Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
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28 de outubro de 2013 às 19:46 #48130Nilton JParticipante
post 54 com fotos corrigidas, e abaixo continuando a apresentação do “BULLET CAMPER”: O popup camper de construção caseira NÚMERO 1 DO MUNDO – Parte 2 A traseira com alojamento embutido para estepe e 2 jerry cans 20 litros; O interior, com gabinetes com linhas curvas, lembram a decoração de um Yacht: [hr] O popup camper de construção caseira NÚMERO 1 DO MUNDO – Parte 3 Vistas do conjunto, ele é grande! [hr] O popup camper de construção caseira NÚMERO 1 DO MUNDO – Parte 4 Comparativo de tamanho entre o Bullet camper e o anterior do mesmo dono, um Toyota cabine estendida, que ele acabou vendendo bem valorizado, após divulgar estas fotos abaixo. O grandão alavancou para cima o valor de mercado do pequeno, excelente estratégia de marketing! [hr] O popup camper de construção caseira NÚMERO 1 DO MUNDO – Parte 5 O “Bullet Camper” de construção caseira feita pelo americano Steve, acabou sendo matéria de revista, vejam este link com a seguinte chamada editorial: THE CROSS-COUNTRY CAMPER: Behold, the ultimate recreational vehicle http://www.outsideonline.com/outdoor-gear/autos/The-Cross-Country-Camper.html Ao ser entrevistado, uma das perguntas feitas a ele foi o porque em se construir algo nesta proporção, e ele disse que eram dois os principais motivos em se construir o Bullet, conforme foto abaixo postada por ele: 1. precisava de uma grande cama de casal para cuidar da esposa; 2. e abaixo da cama de casal, a caminha das duas cachorrinhas, com ligação para o interior da viatura, facilitando a entrada e saída dos canídeos ao interior do camper. Vejam o sonho e a fantasia totalmente realizada com absoluto sucesso deste inteligente americano !!! E vejam também um pequeno (mas grande) comboio pela América, Bullet + Earth Roomer XV-JP FlipPac + FUSO: Notem que o porte e altura do XV-JP enfrenta e encara o grandalhão Bullet.
29 de outubro de 2013 às 11:57 #48133Nilton JParticipanteInputs de projeto do camper bbb: Dimensões da caçamba em mm O camper bbb (bom/bonito/barato) deverá “vestir” nas caçambas de cabines dupla e simples. Seguem as dimensões das caçambas das picapes fabricadas no Brasil: Cabines duplas (C x L x A) Nova S10 = 1484 x 1534 x 466 Nova Ranger = 1549 x 1560 x 511 Frontier = 1513 x 1494 x 454 Hilux = 1520 x 1515 x 450 Triton GL/GLS/GLX = 1505 x 1470 x 460 Savana/HPE = 1325 x 1470 x 405 (as menores) Cabines simples (C x L x A) Nova S10 = 2322 x 1534 x 441 Nova Ranger = 2317 x 1560 x 511 (a maior)[hr] Mais um input de projeto: O negócio é ser humilde e aprender com que sabe. Abaixo um importante input de projeto, em caso de se fazer a capota tipo flippac parcial. Trata-se do projeto em um Defender 130 (foto abaixo com o camper), cujas medidas poderão ser aplicadas proporcionalmente às dimensões de nossas picapes. [attachment=1531] Vejam abaixo os detalhes externos: jogo de prancha de desatolagem fixado na lateral, hilift/pá/picareta na traseira. É assim que imagino um camper off-road na caçamba de nossas picapes. Numa Nissan Frontier cabine dupla:
31 de outubro de 2013 às 11:38 #48176Nilton JParticipanteNovíssimo EarthCruiser adere aos conceitos popup + flippac parcial na mesma viatura! Não custa nada continuar fazendo um brainstorm de alto nível, na busca de uma solução de um camper nacional com capota retrátil. Vejam os novos modelos EarthCruiser com conceitos conjugados de capotas popup + flippac parcial na mesma viatura. Vem nas plataformas: Iveco Dual Cab, the 440T Single Cab, and the 360T Single Cab. All powered by Iveco’s 170 hp 3.0 liter 4-cylinder turbo diesel, they offer four wheel drive performance with maximum fuel efficiency. If the Iveco chassis doesn’t do it four you, earlier this summer they released their new FUSO Dual Cab. A cabine dupla é tudo de bom nesta espaçosa e versátil viatura, permitindo integração social como em uma lancha: [size=large]ROOFTOP POPUP OU FLIP É O CAMINHO A SEGUIR!!![/size]
1 de novembro de 2013 às 11:43 #48181Nilton JParticipanteCampers tipo Popup Americanos: São quatro fabricantes expressivos na América do Norte fabricando campers tipo popup com carcaça em alumínio. Os valores dos preços médios de venda (FOB) ficam em torno de 12.000 a 16.000 GWs, dependendo do tamanho e tendo ainda extra os acessórios, tais como chuveiro, água quente, ar condicionado, painel solar, etc… As marcas são por ordem alfabética: All Terrain Campers: Four Wheel Campers: Northstar Campers: Um fabricante de grande expressão, a NorthStar, a mais antiga de todas elas, fundada em 1955. Esta empresa está presente na América Latina, com sede em Buenos Aires na Argentina, em conjunto com a Patagônia Campers, que faz a instalação e o pós-venda nos produtos NorthStar. Como as leis de importação lá são diferentes, os preços lá talvez sejam bem mais atraentes. O primeiro camper em 1955: Hoje fabricam 17 modelos e abaixo o atual modelo popup para caçambas pequenas: Phoenix Popup Campers: [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQvvKq3gHPv0scb5Uxtdb_BY3X8smWAUewKEJoqBWJcKtecTbxY4Q[/img] [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQEWfo6CGK85y67YfmUm90I79bH8VbrNi7lWBLjkeqCyCrP_YiK[/img][hr] Vídeo do layout interno de um popup camper marca FWC: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v1NrNOfwUOA[/video][hr] Acionamento fácil do teto popup: Os dois vídeos abaixo, de 30 segundos cada, mostram como levantar e abaixar um teto popup, da empresa americana Phoenix Popup Camper, a meu ver, o mais simples e funcional sistema de acionamento disponível no mercado americano. Vejam a simplicidade e genialidade do mecanismo: Para levantar o teto: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dAGmd9lUWTM[/video] Para fechar o teto: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=J6R71lN_ZcQ[/video]
1 de novembro de 2013 às 22:54 #48191Washington de MendoncaParticipanteNilton, parabéns pela pesquisa que você está fazendo. Penso que se eu tivesse uma caminhonete eu gostaria de ter uma camper que fosse facilmente intercambiável. Assim poderia ter um único veículo para diversos fins. É complicado ter um MH para rodar, no meu caso, apenas 50 dias por ano. Um abraço. Tom
4 de novembro de 2013 às 13:54 #48206Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Nilton, parabéns pela pesquisa que você está fazendo. Penso que se eu tivesse uma caminhonete eu gostaria de ter uma camper que fosse facilmente intercambiável. Assim poderia ter um único veículo para diversos fins. É complicado ter um MH para rodar, no meu caso, apenas 50 dias por ano. Um abraço. TomTom, Meu primeiro post deste tópico narra que tomei esta iniciativa atendendo um pedido de um colega que comprou uma Nova S10 Flex. O mesmo não se acostumou com a picape, achou que bebe muito alcool e a filha dele odiou o banco traseiro que não reclina e bate a cabeça no vidro traseiro, assim, ele vendeu a picape, não ficou nem 6 meses com ela, trocou por um Tucson e me disse que iria negociar a compra de uma barraca CW para por na capota, e assim me acompanhar em algumas viagens. Veja que é comum pessoas comprarem carros por impulso e depois não gostar e nem se adaptar com a compra… Mas eu continuo a pesquisa, pois a idéia é eu comprar uma picape a médio prazo e equipá-la com tudo que venho mostrando neste tópico, mas gastando num projeto econômico, considerando a frequência de uso esporádico. Não quero gastar mais de que 15 mil reais nisto, evidente sem considerar a compra da picape, que até poderá ser uma semi-nova, à base de troca por meu Picasso 2002 único dono, “minha relíquia la na garagem de casa”. Isto tudo para incentivar toda a família em me acompanhar num mini-comboio, eu e a patrôa no Troller com a minha carreta off-road GO e os filho/namorada + filha na picapona!!! Tudo pensando em ter os filhos perto e a família unida, seja no apê da praia ou num acampamento no meio do mato! Abraço.
4 de novembro de 2013 às 15:16 #48207Washington de MendoncaParticipanteOlá, Nilton. Semana passada eu quase troquei a minha TR4 por uma Ford Range à diesel 2010, mas acredito que eu seria mais um que faria uma compra por impulso e isso não é bom. Acredito que a TR4 vai me levar onde a caminhonete me levaria. Manter a família unida não é tarefa fácil pelas inúmeras variáveis que ela equação possui, principalmente quando vamos para um acampamento no meio do mato. Boa sorte para vocês! Um abraço. Tom
4 de novembro de 2013 às 19:49 #48211Nilton JParticipantePesquisando fornecedores para fabricar o “shell” O camper bom/bonito/barato deverá ter sua estrutura ou em alumínio ou em fibra, não há como fugir destas duas situações. Para uma fabricação caseira e independente para uso individual, sem dúvida alguma faça em alumínio. Para fabricação em escala seriada de produção, as duas alternativas são válidas e os aspectos econômicos devem ser considerados, além das vantagens técnicas entre ambas. O processo de fabricação em alumínio é mais artesanal, envolvendo cortes e soldagens de tubos, aplicação de isolamento interno em isopor retardante à chama, e vejo como a melhor alternativa em durabilidade, robustez e aplicação no off-road. É a minha escolha e minha preferência. Está em análise esta proposta e já contactei um profissional independente na área que é um mecânico senior especialista. Pesquisando o mercado de capotas de fibras, fiz contatos com algumas empresas e “estudos” estão sendo feitos por elas, um bom sinal, e uma delas já me indicou uma estimativa de preço para uma capota de fibra com teto retrátil na faixa de R$ 4.500,00 que atenda as dimensões das caçambas das picapes cabine dupla. Vejam a foto abaixo, uma capota de fibra tipo “furgão”, para a cabine simples da S10, que é mais comprida e usa mais material, preço de venda de R$ 3.800,00: Com alguma modificação, o acima poderia virar algo como o abaixo:
5 de novembro de 2013 às 17:17 #48216Nilton JParticipantePesquisando fornecedores para fabricar o “shell” – Parte 2 Um dos contatos que fiz foi com um mecânico de serralheria para orçar o camper em estrutura de alumínio. A montagem não seria do tipo slide-in na caçamba, mas aproveitando as paredes laterais, frontal e traseira da caçamba, cuja estrutura ficaria fixada às paredes da própria caçamba (como é numa capota de fibra). Gaiola em alumínio: Fecharia as paredes laterais externas com chapa de aluminio tratada com pintura eletrostática (cor a escolher), janela fixa na traseira e basculante em uma das laterais. Internamente forraria com isopor retardante à chama dando acabamento com laminado de fibra de vidro. Interior em fibra: Me deu um orçamento de R$ 7.500,00 e estimou um peso total de 150 kilos para esta estrutura toda acabada.
6 de novembro de 2013 às 19:36 #48219Nilton JParticipanteAlternativa de baixo custo à um camper tipo convencional slide-in Até o momento estamos narrando e descrevendo o conceito do camper como sendo algo, seja em alumínio ou em fibra, num bloco a ser montado na caçamba das picapes com tudo dentro dele, cama, geladeria, fogão, água, armários, etc… Mas existe uma alternativa de mais baixo custo ainda que não pode ser esquecida e deixada de lado, a qual inclusive acho que é a mais economicamente indicada para as nossas condições brasileiras. É baseado no conceito de uma barraca de teto tipo hardtop com envólucro em fibra de vidro, do tipo popup ou semiflip, a qual fechada torna-se um compacto e fino pacote aerodinâmico num envólucro de fibra de vidro. Este conceito difundiu-se mais na Europa, onde foi criada, para substituir as barracas do tipo da CW, não abrindo no eixo transversal do veículo, mas sim no eixo longitudinal do mesmo, facilitando por exemplo estacionar e acampar num posto de gasolina, sem ocupar vaga na lateral. É mais pesada que uma CW, o modelo Columbus, a maior, chega a pesar 20 kilos a mais que uma barraca CW tamanho família, chegando a 75 kilos, devido à base e tampa serem em fibra rígida. Foi lançada e fabricada originalmente na Europa, sendo as principais marcas: a Maggiolina, o Columbos e o James Baroud. São vendidas com preço médio que chega até a 4 x mais que um modelo convencional de tecido tipo CW. Na Austrália não pegou mas nos EUA tem gente que aderiu à este conceito. Aqui no Brasil, se alguém estiver disposta a importar, pagar as altas taxas de alfândega e transporte, vai passar de 8 mil reais, mas os chineses já copiaram e estão vendendo pela metade do preço que custa na Europa, resta confirmar a qualidade. Já tem 4 fabricantes na China mandando bala nisto e vendendo ao mundo todo, sendo que estou já via email me comunicando com os chineses. Em cima de uma capota de fibra que aguente uns 300 kilos em cima, converte a picape num camper, mas o mesmo não terá pé direito alto dentro da capota e o acesso à barraca é externo. Mas sobrará uma imensa área na caçamba para cama extra e as tralhas, geladeira, pia, mobiliários, etc. Como fazemos cocô sentado, dá até para por um wc químico dentro da caçamba. Alguns montam este barraca popup suspensa na caçamba sem nenhuma capota. Questão de gosto ou de bolso… Seguem as fotos: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT97FHN2OrYJLJBK-kn2jh-C9vOHrVDHS2lCQ0lCO8YhJMFU7zGaQ[/img] [hr] Hartop Popup ou Clamshell abertas e fechadas Independente do fabricante ser europeu, africano ou chinês, que são lugares onde são fabricadas esta barracas com envólucro em fibra, são dois os modelos básicos: Hard-top Popup: [img]http://www.expeditionportal.com/forum/attachment.php?attachmentid=176185&d=1375378293&thumb=1[/img] Clam-Shell SemiFlip: O mais importante: Ambos modelos garantem um excelente nível na aerodinâmica do conjunto montado na capota de um veículo, resultando em mais economia no consumo de combustível, comparado à um camper tipo “trambolhão”: é bem slim: e é aerodinâmica:
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