Em busca da casa móvel
- Este tópico contém 371 respostas, 40 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 7 meses atrás por GustavoN.
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21 de junho de 2015 às 12:56 #60490Junior ABCParticipante
Tá ficando lindo hein, mais uns dias e estará rodando… Parabéns Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
21 de junho de 2015 às 20:16 #60495GustavoNBloqueadoMuito obrigado, e verdade, em seguida ele vai sentir o vento passando.. devagarzito! Eu esqueci de comentar sobre uma outra curiosidade sobre aquela foto do teto. Tempos atrás o Paulo da Sinostrailer me questionou se iriamos querer todas as três clarabóias tradicionais na sala, quarto e banheiro, e sugeriu que talvez não fosse necessário devido ao pé direito mais alto. Inicialmente resisti um pouco, e tinha intenção de colocar as três. Porém, casualmente nessa mesma época levei um amigo interessado para conhecer alguns trailers, e fizemos um passeio por vários modelos no pátio da Sinostrailer em um dia de sol forte. Depois de visitar alguns trailers, me chamou a atenção o calor intenso vindo das clarabóias, e voltei a pensar na sugestão do Paulo. Não só as clarabóias poderiam não ser necessárias, mas elas são uma grande fonte de condutividade térmica.. Além de circular o ar, também circula o calor e o frio com grande liberdade comparado com o isolamento do poliuretano, e mesmo do isopor. Com isso, acabei fazendo uma sugestão no meio do caminho: que tal colocarmos a clarabóia só no banheiro como o Paulo havia recomendado, mas incluirmos a armação de madeira tradicional de suporte para as demais clarabóias? Se sentirmos falta na prática, podemos voltar atrás e instalar as duas restantes, bastando para isso abrir o teto nos locais adequados. E assim foi feito, como se pode perceber na foto. Temos a armação de madeira pronta, mas com seu centro coberto com poliuretano: [attachment=6007] Estou otimista que não vamos colocar as demais clarabóias, mas se sentirmos falta é só abrir.
21 de junho de 2015 às 22:12 #60498leandrovarandaParticipanteMais um ponto a favor de estar refazendo a seu modo, o teto foi reforçado para os painéis solares, num trailer pronto dificilmente alguém faria esse reforço.
21 de junho de 2015 às 22:29 #60499Daniel FelisbinoParticipanteGustavoN wrote:Chegaram as placas solares e o engate. Eu já sabia as dimensões das placas quando fiz a encomenda online, mas ao vivo o tamanho assusta um pouco: São duas dessas, da Canadian Solar, 255W cada. Parece muito mas na verdade não é.. além desse número ser teórico (ponto máximo com tudo a favor), a eficiência dessas placas diminui muito por estarem posicionadas de forma totalmente horizontal em cima do trailer ou motorhome, ao invés de estarem inclinadas em direção de sol favorável como é típico e ideal. Durante o inverno, além dos dias serem menores, o ângulo do sol também é menor em relação ao horizonte. Imagino uma perda de mais ou menos 30% na região onde estamos (o ângulo muda com a latitude), e colocaria pelo menos mais 10% de perdas diversas (fiação, sujeira, aquecimento, etc). Com isso sobra uns 300W.. tirando uns 100W para gastos diversos durante o dia (geladeira, bomba, etc), sobraria uns 200W para carregar as baterias, 16A a 12V. Com 4 horas de sol no inverno, daria 64Ah a 12V para o uso no resto do dia. Não é muito. Quando chegar o carregador/inversor vou fazer alguns testes para ver na prática o que vai dar.Qualquer serralheiro ou até mesmo a empresa, conseguiria fazer um suporte para as placas solares se inclinarem aumentando a eficiencia dela, imagina ela fixa, e imagina ela em um suporte pouco acima do teto que dê para inclinar ele ou pra um lado ou para o outro em um eixo. sera q rola?
21 de junho de 2015 às 22:58 #60500rafael mafraParticipanteChegou a estudar colocar um climatizador 12v no espaço da clarabóia da sala ou quarto? Qual seriam as desvantagens na sua opinião? Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk
22 de junho de 2015 às 02:31 #60504Odair TeixeiraParticipanteCaro Gustavo Sempre leio o teu tópico na correria e nunca posto nada. Hoje li com mais calma. Parabéns pelo projeto. Sonho em um dia encostar o Imperial na Sinostrailer e refazer desde o chassis. Talvez um dia, quem sabe. Com relação as claraboias, elas são importantes sim. Como nossos trailers tem bom isolamento térmico nas paredes e no teto mas não possuem nenhuma inércia térmica devido a capacidade térmica/calor específico dos materiais utilizados, qualquer variação na carga térmica interna se traduz em rápido aumento ou rápida perda da temperatura interna. As claraboias servem para promover ventilação cruzada e retirar rapidamente o calor interno. Lembre-se que nem sempre é possível ligar o ar condicionado. O ideal seria ter o piso isolado entre as duas chapas de madeira. Isto para também não acontecer perdas térmicas significativas no inverno. Quem tem um Turiscar em dias frios, sabe como o piso congela e rapidamente o trailer congela junto, novamente, por causa da baixa (ou nenhuma) inércia térmica. Mas isto é inerente aos materiais utilizados. Estas janelas de vidro que vc comprou são duplas? Possuem filtro UV? Vc poderia, se possível verificar qual a densidade do PU usado? Qual a espessura? É PU/PIR (com retardante a chama?) Se não tiver retardante de chamas, tome cuidado pq em caso de queimar alguma parte do isolante de PU, ele pode liberar compostos muito tóxicos na fumaça que matam rapidamente. Desculpe tanta intromissão. Como parte do meu trabalho, faço simulações computacionais de eficiência térmica/energética, e fiz algumas com o meu Imperial. Uma das razões dos nossos trailers serem tão termicamente ineficientes (além da camada pequena de material isolante) se dá pelas janelas simples de acrílico. Qdo rodo a simulação, parece que nem tem nada ali. O ideal seria as janelas duplas (pode ser de acrílico ou vidro).. Gostaria de rodar um comparativo com os dois materiais. O EPS (Isopor) tem fator de condutibilidade de 0,034 W/m·K e a espuma de Poliuretano tem 0,023 W/m·K. O PU isola um pouco mais que o EPS e seria bem significativo se a espessura fosse um pouco maior. Este ganho é maior quando a espessura é maior também. Outro fator a ser observado nas janelas e na claraboia: Condensação interna de umidade. Como estes materiais possuem calor específico baixo, nos dias frios e com a umidade elevada dentro do trailer condensa muita umidade. Para a claraboia do meu quarto eu adotei uma espuma pq condensava tanta umidade que na manhã seguinte, parecia que tinham jogado uma bacia de água na cama. Novamente, parabéns pelo projeto. Muito show! Abraço Odair
22 de junho de 2015 às 07:38 #60505GustavoNBloqueadoOlá Daniel, Rafael, Odair,
Daniel Felisbino wrote:Qualquer serralheiro ou até mesmo a empresa, conseguiria fazer um suporte para as placas solares se inclinarem aumentando a eficiencia dela, imagina ela fixa, e imagina ela em um suporte pouco acima do teto que dê para inclinar ele ou pra um lado ou para o outro em um eixo. sera q rola?Cheguei a pensar nisso, e até a desenhar um modelo. Também existem alguns modelos prontos para isso, dependendo do tamanho da placa, mas eu provavelmente não usaria sem modificá-los, para evitar vibrações, reforçar, e facilitar o uso. Mas no fim desisti da idéia pelas várias desvantagens do sistema: é muito pouco prático manipular o suporte no teto do trailer, não pode ser usado durante a viagem, força o estacionamento do trailer em um determinado alinhamento solar, e ao levantar a placa ela se torna um alvo muito fácil do vento, o que pode forçar o teto de forma indevida. Tudo isso é solucionado assumindo a perda de eficiênia como fato e aumentando a potência do sistema para compensar.
rafael mafra wrote:Chegou a estudar colocar um climatizador 12v no espaço da clarabóia da sala ou quarto?Não cheguei a pensar nisso por já ter dois ar condicionados no projeto, um no quarto e um na sala.
Odair Teixeira wrote:Sempre leio o teu tópico na correria e nunca posto nada. Hoje li com mais calma.Odair, seja bem vindo ao tópico, e muito obrigado pela participação. Sempre aprendo muito com teus comentários.
Odair Teixeira wrote:Com relação as claraboias, elas são importantes sim. Como nossos trailers tem bom isolamento térmico nas paredes e no teto mas não possuem nenhuma inércia térmica devido a capacidade térmica/calor específico dos materiais utilizados, qualquer variação na carga térmica interna se traduz em rápido aumento ou rápida perda da temperatura interna. As claraboias servem para promover ventilação cruzada e retirar rapidamente o calor interno. Lembre-se que nem sempre é possível ligar o ar condicionado.Me parece que a falta de inércia térmica é uma característica ortogonal a necessidade de troca de ar e calor entre o ambiente interno e externo pelo teto do veículo. Em outras palavras, sim é verdade que um ambiente com pouca massa térmica vai ter uma temperatura mais dinâmica com menos estímulo, mas isso não favorece a adoção de um sistema que justamente tem alta condutividade térmica. Por curiosidade, a falta de inércia térmica pode até ser uma vantagem, em determinados casos. Nós aqui no sul, por exemplo, sofremos inverno e verão com a falta de projeto térmico nas construções. No verão, o ar condicionado passa a noite inteira resfriando as paredes, que esquentaram durante o dia e lentamente perdem calor a noite. Enquanto isso o clima na rua é ótimo. O ideal, claro, não seria remover a inércia térmica, mas sim isolar as paredes do lado externo para que a inércia preservasse a temperatura adequada. Quanto ao ar condicionado, o projeto está sendo feito para que possamos ligá-lo em qualquer lugar, com carga solar e inversor adequados. Claro, a potência do equipamento é alta e isso irá nos limitar o quanto podemos deixá-lo ligado, principamente a noite. Também, isso tudo é a teoria. Como expliquei, também tenho um pé atrás e por isso solicitei que as armações fossem preparadas. E o bom é que de uma forma ou de outra vou aprender algo.
Odair Teixeira wrote:O ideal seria ter o piso isolado entre as duas chapas de madeira. Isto para também não acontecer perdas térmicas significativas no inverno. Quem tem um Turiscar em dias frios, sabe como o piso congela e rapidamente o trailer congela junto, novamente, por causa da baixa (ou nenhuma) inércia térmica. Mas isto é inerente aos materiais utilizados.Verdade. Infelizmente (nesse sentido) o piso já estava pronto quando fechamos negócio, então nem cheguei a procurar uma solução para isso. O jeito vai ser um pelego de ovelha no chão.
Odair Teixeira wrote:Estas janelas de vidro que vc comprou são duplas? Possuem filtro UV?São simples e com filtro UV. A empresa que contratamos para as janelas não fabrica com vidro duplo, e de qualquer forma acho que eu ficaria com medo de colocar ainda mais peso. Porém, também para ajudar no isolamento térmico, vamos colocar cortinas em todas as janelas, ao invés de percianas (com excessão da cozinha, que ficamos com receio devido ao fogão). Por curiosidade, essa aqui é uma foto tirada com uma câmera termal de um janelão que temos na nossa sala que vai do teto ao piso, em um dia de muito calor (>40): [attachment=6009] É notável que além da temperatura na parte superior estar menor que a janela em sí, a parte inferior da cortina está mais de 10 graus mais fria.
Odair Teixeira wrote:Vc poderia, se possível verificar qual a densidade do PU usado? Qual a espessura? É PU/PIR (com retardante a chama?) Se não tiver retardante de chamas, tome cuidado pq em caso de queimar alguma parte do isolante de PU, ele pode liberar compostos muito tóxicos na fumaça que matam rapidamente.Pois é, eu também tenho receio dessa questão do cianeto de hidrogênio que é liberado pelo poliuretano na queima. Me disseram que é feito para esse tipo de uso, e portanto tem retardante. As melhores marcas de poliuretano sequer queimam por sí só, mas eu não fiz esse teste ainda. Quando voltar de viagem na semana que vem vou passar lá novamente e fazer um teste prático pra ver. Vou perguntar para eles qual a densidade usada, e a espessura é a mesma da estrutura de madeira, para preenchimento completo (na foto do teto dá pra ver bem), mas vou perguntar também.
Odair Teixeira wrote:Desculpe tanta intromissão. Como parte do meu trabalho, faço simulações computacionais de eficiência térmica/energética, e fiz algumas com o meu Imperial. Uma das razões dos nossos trailers serem tão termicamente ineficientes (além da camada pequena de material isolante) se dá pelas janelas simples de acrílico. Qdo rodo a simulação, parece que nem tem nada ali. O ideal seria as janelas duplas (pode ser de acrílico ou vidro)..Imagina, intromissão nenhuma, Odair. Gosto muito dessas conversas. Chegasse a pensar em utilizar algo internamente, como uma cortina ou algo do tipo? Deve melhorar perceptívelmente comparado a não ter nada.
Odair Teixeira wrote:Gostaria de rodar um comparativo com os dois materiais. O EPS (Isopor) tem fator de condutibilidade de 0,034 W/m·K e a espuma de Poliuretano tem 0,023 W/m·K. O PU isola um pouco mais que o EPS e seria bem significativo se a espessura fosse um pouco maior. Este ganho é maior quando a espessura é maior também.Quando voltar da viagem em que estou no final de semana que vem eu dou uma olhada.. quase sempre tem algum turiscar aberto sendo reformado, então deve ser fácil medir os dois.
Odair Teixeira wrote:Outro fator a ser observado nas janelas e na claraboia: Condensação interna de umidade. Como estes materiais possuem calor específico baixo, nos dias frios e com a umidade elevada dentro do trailer condensa muita umidade. Para a claraboia do meu quarto eu adotei uma espuma pq condensava tanta umidade que na manhã seguinte, parecia que tinham jogado uma bacia de água na cama.Putz! Vou cuidar isso. Obrigado pela dica.
Odair Teixeira wrote:Novamente, parabéns pelo projeto. Muito show!Obrigado, e muito obrigado pelas várias dicas.
22 de junho de 2015 às 14:16 #60525Capt.A330ParticipanteBela exposição, tanto de Odair, quanto de Gustavo, pois fornece muito material de analise e aprendizado utilíssimo para todos os donos (ou futuros donos) de Veículos de Recreação…Gustavo, lembro quando, nos nossos primeiros contatos, você me agradecia pelos (simples, diga-se de passagem) conceitos que eu te indicava, e hoje, passado tão pouco tempo, você está ensinando a todos nós…esta é a verdadeira essência do Campismo, e veiculada de maneira magistral pelo MaCamp, e é o poder transmitir nossos conhecimentos, nas medidas da nossa capacidade, para que um colega, que muitas vezes nunca vimos na vida, possa melhorar seus conhecimentos sobre seu RV, e ao mesmo tempo, nos ensinar, tanto tecnicamente como também, como exemplo de vida e compartilhamento, sem esperar nada em troco, só pelo simples fato da satisfação de poder ajudar alguém que vive os nossos mesmos sonhos… Grande abraço Gustavo! Dardo.
23 de junho de 2015 às 05:58 #60553GustavoNBloqueadoBuenas Dardo! Aradeço de coração todas as informações que me passasse de forma tão amistosa. Aprendi muito com elas e com teus entusiasmantes relatos, e contínuo aprendendo. Essa é boa parte da razão de eu estar por aqui hoje. Grande abraço, Gustavo
30 de junho de 2015 às 13:58 #60724GustavoNBloqueadoOntem fomos fazer mais uma visita para ver as novidades e combinar mais alguns detalhes. Minha esposa curtiu mais pois fazia algum tempo que ela não ia, mas em relação a minha visita e as fotos anteriores a diferença principal foi o fechamento do teto, frente, e traseira do trailer com a chapa única de fibra de vidro: [attachment=6066] O próximo passo agora é a colocação das calhas de fibra de vidro que farão o isolamento das emendas entre a fibra da parede e a fibra do teto. Com essas no lugar, o rapaz vai para a pintura. Escolhemos um tema com linhas simples, em cinza com um detalhe em azul. Durante a visita também tivemos a oportunidade de ver um trailer bastante fora do usual passeando: [attachment=6067] Esse é aquele trailer que ficou submerso na enchente em São Lourenço, no princípio do seu renascimento.
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