Em busca da casa móvel
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26 de agosto de 2015 às 21:42 #62506Marcos PivariMestre
Show de bola Gustavo. Tremenda experiência…. A única coisa qme preocupa é essa potência tão alta de descarga das baterias. Que eu saiba as estacionárias não podem sofrer descarga de mais de 10 ou 20% da sua capacidade……..
27 de agosto de 2015 às 01:47 #62513carlosfanaraParticipantemacamp wrote:Show de bola Gustavo. Tremenda experiência…. A única coisa qme preocupa é essa potência tão alta de descarga das baterias. Que eu saiba as estacionárias não podem sofrer descarga de mais de 10 ou 20% da sua capacidade……..Gustavo vc ta dando show nas explicações e testes, eu só não vejo necessidade de, na “vida real”, usar as baterias conjugadas com a energia 110/220V, nos acampamentos que fiz (um nos EUA de MH e outro com meu KC450 em Cabo Frio) se tivesse energia externa as baterias saiam do circuito e eram carregadas pelo carregador inteligente de 110V para 12V, somente. Caso não tivesse energia externa ficava com as baterias até que o alarme disparava e tinha que virar o motor para carrega-las para o MH ou ficava sem energia até o sol carregar no caso do trailer. (neste ultimo caso irei testar a utilização de um pequeno gerador a gasolina para ligar o carregador de baterias). Outra coisa que lembrei foi que no MH, se não houvesse energia externa o microondas só poderia ser ligado partindo o gerador que era ligado do painel de controle geral e tinha um horímetro pois custava 5$ por hora extra. Todo o resto de equipamentos pesados (geladeira, aquecedor de água e de ambiente) eram “tocados”por gás Marcos, acho que é o contrario, as estacionarias podem chegar a 20% de carga e recuperar os 80% sem danificar. As automotivas só devem ser descarregadas durante a partida do motor até 20% de descarga Abç Carlos fanara
27 de agosto de 2015 às 02:27 #62514GustavoNBloqueadoMatheus, Marcos, Carlos, muito obrigado pelos comentários. Quanto a descarga das baterias, existem dois fatores relevantes: a profundidade de descarga e a taxa de descarga. A taxa de descarga é menor que uma bateria automotiva pela própria construção: baterias automotivas tem placas mais finas ou esponjosas para aumentar a área de contato com o eletrólito, e por ter essa área maior elas tem uma capacidade de corrente instantânea bem maior. Por outro lado, por essas placas serem mais finas, o efeito da corrosão é bem mais nocívo, o que desfavorece ainda mais as descargas profundas. Já as baterias estacionárias de verdade possuem placas sólidas e bem mais espessas, o que reduz a área de contato com o eletrólito e portanto a capacidade de descarga instantânea, mas por outro lado permite que elas sejam usadas para o propósito que são fabricadas, com descargas profundas. Dito isso, as baterias estacionárias também sofrem o processo de corrosão, principalmente com as descargas profundas, mas como o material é mais robusto, demora bem mais para que elas deixem de funcionar de forma adequada devido a essa corrosão. Se possível, o melhor é não deixar que elas descarregem abaixo dos 11.5V (os mágicos “20%”), para reduzir a corrosão e aumentar a vida útil. Mas não existe uma regra que diga que a bateria estacionária deve ser descarregada a uma corrente de 20% de sua capacidade, e não há um grande problema em termos de vída útil de se usar correntes mais altas. Só não se deve usar correntes muito altas todo o tempo porque a resistência interna da própria bateria causa um aumento de temperatura, o que com o tempo vai reduzir a vida útil dela. O outro detalhe a atentar é o chamado efeito Peukert, que explica que a capacidade da bateria cai conforme a taxa de descarga. Por exemplo, segundo a formula do Peukert, esse é o gráfico para as baterias que tenho aqui: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=6660[/img] Curiosidade: justamente por terem placas bem mais espessas, as baterias estacionárias boas são mais caras, e também mais pesadas.
27 de agosto de 2015 às 02:41 #62515GustavoNBloqueadoMatheus, Marcos, Carlos, muito obrigado pelos comentários. Quanto a descarga das baterias, existem dois fatores relevantes: a profundidade de descarga e a taxa de descarga. A taxa de descarga é menor que uma bateria automotiva pela própria construção: baterias automotivas tem placas mais finas ou esponjosas para aumentar a área de contato com o eletrólito, e por ter essa área maior elas tem uma capacidade de corrente instantânea bem maior. Por outro lado, por essas placas serem mais finas, o efeito da corrosão é bem mais nocívo, o que desfavorece ainda mais as descargas profundas. Já as baterias estacionárias de verdade possuem placas sólidas e bem mais espessas (mais pesadas e mais caras), o que reduz a área de contato com o eletrólito e portanto a capacidade de descarga instantânea, mas por outro lado permite que elas sejam usadas para o propósito que são fabricadas, com descargas profundas. Dito isso, as baterias estacionárias também sofrem o processo de corrosão, principalmente com as descargas profundas, mas como o material é mais robusto, demora bem mais para que elas deixem de funcionar de forma adequada devido a essa corrosão. Se possível, o melhor é não deixar que elas descarregem abaixo dos 11.5V (os mágicos “20%”), para reduzir a corrosão e aumentar a vida útil. Se as descargas forem ainda menos profundas, mais elas duram. Mas não existe uma regra que diga que a bateria estacionária deve ser descarregada a uma corrente de 20% de sua capacidade, e não há um grande problema em termos de vída útil de se usar correntes mais altas. Só não se deve usar correntes muito altas todo o tempo porque a resistência interna da própria bateria causa um aumento de temperatura, o que com o tempo vai reduzir a vida útil dela. O outro detalhe a atentar é o chamado efeito Peukert, que explica que a capacidade da bateria cai conforme a taxa de descarga. Mas esse efeito não é permanente.. a capacidade sobe e desce conforme a taxa de descarga em uso. Por exemplo, segundo a formula do Peukert, esse é o gráfico para as baterias que tenho aqui: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=6660[/img] Dito tudo isso, na verdade nosso trailer não tem nenhum equipamento de 1500W. Até mesmo nossos ar condicionados são de 750W, e não pretendemos ligá-los ao mesmo tempo. Esse teste mais alto foi para ver se o sistema se comportaria de forma adequada mesmo em alguma eventualidade, como um microondas e um ar condicionado ligados ao mesmo tempo. Carlos, quanto a necessidade, na verdade nada é estritamente necessário.. até mesmo uma barraca e uma lanterna já garantem a festa! Mas eu me divirto com essas coisas, e acho legal a idéia de autonomia completa e estabilidade usando um equipamento que no final das contas vai sair conveniente, barato, e leve se comparado ao tradicional. Mas ainda assim não recomendo pra quem não tem um interesse maior pelo problema.
29 de agosto de 2015 às 20:59 #62584GustavoNBloqueadoHoje fizemos mais uma visita ao trailer, e ficamos bastante animados. O trabalho que antes estava em andamento começou a aparecer. As canaletas, o parachoque, e as pingadeiras estão fibradas, lixadas, e praticamente prontas: [attachment=6667][attachment=6666] Os suportes das placas solares estão fibrados no lugar, e o suporte da Winegard com a manivela e elétrica está instalado também: [attachment=6674] As três caixas, as duas bombas, e toda a hidráulica está no lugar: [attachment=6675][attachment=6677] Infelizmente o cano de saída da caixa do banheiro ficou muito baixo e vai precisar ser modificado um pouco. Também confirmamos a instalação da quarta caixa.. vai ser feita enquanto estiver sendo pintado. A cozinha e o banheiro estão praticamente prontos também: [attachment=6668][attachment=6669][attachment=6670] As tomadas estão todas no lugar, inclusive as de 12V que solicitei para podermos carregar celulares e similares sem precisar ter o inversor ligado: [attachment=6671] O armário com a máquina de lavar está montado novamente, e com a caixa de baterias no lugar. So falta instalar a TV: [attachment=6672][attachment=6673][attachment=6680] Armários e iluminação prontos também, só faltando ajustes menores: [attachment=6676][attachment=6678] Distribuição elétrica e níveis das caixas bem encaminhados: [attachment=6679]
29 de agosto de 2015 às 21:11 #62585GustavoNBloqueadoHoje fizemos mais uma visita ao trailer, e ficamos bastante animados. O trabalho que antes estava em andamento começou a aparecer. As canaletas, o parachoque, e as pingadeiras estão fibradas, lixadas, e praticamente prontas: [attachment=6667][attachment=6666] Os suportes das placas solares estão fibrados no lugar, e o suporte da Winegard com a manivela e elétrica está instalado também: [attachment=6674] As três caixas, as duas bombas, e toda a hidráulica estão no lugar: [attachment=6675][attachment=6677] Infelizmente o cano de saída da caixa do banheiro ficou muito baixo e vai precisar ser modificado um pouco (bem visível na primeira foto). Também confirmamos a instalação da quarta caixa.. vai ser feita enquanto estiver sendo pintado. A cozinha e o banheiro estão praticamente prontos também: [attachment=6668][attachment=6669][attachment=6670] As tomadas estão todas no lugar, inclusive as de 12V que solicitei para podermos carregar celulares e similares sem precisar ter o inversor ligado: [attachment=6671] O armário com a máquina de lavar está montado novamente, e com a caixa de baterias no lugar. So falta instalar a TV. Achei fantástico o trabalho da Sinostrailer nesse armário: [attachment=6672][attachment=6673][attachment=6680] Armários suspensos e iluminação prontos também, só faltando ajustes menores: [attachment=6676][attachment=6678] Distribuição elétrica e nível das caixas bem encaminhados: [attachment=6679] E por enquanto é isso. Hoje não deu vontade de sair.
29 de agosto de 2015 às 22:43 #62589Odair TeixeiraParticipanteShow de bola Gustavo ! Parabéns! Legal que usando compositos e a técnica empregada para as juntas elimina a preocupação com calafetação .. Vai durar 100 anos Abraço Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
30 de agosto de 2015 às 01:53 #62593carlosfanaraParticipanteBoa noite Gustavo, realmente ta ficando show, tudo muito bacana. Só a cuba na cozinha que me pareceu pequena, falo isto pois tenho uma da tramontina que deve ter uns 32cm de diametro e as vezes não cabe alguns pratos maiores. Abç Carlos Fanara
30 de agosto de 2015 às 02:53 #62595GustavoNBloqueadoBuenas, Odair. Fiquei bem feliz com o resultado, mas não tenho essa noção de durabilidade. Fico contente que parece bom aos teus olhos. Carlos, confesso que o problema não passou pela nossa cabeça, mas é bem possível. Talvez seja um tópico de uma manutenção futura.
30 de agosto de 2015 às 14:27 #62612gian carlo dangelo de queirozParticipanteMuito bacana seu trailer ! Enviado do meu GT-N8000
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