Em busca da casa móvel
- Este tópico contém 371 respostas, 40 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 7 meses atrás por GustavoN.
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7 de maio de 2015 às 16:23 #59303GustavoNBloqueado
Dardo, Ronald, Essas placas são da Minha Casa Solar (http://goo.gl/V6nZZ2), e com certeza vou compartilhar mais detalhes sobre essa configuração assim que possível. Enquanto o carregador/inversor não chega, estou fazendo alguns testes com um modelo menor que montei com duas placas de 20W e um carregador PWM da WindyNation: [attachment=5472] Nessa configuração de 40W, o pico de carga é em 1.8A com sol a pino, o que dá uma perda de 42% (12.9V x 1.8A = 23.2W) mesmo na melhor parte de um dia no início de maio. A versão final vai ser com um carregador MPPT, e com duas placas de melhor qualidade, e em série carregando em 24V, então as perdas devem ser menores. Ronald, quanto a informação dessas placas que funcionam em qualquer posição, existem algumas opções, mas nada que eu considere razoável para o nosso caso. A tecnologia mais legal, que são concentradores de acrílico embebidos na própria placa, eu nunca vi em placas comerciais e provavelmente seria caro. As opções mais baratas, com refletores (espelhos), não funcionam pra nós porque estão em cima de um veículo. Eu pretendo fazer testes com o uso de refletores simples dobráveis que possam ser adaptados na placa depois do veículo estacionado. Isso com certeza funciona, e deve ajudar a melhorar bastante a carga em horário de sol baixo (chutando, entre 20 e 50%). Mas isso é um incomodo a mais, com a eficiência ainda relativa a potência total da placa. Quanto ao consumo, é bem difícil de estimar porque são cargas indutivas (consumo instável) e ainda por cima ambas ligam e desligam dependendo do uso que se faz do trailer. Pros meus cálculos, eu estou chutando de forma um pouco pessimista algo em torno de 8A em 12V continuos de consumo para os dois juntos. Com equipamentos bons e uso cuidadoso deve dar menos que isso. A iluminação, se for 12V com LEDs, deve sair quase que de graça comparado com o resto.
7 de maio de 2015 às 17:14 #59304Capt.A330ParticipanteObrigado Leandro; Gustavo, obrigado pela resposta, e vou esperar teus test, que serão, com certeza, muito esclarecedores e úteis para nosso projeto. Abraços! Dardo.
8 de maio de 2015 às 21:37 #59321GustavoNBloqueadoQue bom que está sendo útil, Dardo. Mais um dado rápido de um teste simples hoje a tarde: a performance das placas as 17h caiu 57% pelas placas estarem na horizontal, em relação ao que as mesmas placas produziram no mesmo horário quando posicionadas de forma ideal. Ou seja, produzem 43% do valor real possível para aquele instante no mesmo sistema, depois de todas as perdas, o que dá em torno de 20? do valor máximo teórico das placas. Se esses números se reproduzissem no sistema de 510W, as placas estariam gerando só 102W as 5 da tarde com sol “bom”, o que ainda manteria o básico funcionando, mas não sobraria para carregar as baterias de forma relevante. Com um sistema final de melhor qualidade, as perdas devem ser menores, mas ainda assim serão bem significativas. A moral da história é que o horário de sol útil para trailers e motorhomes que usam placas horizontais é bem menor do que o típico.
9 de maio de 2015 às 17:42 #59331GustavoNBloqueadoBom, a função do engate foi a seguinte: depois de pesquisar na cidade qual o melhor local para instalar o engate, tive a recomendação consistente de um único local, inclusive recomendado pela própria representante da Chevrolet. Então fui lá conversar com eles pra ver como o serviço era feito. Ao insistir um pouco para saber os detalhes, me contaram que o engate para a S10 que eles fazem é preso no ferro que segura o pára-choque, depois de furá-lo. Ainda argumentaram que dessa forma fica mais seguro e resistente, e que até mesmo trailers para cavalos usam o sistema sem problemas. Expliquei que cavalos não costumam pesar mais de duas toneladas, mas a brincadeira não resolveu a certeza deles sobre o sistema. Bom, com isso me restava procurar um local fora da cidade, ou achar um engate pronto. Perguntei para na Sinostrailer se tinham alguma indicação, e me recomendaram a empresa Feltek, em Sapiranga. Olhando o serviços deles na página online e conversando por telefone, me pareceu um local confiável para esse tipo de serviço de fato. Infelizmente, fica um pouco longe, então segui a busca online para ver se encontrava algum fabricante de engates em série. Após um bom tempo de pesquisa, só encontrei uma única marca fabricando engates na classe dos 3500kg (várias lojas vendem como 4000kg, mas o selo do Inmetro diz 3500kg). O engate é da marca Bulldog, e é distribuído pela Cequent Group no Brasil. Ao contrário da “gambiarra” da empresa local, este prende nas longarinas do chassis, em quatro pontos pré-existentes de cada lado, e parece muito bem estruturado. Pesando os prós e contras, decidi encomendar esse mesmo e instalar na empresa local. Seguem algumas fotos: [attachment=5483] [attachment=5484] [attachment=5485] [attachment=5486]
9 de maio de 2015 às 18:11 #59332Ronald AtauloParticipanteO meu pai também colocou este engate em sua s10, o único problema dele é que não existe um parafuso de travamento da lança removível na estrutura do engate, isto faz com que ele fique com um pequeno jogo durante o transporte causando barulho no rebocar.
9 de maio de 2015 às 18:20 #59333GustavoNBloqueadoBuenas Ronald, Bom saber que temos mais usuários desse engate. Imagino que ele não tenha tido nenhum outro problema com ele? Quanto ao barulho, a solução é o tal de “pino J”, distribuído pela própria Cequent Group: http://www.extremelife.com.br/mobile/detalhes.asp?idproduto=1757424 O objetivo é justamente eliminar o ruído, além de ter uma trava com chave para evitar a remoção. Não tenho experiencia prática com ele ainda, mas encomendei depois que a instalação do engate em sí ocorreu com sucesso.
9 de maio de 2015 às 18:24 #59334Ronald AtauloParticipanteGustavo, o engate é extremamente robusto, embora made in China, é muito bom. O pai já fez algumas viagens com ele e sem problema. Este pino J somente minimiza o barulho. O pai colocará um parafuso trava.[hr] O Maurício que reboca um Delka de 7.30 metros e 3000 kg também utiliza em sua Ranger 2013
9 de maio de 2015 às 18:31 #59335GustavoNBloqueadoO principio do pino é o mesmo do parafuso, Ronald. Ambos apertam a parte móvel do engate contra a parede oposta, então não vejo muita diferença entre as duas opções. O bom é que vamos poder testar as duas opções na prática. Quanto a fabricação, esse aqui parece que é feito no México. Mas não que isso faça muita diferença.. Hoje em dia tem muita coisa de alta qualidade sendo fabricada na China.
11 de maio de 2015 às 12:47 #59371leandrovarandaParticipanteRealmente aquele que prende no suporte do para-choque não parece muito resistente.
11 de maio de 2015 às 13:56 #59372Capt.A330ParticipanteBuenas Gustavo; olha, pelo que vi nas fotos, é muito parecido com o engate que tenho na Frontier, e o certo é isso, tem que ser aparafusado nas longarinas do chassi mesmo, o que, dentre outras coisas, firma com robustez e não dá tanto espaço para oscilações. Até onde lembro, a unica camionete fabricada no Brasil (incluídas as do Mercosul) que vem com engate de fabrica é a Mitsubishi L200 Triton, e mesmo assim, ele era sub-dimensionado para uso continuo com um Trailer de 2 toneladas, como podem ver no meu relato da resposta #77 em http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=4515&page=8 , sendo que a lança e o chassi do Diamante não sofreram nenhuma deformação. Nesse aspecto, a robustez do chassi Hahn da Turiscar é provavelmente, o melhor de todos os chassis para Trailer fabricados no Brasil, tanto no passado quanto no presente. E por falar em engate, dias atrás, aproveitei a rampa do “Guanacôdromo”, e fiz um check dos parafusos, sendo que só hum dos 12 estava levemente mais frouxo, após mais de 20.000 kms. de reboque; as soldas pareciam estar todas bem, ao menos em aparência. E me conta Gustavo, o quê está achando de dirigir a nova S10? Fotos: Foto da fixação do engate na Frontier, com 6 parafusos, 3 na lateral e 3 debaixo da longarina. ========================================================================================== Visto desde a parte inferior, os outros 3 parafusos. ========================================================================================== Como já estive perto de perder o engate, além das correntes, coloquei 2 cabos de aço pressos nas longarinas da Frontier, por indicação do caro André T Barros quando nos encontramos em Campos do Jordão. ========================================================================================== Abraços Gustavo! Dardo.
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