num lugar bem plano e nivelado, com a carga normal para um viagem em ambos veículos, se colocasse um tirante de madeira bem reto, como uma grande régua, desde onde termina o teto da camioneta até o teto do Trailer, teria como medir o angulo que deveria ter no defletor, e que varia para cada comboio em particular; eu levei num senhor que tem uma loja onde fabrica portões, cercas metálicas, etc., fiz o desenho, com as medidas e angulo necessário, e ele fez; fiz 8 buracos no defletor e no teto da capota de fibra da camionete, e fixo ela com 8 parafusos, cuidando de utilizar arruelas grandes, afim de aumentar à área de aplicação de pressão, e até hoje, não tenho observado nenhuma rachadura na capota. Simples e eficaz, e se eu fiz, qualquer criança senegalesa de 3 anos pode fazer! Matt, nunca ouvi aqui no Brasil de alguém que venda, porem em USA, tem sim, e vou procurar o vídeo de propaganda dessa firma. Vejam este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=karGqjCZOV8 Abraços! Dardo.[hr] Matt, achei o “site”: http://www.icondirect.com/categories/RV-Towing-Products/Wind-Deflectors/ https://www.youtube.com/watch?v=kH1SEZ91_ho https://www.youtube.com/watch?v=zrJoYmNY4MI http://www.campingworld.com/shopping/item/56-x-22-wind-deflector-black/34579 https://www.youtube.com/watch?v=QmwkrQbTgNQ https://www.youtube.com/watch?v=rJ1wvT27H6c

    #59433
    Odair Teixeira
    Participante

    Dardo A maneira mais simples é simular num software de CFD baseado em elementos finitos. São bem precisos. Pra quem quiser se aventurar, tem este aqui : http://www.openfoam.com/ que é gratuito e é bom pra caramba. postprocessing.png Basta conhecer de mecânica dos fluídos e ter paciência para desenhar as condições de contorno. Só que toma um tempo danado… Do ponto de vista aerodinâmico, o meu Imperial tem o mesmo Cx de um tijolo maciço.

    #59434
    Ronald Ataulo
    Participante

    Kkkk Odair, o CX do meu Diamante talvez seja um pouquinho melhor que um tijolo pois sua frente possui uma leve inclinação, mas também não sei dizer se oferece algum ganho aerodinâmico. …

    #59439
    Matheus Perini
    Participante
    Capt.A330 wrote:
    Buenas! Ronald, pode-se fazer diversos cálculos (Odair seria a pessoa indicada para fazer isto, mas ele não tempo nem para dormir), e o ideal seria ter um túnel de vento grande o suficiente para colocar o rebocador e Trailer dentro; assim, seria possível fazer o calculo exato. Eu, amparado nos escassos conhecimento de aerodinâmica que adquiri quando passei na frente duma escola de aviação com meu carro, apos fazer um rápido estudo “in loco”, conclui que, atrelando o Trailer ao rebocador, num lugar bem plano e nivelado, com a carga normal para um viagem em ambos veículos, se colocasse um tirante de madeira bem reto, como uma grande régua, desde onde termina o teto da camioneta até o teto do Trailer, teria como medir o angulo que deveria ter no defletor, e que varia para cada comboio em particular; eu levei num senhor que tem uma loja onde fabrica portões, cercas metálicas, etc., fiz o desenho, com as medidas e angulo necessário, e ele fez; fiz 8 buracos no defletor e no teto da capota de fibra da camionete, e fixo ela com 8 parafusos, cuidando de utilizar arruelas grandes, afim de aumentar à área de aplicação de pressão, e até hoje, não tenho observado nenhuma rachadura na capota. Simples e eficaz, e se eu fiz, qualquer criança senegalesa de 3 anos pode fazer! Matt, nunca ouvi aqui no Brasil de alguém que venda, porem em USA, tem sim, e vou procurar o vídeo de propaganda dessa firma. Vejam este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=karGqjCZOV8 Abraços! Dardo.[hr] Matt, achei o “site”: http://www.icondirect.com/categories/RV-Towing-Products/Wind-Deflectors/ https://www.youtube.com/watch?v=kH1SEZ91_ho https://www.youtube.com/watch?v=zrJoYmNY4MI http://www.campingworld.com/shopping/item/56-x-22-wind-deflector-black/34579 https://www.youtube.com/watch?v=QmwkrQbTgNQ https://www.youtube.com/watch?v=rJ1wvT27H6c

    Grande Capitão Dardo hehhehe Já tinha pensado em fazer aerofolio , defletor ou sei la que nome usar heheheh já tinha estudado e traçado as linhas para ser usado na cherokee mas como este ano não tive tempo e vontade não coloquei a mão na massa , e se tivesse algum pronto seria fácil hehehehe , este verão vi em garopaba uma gran silverado argentina com um muito legal , com regulagem e tudo , fui no hermano e pedi se ele queria vender mas nada de negocio heheheh ! Assim que tiver um tempo farei um aqui na empresa e posto fotos !

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