Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
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7 de novembro de 2013 às 14:44 #48228Nilton JParticipante
Outra alternativa em se buscar um camper de baixo custo Na “saga” em se buscar uma solução nacional para um camper de baixo custo tipo popup / flippac, meu colega Carlos aqui de Campinas, está indicando um amigo dele da região que tem um estaleiro e lá realiza construção de embarcações em fibra de vidro. Iremos lá semana que vem fazer uma visita e trocar umas idéias, pois um barco ou uma lancha cabinada ou sem-cabinada lembra até o interior de um camper, pois a meia nau frontal interna de uma lancha pequena / média de 19 a 26 pés, tem um interior de cabine muito similar em área e equipamentos à um camper. Palavras de meu colega Carlos: Poderíamos utilizar tecnologia naval aplicada ao camper…coisa do tipo por que não utilizar as gaiutas, clarabóias, sistema elétrico, hidráulica e mesmo a técnica de laminação de cascos, voltadas para o camper? Não seria necessário reinventar a roda. Seria apenas utilizar uma tecnologia comprovadamente confiável para algo totalmente novo. Além de que, ele como construtor poderia tornar o negócio viável para vendas. Exemplo de foto do interior da cabine de uma lancha lembrando um camper:
8 de novembro de 2013 às 12:03 #48241Nilton JParticipanteAlternativa de baixo custo à um camper tipo convencional slide-in – Parte 2 Dando continuidade ao post número 70 à página anterior, vou falar um pouco do hard top tent marca francesa James Baroud, top mundial de linha, usado muito pelos participantes e aventureiros de rallys. A propaganda desta empresa é um reboque off-road lunar na Lua com um clamshell em cima: Esta marca é francesa, concorrente da consagrada italiana Maggiolina e do famoso Columbus, também tops de linha. O site da empresa é http://www.jamesbaroud.com . Valores entre 3.500 GWs FOB, não são baratas como as chinesas. Vem de série: fantastic fan movido a energia solar no teto Capacity 11.6m3/minute iluminação interna porta-objetos interno porta-estepe ou porta-carga externo 5 anos de garantia resista a ventos de 210 km / h fabricante alega ser o mais espaçoso e aerodinâmico da categoria extras: iluminação externa opções de cores proteção térmica para uso no inverno rígido Principais modelos: [img]http://www.jamesbaroud.eu/index.php?view=image&format=raw&type=img&id=48&option=com_joomgallery&Itemid=606&lang=en[/img]
11 de novembro de 2013 às 11:47 #48259Nilton JParticipanteEsta empresa francesa James Baroud lançou na Europa para as picapes Toyota Hilux, japonesas muito vendidas lá no velho continente, um luxuoso Camper na forma de flippac e com carcaça em fibra de carbno, garantindo leveza e robustez similar ao aço. Vejam as fotos deste compacto e inteligente conjunto, 100% dedicado para o uso no off-road: [img]http://www.jamesbaroud.eu/index.php?view=image&format=raw&type=thumb&id=217&width=100&height=100&pos=2&option=com_joomgallery&Itemid=521&lang=Fr[/img] [img]http://www.jamesbaroud.eu/index.php?view=image&format=raw&type=thumb&id=205&width=100&height=100&pos=2&option=com_joomgallery&Itemid=521&lang=Fr[/img] [img]http://www.jamesbaroud.eu/index.php?view=image&format=raw&type=thumb&id=227&width=100&height=100&pos=2&option=com_joomgallery&Itemid=521&lang=Fr[/img] [img]http://www.jamesbaroud.eu/index.php?view=image&format=raw&type=thumb&id=226&width=100&height=100&pos=2&option=com_joomgallery&Itemid=521&lang=Fr[/img] [img]http://www.jamesbaroud.eu/index.php?view=image&format=raw&type=thumb&id=235&width=100&height=100&pos=2&option=com_joomgallery&Itemid=521&lang=Fr[/img] [hr] Aqui dois vídeos deste flippac francês: Abertura do flippac via controle remoto: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6bU_D1JtXc0[/video] Interior com acabamento refinado e de muito bom gosto: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=42reELal0P8[/video]
12 de novembro de 2013 às 10:34 #48270Nilton JParticipanteContinuando a montagem do quebra-cabeças São muitas alternativas e hipóteses no sentido de se projetar um camper com teto retrátil de baixo custo, mas com qualidade e beleza estética. Estou solicitando e recebendo diferentes orçamentos: 1. capota dedicada à caçamba em alumínio: É um trabalho artesanal sem repetibilidade industrial a ser feita por uma pessoa que domina processo de soldar alumínio…faltou definir a parte do tecido…com certeza iria por este caminho se fôsse uma montagem única e dedicada para uma picape para uso pessoal e próprio, sem intenções de fabricação seriada para comercializar no mercado, a exemplo do que fez um colega radioamador de Manaus, PP8GNT, em seu camper manauara instalado em sua F250, o qual vou pedir à ele postar aqui a narrativa deste seu projeto. 2. camper de fibra tipo slide in na caçamba: Após consultar várias empresas fabricantes de capota de fibra, apenas uma respondeu dizendo que seria necessário um molde especial que custaria em torno de 60 mil reais…mas sequer informou o preço que ficaria a carcaça… Ainda falta visitar o estaleiro e fábrica de barcos daqui da região de Campinas, indicado pelo meu colega Carlos daqui de Campinas. 3. Capota de fibra com hardop tent em cima: Estou me convencendo que é este o caminho a seguir. E isto por um simples motivo: Pesquisando vários fabricantes de capotas de fibra, o interesse de quase todos eles em produzir um camper slide-in é zero. As respostas foram: a. custa caro fazer um molde para isso (só um respondeu conforme citei acima); b. não há garantia de vender no mercado uma coisa que teria um espaço mínimo para uma cabine dupla; muita grana para pouco espaço…as pessoas não irão comprar…; c. e assim, não há garantia de retorno no investimento, não compensando o esforço. O caminho então seria fazer um “downgrade” nas especificações de um provável e possível camper nacional para as picapes, a fim de reduzir custos e poder tentar oferecer algo similar mas bem mais em conta aos jovens picapeiros, empregando o conceito de um hardtop tent em cima da caçamba. Existem dois tipos de hardtop tents no mercado internacional e algumas opções de fornecimento, sendo os modelos hardtops e clamshell. Fornecedores: hardtop: Maggiolina, James Baroud e ao menos uns 4 chineses clamshell: Cris (África do Sul), Columbus, James Baroud e os mesmos chineses, e tem também a nacional CW que diz que vai retomar a fabricação deste modelo.. E a idéia assim é adaptar isto numa capota de fibra nacional. Isto após definir um primeiro protótipo para a Nova S10 cabine dupla (a idéia é começar com a Nova S10 CD pois é a que mais vende). Deverá ter tb depois capota para “vestir” as outras marcas: Nova Ranger, Hilux, Frontier e Triton, tanto cabins duplas cmo simples. O interior da capota de fibra deverá ter uma parede mais refinada e acabada, lisa e clara de preferência, porque o interior da caçamba será “habitável”, mesmo tendo um pé direito baixo, onde seria instalado iluminação a led, central eletrônica (com bateria estacionaária/isolador de bateria//inversor/carregador/entrada para painel solar fotovoltáico), wc químico, botijão de gás e tanque de água. A geladeira / pia / fogão seria montado num mecanismo retrátil fixado ao piso, que dá para estender para fora da caçamba, permitindo uso externo além do interno. Externo à capota irá a barraca popup em cima e toldo na lateral ou até mesmo um modelo traseiro. Uma das laterais desta capota, poderia ter uma tampa que abre para uma caixa de ferramentas, onde vai fixado alguns acessórios para uso no off-road: macaco hilift, pá, picareta e compressor de ar. Exterior à esta tampa vão presas 2 rampas de desatolagem. Esta capota de fibra deveria assim contemplar: 1.aguentar 300 kilos de peso em cima (2 pessoas + barraca); 2. tampa lateral (lado motorista) para atuar como caixa de ferramentas; 3. na outra lateral uma janela basculante; 4. rack no teto da capota para fixar esta barraca e o toldo lateral; 5. interior da capota não pode ser rústico e nem escuro, mas sim liso e claro como o lado de fora, ou talvez acarpetado com tom claro de cinza. Abaixo passo um orçamento, sem identificar ainda o fornecedor, de uma capota assim: Capota para GM S10 2013 CD, fabricação própria, confeccionado em fibra de vidro com resina ortoftálica, com 2 amortecedores na tampa e trincos com chave, parte interna com acabamento em tinta preta com chamuscos cinza e a parte externa preparada com materiais automotivos adequados ao uso da capota e finalizado com pintura na cor original do veículo. É preso à carroceria por hastes rosqueáveis fixadas nos cantos sem necessidade de perfurar a lataria, possui sob a base borrachão esponjoso que impede o contato direto da capota com a lataria e possibilita ótima vedação contra entrada de água. Capota (altura da cabine): Com vidros laterais e frente fixos: R$ 3.895,00 Você poderá complementar sua capota com: Vidros laterais de abrir nos 2 lados: R$ 490,00 Vidro da frente de abrir: R$ 300,00 Tampa lateral em fibra de vidro, com amortecedores e trinco com chave: R$ 650,00 unidade. *Rack de teto para 300 kg: R$ 780,00. *Para adaptação da barraca sobre o rack será necessário desenho técnico da base pretendida, com medidas e bitolas exatas das furações para fixação ou o envio da barraca até nós para que possamos repassá-la ao fabricante do rack para verificação das dimensões. Formas de pagamento: Pagamento na loja: entrada + 28/56 dd sem juros, crédito sujeito a aprovação. Parcelamento loja para empresas será com cheques ou DPL, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta. Para pessoa física parcelamento loja será com cheques, a entrada deverá ser em cheque, dinheiro ou depósito em conta. Em ambos os casos deverá ser feito cadastro antecipado. Parcelamento no cartão em até 10 x com acréscimo de 1.5% a.m. Pagamento à vista com 6% de desconto. Pagamento via PagSeguro em até 12 x. Aceitamos cartão BNDES. Pagamento à vista com 6% de desconto via depósito bancário. O Rack não será fabricado por nós, sendo assim o pagamento deverá ser à vista no ato do pedido, não nos responsabilizamos por serviços de terceiros. Prazo de entrega: 10 dias a contar da data de confirmação do pedido. Para envio via transportadora: Custo de embalagem: R$ 150,00. Caso o cliente opte pelo envio sem pintura o custo das capotas serão reduzidos em 5%. Frete FOB. Aconselhamos sempre o cliente a contrata empresa transportadora de sua confiança. Validade do orçamento: 40 dias. A instalação em nossa loja é gratuita. Qualquer dúvida estou a disposição para esclarecimentos. Façam as contas !!! Vejo total viabilidade técnica, comercial e de mercado neste approach de produto !!![hr] complemento ao post acima: A resposta do orçamento acima da “capota off-road” veio em menos de 24 horas! Já disparei pedido de orçamentos similares para uma meia dúzia de fabricantes de capotas de fibra. Todos aparentemente ficaram agora muito empolgados com este conceito, pois é coisa fácil de adaptar nos moldes das capotas de fibra já em fabricação. Idéia que vai ajudá-los a vender mais e mais capotas !!!
14 de novembro de 2013 às 18:44 #48281Nilton JParticipanteComparativo de preços do hardtop roof tent: O conjunto camper é composto de duas peças principais: A capota de fibra que fechará a caçamba das picapes e a barraca hardtop retrátil que vai em cima da capota, conforme foto abaixo: Conforme meu post acima, não vislumbro muita dificuldade em desenvolver uma ótima capota de fibra para as caçambas das picapes e com um preço bem convidativo, no sentido de compor o conjunto de um camper off-road, pois são inúmeros os fabricantes nacionais de capotas de fibra! Em relação à barraca hardtop de fibra, temos as seguintes opções possíveis e todas importadas com preços FOB em US$: Maggiolina = 3.000 Columbus = 3.500 James Baroud = a partir de 3.000 E quatro fabricantes chineses com preços que estão entre 700 a 1.100 US$ para lotes de 10 a 20 peças. [hr] Temos também uma possível opção de fornecimento nacional desta barraca hardtop de fibra e retrátil que é a empresa que todos nós já conhecemos, a CW ! Em contato com a Ilka e Douglas, os proprietários da CW, me disseram que já fabricaram cerca de 12 unidades deste tipo de barraca, similar ao modelo Columbus, e que tem até os moldes das peças de fibra que são a base e a tampa. E que irão reativar a produção deste tipo de barraca, restando à nós esperar data e preço para isto, o que não deixa de ser uma ótima notícia, pois assim a composição e montagem de nosso camper off-road bom/bonito e barato não mais dependeria de conjuntos importados. Clam-shell Columbus, 1,30 mts de largura x 2,10 mts de comprimento x 1,35 mts de altura, cujo “conceito similar” já foi nacionalizado e fabricado pela empresa CW, e que conforme a própria CW terá a sua produção reativada: Email da CW, fico feliz em saber que retomarão a produção deste tipo de barraca, e ainda discordo que a aceitação no mercado será pequena, agora com a idéia do camper para as picapes:
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From: Douglas To: nilton Sent: Wednesday, November 06, 2013 4:31 PM Subject: barraca de fibra Olá, Nilton Ja fabricamos esta barraca de fibra, a aceitação dela no mercado é muito pequena, mas mesmo assim como ja temos a forma, voltaremos a fabricar em breve. Falei pro amigos e clientes da sua carreta eles estão ancioso para conferir. Esperamos por você no encontro do dia 15 Abs Douglas Ribeiro21 de novembro de 2013 às 16:45 #48317andarilho tricolorParticipanteTendo contato com todos esses “trambolhos”, fabricados aqui, fico pensando que a melhor idéia de todas, a meu ver, é a do “asiatico” americano. Não vejo como impossivel remover a caçamba de uma picape e construir (ou mandar fazer) uma estrutura semelhante a essas usadas por “VUCS”, com a diferença de um teto “destacavel”, para cima. Esse meu sonho, creio possa ser construido em estutura de metalon, revestido por aluminio (desses de bau de caminhão) com todas as vantagens do peso menor e não ser inflamavel. O isolamento interno pode ser de espuma expansivel (poliuretano) e revestido com placas de madeira revestidas de fórmica. A “tampa” na parte superior é o algo mais fácil, desde que se utilize nos cantos do bau (colunas) perfilados maiores que possam receber um menor dentro, em um encaixe telescópico. A parte expansivel desse camper pode ser feito, sem medo, de lona de caminhão, que alem de resistente pode receber camadas de impermeabilizante para tecido, ficando dessa maneira bem resistente a rasgos e as chuvas. Será necessário um pouco de criatividade e artesanato para abertura de janelas, mas isso um sapateiro pode costurar, juntando seus projetos e materiais já existentes no mercado. Acredito que uma boa base de camper, esteja ai, com um custo razoavel, de facil manutenção, de peso compativel com picapes de porte médio ( S-10, Hilux, Frontier, Ranger) que podem ser de cabine simples ou dupla, e alem de tudo poder exercer a criatividade, as necessidades e gostos de cada um e conforme seu bolso. Espaço não vai faltar. Creio ser viavel tambem um projeto assim para poder “encaixar” sem remover a caçamba, para quem não quer ou não pode por outras utilizações, abrir mão da caçamba. Aguardo comentários, com prós e contras…..Saude a todos! PS:Uma das vantagens que vejo nessa minha idéia, é que o teto desse camper tanto pode ser utlizado para colocação de uma barraca de teto, ou caixas para transporte de ferramentas, ou outro uso imaginado por cada um. Em especial na minha idéia, tenho o projeto de usar parte desse teto para a barraca e parte para equipamentos para expedição off-road ( macaco, ferramentas, cordas e etc…)
21 de novembro de 2013 às 21:20 #48320andarilho tricolorParticipanteEm complemento ao que escrevi acima, quero detalhar um pouco mais, até no intuito de receber idéias para ir aperfeiçoando aos poucos, pois sonhar com um projeto, faz parte da brincadeira. Imagino essa “tampa” na parte superior do camper, como uma tampa de caixa de presente…não é dificil imaginar…que tenha uma estrutura em perfilados de aluminio (pela leveza), mas ao mesmo tempo sejam resistentes para suportar um certo peso sobre ela. Como já imaginei, creio que será necessário um sistema de manivela para levantar esse teto, que se expandirá algo como 40 cm mais ou menos, expondo a “lona” que será o elo de ligação entre a tampa e o bau. Quando fechada, a tampa, terá travas internas e quando aberta terá hastes de sustentação Não sei de verdade as conveniencias de uma barraca de teto sobre isso, mas imagino que para minhas conveniencias, a parte do “bau”, seja só para utilização de uma pequena sala e cozinha, deixando o dormitório para a barraca tipo CW externa. O banheiro, imagino que possa ser do tipo externo, com uma lona e a ducha tambem externa. Aceito de muito bom grado…sugestoes, , dicas, idéias e palpites em geral, pois não tenho nada “fechado” e creio que muitas cabeças pensam melhor do que uma
22 de novembro de 2013 às 18:04 #48321Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Em complemento ao que escrevi acima, quero detalhar um pouco mais, até no intuito de receber idéias para ir aperfeiçoando aos poucos, pois sonhar com um projeto, faz parte da brincadeira. Imagino essa “tampa” na parte superior do camper, como uma tampa de caixa de presente…não é dificil imaginar…que tenha uma estrutura em perfilados de aluminio (pela leveza), mas ao mesmo tempo sejam resistentes para suportar um certo peso sobre ela. Como já imaginei, creio que será necessário um sistema de manivela para levantar esse teto, que se expandirá algo como 40 cm mais ou menos, expondo a “lona” que será o elo de ligação entre a tampa e o bau. Quando fechada, a tampa, terá travas internas e quando aberta terá hastes de sustentação Não sei de verdade as conveniencias de uma barraca de teto sobre isso, mas imagino que para minhas conveniencias, a parte do “bau”, seja só para utilização de uma pequena sala e cozinha, deixando o dormitório para a barraca tipo CW externa. O banheiro, imagino que possa ser do tipo externo, com uma lona e a ducha tambem externa. Aceito de muito bom grado…sugestoes, , dicas, idéias e palpites em geral, pois não tenho nada “fechado” e creio que muitas cabeças pensam melhor do que umaTodas as idéias são válidas, estamos ainda no meio do brain-storm em se buscar um camper bom, bonito, barato e “slim”. Relendo todas estas páginas do tópico, estou cada vez mais inclinado em achar que a mellhor e mais prática solução é desenvolver uma versátil capota estilo off-road e em cima dela instalar uma barraca popup ou semi flippac com envólucro em fibra de vidro, similar ao material da capota, também em fibra. Vejam fotos destas capotas americanas: Esta tem a função chamada de “walk in door”, uma porta na tampa traseira: Rack no teto para fixar a barraca: [hr] Vídeo de uma capota off-road para o camper nacional slim: slim = não trambolhão Vejam este vídeo de como poderia ser a capota off-road de nosso camper: Rack no teto para 300 kilos, para fixar a barraca de fibra popup em cima; Tampa lateral para porta-ferramentas; Janela na outra lateral; Piso retrátil; Porta de acesso ao fundo. Notem que esta capota, versão CX da empresa A.R.E., tem seu teto faceado com a altura do teto da picape, melhorando ainda mais a aerodinâmica (as fotos acima são da versão MX, cuja altura da capota passa um pouco a altura do teto da picape). [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uvbQoYk-hzU[/video]
22 de novembro de 2013 às 19:34 #48323andarilho tricolorParticipanteAi sim, Embora o espaço, talvez, seja reduzido em relação a um camper, gostei bastante principalmente daquele que está escrito”Rapter”. Ja imaginei algo assim, talvez um pouco mais alto, mas não encontrei quem mexesse com fibra e quisesse executar a idéia, pois alegam que é necessária uma “fôrma”, o que encareceria o custo de produção, se isso não resultasse em pelo menos uma duzia de unidades. Atualmente tenho conversado com um produtor de pranchas de surf, de Ubatuba e juntos estamos desenvolvendo algumas idéias para tentar laminar algo em cima de uma estrutura, que provavelmente será de aluminio. Não acho impossivel. Em relação as portas e janelas tenho encontrado alguma dificuldade, mas ja iniciei conversas com uma pessoa que importa esses itens para barcos e acho que dá para adaptar. Gostei das portas de barco, pois são bem reforçadas e toda a ferragem é imune a corrosão, alem do sistema de vedação, ser excelente, para agua(é lógico!) e poeira. De qualquer forma, o que imagino, é algo que leve uma CW, acima do teto, e que esse teto tenha um alongamento aproveitavel por cima da cabina, com um design que possa inclusive, ser aerodinamico, “escondendo”, parte da barraca. A parte fechada em si, uarei sómente para uma pequena cozinha, talvez uma televisão e tanque de agua, geladeira e toda a traquitana. [hr] Nilton; Para tentar acrescentar uma idéia, usando outra, seria válido pesquisar o preço de algo parecido com uma dessas das fotos, mas feita de aluminio, com o material usado para fazer bau de caminhão. Particularmente em São Paulo, existem dezenas de pequenos “fabricantes” que acredito estariam dispostos a executar algo assim, pois não estão presos a estruturas burocráticas de grandes empresas e tem o talento e a experiencia para executar algo do zero. Como meus pensamentos ainda são bastante embrionários e a verba não cresce em arvore, estou analisando todas as variantes, materiais, prós e contras, tentando aliar um bom projeto, que agregue espaço, leveza, segurança e se possivel que seja algo agradavel de se olhar. Já está claro na minha cabeça que não quero sob hipótese alguma, esses campers que alem de serem “trambolhos”…rsrsrsrs, como já chamei, com aquele “rabo” sobrando alem da carroceria, tem uma altura que creio seja muito incomoda em relação a estabilidade e tambem para acessar ruas mais estreitas ou até caminhos mais dificeis, numa condição off-road. Em algum desses foruns 4×4 eu já disse que não faço muita questão de conforto absoluto e abro mão desse exagero de equipamentos, em prol de algo que me seja divertido e que eu possa utilizar para lazer, minimizando preocupaçoes extremas com coisas mais delicadas, pois o espirito de aventura, tem de estar acrescido de um pouco de “perrengue”…só um pouco…pois senão perde a graça. Uma frase que já li, resume bem esse espirito que citei: O menos, as vezes é muito mais!
25 de novembro de 2013 às 12:37 #48340Nilton JParticipanteandarilho tricolor, Antes de continuar o assunto, duas perguntas: 1. qual é a sua picape? 2. tricolor do R Ceni? Continue compartilhando suas idéias, muito boas, e nos informe da pesquisa dos fornecedores da capota, seja em fibra ou em alumínio. Veja estas capotas já com rack no teto para a barraca e já com tampas laterais, da empresa Incafibra, que fica no Paraná: Sobre espaço interno na caçamba, mesmo sendo cabine dupla, dá para por muita coisa dentro, fazendo um layout inteligente e racional, dando para até deixar o interior do baú habitável, contendo: wc químico cozinha com pia e fogão geladeira tanque de água no fundo da caçamba cama curta de solteiro escondendo o tq de água Veja abaixo o que puseram num mini-cooper, que é pequenino e baixinho, imagine o que caberia na caçamba de uma picapona: E aqui exemplos de picapes: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRqv9BG1jmaIPUctlgFCCvJSwyw80yGlofJ3tqOcZ_6hTItk8gL[/img] [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ4QJh-30V9JT49x55-AFWY130b74Sl9S7kg2PLWOxH_dibGsDO[/img]
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