Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
- Este tópico contém 135 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por Nilton J.
-
AutorPosts
-
17 de outubro de 2013 às 14:42 #48044Washington de MendoncaParticipante
Nilton, muito boa a sua documentação! O tradutor do google traduziu “insulated? with foam” como “isolados com espuma”. Será a espuma expansível que me sugeriram no tópico do TRANSFORMER? Ou será placas de isopor como tenho no meu MH? Desculpe-me, mas a Carol está perguntando onde está o banheiro. Será que não conseguiríamos montar um wc externo? Tenho algumas ideias … Um abraço. Tom
17 de outubro de 2013 às 16:17 #48045Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Nilton, muito boa a sua documentação! O tradutor do google traduziu “insulated? with foam” como “isolados com espuma”. Será a espuma expansível que me sugeriram no tópico do TRANSFORMER? Ou será placas de isopor como tenho no meu MH? Desculpe-me, mas a Carol está perguntando onde está o banheiro. Será que não conseguiríamos montar um wc externo? Tenho algumas ideias … Um abraço. TomTom, Isopor em inglês é styrofoam. Mas os caras lá fora abreviam o nome para foam, assim, eu acho que o construtor australiano usou isopor mesmo, aliás, a exemplo do jovem asiático, que pelas fotos e texto do tópico dele no fórum do EXPO, claramente dá para ver que é isopor. Estou nestes dias vendo em fóruns internacionais várias narrativas de diversos construtores independentes como nós, e venho observando o bom e velho isopor ainda é o mais usado nas construções caseiras. Mas temos que pesquisar mais outras alternativas de materiais sem dúvida alguma. No camper que imagino fazer, sobre as caçambas das picapes médias cabines duplas, estamos falando de algo de 1,5 m2 de área. Não vejo sentido por chuveiro dentro, apenas espaço para o wc químico. E no lado externo um bico pressurizado de saída de água para ligar uma ducha já quebra o galho. Vou falar mais a frente sobre isso. Perguntas: Isopor não propaga fogo e nem solta gás tóxico? Isopor não apodrece com humidade? Que idade tem seu MH e como está a condição das placas de isopor? observação: neste link uma matéria sobre material de isolação em campervans: http://www.campervanconversion.co.uk/shop/c/insulation/p/campervan-insulation [img]http://www.campervanconversion.co.uk/sites/default/files/Insulation%20Rolls.JPG[/img] [img]http://www.campervanconversion.co.uk/sites/default/files/Insulation%20Closeup.JPG[/img] Abraço!
17 de outubro de 2013 às 17:39 #48047Nilton JParticipanteMais uma alternativa de material isolante térmico e acústico, a meu ver, top de linha: Descrição: Low-E brand insulation is available here in 4′ x 10′ and 4′ x 50′ rolls. Low-E is manufactured using a 3/16″ closed-cell polyethylene foam core with 99% pure polished aluminum facings on both sides. (This is not the foiled bubble wrap sold at hardware stores). site: http://www.lobucrod.com/index.html vídeo “teste de fogo”: http://www.lobucrod.com/waterheater%20burn%20test.wmv fotos de material instalado no interior de uma VAN: Acho que esse é o caminho! Achar este material aqui no Brasil.
17 de outubro de 2013 às 18:28 #48050Washington de MendoncaParticipanteOlá Nilton. Quanta informação! O negócio é garimpar mesmo. Segundo a minha Química (minha esposa) o isopor é inflamável e sofre a ação da umidade. O meu MH tem uns 13 anos e nas partes que mexi as placas de isopor estavam intactas. Obrigado pelas dicas. Um abraço. Tom
17 de outubro de 2013 às 18:51 #48052Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Olá Nilton. Quanta informação! O negócio é garimpar mesmo. Segundo a minha Química (minha esposa) o isopor é inflamável e sofre a ação da umidade. O meu MH tem uns 13 anos e nas partes que mexi as placas de isopor estavam intactas. Obrigado pelas dicas. Um abraço. TomTom, vamos garimpar mesmo! Abaixo um exemplo de camper caseiro que o construtor usou placa de isopor e alega que este modelo não é inflamável…devem haver vários tipos de classificação e tempo de exposição ao fogo: Estrutura de alumínio: [img]http://www.expeditionportal.com/forum/attachment.php?attachmentid=108300&d=1341071417&thumb=1[/img] [img]http://www.expeditionportal.com/forum/attachment.php?attachmentid=108617&d=1341296071&thumb=1[/img] Paredes externas em alumínio: [img]http://www.expeditionportal.com/forum/attachment.php?attachmentid=122599&d=1348461563&thumb=1[/img] Revestimento interno em placas de isopor: [img]http://www.expeditionportal.com/forum/attachment.php?attachmentid=171816&d=1373341931&thumb=1[/img] [img]http://www.expeditionportal.com/forum/attachment.php?attachmentid=167863&d=1371565333&thumb=1[/img]
18 de outubro de 2013 às 16:48 #48061Nilton JParticipanteUm camper diferente e patenteado: QuickCamper Continuando nossa saga em prol da busca de um camper nacional de baixo custo, vejam este produto abaixo, uma espécie de flippac às avessas, que abre e fecha em torno transversal ao comprimento da caçamba cujo projeto foi executado pelo americano Jay Baldwin, o qual patenteou o produto chamado de QuickCamper, e está até hoje a procura de uma empresa interessada em comprar sua patente e assim, liberar o projeto para fabricá-lo em escala industrial. Só existe um protótipo até o momento, montado em sua própria picape, que deve ser do tipo “long bed”. Seguem as fotos: O inventor e construtor: [hr] Mais fotos do QuickCamper, quanto será que ele quer pela patente???
21 de outubro de 2013 às 16:18 #48084Nilton JParticipanteExemplo de camper nacional que demonstra e comprova a viabilidade deste tópico: Na busca de um um camper nacional, seja com capota flippac ou popup, mas de baixo custo e com qualidade, funcionalidade e beleza, vejam as fotos abaixo. Trata-se de um camper tipo popup com capota fixa às paredes laterais da caçamba de uma picape Ford F250, feito em Manaus no quintal da casa de um colega radioamador manauara. Parabêns ao colega de Manaus, o que vem mais uma vez mostrar a todos nós a potencialidade em criatividade / genialidade do brasileiro! Picape rodando com a capota retraída e fechada: Ele usou lona de caminhão para a extensão da capota: Cama com parte dela retrátil: Banheiro com chuveiro/wc químico e cortina plástica: Vista interna com banco, mesa, cozinha e geladeira: Nosso colega de Manaus, colocou no teto um “climatizador de caminhão”: E aqui, a meu ver, a grande “sacada” dele, um piso retrátil, para quando quiser remover tudo dentro e deixar o baú da picape livre para o trabalho em se transportar carga: [hr] Detalhes da estrutura da capota do camper manauara: Estrutura da capota:
21 de outubro de 2013 às 18:19 #48085Odair TeixeiraParticipanteWashington e Nilton Desculpe me intrometer no tema. Fui gestor da maior fábrica de EPS da America Latina por alguns anos na área de materiais para construção civil. EPS é como se chama o poliestireno expandido ou Isopor®TM, que é marca registrada da Knauf e que foi inventado pela Basf há muitas décadas na Alemanha. Atualmente minha empresa presta consultoria em tecnologia de materiais e eficiência energética. Lido com polímeros há anos e o EPS é um deles. Além disto faço simulações através de CFD (usando elementos finitos) para projetos de isolamento térmico. Atuo ainda como consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria Química para o comitê de EPS (ou Isopor). Depois da devida apresentação, humildemente gostaria de esclarecer: – O EPS (ou Isopor® ) ainda é o material de melhor relação custo/benefício no mundo para isolamento térmico. Existem tecnologia superiores, porém o custo é maior e dependendo da aplicação é inviável. – Existem duas categorias e EPS. Com e sem retardante à chama. Ainda existem empresas que fabricam sem retardante a chamas, ainda que a diferença de custos entre ambos seja muito pequena. – O teste é simples de fazer. Pegue um isqueiro e um pedaço de EPS. Acenda o isqueiro e encoste o EPS na chama. Afaste-o da chama qdo incediar. O fogo tem que apagar imediatamente. Se continuar queimando, não possui o aditivo retardante à chamas. – A norma brasileira de EPS é a NBR 11752. Ela divide em grupos por densidade e com e sem retardante a chamas. – Neste momento, estou conduzindo o grupo técnico para elaborar uma nova norma, mais abrangente e atual. – O EPS retardante a chama não “pega fogo”. Se a fonte de ignição for removida, ele se auto extingue. É auto extinguível. – O EPS não apodrece e nem absorve água. Não serve de alimento para nenhum ser vivo. – O EPS é 100% reciclável. A resina de poliestireno que compõe o EPS é a mesma do copinho plástico de café, da caneta bic ou da caixinha de CD. – O EPS não suja e nem contamina solo e nem água. É um termoplástico inerte. – A condutividade térmica do EPS é quase tão baixa quanto a de PU/PIR, que é mais cara. – O EPS é um excelente isolante térmico e seu fator de isolamento aumenta em função da densidade. – A permeabilidade ao vapor também é baixa. Não há condensação interna. – O EPS não prolifera fungos, cupins ou qualquer outro inseto. – Como é uma pérola de células fechadas composta de 95% de ar, é extremamente leve. – Dependendo da densidade, o EPS pode ser um material bem resistente. Poderia falar aqui sobre projetos que trabalhei onde usamos EPS, só que ficaria muito extenso e desvirtuaria o tópico. Eu estou trabalhando na patente de duas tecnologias onde o EPS é a alma da estrutura, recoberta de outros materiais. Como trabalho com compósitos (fibra de vidro, kevlar e carbono), consigo elaborar placas muito leves, resistentes (autoportantes) e com elevada performance termoacústica. Conduzi vários projetos e escrevi alguns artigos, tenho uma quantidade grande de material técnico. Se precisarem de alguma orientação deste material, fiquem a vontade. Apenas tome muito cuidado se for utilizar outra tecnologia de isolamento, já que alguns materiais liberam compostos tóxicos quando expostos ao fogo. Não acredite em milagres com isolamento de baixa espessura. Finalmente, muito cuidado com os que liberam Isocianatos, que resultam da degradação do Poliuretano. Estes compostos matam mais rápido do que o fogo. Os isocianatos vem causando tragédias em todo o mundo há anos. A da boate Kiss foi mais uma. Pesquise bem antes. Em anexo, alguma literatura técnica sobre o EPS. Abraço Odair
21 de outubro de 2013 às 21:13 #48088Nilton JParticipanteOdair Teixeira wrote:Washington e Nilton Desculpe me intrometer no tema. Fui gestor da maior fábrica de EPS da America Latina por alguns anos na área de materiais para construção civil. EPS é como se chama o poliestireno expandido ou Isopor®TM, que é marca registrada da Knauf e que foi inventado pela Basf há muitas décadas na Alemanha. Atualmente minha empresa presta consultoria em tecnologia de materiais e eficiência energética. Lido com polímeros há anos e o EPS é um deles. Além disto faço simulações através de CFD (usando elementos finitos) para projetos de isolamento térmico. Atuo ainda como consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria Química para o comitê de EPS (ou Isopor). Depois da devida apresentação, humildemente gostaria de esclarecer: – O EPS (ou Isopor® ) ainda é o material de melhor relação custo/benefício no mundo para isolamento térmico. Existem tecnologia superiores, porém o custo é maior e dependendo da aplicação é inviável. – Existem duas categorias e EPS. Com e sem retardante à chama. Ainda existem empresas que fabricam sem retardante a chamas, ainda que a diferença de custos entre ambos seja muito pequena. – O teste é simples de fazer. Pegue um isqueiro e um pedaço de EPS. Acenda o isqueiro e encoste o EPS na chama. Afaste-o da chama qdo incediar. O fogo tem que apagar imediatamente. Se continuar queimando, não possui o aditivo retardante à chamas. – A norma brasileira de EPS é a NBR 11752. Ela divide em grupos por densidade e com e sem retardante a chamas. – Neste momento, estou conduzindo o grupo técnico para elaborar uma nova norma, mais abrangente e atual. – O EPS retardante a chama não “pega fogo”. Se a fonte de ignição for removida, ele se auto extingue. É auto extinguível. – O EPS não apodrece e nem absorve água. Não serve de alimento para nenhum ser vivo. – O EPS é 100% reciclável. A resina de poliestireno que compõe o EPS é a mesma do copinho plástico de café, da caneta bic ou da caixinha de CD. – O EPS não suja e nem contamina solo e nem água. É um termoplástico inerte. – A condutividade térmica do EPS é quase tão baixa quanto a de PU/PIR, que é mais cara. – O EPS é um excelente isolante térmico e seu fator de isolamento aumenta em função da densidade. – A permeabilidade ao vapor também é baixa. Não há condensação interna. – O EPS não prolifera fungos, cupins ou qualquer outro inseto. – Como é uma pérola de células fechadas composta de 95% de ar, é extremamente leve. – Dependendo da densidade, o EPS pode ser um material bem resistente. Poderia falar aqui sobre projetos que trabalhei onde usamos EPS, só que ficaria muito extenso e desvirtuaria o tópico. Eu estou trabalhando na patente de duas tecnologias onde o EPS é a alma da estrutura, recoberta de outros materiais. Como trabalho com compósitos (fibra de vidro, kevlar e carbono), consigo elaborar placas muito leves, resistentes (autoportantes) e com elevada performance termoacústica. Conduzi vários projetos e escrevi alguns artigos, tenho uma quantidade grande de material técnico. Se precisarem de alguma orientação deste material, fiquem a vontade. Apenas tome muito cuidado se for utilizar outra tecnologia de isolamento, já que alguns materiais liberam compostos tóxicos quando expostos ao fogo. Não acredite em milagres com isolamento de baixa espessura. Finalmente, muito cuidado com os que liberam Isocianatos, que resultam da degradação do Poliuretano. Estes compostos matam mais rápido do que o fogo. Os isocianatos vem causando tragédias em todo o mundo há anos. A da boate Kiss foi mais uma. Pesquise bem antes. Em anexo, alguma literatura técnica sobre o EPS. Abraço OdairSr. Odair, Muito obrigado pela “aula” grátis!!! O caminho é mesmo o isopor retardante à chama, em caso de isolar o caso de alumínio. Acabo inclusive de descobrir na net dois novos fabricantes de Campers, que em vez de casco em alumínio, estão fabricando em painéis de poliuretano, com peso entre 100 a 200 kilos, conforme as versões e modelos de campers. os nomes destes campers são BIWAK, que vem do nome françês BIVOUAC, que significa tenda (chamam com o som de BIVAC as tendas armadas no rally Paris-Dakar). Tendas rígidas em cima das caçambas das picapes. BIWAK Espanhol: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbnu1Jn_0jL_qlNmXwfcwTiY-5i-e2Yd3T9bhNmifeRptUY_Ij[/img] Biwak Off-Road Adventure is made of sandwich panels with polyurethane insulating core of high density 34 mm thick which gives a great thermal and acoustic insulation. Externally is also coated with the same polymer plastic. [img]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSWP-X1ZQzxVP7btsZNd2SjhWBmIYy1JdckcCMRTFQA9I4cIt1k[/img] BIWAK Alemão: Idéias não param de vir à mente…
21 de outubro de 2013 às 22:52 #48090Capt.A330ParticipanteBuenas; si eu tivesse muito dinheiro, montaria uma fabrica com Odair e Nilton, para fabricar Campers e afins, com alta tecnologia e baixo custo, e esto seria o “pulo do gato” para popularizar o campismo num mercado que nem ele mesmo sabe que existe, mas que tem, com certeza, tem! Seriamos os “Knaus” da America do Sul! http://www.knaus.de/ Sei que é um sonho, mas…se não sonhasse, estaria morto à muito tempo… Abraços!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.