Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
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28 de novembro de 2013 às 14:14 #48393andarilho tricolorParticipante
Ola Ricardo, Seja bem-vindo e palpite bastante, pois todos aqui são “viajantes na maionese”, sonhadores , loucos assemelhados e afins.rsrsrsrsr A idéia principal creio, é que esses campers, que a maioria quer estariam instalados em veiculos 4×4, portanto a Grand Besta, estaria fora. Fiquei curioso em relação ao Bongo, pois desconheço que haja uma versão 4×4. Com relação a barraca no teto, é a que desejo, pois tambem considero usar a parte fechada sómente para transportar as tralhas.
28 de novembro de 2013 às 16:36 #48395Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Ola Ricardo, Seja bem-vindo e palpite bastante, pois todos aqui são “viajantes na maionese”, sonhadores , loucos assemelhados e afins.rsrsrsrsr A idéia principal creio, é que esses campers, que a maioria quer estariam instalados em veiculos 4×4, portanto a Grand Besta, estaria fora. Fiquei curioso em relação ao Bongo, pois desconheço que haja uma versão 4×4. Com relação a barraca no teto, é a que desejo, pois tambem considero usar a parte fechada sómente para transportar as tralhas.Ricardo e Andarilho, A idéia original deste tópico seria prover uma camper slim (não trambolhão) tipo bbb (bom/bonito/barato), para as picapes em geral. Mas a idéia pode se adequar a qq veículo com caçamba, o bongo é um deles, que permitira instalar capota de fibra ou baú de alumínio com barraca em cima. E também não necessariamente só para veículos 4×4, pois a picape mais vendida no Brasil é a Nova S10 flex 4×2. Aqui o Bongo com motor turbo diesel intercooler 2.5 130 hp (acho q com tração simples 4×2): No site da Kia mostra apenas o modelo acima cabine simples: VERSÂO: K.785 DESTAQUE DO VEÍCULO: Air bag frontal motorista,Chave tipo canivete com abertura e travamento das portas a distância, Vidros com comando elétrico nas duas portas PREÇO PÚBLICO SUGERIDO: R$63.900, frete não incluso Aqui um Bongo versão Camper da Motortrailer, imagino a um custo a partir de 50 mil dilmas…fora o preço do veículo: [img]http://www.motortrailer.com.br/administrativa/produtos/modelo/imagem/C__pia%20de%20P1010004_1.JPG[/img]
28 de novembro de 2013 às 18:20 #48397Stephan RiedererMembroque animal esse Bongo!
29 de novembro de 2013 às 14:02 #48405Nilton JParticipanteArmazenamento de água no camper Tinha postado aqui sobre o tanque de água da Front Runner e vou voltar a falar sobre isso agora em forma de um kit completo. É uma ótima e prática solução o emprego deste tanque universal da Front Runner, empresa africana especializada em acessórios para Safari: Capacidade total de 60 litros, aprovações internacionais, não deixa cheiro e nem gosto na água, 36 cm largura, 25 cm de altura, 84 cm de comprimento, BPA FREE, compacto para ser instalado no fundo da caçamba da picape, e sobre ele dá para montar um banco ou cama de criança, escondendo o tanque, 179 GWs. Vem com peças agregadas em forma de kit: par de cinto para fixação, 29 GWs: torneira / bico externo para banho, etc, 18 GWs: Mangueira extra, 14 GWs: Bomba dágua 12Vdc compacta e com 2 saídas simultâneas para alimentar bico externo do chuveiro e torneira da pia, sem perda de pressão, trabalha no seco sem queimar, tem protetor térmico, sem peças metálicas em contato com o líquido, por 67 GWs:
29 de novembro de 2013 às 18:43 #48407Ricardo CamposParticipanteNilton wrote:Dr. Green wrote:nossa muito legalGreen, Vou te contar como começou esta minha nova idéia: Encontrei coisa de um mês atrás um colega na fila do cartório, o qual não via a alguns anos. Papo vem papo vai contei à ele do projeto de minha carretinha off-road e de meu troller e ele por sua vez, me contou que tinha acabado de comprar uma nova S10 Flex 4×2 CD e que iria me acompanhar nas viagens do tipo “acampamento”. Disse ainda que já tinha pesquisado o mercado nacional e achou a coisa “extrapolada” demais no quesito preço de camper nacional, além de serem pesados, trambolhões e anti-aerodinâmicos… E me pediu ajuda em dar-lhe uma alternativa e após alguma pesquisa, cheguei a conclusão que um flip-pac é ideal para o nosso mercado (nos USA vendem por cerca de 3 a 5 mil GWs). Note que não é o pop-up da FWC e nem da All-Terrain que alguns estão importando isoladamente e a coisa chega aqui por mais de 60 mil reais…considerando frete internacional e os costumeiros pesados impostos. Este que estou indicando tem a função pop-up mas do tipo “flip-pac”, pois veja no vídeo que ele faz “plip” para abrir e “pac” para fechar. Repito, é o sistema mais leve, mais em conta e o mais apropriado para on/off road. A idéia não é importar mas sim NACIONALIZAR e FABRICAR aqui no Brasil algo similar e com toda a tecnologia eletrônica embarcada e os mobiliários e acessórios necessários para o campista/expedicionário/aventureiro. O projeto e fabricação da Global One me deu muita bagagem em relação à custos industriais de equipamentos mecânicos; já no campo eletrônico é minha formação e dia a dia. Diferente do conceito da Global One, que por capricho meu coloquei nela peças de todo o planeta, neste flip-pac camper tudo seria nacional, visando oferecer um produto completo e acabado com um custo benefício imbatível aos jovens campistas-picapeiros, cuja imagem e perfil sequer combinam com os campers trambolhões… Dá para fazer algo em excelência de produto e em margem de preço de venda, com fabricação seriada em escala considerável. Veja que um camper, diferente da carreta off-road, não tem cambão, não tem engate, não tem suspensão, não tem rodas e nem pneus, não tem superestrutura pesada e reforçada, mas sim leve, sequer tem emplacamento… Poderá aqui estar nascendo algo muito útil aos picapeiros-campistas. Meu colega da Nova S10 está super empolgado e já ofereceu a picape dele para receber um primeiro protótipo. O “shell” ou “casco” deste flip-pac camper nacional poderia ser o convencional em fibra de vidro, igual fazem lá fora, e que aqui no Brasil tem fabricantes às dúzias, na forma de capotas de fibra que vão nas caçambas, ou porque não algo em chapa e alumínio. Vamos nos falando e fazendo aqui em tempo real no mundo virtual um brain-storm de alto nível. Mandem seus pitacos !!! Saúde!
Sabe Nilton, na Australia e outros países existem locadores de campervans quesão vans tipo Kia besta adaptadas como pequenos motorhomes. A minha ideia é adaptar no teto, a flip pac camper na metade de traz do teto da van assim do meio pra frente seria espaço para passageiros e pra traz area de vivencia, sendo que na lateral direita teria um toldo com fechamento lateral e a porta trazeira aberta sustentaria um fechamento de lona com porta de ziper. assim m veículo relativamente pequeno poderia ter uma grande area util para acampamentos com um certo conforto. Segue um link para um exmplo doque vem sendo feito na itália http://www.youtube.com/watch?v=d1gWgIx1O_w Um abraço Ricardo Campos
30 de novembro de 2013 às 00:10 #48414andarilho tricolorParticipanteRicardo, A idéia é boa em relação a van….mas por exemplo em eu caso não serve pois limitaria o acesso onde o 4×4 é necessário…e já estive em muitos. O outro problema que vejo, é a necessidade de recortar o teto….isso é algo…posso garantir , muito complicado em veiculos principalmente do comprimento de uma van, porque altera toda a estabilidade das laterais, provocando stress nas estruturas e um reforço muito bem feito teria de ser feito. Tudo isso representa custo e riscos de um trabalho que se não for muitissimo bem planejado e executado por profissionais muito qualificados pode trazer mais dor de cabeça, que própriamente uma solução. Outro detalhe a considerar é que não é tão fácil como se pensa, fazer aquela parte que acredito ser de fibra…o próprio fato de não ser feita em série aqui, dá justificativa aos profissionais que mexem com isso a jogar o preço lá nas alturas….e poe altura nisso. Não sou de criar problemas sem citar soluçoes mas a idéia dessa van, no momento no Brasil, eu arrrisco a dizer que é quase inexequivel. Não vale a pena.
2 de dezembro de 2013 às 15:46 #48424Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Ricardo, A idéia é boa em relação a van….mas por exemplo em eu caso não serve pois limitaria o acesso onde o 4×4 é necessário…e já estive em muitos. O outro problema que vejo, é a necessidade de recortar o teto….isso é algo…posso garantir , muito complicado em veiculos principalmente do comprimento de uma van, porque altera toda a estabilidade das laterais, provocando stress nas estruturas e um reforço muito bem feito teria de ser feito. Tudo isso representa custo e riscos de um trabalho que se não for muitissimo bem planejado e executado por profissionais muito qualificados pode trazer mais dor de cabeça, que própriamente uma solução. Outro detalhe a considerar é que não é tão fácil como se pensa, fazer aquela parte que acredito ser de fibra…o próprio fato de não ser feita em série aqui, dá justificativa aos profissionais que mexem com isso a jogar o preço lá nas alturas….e poe altura nisso. Não sou de criar problemas sem citar soluçoes mas a idéia dessa van, no momento no Brasil, eu arrrisco a dizer que é quase inexequivel. Não vale a pena.Ricardo e Andarilho, Aprendi a ser admirador de qualquer solução de teto veicular retrátil do tipo popup ou flippac, que permita aumentar internamente o pé direito dos veículos, além dos campers. Mas especificamente em veículos tipo Van, penso que o pé direito original de fábrica destes veículos já é o suficiente para dar um certo conforto em se transitar de pé no interior do veículo, sem precisar cortar o teto do mesmo, e assim, sem alterar a estrutura de sua carcaça, eliminando riscos contra a segurança e eventual falha de rigidez estrutural. Colo abaixo a foto que vi numa das matérias recentes deste site MACAMP, sobre a Van Motor Home Night & Day, leva e dormem nela até 4 pessoas, uma maravilha de projeto, racional e inteligente. Imagine este projeto numa futura VAN 4×4 com pneus para uso misto, asfalto e terra:
2 de dezembro de 2013 às 22:09 #48426andarilho tricolorParticipanteNilton, Já queimei as pestanas, olhos e calejei mãos e pés atras de uma van 4×4, ou até mesmo um pequeno caminhão tambem 4×4, mas no nosso querido Brasil, não existe. Não quero algo usado, pois pretendo manter por muitos anos e mesmo que a “bucha” não seja pequena em termos de reais investidos, quero ter a segurança de algo que só vai começar a dar maiores problemas em mais ou menos 3 anos. No site da Vitória tem um f350 4×4 lindo….mas é muito estranho que aquele projeto tenha sido desenvolvido para um casal (terra sem fronteiras) que pouquissimo usaram. Será que não gostaram? Um outro detalhe que me incomodou foi pesquisar, e por exemplo em especial no Chile e Argentina a Ford ter poucas concessionárias , o que difilcultaria reposição de peças. Há outros dois detalhes que para mim são essenciais, quais sejam, bancos para 4 pessoas, pois eventualmente quero levar algum convidado extra. Embora o preço seja um tanto assustador, começo a pensar sériamente em uma daquelas picapes americanas 4×4(evidentemente) a diesel e a partir dela desenvolver um projeto de um camper…”sem rabo” …e sem excesso de altura. Não abro mão de um veiculo que eu possa eventualmente quando necessário trafegar em lugares mais inóspitos, e ter a certeza que esse veiculo vá dispor de condiçoes de superar obstáculos( não estou falando de off-road pesado…a famosa trilha!) e me trazer de volta para casa, sem muita dor de cabeça.
3 de dezembro de 2013 às 12:05 #48429Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Nilton, Já queimei as pestanas, olhos e calejei mãos e pés atras de uma van 4×4, ou até mesmo um pequeno caminhão tambem 4×4, mas no nosso querido Brasil, não existe. Não quero algo usado, pois pretendo manter por muitos anos e mesmo que a “bucha” não seja pequena em termos de reais investidos, quero ter a segurança de algo que só vai começar a dar maiores problemas em mais ou menos 3 anos. No site da Vitória tem um f350 4×4 lindo….mas é muito estranho que aquele projeto tenha sido desenvolvido para um casal (terra sem fronteiras) que pouquissimo usaram. Será que não gostaram? Um outro detalhe que me incomodou foi pesquisar, e por exemplo em especial no Chile e Argentina a Ford ter poucas concessionárias , o que difilcultaria reposição de peças. Há outros dois detalhes que para mim são essenciais, quais sejam, bancos para 4 pessoas, pois eventualmente quero levar algum convidado extra. Embora o preço seja um tanto assustador, começo a pensar sériamente em uma daquelas picapes americanas 4×4(evidentemente) a diesel e a partir dela desenvolver um projeto de um camper…”sem rabo” …e sem excesso de altura. Não abro mão de um veiculo que eu possa eventualmente quando necessário trafegar em lugares mais inóspitos, e ter a certeza que esse veiculo vá dispor de condiçoes de superar obstáculos( não estou falando de off-road pesado…a famosa trilha!) e me trazer de volta para casa, sem muita dor de cabeça.Andarilho, pensamos igual, a viatura TEM QUE SER 4×4 ! Aquele Camper off-road F350 é de babar! Existe um micro-ônibus 4×4, o VOLARE, projetado e muito usado como transporte escolar de crianças em escolas de zonas rurais espalhadas pelo nosso brasilsão. Seria uma execelente opção de viatura nacional 4×4 a ser transformado num motor home on/off road. Veja o link e as fotos do Volare, uma divisão de negócios do fabricante de carrocerias Marco Polo: http://carpointnews.blogspot.com.br/2012/08/minionibus-volare-4×4-no-rally-dos.html Este aqui sim vale a pena tirar CNH profissional, e se algum dia eu levar realmente a sério ser proprietário de um motor-home, será nesta estrutura a minha “casa móvel”:
3 de dezembro de 2013 às 21:54 #48433andarilho tricolorParticipanteNilton, Transmissão de pensamento, pois ontem a noite estava pesquisando justamente quais as plataformas desses micro-escolares. Fora esse Volare, a IVECO tambem importa um chassi 4×4 para micro-onibus escolares…Não sei se é exclusivo para o governo, mas vou tentar me informar da possibilidade de um desses… É obvio que não sendo o Bill Gates, tem a preocupação com o preço e tudo o mais, mas quem sabe….E já estou de olho tambem em algum leilão de prefeitura, pois muitas dispoe desses veiculos. Talvez valha a pena. A Volks tambem faz um desses onibus 4×4, mas o deles é modelo bem grande.
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