Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
- Este tópico contém 135 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por Nilton J.
-
AutorPosts
-
11 de outubro de 2013 às 13:40 #47994Nilton JParticipante
Camper por 3 mil GWS ! (3 mil dólares) Tomo a liberdade de postar aqui algumas fotos e informações que extraí de um tópico do Expedition-Portal, no bloco de construtores independentes de campers. Um tópico criado em 2007 por um jovem asiático, chegando em 150.000 acessos, tópico “venerado” por muitos leitores de todo o mundo. Link: http://www.expeditionportal.com/forum/threads/4811-Allochris-s-ultimate-buildup-thread!!! O que ele fez e mostrou em detalhes: Um camper misto de 4wheelcamper & Supercamper. Gastou 3 mil GWs ! (três mil dólares!) Dentro tem água, luz, energia, cozinha, banheiro, e dormem até 4 pessoas, a picape dele é extendida. Vejam as fotos como são animadoras: O dono, inventor e montador, Allochris: Sistema de abertura e fechamento da capota: Estrutura em alumínio: Isolação interna com isopor e chapa: Camper fechado: Camper aberto ao lado de um trambolhão: Saúde!
11 de outubro de 2013 às 13:55 #47995Stephan RiedererMembroAchei uma desses andando pelo street view da Islândia hehehehe http://goo.gl/maps/4fDJ8
11 de outubro de 2013 às 20:30 #47996Nilton JParticipanteDr. Green wrote:Achei uma desses andando pelo street view da Islândia hehehehe http://goo.gl/maps/4fDJ8Green, a idéia é fazer um projeto bem econômico para este camper, mas sem abrir mão de poder personalizá-lo em acessórios para quem estiver disposto a gastar mais. Veja como imagino a traseira dele, animal como minha carretinha:
14 de outubro de 2013 às 19:39 #48010Nilton JParticipanteComo seria meu camper nacional de baixo custo Após esta sequência de posts e também após pesquisar muito este assunto em outros foruns nacional / internacional, bem como em sites de fabricantes de campers a nível mundial, acredito que cheguei na fórmula ideal em se projetar e fabricar um camper nacional. Ideal pelo menos até este momento, pois o que é ideal hoje amanhã já poderá não ser e ser ainda superado por outra nova e melhor idéia…o mundo está em constante evolução! Pelo visto até aqui, chego a conclusão que o camper ideal é aquele que quando fechado irá apresentar uma boa aerodinâmica, e que também resulte no mínimo de parte têxtil quando aberto. O mesmo, apesar de “baixo custo, deve ter: 1. qualidade 2. funcionalidade 3. praticidade 4. robustez 5. beleza 6. harmonia 7. tecnologia embarcada Assim, a melhor maneira e formato deste camper, é o que é chamado lá fora de Slide On Camper, o qual é um flip-pac que abre até a metade. Vamos assim manter o nome original dado ao tópico, e chamá-lo de Flip-Pac Camper. Abaixo um esboço do mesmo:
15 de outubro de 2013 às 12:18 #48020Nilton JParticipanteComo seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 2 Em linha com a proposta acima, vejam este vídeo de um jovem australiano que projetou e montou um camper em cima de um Nissam Patrol. O nome dado é Slide On Camper, o qual é um flip-pac que abre até a metade. Pelo visto até aqui, chego a conclusão que é a melhor maneira em se projetar um camper, mantendo boa aerodinâmica quando fechado e o mínimo de parte têxtil quando aberto. Notem também que, a exemplo do camper do jovem asiático cujas fotos postei anteriormente, ambos usaram casco em alumínio e solaram com isopor. Estamos assim montando nosso quebra-cabeças! Vejam o comentário dele, construtor, no próprio YouTube, gastou de 2500 a 3000 $ AU: Mcchickenlittle 3 anos atrás , G’Day , I built this myself, cost was about $2500-3000 . It has full steel frame , cladded in caravan aluminium , insulated? with foam ,and lined with internal caravan ply wood , it took about 5 months to build . Its a shem i had to sell it , i do miss it , as i have nothing to go camping at the moment . I apolagise for the late replies i dont get on here much . [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JoSWEBUtbEU[/video][hr] Alguns preferem o camper com teto rígido, com a sensação de que terão maior segurança…uma doce e pura ilusão! Segurança neste país é piada; se for levar este assunto a sério, é melhor nem sair de casa. E o camper com teto fixo chama mais a atenção dos “amigos do alheio”…já o flipac é meio que “stealth”! Ainda tem a questão em privilegiar a aerodinâmica, leveza, consumo e o “offroadability” do conjunto, fatores mais fáceis em se conseguir por meio de um camper sem ter teto fixo. E é a tendência internacional em fabricação de campers, e cada vez mais com espaços reduzidos. Veja a diferença: Camper com flippac e teto fechado: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSA1DZ_V9b1SYAxqtLEFngwmk-qGJlR1zb7194Ii3xl84VQ1C6k[/img] Camper com teto fixo: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQU2HkYSK_omGS_asNAh0MsLtUkhiQ505A39peYqsvWL1F76iyd[/img]
16 de outubro de 2013 às 11:38 #48025Nilton JParticipanteMais um modelo de camper “baixo custo” Continuando o “brain-storm”, a exemplo do camper-barraca Quicksilver que postei anteriormente neste tópico, existe também um outro modelo de fabricação australiana, chamado de Brolga Camperback, projetado para as caçambas de picapes médias cabine dupla. A caixa do Brolga vem com um sistema de fixação que dispensa furação na caçamba. A idéia é fantástica, mas pelo que li nos foruns internacionais, tanto o Brolga como o Quicksilver não decolaram em vendas em seus respectivos mercados, australiano e americano… O lado negativo exposto pelos “clientes não satisfeitos” é que este tipo de modelo aproveita o piso do própria caçamba da picape para servir tanto de habitáculo social como também para abrigar toda a extensa parte textil da barraca, e esta, quando molhada na chuva, ao fechar ensopa toda o material, equipamentos e mobiliários dentro da caçamba. Mas mesmo assim, vale a pena ver as fotos do Brolga (que é o nome de um pássaro australiano provido de grandes asas): Numa Hilux cabine dupla: Numa Amarok cabine dupla: Numa carreta: Em exposição num “Overland Show”: The brolga:
16 de outubro de 2013 às 17:48 #48028Nilton JParticipanteMais alguns exemplos de campers de baixíssimo custo: Todos feitos nos USA, geralmente são fabricados por militares aposentados, mas que gostam de viver na selva no mais puro estilo de um RAMBO, onde a caçamba da picape vira a própria cama para dormir. campers caseiros: Estes campers caseiros, invenção de ex-soldados combatentes do Vietnam a partir de meados da década de 70, acabaram criando um mercado de campers comerciais em forma de barracas na caçamba, os quais são vendidos lá na terra do Tio Sam por cerca de 150 a 300 GWs: campers comerciais: este aqui vem até com um toldo traseiro: Diversão garantida na caçamba da picape por um baixo custo, mas a parte negativa é onde guardar as tralhas…tem que achar um cantinho para isso na mesma área da caçamba ou atrás dos bancos da viatura. [hr] Quem não tem cão caça com gato! Descendo na escala de valores e das necessidades humanas, ainda há aqueles campers adaptados em capotas de fibra ou de lona das picapes, sendo que existem muitos americanos do tipo “sem teto” literalmente morando e vivendo neles, estacionam em áreas de shopping center e super-mercados à noite para dormir, e durante o dia procuram banheiros públicos para se lavarem: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTFn1eK9l8tHDPEa8JnVjbjzfJ004RDp9lZvpSCFeWvdvacaD03[/img] [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR4XyCxx39Oec-pIpVnVISK67s-uEwRNZzM9KQIsYY8EP3-KJvu-w[/img] [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6mx7Wg8HfWPrm_0BdZmU6j3XDc2Ux5AbHflahvBPA3fnNOhn-3w[/img]
16 de outubro de 2013 às 18:27 #48030Stephan RiedererMembrodas ist sehr toll!
16 de outubro de 2013 às 18:53 #48032Nilton JParticipanteDr. Green wrote:das ist sehr toll!Vielen Dank, Herr Kollege
17 de outubro de 2013 às 12:19 #48040Nilton JParticipanteComo seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 3 A exemplo de que coloquei na minha carreta off-road Global One, meu off-road camper de baixo custo teria o básico: Água Eletricidade Gás Teria também de série: Bico de chuveiro externo Entrada de eletricidade externa Bateria Carregador de bateria Inversor dc /ac Interior simples mas de bom gosto Pia com torneira pressurizada Fogão Mobiliário Cama de casal e cama de criança wc Não teria frescuras como ar-condicionado, nem aquecedor de água e nem chuveiro dentro da caçamba que só mede 1,5 m2. Fotos aproximadas de como seria este camper, sem estar na escala para a medida das caçambas de nossas picapes cd: [hr] Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 4 Não poderia faltar os toldos! Camper aberto em modalidade “acampamento”, com toldos lateral e traseiro; a meu ver ambos importantes, porque como já disse, a hora que a viatura para, todos querem ficar fora para curtir o Outdoor com muita sombra, em vez de ficar enclausurado num espaço fechado: [hr] Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 5 Como corre “eletrônica” em minhas veias, o projeto contemplaria alguns opcionais, para quem quiser gastar mais. E um deles seria o painel fotovoltáico solar em cima da capota do camper, painel este “flexível”, cola no teto como se fôsse um adesivo, super leve, esta caindo muito o preço disto lá na China. Na foto abaixo o camper numa Amarok, com duplo adesivo solar no teto e com espaço no meio entre eles para se colocar um belo “rack fora de estrada”: [hr] Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 6 Aqui o camper montado em cima de uma Nissan Frontier (lá fora é chamada de Nissan Navara, mas “navara” aqui na nossa “pátria de desordem e desprogresso” não ía pegar bem este nome, já levamos “navara” todo dia aqui em impostos ao Planalto…assim a Nissan Brasil mudou para Frontier! Vista frontal e entre os painéis solares, um prático rack para transportar objetos, neste caso um caiaque:
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.