Em busca da casa móvel
- Este tópico contém 371 respostas, 40 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 7 meses atrás por GustavoN.
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11 de maio de 2015 às 15:19 #59377GustavoNBloqueado
Buenas Dardo, Olhando a forma como esse teu engate é preso na longarina, esse que instalei pareceu frágil até! Muito bom mesmo. E que interessante essa idéia do cabo de aço direto na longarina. Só quem já viu um engate quase rompendo pensaria em algo tão seguro. Com a corrente típica e necessária pela lei, se o engate é comprometido vai tudo junto. Quanto a dirigir a S10, já fizemos 4 mil km nela e estamos gostando muito. Tivemos poucas experiências anteriores com carros maiores, e a pouco mais de dez anos atrás faziamos viagens de 1000 km com frequência usando um carro mil, então estamos curtindo bastante todo esse conforto e segurança a mais. Grande abraço, Gustavo
11 de maio de 2015 às 17:45 #59384EdintruderParticipanteEsse detalhe do cabo de aço é bem interessante. Nas picapes, o parachoque traseiro suporta um reboque pesado, porém como o Dardo falou, em uso contínuo ele entorta e quebra. Numa emergência dá para usar esse recurso e colocar a bola no parachoque e seguir até um local seguro, porém não pode usar direto pois os suportes começam a trincar nas fixações com o parachoque e essa parte aonde a bola é fixada acaba entortando. Já puxei algumas coisas pesadas em parachoques originais (desatolando), e nunca tive problemas, porém uma coisa esporádica é bem diferente que um uso contínuo. Gustavo, a S-10 é uma picape fantástica, porém o ponto frágil dela é como em todas as S-10, a suspensão dianteira. Rodando em asfalto ela dura uma eternidade, porém para quem anda muito em estradas de chão e em buracos, ela apresenta folgas em vários pivôs. A manutenção dela podes optar por peças genéricas que são verdadeiramente descartáveis ou colocar peças originais que são caras mas duram muito. Quanto ao ponto que falasses sobre segurança, na época que comprei a minha ex-Ranger (está em Pelotas atualmente) pesquisando sobre acidentes, vi um caso de um cara num golf que bateu a 150km/h de frente numa Ranger que trafegava a 80km/h. Na Ranger o casal teve fraturas nas pernas, já no Golf acho que não sobrou nem a alma do motorista. Veículos com chassis suportam colisões de forma muito melhores que veículos de monobloco, porém o ponto fraco delas é o capotamento. A estrutura do teto não aguenta muito bem o peso sobre a capota e costuma afundar bastante. Nas F1000 isso é pior ainda, pois é ruim sair ileso de um capotamento. Outro ponto sobre segurança, um amigo meu de São Leopoldo, possui uma F1000 cabine dupla 84, das antigas de 4 faróis. Uma dupla num Clio tentou assaltá-lo e ele meteu a caminhonete por cima sem dó. O resultado foi que ele atirou o Clio sobre um poste. Na F1000 ficaram 2 furos de bala e um para-lamas amassado. Os dois assaltantes morreram no acidente. Então, por pior que seja a situação, uma picape pesada nunca te deixa vulnerável no ponto de segurança.
11 de maio de 2015 às 18:00 #59386Capt.A330ParticipanteCaramba, 4.000 kms. já? É, era o carro certo para vocês; imagino rebocando o Vila, vai ser de dar inveja no Guanaquito! Falando agora nas placas fotovoltaicas, legal teu test das 17:00, e mostra o que já você tinha considerado em respostas anteriores, sobre a inclinação das mesmas (ou a falta de); inclusive, a ubicação geográfica da tua cidade, é mais próxima do que vou ter no norte da patagônia, decrescendo na medida que viajar mais ainda para o sul, e ainda, devo considerar a época do ano, claro, como podemos ver em: http://www.astrosurf.com/skyscapes/disc/latitude/latitude.html , e https://www.puc-campinas.edu.br/websist/portal/ceatec/hidro/subprojetos/arquivos/Avaliacao-influencia-angulo-incidencia.pdf Tudo isto me trouxe a lembrança do Albedo http://pt.wikipedia.org/wiki/Albedo , e uma musica que Vangelis fez sobre isto: https://www.youtube.com/watch?v=ygcBT87K6BY , que lembro ter assistido no memorável programa “Cosmos”, apresentado pelo inesquecível Carl Sagan http://www.carlsagan.com/ ,e já que estamos por aqui, o tema musical de “Cosmos”, por Vangelis (Alpha), onde em partes, podemos ver o movimento das placas fotovoltaicas para melhor aproveitar a irradiação solar: https://www.youtube.com/watch?v=ECfz60NgSBU Tudo bem, tudo bem, sei que “viajei”, desculpa, mas não podia deixar passar… Abraços Gustavito! Dardo.
12 de maio de 2015 às 12:50 #59394GustavoNBloqueadoHaha, muito boas as referências Dardo! E de fato, na Patagônia além do ângulo o problema do sol curto é ainda maior no inverno.
13 de maio de 2015 às 16:47 #59427GustavoNBloqueadoObrigado pelas dicas, Ed. Essa S10 vai ser usado como rebocador desde nova, então não vai sofrer tanto quanto sofrem as camionetes do pessoal que usa para trabalhos mais pesados no interior. Espero que a suspensão dianteira se comporte bem. Quanto a segurança, realmente é notável. Além da maior massa proteger nessas colisões frontais, também notei bastante diferença quando passando por caminhões em direção contrária, na estrada. Em um carro pequeno o deslocamento de ar provocado pelo caminhão puxa o carro para o lado oposto da pista. Na camionete se escuta o deslocamento do ar mas sem qualquer movimento perceptível de direção. Infelizmente, acredito que isso deve mudar bastante quando rebocando. Aproveitando, tenho algumas fotos enviadas pela Francine da Sinostrailer na segunda-feira, com o trailer já fechado e a parte elétrica iniciada: [attachment=5513] [attachment=5514] [attachment=5515] Tá ficando mesmo com cara de trailer já. Por outro lado, as notícias do inversor não são as melhores. O pessoal de Taiwan (na verdade o dispositivo vem de lá) solicitou a DHL que devolvessem o dispositivo antes mesmo de ter chegado ao Brasil, e apesar do dispositivo ter passado pela alfândega e chegado até Porto Alegre na segunda-feira, ele agora está retornando novamente. Entrei em contato mas ainda não recebi a confirmação do que houve.. talvez tenham se dado conta de algum erro no pacote antes mesmo de chegar aqui. Que novela! Assim eles vão perder todo o lucro nesse equipamento com a conta da DHL.
13 de maio de 2015 às 16:49 #59428GustavoNBloqueadoObrigado pelas dicas, Ed. Essa S10 vai ser usado como rebocador desde nova, então não vai sofrer tanto quanto sofrem as camionetes do pessoal que usa para trabalhos mais pesados no interior. Espero que a suspensão dianteira se comporte bem. Quanto a segurança, realmente é notável. Além da maior massa proteger nessas colisões frontais, também notei bastante diferença quando passando por caminhões em direção contrária, na estrada. Em um carro pequeno o deslocamento de ar provocado pelo caminhão puxa o carro para o lado oposto da pista. Na camionete se escuta o deslocamento do ar mas sem qualquer movimento perceptível de direção. Infelizmente, acredito que essa estabilidade toda deve mudar bastante quando rebocando um trailer grande. Aproveitando, tenho algumas fotos enviadas pela Francine da Sinostrailer na segunda-feira, com o trailer já fechado e a parte elétrica iniciada: [attachment=5513] [attachment=5514] [attachment=5515] Tá ficando mesmo com cara de trailer já. Por outro lado, as notícias do inversor não são as melhores. O pessoal de Taiwan (na verdade o dispositivo vem de lá) solicitou a DHL que devolvessem o dispositivo antes mesmo de ter chegado ao Brasil, e apesar do dispositivo ter passado pela alfândega e chegado até Porto Alegre na segunda-feira, ele agora está retornando novamente. Entrei em contato mas ainda não recebi a confirmação do que houve.. talvez tenham se dado conta de algum erro no pacote antes mesmo de chegar aqui. Que novela! Assim eles vão perder todo o lucro nesse equipamento com a conta da DHL.
13 de maio de 2015 às 17:13 #59429Capt.A330ParticipanteGustavo, que beleza que está ficando! Como é bom ver que está progredindo, e que está sendo bem feito. Lembras de quantos litros cada um são os 3 tanques? Abraços! Dardo.
13 de maio de 2015 às 17:16 #59430GustavoNBloqueadoEstá ficando legal, né? O tamanho dos tanques não foi definido ainda, mas eu imagino que sejam baseados principalmente no espaço disponível. Alguma dica a respeito?
13 de maio de 2015 às 18:46 #59436Capt.A330ParticipanteLegal mesmo! Gustavo, penso que o ideal seria por volta de 200 lts. para cada um dos 3; agora, um detalhe muito importante, é que o tanque de água potável seja o primeiro localizado a partir da frente do Trailer, logo na frente dos eixos; o “pinicão” (águas negras) esteja no entre-eixo, e o de águas grises, o ultimo, sempre contando a partir da lança do Trailer. Esto é devido a que normalmente você vai levar água para lavar as mãos, usar água para o vaso, tomar banho no médio da viagem (apos trocar um pneu, por exemplo), e esto faz que o peso da água esteja para frente na hora de rebocar; o “pinicão”, no médio dos eixos, para ser indiferente o peso ao viajar com ele em diversos níveis, e por ultimo, o tanque de águas servidas, após os eixos, pois como você vai esvaziar ele sempre que encher, não vai ter peso na parte traseira do Trailer, que é a coisa que mais devemos ter em conta no peso e balanceamento. Conversa com o pessoal da Sinos ao respeito, eles provavelmente vão concordar comigo. Abraços! Dardo.
13 de maio de 2015 às 18:53 #59437GustavoNBloqueadoVou conversar sim. Muito obrigado pelas dicas, Dardo.
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