Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
- Este tópico contém 135 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 3 meses atrás por Nilton J.
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21 de outubro de 2013 às 23:24 #48092Nilton JParticipanteCapt.A330 wrote:Buenas; si eu tivesse muito dinheiro, montaria uma fabrica com Odair e Nilton, para fabricar Campers e afins, com alta tecnologia e baixo custo, e esto seria o “pulo do gato” para popularizar o campismo num mercado que nem ele mesmo sabe que existe, mas que tem, com certeza, tem! Seriamos os “Knaus” da America do Sul! http://www.knaus.de/ Sei que é um sonho, mas…se não sonhasse, estaria morto à muito tempo… Abraços!
Capitão, boa noite! Nos próximos posts de minha carretinha vou narrar a minha experiência como campista, foi intensa entre meus 20 a meus 29 anos. Isto entre 1980 a 1989. Depois acabou… Pelo que estou lendo em diversos lugares e pelo que o colega Tom também escreveu, que a maioria dos campistas tem carros populares 1.0, vejo que existe um abismo entre as barracas de chão de algumas centenas de reais e os motor-vans de 100 a 200 mil reais. Evidente que há neste gap o mercado de construtores de carretinhas com barraca no teto, como a minha, tem os automóveis com barraca no teto como a viatura do Green, tem os trailers usados e bem conservados como o seu, mas todos eles somados, a quantidade ainda é ínfima e insignificante… Eu vejo que o mercado necessita de algo com preço bem mais em conta e penso que é possível em se fabricar coisas econômicas com qualidade e tecnologia embarcada, pois o preço dos componentes estão caindo ano a ano; geladeiras 12 Vdc por mil e poucos reais, painéis solares flexíveis por R$ 400,00. Com imaginação em se fabricar seja um camper ou um mesmo um trailer de baixo custo como o do Tom (que ainda não divulgou quanto vai sair este seu projeto, mas assumo que seja tb de baixo custo como meu ainda imaginário camper), cujo processo de montagem seja bem racionalizado em suas etapas, e com um lucro honesto por meio de um preço de venda compatível com os anseios do mercado, com certeza é possível lançar algo novo que surpreenda e encante o mercado em funcionalidade, qualidade e com tecnologia embarcada. E dentro de patamares comerciais adequados à nossa realidade. É a filosofia do falecido Itamar, fabricar milhares de fusquinhas por 10 mil reais. Mas com air-bag, abs, dh e ar! Saúde!
21 de outubro de 2013 às 23:29 #48093Odair TeixeiraParticipanteDardo Sou um curioso, apenas isto. Com um pouco de entendimento de Fisica e mecanica vetorial, já é possível compreender as forças e reações envolvidas. Talvez neste final de semana, se o torneiro terminar a peça que desenhei,eu vou buscar o Imperial para testar a nova carga do amortecedor e fazer uns testes de frenagem. Fiz uma haste nova com furo adicional na trava o sistema de amortecimento e vou variar o curso da munheca. Se ficar bom, posto os resultados. Sds Odair
22 de outubro de 2013 às 00:20 #48095Capt.A330ParticipanteOdair, quanto de pressão tu programou? Vai ter compressão em dois estágios, além da dupla ação? Sei que Jairo também vai restaurar o amortecedor de triquilha do Vila Rica, portanto estamos curiosos com o desempenho do teu; amanhã Jairo vem para Curitiba, e vou encontrar ele no Hotel para ir tomar um café no Guanaquito, e conversar bastante do tema. Grande abraço meu irmão!
22 de outubro de 2013 às 01:27 #48097Odair TeixeiraParticipanteDardo Para não desvirtuar o tópico, posso explicar mais detalhadamente em outro tópico. Rapidamente respondendo a tua pergunta, a carga de compressão e extensão que eram de 2000Nm agora deve ter dobrado. Foi para uns 4000Nm. Minha preocupação é não aquecer demais o amortecedor e cavitar o fluído, perdendo eficiência… Abraço Odair
22 de outubro de 2013 às 10:52 #48101Nilton JParticipanteCamper europeu por 4500 Euros Animação em 3D para um camper na Mit Triton cabine dupla, feita pela empresa Truck Camper Europe, que fica na Espanha, e vende o habitáculo a partir de 4500 Euros. Este camper serviria como uma luva em todas as nossas picapes cabines duplas, a saber: Nova S10 New Ranger Nissan Frontier Toyota Hilux Mit L200 / Triton / Savana [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HAU8KKZuXos[/video]
22 de outubro de 2013 às 14:31 #48105Washington de MendoncaParticipanteNilton wrote:Capt.A330 wrote:Buenas; si eu tivesse muito dinheiro, montaria uma fabrica com Odair e Nilton, para fabricar Campers e afins, com alta tecnologia e baixo custo, e esto seria o “pulo do gato” para popularizar o campismo num mercado que nem ele mesmo sabe que existe, mas que tem, com certeza, tem! Seriamos os “Knaus” da America do Sul! http://www.knaus.de/ Sei que é um sonho, mas…se não sonhasse, estaria morto à muito tempo… Abraços!Capitão, boa noite! Nos próximos posts de minha carretinha vou narrar a minha experiência como campista, foi intensa entre meus 20 a meus 29 anos. Isto entre 1980 a 1989. Depois acabou… Pelo que estou lendo em diversos lugares e pelo que o colega Tom também escreveu, que a maioria dos campistas tem carros populares 1.0, vejo que existe um abismo entre as barracas de chão de algumas centenas de reais e os motor-vans de 100 a 200 mil reais. Evidente que há neste gap o mercado de construtores de carretinhas com barraca no teto, como a minha, tem os automóveis com barraca no teto como a viatura do Green, tem os trailers usados e bem conservados como o seu, mas todos eles somados, a quantidade ainda é ínfima e insignificante… Eu vejo que o mercado necessita de algo com preço bem mais em conta e penso que é possível em se fabricar coisas econômicas com qualidade e tecnologia embarcada, pois o preço dos componentes estão caindo ano a ano; geladeiras 12 Vdc por mil e poucos reais, painéis solares flexíveis por R$ 400,00. Com imaginação em se fabricar seja um camper ou um mesmo um trailer de baixo custo como o do Tom (que ainda não divulgou quanto vai sair este seu projeto, mas assumo que seja tb de baixo custo como meu ainda imaginário camper), cujo processo de montagem seja bem racionalizado em suas etapas, e com um lucro honesto por meio de um preço de venda compatível com os anseios do mercado, com certeza é possível lançar algo novo que surpreenda e encante o mercado em funcionalidade, qualidade e com tecnologia embarcada. E dentro de patamares comerciais adequados à nossa realidade. É a filosofia do falecido Itamar, fabricar milhares de fusquinhas por 10 mil reais. Mas com air-bag, abs, dh e ar! Saúde!
Olá Nilton, Capitão e amigos do Macamp. O custo do meu projeto para mim mesmo é uma grande interrogação. A ideia é fazer uma carreta trailer de baixo custo que não ultrapasse os 350 kg, sendo possível ser puxado por qualquer veículo e ocupar pouco espaço na garagem. Sei que a partir da primeira versão poderemos diminuir custos em quase todos os itens e melhorar a qualidade utilizando outros materiais que hoje ainda não conheço. Acredito que depois de colocá-lo à prova neste final de ano (viagem dos Lençóis Maranhenses até o Recreio dos Bandeirantes(RJ)), poderemos avaliar o projeto e decidir se vale a pena continuar ou não. Por enquanto, não vejo a hora de terminar e pegar a estrada. Um abraço a todos. Tom
23 de outubro de 2013 às 11:49 #48113Nilton JParticipanteComo seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 7 Sanitário químico embutido no gabinete: Geladeira 12 Vdc com compressor importado DANFOSS: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT92tpBksm7yB-ujOudyw3UoVVyzDWTs3Wwe4mwstKSqXKcyq2omw[/img] Floor-plan: Saída pressurizada de água para ligação de chuveiro externo: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBMs1Vg69DczJcxMOPZDaNfZ-FT2Jglx2PtIeAQBoUVkFypkV0[/img] Entrada externa de energia AC, para alimentar carregador de bateria e outros equipamentos, em modo parado em “camping” ou em “posto de gasolina”: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAygCCV5ONWJxQQ9yfepdY42cWCUtWJshmE4rEDZUfjyWmRf2A[/img] Tanque de água Front Runner 60 litros, mesmo material dos galões de água de minha carretinha Global One, com aprovações internacionais: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTtdXoKNGc-i60oUE8_FamcTKUUEq9xF9H6sgd8pJmY5IaZm4Yr[/img] A título de armazenamento extra de água, no assoalho traseiro da cabine dupla, atrás dos bancos do motorista/passageiro, um tanque tipo “footwell” de 40 litros: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWv0bkFpL-wUYKpIj-y2kOtwrP382e-27VO-rT8_x3UtkNH400qg[/img] O botijão P5, que usei na minha carretinha, não pode faltar, é UM MUST! Fantastic Fan: Este acessório deverá ser item obrigatório para o nosso projeto de fabricação de um camper nacional de baixo custo com capota retrátil. O “ventilador fantástico”, é assim que os gringos chamam esta inteligente peça; pelo que notei, consome muito menos corrente do que o climatizador de caminhão instalado no camper do colega radioamador PP8GNT. Com dois controles, velocidade e temperatura via termostato, gira de um lado para retirar o ar quente de dentro do casulo e também gira ao contrário para empurrar ar frio para dentro do camper, até atingir a temperatura estabelecida. Sem contar que também arranca de dentro do camper o ar viciado e com cheiro de comida, caso tenha cozinhado dentro do camper. Uma das empresas estrangeiras fabricando algo assim chama-se Fantastic Vent, http://www.fantasticvent.com . Será que já existe algo assim fabricado aqui no Brasil? Rack no teto: Outra peça muito útil seria um rack no teto da capota retrátil, para cargas leves, livrando espaço dentro do próprio camper: [hr] Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 8 O camper deverá ser de baixo custo, mas sem abrir mão de um estilo legítimo off-road, com ao menos um suporte traseiro para um reservatório de 20 litros de combustível ou até mesmo de água: Iluminação LED dentro e fora do Camper: A parte elétrica teria ainda: Um isolador de bateria Arieltec 120 Ah: Uma bateria Delco Freedom de 115 Ah, o modelo DF2000: Carregador de bateria, talvez até feito por mim mesmo, mas com flutuação: Um inversor 600 watts, mais tomadas elétricas 110Vac e 12 Vdc: Sobre o painel solar, a idéia seria usar um do tipo “flexível”, super leve, como se fosse uma manta ou um cobertor, está caindo muito o preço disto na China, tem até já em forma de adesivos, basta colar no teto do camper: Dois “mimos” eletrônicos: [hr] Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 9 Entrada de água externa para carregar o tanque de água interno: [img]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRjig54lBScaQfBBx0yFV_viwUWIO4Oy9boKUhnWscw3rR7UDd-xA[/img] Conjugado fogão com pia de inox: Gabinetes, bancos, mesa, cama casal: [hr] Para uso externo do camper: Cadeiras de lona Quechua com braços, a mesinha de montar Eureka Cat Skill Table que tenho na minha carretinha, e também um fogão portátil Duo Ceramik Nautika com cartucho de gás embutido, sem se esquecer também de uma churrasqueira portátil, uma fundizeira, demais acessórios culinários e o Coffee Percolator de inox: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/435027d1380110179t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432479d1380110179-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-75400_h2_f-486×376.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/435028d1381769729t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432097d1379945805t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-dsc_0061.jpg [hr] Meu objetivo e “budget estimado” é não mais de que 15 mil reais para se fazer acontecer este projeto como um primeiro protótipo. E em seguida, analisar a viabilidade de se “colocar na prensa” em escala de montagem seriada de produção, digamos 22 unidades mês, ou uma por dia útil, mantendo o valor acima como preço de venda ao mercado. Um produto assim especificado e assim precificado, vai ter procura! Fase atual de meu projeto:
23 de outubro de 2013 às 12:57 #48115Washington de MendoncaParticipanteMuito Bom, Nilton. Vc acredita que apesar da Náutika (fabricante da ecocamp) ter sua fábrica em Guarulhos, para comprarmos este vaso químico temos que procurá-lo em lojas do interior? (informação passada pela atendente da Náutika). Só uma dúvida: Este botijão P5 não é difícil de fazer a reposição quando estamos em locais longe dos grandes centros? Não é usual termos este modelo e passar gás de um outro modelo para este não é uma operação aconselhável. Acho incrível o teu esquema elétrico. No TRANSFORMER penso no seguinte esquema: Rede 110V: Disjuntores na entrada, Transformador 110 V / 220 V, uma lâmpada interna, duas externas (uma em cada toldo) e uma na cozinha. Uma tomada na cozinha, uma para a geladeira e outra no banheiro. Rede 12 V: Uma bateria de 60 A, alimentada pelo alternador da Pajero, com um chaveamento para sempre manter uma bateria carregada para a partida. Fusíveis na entrada e em cada equipamento. Uma lâmpada na cama, uma no maleiro e uma na cozinha. Uma tomada para a geladeira e uma para a TV. Como plano B devo incluir um gerador a gasolina para eventualmente carregar a bateria e um lampião a gás. Basicamente é o que tenho no meu Motor Home. Nestes anos de estrada, só tive que dar partida para carregar a bateria uma única vez em Buenos Aires, pois no estacionamento que fiquei (atrás da Casa da Cristina Kirchner) não tinha energia elétrica. (rsrsrsrs) Obviamente estou adotando este esquema, pois é o único que conheço e consigo facilmente fazer sua manutenção, além de encontrar peças de reposição em qualquer lugar da América do Sul (por onde tenho viajado). Um abraço. Tom
23 de outubro de 2013 às 13:49 #48118Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Muito Bom, Nilton. Vc acredita que apesar da Náutika (fabricante da ecocamp) ter sua fábrica em Guarulhos, para comprarmos este vaso químico temos que procurá-lo em lojas do interior? (informação passada pela atendente da Náutika). Só uma dúvida: Este botijão P5 não é difícil de fazer a reposição quando estamos em locais longe dos grandes centros? Não é usual termos este modelo e passar gás de um outro modelo para este não é uma operação aconselhável. Acho incrível o teu esquema elétrico. No TRANSFORMER penso no seguinte esquema: Rede 110V: Disjuntores na entrada, Transformador 110 V / 220 V, uma lâmpada interna, duas externas (uma em cada toldo) e uma na cozinha. Uma tomada na cozinha, uma para a geladeira e outra no banheiro. Rede 12 V: Uma bateria de 60 A, alimentada pelo alternador da Pajero, com um chaveamento para sempre manter uma bateria carregada para a partida. Fusíveis na entrada e em cada equipamento. Uma lâmpada na cama, uma no maleiro e uma na cozinha. Uma tomada para a geladeira e uma para a TV. Como plano B devo incluir um gerador a gasolina para eventualmente carregar a bateria e um lampião a gás. Basicamente é o que tenho no meu Motor Home. Nestes anos de estrada, só tive que dar partida para carregar a bateria uma única vez em Buenos Aires, pois no estacionamento que fiquei (atrás da Casa da Cristina Kirchner) não tinha energia elétrica. (rsrsrsrs) Obviamente estou adotando este esquema, pois é o único que conheço e consigo facilmente fazer sua manutenção, além de encontrar peças de reposição em qualquer lugar da América do Sul (por onde tenho viajado). Um abraço. TomTom, bom dia! Vamos às minhas argumentações: 1. Botijão P5 da Ultragás dura muito, leve e compacto, com um medidor dá para calcular a carga dependendo da duração da viagem. Até o fabricante de campers Duaron usa este botijão. O de 13 kg acho exagerado, a não ser se for morar de vez no trailer. Mantenha dois deles na sua casa, não sei dizer se é fácil achar nos vilarejos deste brazilzão… 2. Sem comentários sobre a Nautika…trago da China pela metade do preço o wc químico, enrolado no painel solar!!! 3. Tomadas 110 /Vac e 12 Ddc, quanto mais melhor, principalmente para as mulheres!!! 4. Inversor de 1500 watts no mínimo se você for instalar um micro-ondas, equipamento muito útil e prático na cozinha. 5. Sobre a parte elétrica no Transformer, conforme sua narrativa acima: a. use lâmpadas de led interno e externamente. b. bateria 60Ah é pouco, use no mínimo a de 115 Ah que eu postei acima, modelo estacionária e não veicular. c. acho temeroso chaveamento manual entre alternador e baterias, se você esquecer de chavear poderá descarregar a bateria principal e primária e consequentemente vir a perder a partida no veículo. Use o “isolador de bateria” que postei acima da Arieltek ou mesmo este outro abaixo da WARN que é importado, ambos fazem a mesma coisa, valores em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00, muito barato e fácil de instalar no cofre do motor. Você acha ambos nestes sites: http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=273 http://arieltek.com.br/?page_id=66 Qualquer outra pergunta sobre a parte elétrica / eletrônica, conte comigo, é minha especialidade e formação…agora, sou um asno na parte mecânica, fazer furos, rebitar, cortar e soldar chapas tô fora…iria estragar tudo e perder todo o material… Abraço!
23 de outubro de 2013 às 14:48 #48119Washington de MendoncaParticipanteNada melhor que falar com um especialista! Eu posso usar uma bateria estacionária para ser carregada pelo alternador do carro? O wc químico custa aqui em torno de R$ 650,00. É fácil e seguro a importação da China? O que faz o isolador de bateria, mestre? O chaveamento manual para mim funciona 100%, pois é a Carol que faz o check list no inicio e fim de dia (rsrsrsrsrs). Fazer furos, rebitar, cortar e soldar também não é a minha praia, mas na falta que alguém para fazer estamos aprendendo. Um abraço. Tom
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