Dicas antes de comprar o primeiro trailer

Visualizando 3 posts - 31 até 33 (de 33 do total)
  • Autor
    Posts
  • #50437
    Ronald Ataulo
    Participante

    Francisco, Na minha opinião é melhor começar pelo menor tamanho possível para sua família. Em quantos vocês são? Um trailer de 2 eixos já possui um tamanho maior. No caso do KG é o 520 e no turiscar é o 590. Eu possuo um Turiscar 480 de 1 eixo puxando com uma Hilux 3.0 a diesel e já sinto o peso. Neste feriado reboquei um menor do amigo Davi e percebi como estava mais leve. O mais importante é você mapear o tamanho ideal, depois fica mais fácil entender os acessórios e itens que devem ser vistos.

    #50490
    Davi
    Participante

    Ronald, tenho a impressão que depois que você acertar a regulagem do freio do seu trailer você sentirá ele “mais leve” também… Lógico que o Brilhante é mais pesado que o Caravana, mas pelo seus relatos da diferença que sentiu entre puxar um e outro, acho que não é pra tanto só a diferença dos modelos. Eu rodei alguns mil km como freio do meu segurando também, até o consumo do carro mudou depois que acertei o freio.

    #50492
    Davi
    Participante

    Francisco, Seja muito bem-vindo! Quanto ao trailer pra puxar com carro 2.0, não desejo jogar um balde de água fria nos sonhos de ninguém, rs, pelo contrário, quero incentivá-lo a comprar o equipamento mais ideal e confortável possível pra você viajar tranquilo e despreocupado. Considerando isso vamos considerar alguns modelos de trailers: – Modelos ideais: Turiscar Jóia ou KG KC270, de preferência o 270, pois a maioria dos Jóias não tem freio, o que É UM ABSURDO! Jóia sem freio é pra sem puxado SÓ por Pick-up, pra segurar o trailinho só no freio dela. Jóia do modelo mais básico, sem caixa dágua, já pesa 750kg (Outro detalhe: nunca acredite nos pesos escritos nas plaquetas dos trailers! Está sempre abaixo do real) Meu amigo tem um Jóia e já o pesou na balança, é 750kg. Imagina 750kg empurrando seu carro numa descida de serra!? Ou numa freada de repente!? O freio do carro de passeio não foi projetado pra segurar o peso do carro mais 750kg. Freios de utilitários, mesmo pequenos já são mais “robustos”. O KC270 é mais pesadinho, cerca de 900kg, mas todos tem freio. – Toleráveis: Já fugindo um pouco do ideal seriam os Turiscar Caravana 330 ou o KG KC330, já está na faixa de 1100-1200kg, ainda vão bem e são os modelos mais encontrados, dos pequenos. – Forçando um pouquinho a barra, teríamos o Turiscar Eldorado 360 ou o KG KC380, que já seria bom, na minha opinião pra uma situação provisória, pra logo comprar um carro mais robusto, tração traseira etc. Acima disso é altamente não recomendável. Esses trailers já pesam mais que o carro, o carro é tração dianteira… se numa subida íngreme você precisar parar, a chance de você patinar e não sair do lugar é considerável! Eu já precisei descer ladeira íngreme de ré com o Corsa Sedan 1.8 Flex puxando o Caravana, pois o transito parou. Na hora de sair, se tentasse com rotação mais baixa o carro morria, saindo com rotação mais alta um pouco já era suficiente pra arrastar as rodas, resultado: Desci de ré, peguei embalo e subi sem parar. Isso foi numa alça de acesso à BR-040. É uma situação muito chata, saí pra passear, relaxar, e não pra ficar tenso. Isso no asfalto, se for estradada de terra, é pra pensar duas vezes antes de entrar por ela. Também já fiz um trecho de 20km em estrada de terra com o mesmo Corsa 1.8 puxando o Caravana, não tive problema algum, só que não teve subidas fortes. Por essas e outras ou preferia puxar o trailer de Brasilia, que além de ser tração traseira, tem um motor bem mais ‘pesado’ que esses modernos. 1600cc pra produzir 65hp… Numa subida eu perdia menos que com o Corsa 1.8, de 118cv. Numa mesma subida eu entrava a 80km/h de Brasilia em 4ª marcha (não tem 5ª), terminava a 70km/h em 3ª. De Corsa eu entrava a 80km/h em 4ª (Não consegue manter 80 com o trailer em 5ª mesmo na reta), terminava a 45-50km/h em 2ª… Corsa fazendo 4,9km/l de Álcool e Brasília fazendo 8,5km/l de gasolina… Motor moderno tem muita potência, mas não tem peso ou ‘lastro’, então não se impressione com o fato do motor ser 2.0. Trailers de dois eixos, infelizmente é inviável de se rebocar em carros, pois não tem freios adequados, não tem chassis adequados pra se prender o engate, não tem embreagem forte o suficiente pra manobrar um trailer desses, não tem peso suficiente pra manter o trailer comportado, ainda mais em descidas… Mesmo com os pequenos já exigirá um ‘traquejo’ pra não ficar queimando embreagem a cada manobra, coisa que logo nas primeiras manobras já se pega a ‘manha’. Minha dica é essa: Opte pelos pequenos, o menor possível dentro das suas necessidades e planos, quanto mais carro “de sobra” pra puxar o trailer, mais gostosa será a viagem. Lembrando sempre que a velocidade de segurança com trailer, ainda mais puxando com carro é 80km/h. Abraços!![hr] Ahh, também puxei com outro Corsa, um ano mais novo, sedan 1.4 econo.flex 2008, de 105hp. O desempenho era o mesmo do 1.8, mas gastava menos, fazia 6,0km/l de Álcool. Acho que o “ralo” por onde o combustível se esvaía dele era menor que do 1.8… rsrs

Visualizando 3 posts - 31 até 33 (de 33 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: