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Dicas de Segurança ao Tracionar Trailers (e outros reboques)

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    leolerback
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    Prezados amigos, abri este tópico para listarmos dicas de segurança no tracionamento de trailers e reboques, tanto para aqueles que tem menos experiência quanto para os “antigos” que acabam esquecendo de alguns cuidados. I – Pneus e Rodas 1- Verificar se os pneus estão calibrados corretamente. Pode parecer besteira, mas meu trailer já “deu de lado” por estar com um pneu descalibrado. Na ocasião eu achei que tinha estourado um amortecedor. 2- Verificar SEMPRE antes de viajar se os parafusos das rodas estão devidamente apertados, pois temos relatos de amigos que quase se acidentaram por perder os ditos parafusos. II – Conjunto Engate / Munheca 1- O engate deve ser compatível com o peso do seu reboque. Se for rebocar trailer dê preferência para os engates feitos sob encomenda para seu veículo, estes são mais reforçados em sua estrutura e aproveitam melhor os ponto de fixação do veículo. Os engates “comprados pronto” não são recomendáveis para rebocar trailer, eu custei em acreditar e me certifiquei disto da pior forma possível: passei a cerca de 50 Km/h com o conjunto em um quebra-molas no perímetro urbano de uma rodovia. O engate se retorceu todo e por sorte não se soltou do carro. Solução: Mandei fazer um engate sob encomenda em uma empresa de confiança. 2- Munheca: A munheca não pode apresentar folga quando conectada à bola do engate, pois o movimento de vai-e-vem do conjunto pode decepar a bola e causar um acidente. 3- Corrente de segurança: O mais aconselhável é a utilização de cabos de aço com engate rápido como segurança do trailer/reboque com o engate, porém, ainda há divergências na legislação quanto ao uso de correntes e cabo de aço.

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