Expedição Bariloche de Trailer.
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7 de agosto de 2014 às 23:46 #53031leandrovarandaParticipante
Muito bonitos os lugares, parece que estava bem frio lá.
8 de agosto de 2014 às 01:02 #53032Capt.A330ParticipanteOlá Leandro, os lugares são mesmo lindos, e só um par de dias em Cholila, especialmente de noite, a temperatura ficou mais baixa, mas não abaixo de 0°C. Abraços Leandro![hr] Odair, meu irmão, que bom saber de você! Acabei de chegar em casa, e li o teu post. Se me permitir, vou te responder amanhã, desde o meu PC, porque no tablet não me resulta tão prático; senti muito a falta de vocês no Acampamento! Esperamos Wig e você por Curitiba logo; muito interesante teu novo emprendimento, e vou tratar de ser o mais objetivo possível na minha resposta. Grande abraço para Wig e você meu irmão! Dardo.
8 de agosto de 2014 às 02:02 #53035leandrovarandaParticipanteOdair, não tinha visto seu post. Existe um artigo sobre a condensação em trailers no macamp. Uma parte diz exatamente o seguinte: “TRAILERS E MOTOR HOMES: Os trailers e motor homes brasileiros não possuem essencialmente uma ótima isolação térmica para frios intensos, principalmente nas regiões das janelas e no piso. Para o conforto dos pés é sempre bom um tapete ou forração de carpete mesmo que temporária nas acampadas de inverno. ” Já era de se esperar, a prática confirma a teoria.
8 de agosto de 2014 às 14:01 #53059Capt.A330ParticipanteDamas e cavalheiros do MaCamp, meus queridos todos, meu filho Johannes, por intermédio da nossa empresa SULAUDIOVISUAL, me disponibilizou o vídeo da viagem para Bariloche e redondezas, e que aqui compartilho com todos; ah, e se você gostou do vídeo, e quiser ajudar o MaCamp, sinta-se a vontade (olha a sacolinha! :desconfiado::D) https://macamp.com.br/?p=21 O site no YouTube (o vídeo normalmente abre com 480p de definição, mas você pode escolher, na “rodinha” de “Detalhes, a definição alta de 720p, pois foi gravado em HD; 1080p não recomendo, pois a qualidade mostrada é a mesma, e só fica mais “pesado” para visualizar): https://www.youtube.com/watch?v=gGBhZ7MOwhc Tem também o vídeo da ida para Campos do Jordão do Imperial de Odair, o Vila Rica de Jairo e o Guanaquito: http://vimeo.com/sulaudiovisual/trailer Espero que gostem; grande abraço! Dardo.
8 de agosto de 2014 às 17:48 #53069Capt.A330ParticipanteMeu caro Irmão de Trailer Odair: Odair escreve; “Preciso te perguntar duas coisas: – Durante a noite, houve condensação de umidade no teto do Guanaco qdo vc estava nestas regiões mais frias/úmidas? – Você notou que a temperatura do piso caía além do normal durante a noite quando estava ventando?” Sumariamente: Resposta A: Sim, de fato aconteceu, e bastante, em especial em Campos do Jordão, pelo alto índice de umidade e frio, este ultimo na casa dos -3°. Resposta B: Sim, de fato esto é comum nos lugares frios e ventosos, como na Patagonia, na região sul da mesma.
Bem, vamos agora às considerações: Lembro quando era Comandante de Fokker 100 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1a/Fokker-100_F-28-0100.jpg , e http://www.flyfokker.com/Basics , um excelente avião, difamado pela mídia por falta de conhecimento ao respeito, que nos verões quentes do Nordeste e Norte, o ar cond. não dava conta de esfriar, no solo, devido a uma concepção de desenho, pois a Fokker, como no caso do F100, foi projetado para vender principalmente na Europa, e nos climas tropicais, o sistema de refrigeração da cabine de pax, era subdimensionado, pois o Fokker 100 é uma evolução do Fokker 28 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/13/Air_Anglia_Fokker_F28_Jersey_Airport_-_August_1979.jpg e http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3b/Fokker_F28-2000.jpg , vários metros mais curto, e no 100, o fabricante utilizou o mesmo sistema de ar cond. que do 28, que em Oslo o Copenhagen, funcionava que era uma beleza, mas em Cuiabá ou Manaus, com 39°C e perto de 98% de umidade, a realidade era outra. Anos após eu receber muitas reclamações de passageiros (eles achavam que era o Comandante o culpado do projeto), as operadoras de países tropicais e afins, instalaram um sistema mais possante de recirculação e sistemas, que veio sanar este problema. Tudo esto me remete a que, a temperatura alta dentro da aeronave, era só no solo; logo após uma certa altitude, o sistema funcionava bem, tal vez pelo fato de que a 11 kms. de altura, as temp. oscilam por volta de -35°C …mas como, então, fazer que o interior da aeronave não esfriasse para estas baixíssimas temp.? A isolação térmica na sua construção, era o fator predominante, e se você tocar numa janela, ou mesmo numa parte metálica da aeronave, perceberá que a temp. está muito baixa, e que só se mantem agradável no interior, porque alem da isolação térmica na estrutura e no interior, temos o calor gerado pelo sistema de aquecimento dos motores, e a temp. vinda dos passageiros, dentre outros. Falando em temp. vindo dos motores via sistemas, sabe quando você faz uma viagem longa, de varias horas de voo, e sente frio? Pois bem, assim como o ar cond. do carro, o aquecimento vindo dos motores, precisa de mais comb. para aquecer ou esfriar mais, claro, e antes de culpar o Comandante, pense que varias empresas aéreas, em especial aquelas menos preocupadas com o pax, determinam que se gaste menos comb., principalmente quando em terra, e o custo, você já sabe quem paga. Como perceberam, as janelas no avião, conduzem, sim, um pouco da temp. externa, e nos Trailers e similares, acontece o mesmo, com a diferença que as janelas aeronáuticas, são construídas com materiais melhores, alem de ser dupla, o que minimiza o problema; o piso duma aeronave, além das forrações e isolantes do caso, dependendo do lugar, debaixo tem bodegas climatizadas, para os pet a bordo, ou malas em geral, não chegarem congeladas no destino, após 12 horas com -37°C. Sobre o vento, ele é determinante em produzir uma baixa considerável nas temperaturas, o chamado de “sensação térmica”; acontece que, como você bem sabe, o vento produz dissipação rápida da temp. gerada por um corpo que retem calor, e no caso do Guanaquito, como exemplo, o assoalho não está preparado para uma retenção de calor, e o isolamento térmico é dado pela madeira do piso, regular, e pelo recobrimento externo do assoalho, tipo “paviflex” e similares, também regular; acontece que a estrutura metálica, no caso alumínio, como nas aeronaves, esfria (e esquenta) muito rápido, por uma questão molecular principalmente, e transmitem diretamente estes valores, sentindo-se assim, as variações destas temperaturas, tanto no exterior, quanto no interior. Por isso, meu caro Odair, acho fantástica esta tua nova empreitada, pois seguramente, teus descobrimentos na área em questão que estais trabalhando, deve aprimorar a tua perspectiva em relação ao Trailer, por ser, como você mesmo diz, muito similar ao projeto que agora desenvolves. Falando ontem como “Seu” Camargo, quem me vendeu o Guanaquito, especificamente sobre a condensação no Trailer (parece que a gente estava adivinhando o tema), ele me recomendou deixar as claraboias um pouco abertas durante a noite, especialmente com algum aquecedor ligado, para evaporar e enviar para fora a umidade que se condensa no interior. Inclusive, Marcos Pivari já lançou uma matéria ao respeito, faz pouco tempo ( https://macamp.com.br/?p=168 ), onde exemplifica tal fato. Como hoje, muitos dos nossos Trailers tem ar condicionado, eu vejo nisto uma solução, ao menos parcial, para o problema, pois o ar cond. tem o efeito de extrair umidade deste mesmo ar, com ótimos resultados, em especial para evitar a umidade dentro dos habitáculos, alem de, no calor, promover uma refrigeração muito mais efetiva que só a circulação de ar. Bom, a priori seria esta a minha consideração; Odair, muito sucesso neste teu novo empreendimento, e estou (estamos) na tua escuta permanente sobre teus resultados alcançados, que serão, sem duvidas, extremamente valiosos para todos os Acampantes em geral, e os usuários de Trailers/Mh em particular. Grande abraço meu irmãozinho! Dardo.9 de agosto de 2014 às 01:33 #53107Jandir de TeresopolisParticipanteDardo, buenas… MUUUUUUUUITO bom ter disponibilizado o vídeo no YouTube. O Campismo (caravanismo) agradece. [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=gGBhZ7MOwhc[/video]
9 de agosto de 2014 às 12:15 #53111Capt.A330ParticipanteObrigado Jandir, também por colocar o vídeo direto para abrir no YouTube. Tuas filmagens ficaram muito boas também; fico feliz que retornaram bem para casa, e que a F1000 e o Cisne estão agora bem afinados! Grande abraço para vocês! Dardo.
9 de agosto de 2014 às 13:54 #53098Carlo PeccaParticipanteBom pessoal não canso de agradecer a vcs por dividirem suas viagens e relatos, agora com tantos filmes bons fica difícil de escolher. A todos muito obrigado.
9 de agosto de 2014 às 14:56 #53101Capt.A330ParticipanteObrigado Carlo; lembra, estes lugares estão te esperando. Abraços. Dardo.
11 de agosto de 2014 às 17:58 #53145Capt.A330ParticipanteBom dia, mais algumas fotos para quem curte: La Trochita, em El Maitén ( http://www.welcomeargentina.com/elbolson/viejo-expreso-patagonico.html ): Cockpit mais complicado que dum Airbus… Deserto e trem; só faltavam os mocinhos, porque os bandidos, estávamos lá :desconfiado: http://youtu.be/tXnFOhQqu-w Parecia um cenário de “Western”, velho oeste norte-americano… http://www.youtube.com/watch?v=8XkHsinz7oU Longe de casa…mas pertinho da nossa outra casa, o Guanaquito. Abraços! Dardo.
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