Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
- Este tópico contém 135 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 3 meses atrás por Nilton J.
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4 de outubro de 2013 às 19:25 #45427Nilton JParticipante
Boa tarde a todos! Gostaria de pedir ajuda aos leitores sobre uma pesquisa de mercado, conforme narrativa abaixo. Inputs de projeto: 1. Conceito do camper: O conceito seria de um FLIP-PAC CAMPER, conforme fotos abaixo. Composto de um “shell” em fibra de vidro e a barraca articulada acima desta concha ou casco de fibra que se encaixa dentro da caçamba. Flip-pacs são melhores até que os popup-campers no quesito “aerodinâmica”, e são largamente empregados pelos legítimos e genuínos “off-roaders”, principalmente no mercado americano. Infestam as exposições, feiras e shows do tipo “Overland” na América do Norte e Austrália. Flip-Pac Camper fechado: Flip-Pac Camper aberto: Espaço bem maior que uma barraca RTT (roof top tent) tradicional tipo CW, o qual divide-se em duas areas distintas: 1. a área do quarto 2 e o living social acima da caçamba, com generoso pé-direito permitindo pessoas ficarem de pé.
2. Veículos a receberem este flip-pac camper: Considerando que 99% das vendas de picapes médias são CD, cabines duplas, esta concha de fibra deverá servir para as caçambas das seguintes cabines duplas; caso justifique-se e haja mercado comprovado, seria feito um “shell” dedicado também para as CS, cabines simples, cujas vendas são atualmente pífias. Nova S10 Nova Ranger Frontier Hilux A Mit Triton fica de fora, caçamba ainda mais pequena que as citadas acima. 3. Acessórios do camper: Vejam a foto abaixo apenas como uma referência. O camper deverá ter, olhando pela traseira da caçamba: À esquerda da caçamba: 1. geladeira 2. gabinete com pia, torneira com água corrente. 3.fogão 4. botijão P5 embutido 5. caixa d´água servida 30 litros. Ao fundo da caçamba, armários até o teto da viatura e uma caixa d’água potável 60 a 80 litros, com bomba elétrica 12 Vdc. Á direita da caçamba, banco-baú que servirá de escada para subir ao quarto e dentro dele mais espaço no baú para tralhas diversas, tipo mesinha/cadeiras e outros objetos para o uso no Outdoor. 4. Toldo: Na parte externa do camper, fixado à estrutura de fibra, um belo toldo retrátil.
5. Parte elétrica: Aqui a coisa fica bem fácil: Abaixo do gabinete da cozinha, ao fundo da caçamba, uma bateria estacionária nacional Delco Freedom de 70 a 110 Ah. Na viatura, um simpes isolador de bateria nacional da Arieltek, muito empregado no mundo náutico. Iluminação LED no interior de todo o camper, tanto na área social como no quarto. Painel solar flexível (caindo muito o preço disto na China), o qual ficaria pendurado do lado oposto do toldo. Bôca de saída externa com água pressurizada para um bico de chuveiro. foto
6. Vídeo de montagem de um flip-pac camper: vídeo
[video=youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=r84XokfGlWA[/video]
7. Agora vem a parte mais difícil, as famosas e importantes perguntas empresariais: Considerando as pífias vendas nacionais de veículos de recreação, será que tem realmente mercado para isto aqui em nossas terras tupiniquins? O perfil de proprietários de picapes estaria direcionado para este produto, justificando uma fabricação seriada?? Se sim, que volume mensal? 10, 20, 50, 100 unidades??? Que preço de venda seria o ideal a se praticar???? Agradeço desde já por qualquer palpite. Dêem seus pitacos !!!
4 de outubro de 2013 às 21:08 #47927Marcos PivariMestreNilton…. um de nossos apoiadores, a Camper Duaron está trazendo o Camper Popup pro Brasil. https://macamp.com.br/?p=707 Sobre preços não sei te informar no momento….. mas estamos engatinhando…… Parabéns por sua abordagem…. bora desenvolver este assunto…. abraços Marcos
4 de outubro de 2013 às 22:55 #47928Stephan RiedererMembronossa muito legal
4 de outubro de 2013 às 23:37 #47929Nilton JParticipanteDr. Green wrote:nossa muito legalGreen, Vou te contar como começou esta minha nova idéia: Encontrei coisa de um mês atrás um colega na fila do cartório, o qual não via a alguns anos. Papo vem papo vai contei à ele do projeto de minha carretinha off-road e de meu troller e ele por sua vez, me contou que tinha acabado de comprar uma nova S10 Flex 4×2 CD e que iria me acompanhar nas viagens do tipo “acampamento”. Disse ainda que já tinha pesquisado o mercado nacional e achou a coisa “extrapolada” demais no quesito preço de camper nacional, além de serem pesados, trambolhões e anti-aerodinâmicos… E me pediu ajuda em dar-lhe uma alternativa e após alguma pesquisa, cheguei a conclusão que um flip-pac é ideal para o nosso mercado (nos USA vendem por cerca de 3 a 5 mil GWs). Note que não é o pop-up da FWC e nem da All-Terrain que alguns estão importando isoladamente e a coisa chega aqui por mais de 60 mil reais…considerando frete internacional e os costumeiros pesados impostos. Este que estou indicando tem a função pop-up mas do tipo “flip-pac”, pois veja no vídeo que ele faz “plip” para abrir e “pac” para fechar. Repito, é o sistema mais leve, mais em conta e o mais apropriado para on/off road. A idéia não é importar mas sim NACIONALIZAR e FABRICAR aqui no Brasil algo similar e com toda a tecnologia eletrônica embarcada e os mobiliários e acessórios necessários para o campista/expedicionário/aventureiro. O projeto e fabricação da Global One me deu muita bagagem em relação à custos industriais de equipamentos mecânicos; já no campo eletrônico é minha formação e dia a dia. Diferente do conceito da Global One, que por capricho meu coloquei nela peças de todo o planeta, neste flip-pac camper tudo seria nacional, visando oferecer um produto completo e acabado com um custo benefício imbatível aos jovens campistas-picapeiros, cuja imagem e perfil sequer combinam com os campers trambolhões… Dá para fazer algo em excelência de produto e em margem de preço de venda, com fabricação seriada em escala considerável. Veja que um camper, diferente da carreta off-road, não tem cambão, não tem engate, não tem suspensão, não tem rodas e nem pneus, não tem superestrutura pesada e reforçada, mas sim leve, sequer tem emplacamento… Poderá aqui estar nascendo algo muito útil aos picapeiros-campistas. Meu colega da Nova S10 está super empolgado e já ofereceu a picape dele para receber um primeiro protótipo. O “shell” ou “casco” deste flip-pac camper nacional poderia ser o convencional em fibra de vidro, igual fazem lá fora, e que aqui no Brasil tem fabricantes às dúzias, na forma de capotas de fibra que vão nas caçambas, ou porque não algo em chapa e alumínio. Vamos nos falando e fazendo aqui em tempo real no mundo virtual um brain-storm de alto nível. Mandem seus pitacos !!! Saúde!
5 de outubro de 2013 às 16:40 #47931Nilton JParticipantemacamp wrote:Nilton…. um de nossos apoiadores, a Camper Duaron está trazendo o Camper Popup pro Brasil. https://macamp.com.br/?p=707 Sobre preços não sei te informar no momento….. mas estamos engatinhando…… Parabéns por sua abordagem…. bora desenvolver este assunto…. abraços MarcosMarcos, apenas para “apimentar” o assunto: 1. as vendas de picapes médias no Brasil estão em franca ascendência. 2. O site da Fenabrave nos mostra que apenas este ano, acumulado de janeiro a setembro, foram 135.000 picapes emplacadas. 3. 15.000 só em setembro 4. só da Nova S10, 5.000 emplacamentos em setembro e o acumulado dela no ano já passa das 40.000 unidades. 5. Restringindo apenas à marca da Chevrolet, vende-se hoje mais picape média de que sedãn médio. Um flip-pac camper nacional, via um produto modular em equipamentos e acessórios, e porque não ainda em forma de um KIT, digamos, por cerca de 15 mil reais, viria a preencher uma enorme lacuna para os picapeiros que não querem uma simples barraca de chão mas também não querem gastar o montante de “outra picape” para ter um camper… Vejo aí um mercado real a ser explorado para esta modalidade de produto agregado às picapes, como há também o mercado das carretinhas a serem rebocadas por veículos diversos. Saúde!
6 de outubro de 2013 às 21:33 #47934Nilton JParticipantePegando como exemplo a Nova S10 cabine dupla, a caçamba dela tem: altura = 466 mm comprimento = 1,484 mm largura = 1,534 mm Dá para fazer um projetinho completo e compacto neste espaço. Abaixo ilustro um exemplo (fora de escala) de um alternativa de “floor plan” para uma caçamba de picape. Poste também sua idéia aqui.
7 de outubro de 2013 às 17:15 #47938Nilton JParticipanteO maior (e único) fabricante que tenho conhecimento é a empresa americana de razão social Fiberglass Reinforced Products que fica em Riverside – Califórnia e que está neste ramo já a 23 anos. O site é http://www.flippac.com . Abaixo email que recebi da Diane, sinalizando preço fob para caçambas pequenas em 4,65 K GWs: Sent: Tuesday, September 24, 2013 10:35 PM Subject: F L I P – P A C C A M P E R S H E L L Hi, my name is Diane. I’m the Flip-Pac sales representative. id be glad to help you if you give me a call at 1-800-327-5836 m-f 9-5 . These are our current prices for Flip-Pacs. If any customizing is necessary (ex. non standard truck bed) , then there will be additional charges. Call for shipping information. All mini-bed trucks (< 6' box-size) – $4650.00 + tax All short-beds (6'6" box) – $4750.00 + tax All long-beds (8' box) – $4850.00 + tax Storm Cover – $360.00 Custom Color ** – $625.00 Installation Only – $200.00 **All Flip-Pac shells come in standard white. You can also call the toll-free number above for any dealership inquiries. Flip-Pac…From Shell To Camper In 30 Seconds! [hr] Notem no email acima dois importantes detalhes: All mini-bed trucks (< 6' box-size) – $4650.00 + tax (valor para caçambas pequenas, caso de nossas picapes cabines duplas) Storm Cover – $360.00 (a tenda do flippac não é 100% à prova de chuva, necessitando como acessório esta capa à prova de chuvas e tempestades, a qual é “envelopada” à tenda primária do flippac camper) Abaixo um vídeo mostando este envelopamento: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Li_Ur6Lmh6Y[/video][hr] Existe efetivamente um mercado para isto em nossa pátria amada e idolatrada??? [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RdKmw5XXLHA[/video]
7 de outubro de 2013 às 19:32 #47939Nilton JParticipanteAbaixo uma vista interna do flippac camper, sentado em cima da cama, olhando a área social e a traseira da picape (a caçamba): [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqGLzwki8AC6uwZu2y1YZLKDLAnZcbP30cL7RpePuWqvMniUuWlQ[/img] E aqui mais algumas vistas internas; notem que o layout na área social da caçamba fica de acordo com a vontade de cada “freguês”, uns deixam a coisa bem espartana, outros mais chiques colocam até bancos de couro! [img]http://www.runwaydaily.com/.a/6a00e54ed9ed538833013488a76890970c-800wi[/img]
7 de outubro de 2013 às 20:05 #47941Stephan RiedererMembronossa ficou muito linda por dentro, deu muita vontade de ter uma assim !!!
7 de outubro de 2013 às 23:48 #47943Washington de MendoncaParticipanteOlá pessoal! Se eu tivesse uma camionete é muito provável que eu embarcaria nessa. Entretanto, fico com algumas dúvidas quanto ao mercado brasileiro: Será que alguém toparia estacionar com este equipamento em um posto para um pernoite? Com todos os acessórios quanto custaria este equipamento? Ficaria mais barato que uma camper? Estou pensando em grandes viagens como as que eu e a Carol (minha esposa) fizemos pela América do Sul e mesmo pelo Brasil. Um abraço. Tom
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