Fabricando o próprio Trailer
- Este tópico contém 559 respostas, 58 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 6 meses atrás por Christian Zluhan.
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2 de outubro de 2014 às 01:43 #54652_000suspeitoParticipante
Olá Ronald, como vai? Sou de Taguatinga, Distrito Federal.
2 de outubro de 2014 às 01:56 #54654Ronald AtauloParticipanteAdriano, pena estarmos um pouco longe para os passeios rotineiros aqui do Macamp mas nada impede de agitarmos algum que você possa participar, como por exemplo Calas Novas, no Parque do Rio Quente…. Boa sorte na sua fabricação!!
2 de outubro de 2014 às 02:58 #54656EdintruderParticipanteAdriano, bom ver que tem mais gente embarcada nessa loucura além de mim e do Ronald! kkk Posso “copiar” uma das plantas tuas? Como estou com o interior “vazio”, ainda posso definir a melhor distribuição interna. Estou muito tentado a fazer o esquema do KC450b com cama de solteiro e banheiro com box separado. Mas ainda tenho o quadro em branco, apenas com a moldura. Espero que em breve possa iniciar o fechamento externo para o brinquedo tomar forma. [attachment=4155] Quando optei pelo Trailer foi abandonando a ideia do Camper. Antes do trailer cogitei em comprar um caminhão MB 1113 4×4 e fazer um trailer na carroceria, porém abandonar a minha F1000 estava complicado. Então parti para o Trailer pois creio ser o conjunto mais versátil para mim nesse momento. Semana que vem vou comprar mais ferro para terminar a estrutura traseira do trailer e partir para o fechamento do exterior.
2 de outubro de 2014 às 03:49 #54657_000suspeitoParticipanteCaro Eduardo, fique a vontade para “copiar” e aperfeiçoar esses desenhos. Como falei anteriormente eles foram feitos para servirem como ideias. O meu favoritismo pelo trailer também passou pelo mesmo processo que o seu. Rsrs. Pensei na camper (pois na época tinha pickup), depois num motor home 4×4, e por fim no trailer por acreditar ser o que mais útil pra mim no momento. Com relação aos desenhos (plantas) foram pensadas para serem fáceis de fabricar (eu mesmo farei a maior parte), fáceis de rebocar, funcionais (conforto) para seus ocupantes e adaptáveis ao todo-terreno.
2 de outubro de 2014 às 07:20 #54658EdintruderParticipanteAdriano, eu pretendo puxar com um veículo 4×4. Como eu moro no litoral, o terreno mais comum aqui é areia fofa, o que gera um grande esforço no eixo, por isso estou usando pneus grandes e eixo de arrasto com molas helicoidais, dessa forma o esforço de prender o eixo será facilmente suportado pela suspensão, e com pneus de 31″ garante que não afundará muito fácil no terreno. O conjunto que eu tenho conta com um guincho de 12.000lbs mais patesca. Então tem que suportar esse tipo de condição de esforço. Fiz a “gaiola” de metal mesclando cantoneiras no entorno e metalon no centro. Ficou mais pesado que eu pensava, mas para puxar com a F1000 será fácil. Daqui há duas semanas vou até o Uruguai procurar equipamentos para o Trailer para comparar os preços.
2 de outubro de 2014 às 17:32 #54675_000suspeitoParticipanteSorte sua morar perto da fronteira. Com certeza vai encontrar equipamento de qualidade e preço justo. Quanto a gaiola, qual a bitola da chapa das cantoneiras e metalon, bem como as medidas destes?
2 de outubro de 2014 às 19:02 #54681ricardo hollandParticipanteEduardo, nào sei se dá, ou tão pouco se interessa, mas se fosse meu eu colocaria banheiro e box totalmente separados, como nos MH e Vans novos, que são um de cada lado, assim pode-se usar o banheiro e o box simultaneamente, mesmo que seja o numero 2, rsrs
2 de outubro de 2014 às 19:07 #54683PoliniParticipanteEdintruder wrote:Adriano, bom ver que tem mais gente embarcada nessa loucura além de mim e do Ronald! kkk Posso “copiar” uma das plantas tuas? Como estou com o interior “vazio”, ainda posso definir a melhor distribuição interna. Estou muito tentado a fazer o esquema do KC450b com cama de solteiro e banheiro com box separado. Mas ainda tenho o quadro em branco, apenas com a moldura. Espero que em breve possa iniciar o fechamento externo para o brinquedo tomar forma.Sem querer puxar a brasa (mas já o fazendo), o nosso KC-450b possui uma pequena diferença em relação aos demais (diz o Pivari que é mosca branca de olhos azuis): a porta está na dianteira. Isso facilita muito, quando se viaja só com a patroa, pois fica a mesa para dois montada na frente (em cima dela há um beliche que desarma) e a área “íntima” nos fundos (se é que possa haver área íntima em espaço tão exíguo). Na maioria dos KC450b a porta é atrás. Veja a planta nos anexos.
2 de outubro de 2014 às 19:46 #54684_000suspeitoParticipanteNormalmente, qual a largura dos móveis onde ficarão o fogão e a pia? Outra dúvida que tive quando comecei a desenhar os modelos seria a largura padrão do corredor. Quanto ao box ser separado do sanitário só não desenhei assim devido a falta de espaço, no entanto estive pensando no dia-a-dia no trailer e imaginei que: 1. Os banhos deveriam ser rápidos devido a reduzida disponibilidade de água e energia para aquecimento desta; 2. Seria mais um local com necessidades especiais de impermeabilização; 3. Mais um local para instalações de pontos de água (bombeamento) e esgotamento, além de energia elétrica; 4. Sacrificaria espaço (que já é pequeno) de um ambiente de convívio social, como por exemplo uma sala de estar, que também é local para dormir. Desculpe se estiver falando besteira. Aproveito a oportunidade para esclarecer essas dúvidas com vocês que já estão a bastante tempo no ramo. hehehe.
3 de outubro de 2014 às 01:22 #54633EdintruderParticipantePolini, podes nos dizer o tamanho do banheiro do teu trailer. Eu gostei muito dessa configuração como o teu, e é essa que eu devo fazer, porém só falta o detalhe da largura para fazer uma distribuição interna melhor. Acho que responderá ao Adriano também! rsrsr Hoje fui olhar o valor dos tecidos para fazer a laminação no lugar, e o pano mais barato não presta para isso, depois tem o oxford que é muito bom porém tem 1,50 de largura. Dessa forma o melhor pano seria um de lençol porém sai 11,90 o metro linear com 2,20 de largura. Com isso volto ao MDF de 2,8mm, com selador de linha naval e coloco uma manta de tecido resinado como proteção final do MDF. Botando na ponta do lápis acho que será mais caro que chapa de metal, mas é justamente essa chapa que eu quero evitar, e com essa laminação externa inteira, esconderá as emendas e selará os cantos dispensando cantoneiras de acabamento. Acho que será isso que farei. Outro ponto que estou pesquisando bastante é quanto às janelas. Estou procurando as janelas de Kombi. Colocarei a principio 6 janelas, 3 de cada lado apenas, e a parte frontal deixarei sem nada para evitar infiltrações caso eu pegue chuva a 140km/h! kkk Sacanagem, fiquem calmos, eu viajo de F1000 a 100km/h no máximo pois acima disso ela gasta muito. A 130km/h ela não faz nem 5km/l. kkk Estou comprando fitas de LEDs para a iluminação direto da China pelo DX.com . Cada rolo de 5 metros custa cerca de R$30,00 com frete grátis, e se comprar no comércio o pessoal cobra 20,00 por metro! Além disso tem muitas opções para a iluminação externa em LEDs e para as luzes de posição superiores e laterais. Vou apenas comprar em várias etapas para evitar passar de U$50,00 por compra para evitar ser taxado pela receita. Nesse site tem muitas opções de conversores a 20% do valor do Brasil. Vale conferir também. Adriano, eu usei no chassis perfil U de 4 x 10cm em 1/8″, cantoneiras de 1,1/2″ x 1/8 e metalons de 2,5 x 5cm. No chassis fiz 3 longarinas sendo que fechei as longarinas laterais num trecho de 2 metros para reforço nos apoios das molas. [attachment=4158][attachment=4159][attachment=4160][attachment=4161]
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