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Dicas de Segurança ao Tracionar Trailers (e outros reboques)

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  Carlo Pecca 5 anos, 2 meses atrás.

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    Anônimo

    Prezados amigos, abri este tópico para listarmos dicas de segurança no tracionamento de trailers e reboques, tanto para aqueles que tem menos experiência quanto para os “antigos” que acabam esquecendo de alguns cuidados. I – Pneus e Rodas 1- Verificar se os pneus estão calibrados corretamente. Pode parecer besteira, mas meu trailer já “deu de lado” por estar com um pneu descalibrado. Na ocasião eu achei que tinha estourado um amortecedor. 2- Verificar SEMPRE antes de viajar se os parafusos das rodas estão devidamente apertados, pois temos relatos de amigos que quase se acidentaram por perder os ditos parafusos. II – Conjunto Engate / Munheca 1- O engate deve ser compatível com o peso do seu reboque. Se for rebocar trailer dê preferência para os engates feitos sob encomenda para seu veículo, estes são mais reforçados em sua estrutura e aproveitam melhor os ponto de fixação do veículo. Os engates “comprados pronto” não são recomendáveis para rebocar trailer, eu custei em acreditar e me certifiquei disto da pior forma possível: passei a cerca de 50 Km/h com o conjunto em um quebra-molas no perímetro urbano de uma rodovia. O engate se retorceu todo e por sorte não se soltou do carro. Solução: Mandei fazer um engate sob encomenda em uma empresa de confiança. 2- Munheca: A munheca não pode apresentar folga quando conectada à bola do engate, pois o movimento de vai-e-vem do conjunto pode decepar a bola e causar um acidente. 3- Corrente de segurança: O mais aconselhável é a utilização de cabos de aço com engate rápido como segurança do trailer/reboque com o engate, porém, ainda há divergências na legislação quanto ao uso de correntes e cabo de aço.

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    #46305

    Delfim Bouças
    Participante

    Grande Leo, Excelente tópico !!! Quero contribuir com o lembrete de que não devemos trafegar nas rodovias em velocidade superior a 80 Km/h, evitando assim dissabores relacionados ao temido “efeito pêndulo”. Se estamos tracionando nossos trailers, estamos passeando, logo não há motivo para correr.. Vamos viajar curtindo nossos equipamentos e as nossas estradas, com o belíssimo visual do nosso país !!! Um abração, Delfim.

    #47588

    Carlo Pecca
    Participante

    Oi pessoal, revivendo o tópico. – Corrente de segurança: usar corrente ou cabo de aço? A legislação não progrediu e as “ortoridades policiais” te multam se vc não estiver utilizando a corrente. Afinal o cabo de aço com os engates rápidos são melhores, como resolver?

    #47591
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Eu uso ambos, cabo de aço e corrente. Em caso de desconexão, o tranco é grande e a corrente pode não suportar, ficando o cabo de back up. O cabo vai da lança e conecta embaixo do chassi. Nao uso o ponto embaixo do engate. Este fica para a corrente. Além do mais, nunca confie na conexão das extremidades da corrente feita pelo cadeado. Cadeado não foi feito para ser tracionado. Eu coloquei uma anilha de aço tipo mosquetão, para em caso de tranco, a anilha receber o tranco e depois o cadeado. Redundancia sim, mas em nome da segurança. Sds Odair

    #49194

    Carlo Pecca
    Participante

    Cara só agora foi que pude voltar a este forum e gostei muito da dica do ODAIR, sobre como colocar o cabo de aço e prender a corrente. Aproveitando o gancho, eu vi um cara colocar a metade de uma pet de água de 500mL no pino bola de engate. O mesmo alegou que estava com folga no acoplamento pino_munheca e que com a ganbiarra tirava a folga. Procede!!!!!!!!!!

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