Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
- Este tópico contém 135 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 3 meses atrás por Nilton J.
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23 de outubro de 2013 às 18:48 #48120Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Nada melhor que falar com um especialista! Eu posso usar uma bateria estacionária para ser carregada pelo alternador do carro? O wc químico custa aqui em torno de R$ 650,00. É fácil e seguro a importação da China? O que faz o isolador de bateria, mestre? O chaveamento manual para mim funciona 100%, pois é a Carol que faz o check list no inicio e fim de dia (rsrsrsrsrs). Fazer furos, rebitar, cortar e soldar também não é a minha praia, mas na falta que alguém para fazer estamos aprendendo. Um abraço. Tom
Tom, A diferença principal entre a bateria automotiva e a estacionária é que esta última é projetada para suportar ciclos mais profundos de descarga. Já a automotiva além de não ter ciclo profundo de descarga, aguenta uma corrente de pico bem maior, para a partida do motor. Ambas são alimentadas pelo alternador, por meio da conexão intermediária via o “isolador de bateria”, que faz a função de distribuir a corrente do alternador de modo simultâneo para as duas baterias, mas isolando as descargas entre elas, sendo cada uma é ligada em cargas diferentes. Veja o diagrama de blocos da conexão elétrica deste dispositivo: A bateria estacionária poderá ser também carregada via um carregador de bateria. É importante que a função de “flutuação” esteja presente no “carregador de bateria”, os quais podem ser de 2 tipos distintos, conforme o texto abaixo: Os carregadores de bateria podem ser de carga cíclica ou de flutuação. O primeiro é normalmente empregado para carregar completamente uma bateria para que ela seja utilizada para alimentar algum equipamento isoladamente, ou para carregar uma bateria de carro descarregada. Nesse tipo de operação a bateria não deve alimentar nenhum aparelho durante o processo de carga pois a tensão final de carga é mais elevada, podendo chegar até 14,8V. O carregador de flutuação opera com uma tensão de carga mais baixa, normalmente em torno de 13,8V e mantém essa tensão que é a tensão de flutuação. Ele pode operar o tempo todo conectado à bateria, alimentando outros equipamentos, ou pode ter um circuito de conexão e desconexão conforme o estado de carga da bateria. Usei na minha carretinha um modelo de carregador com flutuação, fabricado pela PowerBras que fica no Rio de Janeiro e só deste dispositivo paguei coisa de R$ 580,00. Mas para baratear o custo do camper, dá para eu mesmo fabricar uma “plaquinha carregadora de bateria” por 1/4 deste valor. Aqui um exemplo de um pcb (printed circuit board) para um carregador: [hr] Sobre o wc químico, lotes de 100 peças via China sai por 27 GWs FOB por peça; tem que comprar em quantidade para viabilizar a operação industrial de montagem de campers!
24 de outubro de 2013 às 13:24 #48125Nilton JParticipanteMais um exemplo de um camper compacto numa área de 1,5 m2: Apenas exemplificando os acessórios que citei acima, olhem as fotos abaixo, um conjunto compacto e completo, com uma capota rígida, mas que abre num tipo de flippac pela metade, para o lado da frente do veículo em vez da traseira, contando com rack no teto para as ferramentas, carga e estepe, bem como rack traseiro para os galões. Imaginem esta configuração numa de nossas picapes nacionais; cabe perfeitamente em 1,5 m2 de área de caçamba.
24 de outubro de 2013 às 15:36 #48128Washington de MendoncaParticipanteOlá Nilton! Obrigado pela aula. Vou estudar o assunto neste final de semana e voltaremos a conversar. Gostei muito desse último compacto e completo. Sendo intercambiável (camper) acredito ter grandes chances de sucesso. A parte textil é pequena e fica bem alta. Dá uma sensação (mesmo que teórica) de mais segurança, principalmente porque a cama fica embaixo, no nível dos bancos. É só colocar um biombo externo para uma ducha e está completo. Um abraço. Tom
24 de outubro de 2013 às 17:17 #48129Nilton JParticipanteO popup camper de construção caseira NÚMERO 1 DO MUNDO !!! Tom, se voce gostou do compacto Davi acima, veja a história do Golias abaixo, uma obra de arte fenomenal, que motiva nós a construirmos também algo nosso, nem que seja menorzinho: O arquiteto americano Steve, do estado do Oregon, projetou e construiu um camper extraordinário, considerado o número 1 do mundo, na categoria de camper de construção caseira. Já era possuidor de um camper poup comercial instalado em cima de uma picape Toyota cabine extendida, mas queria algo bem maior e bem mais amplo, assim, comprou um veículo denominado Bullet: 2008 sterling bullet 4×4, 12′ chassis, 84″ cab, 6.7 Cummins motor, fabricado pela Dodge Vejam as fotos: O veículo trator; O alumínio veio do baú deste caminhão velho e usado; Capota em montagem; O teto do camper com detalhes curvos.
24 de outubro de 2013 às 20:04 #48134Odair TeixeiraParticipanteCaramba, o cara investiu $125.000 dólares. (250 mil dilmas) [undefined=undefined] by committing $125,000 and hundreds of man-hours to this mashup of a U-Haul storage container and a heavy-duty pickup truck. [/undefined] http://www.outsideonline.com/outdoor-gear/autos/The-Cross-Country-Camper.html
24 de outubro de 2013 às 21:44 #48135Nilton JParticipanteOdair Teixeira wrote:Caramba, o cara investiu $125.000 dólares. (250 mil dilmas) [undefined=undefined] by committing $125,000 and hundreds of man-hours to this mashup of a U-Haul storage container and a heavy-duty pickup truck. [/undefined] http://www.outsideonline.com/outdoor-gear/autos/The-Cross-Country-Camper.htmlOdair, neste montante de 125 K GWs está incluso o valor da picapona Sterling Bullet; um legítimo off-road , maior até que o lendário EarthRoomer com o cavalo mecânico Ford F550, que custa o dobro, 250 K Gws: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Jwkmc-LJC-0&list=PL719D01380999F748[/video]
24 de outubro de 2013 às 22:13 #48139leandrovarandaParticipanteSó para mim que está dando problema para visualizar as fotos?
25 de outubro de 2013 às 00:57 #48141Washington de MendoncaParticipanteEu também não estou conseguindo visualizar!
25 de outubro de 2013 às 12:39 #48136Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Eu também não estou conseguindo visualizar!Deu problema realmente nas fotos do post 56…vejam agora, troquei as fotos por um vídeo. A título de informação, meu navegador é o Google Chrome.
25 de outubro de 2013 às 20:02 #48143leandrovarandaParticipanteNilton wrote:Washington de Mendonça wrote:Eu também não estou conseguindo visualizar!Deu problema realmente nas fotos do post 56…vejam agora, troquei as fotos por um vídeo. A título de informação, meu navegador é o Google Chrome.
O meu não aparece as do 54 também. Também uso google chrome, quando clico nas fotos vai para um site e pede senha.
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