Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
- Este tópico contém 135 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por Nilton J.
-
AutorPosts
-
8 de outubro de 2013 às 02:14 #47946Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Olá pessoal! Se eu tivesse uma camionete é muito provável que eu embarcaria nessa. Entretanto, fico com algumas dúvidas quanto ao mercado brasileiro: Será que alguém toparia estacionar com este equipamento em um posto para um pernoite? Com todos os acessórios quanto custaria este equipamento? Ficaria mais barato que uma camper? Estou pensando em grandes viagens como as que eu e a Carol (minha esposa) fizemos pela América do Sul e mesmo pelo Brasil. Um abraço. Tom
Tom, Acredito que com cerca de 15 mil reais dá para fazer algo bem equipado e de bom acabamento, incluindo o flippac camper (estrutura do casco + barraca), geladeira, pia/fogão, mobiliários e cxs água e bateria auxiliar com eletrônicos agregados. Este valor poderia inclusive iniciar-se na faixa de 5 mil reais, caso seja apenas comprado o conjunto flippac e cada usuário iria gastar a mais nos acessórios que desejar…exemplo: nem todo mundo vai querer uma geladeira elétrica pois se apenas viajar de fim de semana para acampar, bastará uma boa caixa térmica para gelo. E a maioria sequer irá pernoitar em posto de gasolina, nem sabem o que é isso… Assim, o produto proposto está muito abaixo de um camper de 50 mil reais & up ! Mais abaixo ainda de uma motor-van de 100 mil (+ o preço da van…). Sequer saberia comparar com o preço de um motor-home full…nem imagino quanto custa um destes… Mas o predominante para vingar no mercado um produto assim não é só o fator preço. Suas perguntas são também as minhas…pois não estamos na América do Norte com toda a estrutura e segurança dos parques estaduais (e principalmente com a presença dos park rangers), mas sim em terras brasileiras… E ainda tem o perfil dos usuários: os picapeiros lá nos USA compram picapes para este propósito, adaptarem coisas nelas para uso no Outodoor, já aqui a maioria é apenas para desfilar no asfalto e irem passear nos shoppings…ou pegar uma ou outra trilha durante o dia. Uma cultura de nossos jovens que não viveram os tempos dourados do campismo nacional nas décadas final de 70 / 80 / início dos 90. Evidente que há exceções, mas como reverter isto em todo um país como o Brasil, repleto de lugares extraordinários para ir e conhecer? Digo reverter de maneira maciça, passar de 500 RVs ano em vendas para um mínimo de 100 mil? (quando digo RV significa trailer, camper, carreta-barraca, motor-van). Sabemos que, no geral, o poder aquisitivo de um cidadão brasileiro é inferior ao de um americano, assim, um dos caminhos para incentivar e aumentar o campismo motorizado é oferecendo e lançando no mercado produtos com preços que apresentem um bom custo benefício, como este que estou propondo aos usuários de picapes. Este produto diminuiria o enorme e atual “gap” existente entre o barraqueiro de chão para um camper de 60 mil, considerando já ter a picape em mãos. Uma Nova S10 flex 4×2 sai hoje por 63 mil reais, a modelo LT que não é pelada mas bem equipada. Saúde!
8 de outubro de 2013 às 19:19 #47958Nilton JParticipanteAlém do modelo flippac americano, mostrado nas fotos dos posts acima, existe na Austrália uma derivação deste conceito, ou seja, um outro tipo de flippac, no qual a abertura da barraca fica na transversal do veículo e não em linha reta em cima da capota como o flippac americano. Lá é fabricado pela empresa australiana Trayon, e o mesmo lembra as barracas nacionais da CW, mas mantem as três características fundamentais que o identificam como um camper para a caçamba da picape que são: 1. entrada e saída da barraca pela caçamba do veículo; 2. tem a área social na caçamba com pé direito permitindo ficarmos de pé e nesta área seria a cozinha, armários, etc… 3. e tem a área do dormitório para duas pessoas adultas. Vejam abaixo algumas fotos, coisa que poderia ser facilmente feito aqui no Brasil por preços atraentes. Camper fechado: Flippac abrindo na transversal: Barraca aberta: Vista interior:
8 de outubro de 2013 às 23:00 #47962Washington de MendoncaParticipanteNilton, sou mais pela australiana. As coisas ficam mais organizadas. Numa cabine dupla é estranho, não? Se é para duas pessoas … Mas, se vc precisar de um guia turístico … Tem lugar nos bancos traseiros. É incrível como os americanos e australianos são bons em soluções para pouco espaço! Sei que o mercado é amplo, tem lugar para todo produto, entretanto quando acampo em camping já constatei que a maioria dos carros é 1.0, principalmente dos barraquistas. Será que a maior fatia deste mercado não está para uma carreta tipo TRANSFORMER? Um abraço. Tom
9 de outubro de 2013 às 00:35 #47963Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Nilton, sou mais pela australiana. As coisas ficam mais organizadas. Numa cabine dupla é estranho, não? Se é para duas pessoas … Mas, se vc precisar de um guia turístico … Tem lugar nos bancos traseiros. É incrível como os americanos e australianos são bons em soluções para pouco espaço! Sei que o mercado é amplo, tem lugar para todo produto, entretanto quando acampo em camping já constatei que a maioria dos carros é 1.0, principalmente dos barraquistas. Será que a maior fatia deste mercado não está para uma carreta tipo TRANSFORMER? Um abraço. TomTom, Também gostei bem mais do conceito do Flip-Pac australiano, e a barraca dela já é 100% à prova de chuva, sem precisar ser “encamisada” com uma segunda capa externa, que deve ser algo incomodo para se fazer na chuva. Faz anos que não sei mais o que é acampar, mas o público alvo é mesmo os dos veículos menores e populares, e assim, se você conseguir um “preço popular” e um “peso leve” para o Transformer, vai emplacar no mercado sem dúvida, pois é algo superior e mais completo que uma carretinha com barraca em cima, tendo principalmente o banheiro com chuveiro para as mulheres. É difícil dizer se haveria mercado para o que estou propondo para as picapes, quem compra uma picape acima digamos de 70 mil reais, irá acampar com ela ou vai viajar para o apartamento da praia ? Ao menos meu colega da nova S10 tem interesse num camper a custo honesto para aproveitar a caçamba de sua própria picape, mas quantos mais teriam? É justamente por isso que criei este tópico, em busca de opiniões e respostas. Abraço!
9 de outubro de 2013 às 20:12 #47971Nilton JParticipanteAlém dos modelos flippacs que postei, o americano e o australiano, tem ainda um outro, também americano, denomidado QuickSilver Soft-Side Truck Automotive Tent Camper . Veja que tem no extenso nome a palavra “camper”. Trata-se de uma barraca que é instalada na própria caçamba da picape, mas este modelo específico só cabe em picapes médias ou grandes de cabines simples ou cabines estendidas, pois as camas são alinhadas ao comprimento da caçamba (uma caçamba de picape média cabine dupla tem no máximo 1, 50 metros, muito curta para uma cama). Lembra aquelas carretas-barracas que eram fabricadas aqui antigamente, em nossos anos dourados do campismo, mas sem rodas pois vão em cima da caçamba das picapes. Vejam as fotos:
10 de outubro de 2013 às 00:29 #47972Washington de MendoncaParticipanteNilton, teve algum problema com as últimas fotos! Quanto ao TRANSFORMER ter um “preço popular” e “peso leve” só poderei falar quando terminar de fazer e colocá-lo na estrada para testar. O banheiro realmente é um diferencial importante, principalmente para as mulheres e a possibilidade de se fazer com materiais acessíveis poderá ser outro. Um abraço. Tom
10 de outubro de 2013 às 11:42 #47973Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Nilton, teve algum problema com as últimas fotos! Quanto ao TRANSFORMER ter um “preço popular” e “peso leve” só poderei falar quando terminar de fazer e colocá-lo na estrada para testar. O banheiro realmente é um diferencial importante, principalmente para as mulheres e a possibilidade de se fazer com materiais acessíveis poderá ser outro. Um abraço. TomTom, bom dia! As fotos que postei logo acima estão neste link: http://www.livinlite.com/camper-overview.php Está aparecendo para mim aqui, colei diretamente a URL das imagens. Abraço,
10 de outubro de 2013 às 15:42 #47975Stephan RiedererMembronossa essa ultima barraca ai que vai na caçamba da pickup é animallll
10 de outubro de 2013 às 16:30 #47976Nilton JParticipanteDr. Green wrote:nossa essa ultima barraca ai que vai na caçamba da pickup é animallllGreen, Veja abaixo o vídeo deste “camper-barraca” ! Dormem 4, tem espaço para tralhas debaixo dos baús, tomadas elétricas e iluminação. Pena só servir em caçambas de picapes cabines simples ou estendidas…e não nas cabines duplas… Uma belezinha, todo em alumínio e plástico injetado…não tem nada em ferro para enferrujar e nem madeira para apodrecer. Capota da barraca tipo “bimini” igual as que usam em lanchas. Mas talvez o caminho em se fazer um camper para as caçambas das picapes do tipo “BBB”, bom/bonito/barato, seja por aí. Uma hora a gente acerta nesta receita promissora! Vamos botar a “cuca” para trabalhar!!! [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zLGzgpHUKs4[/video]
10 de outubro de 2013 às 23:16 #47985Washington de MendoncaParticipanteOlá, Nilton. Ontem as fotos não estavam aparecendo para mim e hoje já estão. Vai entender … A ideia da “camper-barraca” é muito boa, entretanto não parece ser muito frágil? Tem que envelopar para aguentar chuva e ventos fortes? Um abraço. Tom
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.