Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
- Este tópico contém 135 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por Nilton J.
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25 de novembro de 2013 às 19:05 #48349andarilho tricolorParticipante
Ola Nilton, Antes de mais nada obrigado pela sua atenção. Em verdade meu projeto é bastante embrionário e no momento tenho uma Frontier, mas não descarto a possibilidade de trocar por alguma picape diferente, desde que seja cabine dupla, porque eventualmente levo mais de uma pessoa junto. Eu penso em um projeto para acoplar uma CW no teto, mas de uma maneira que não afete demais a aerodinamica…Vou tentar explicar. Quero que seja um teto, com um “rebaixo”, onde a barraca fique encaixada e “escondida”, e que o frontal dessa capota de caçamba avance para o teto da cabine de modo que seja utilizavel, para por exemplo carregar um macaco hi-lift. Complicado pra entender? É obvio que para esse “rebaixo” no teto da capota não implique em redução do espaço interior, deverá ser mais alto…talvez uns 50 cm mais ou menos, mais alto em relação a cabine. Mais do que a beleza da “coisa”, prezo a segurança e a praticidade de acesso a objetos, pois não usarei como casa móvel em todas as viagens, pois em algumas a patroa faz questão de ficar em pousadas, portanto o interior da parte traseira será mais para materiais de emergencia, onde pretendo carregar pequeno gerador, geladeira, compressor para os pneus, e um fogãozinho e algumas outras coisas, em uma emergencia de querer passar uma noite em lugar mais remoto, sem hospedagem. Continua……………… [hr] Em relação ao que pesquisei, foram contatos sem pretensão, mais para “especular”, do que própriamente dito para fazer orçamento, mas pelo que pude captar até agora, uma capota/bau…de aluminio, ao estilo dos caminhoes, alem de ser mais segura, é tambem relativamente mais barata do que algo feito de fibra. Meus medos maiores são arrombamento e fogo e creio que o aluminio dá mais segurança nesses quesitos, alem de facilitar internamente a passagem de “conduites e cabos”. Minha mente lida melhor com a coisa “quadradinha” que os baus representam e creio que seria mais fácil para fazer um design onde tudo se encaixe. A outra vantagem que descobri, é que os profissionais que lidam com esses baus, são flexiveis em relação a idéias e projetos, e o custo só vai progredindo conforme a escolha de ferragens mais sofisticadas, para compor abertura de janelas e portas. Em conversa informal com um na região do terminal de cargas fernão dias, citei a possibilidade de usar janelas e portas de barcos, e o mesmo disse que seria possivel sim usar esses itens. Recomendou-me tambem que usasse acriclico 8 milimetros para as janelas, que representam quase… eu disse quase…um vidro blindado, em termos de resistencia a tentativa de vandalismo. Me ajude…….talvez voce tenha algum senão em relação ao uso de aluminio………Quero se possivel trocar idéias.
25 de novembro de 2013 às 20:07 #48350Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Ola Nilton, Antes de mais nada obrigado pela sua atenção. Em verdade meu projeto é bastante embrionário e no momento tenho uma Frontier, mas não descarto a possibilidade de trocar por alguma picape diferente, desde que seja cabine dupla, porque eventualmente levo mais de uma pessoa junto. Eu penso em um projeto para acoplar uma CW no teto, mas de uma maneira que não afete demais a aerodinamica…Vou tentar explicar. Quero que seja um teto, com um “rebaixo”, onde a barraca fique encaixada e “escondida”, e que o frontal dessa capota de caçamba avance para o teto da cabine de modo que seja utilizavel, para por exemplo carregar um macaco hi-lift. Complicado pra entender? É obvio que para esse “rebaixo” no teto da capota não implique em redução do espaço interior, deverá ser mais alto…talvez uns 50 cm mais ou menos, mais alto em relação a cabine. Mais do que a beleza da “coisa”, prezo a segurança e a praticidade de acesso a objetos, pois não usarei como casa móvel em todas as viagens, pois em algumas a patroa faz questão de ficar em pousadas, portanto o interior da parte traseira será mais para materiais de emergencia, onde pretendo carregar pequeno gerador, geladeira, compressor para os pneus, e um fogãozinho e algumas outras coisas, em uma emergencia de querer passar uma noite em lugar mais remoto, sem hospedagem. Continua……………… [hr] Em relação ao que pesquisei, foram contatos sem pretensão, mais para “especular”, do que própriamente dito para fazer orçamento, mas pelo que pude captar até agora, uma capota/bau…de aluminio, ao estilo dos caminhoes, alem de ser mais segura, é tambem relativamente mais barata do que algo feito de fibra. Meus medos maiores são arrombamento e fogo e creio que o aluminio dá mais segurança nesses quesitos, alem de facilitar internamente a passagem de “conduites e cabos”. Minha mente lida melhor com a coisa “quadradinha” que os baus representam e creio que seria mais fácil para fazer um design onde tudo se encaixe. A outra vantagem que descobri, é que os profissionais que lidam com esses baus, são flexiveis em relação a idéias e projetos, e o custo só vai progredindo conforme a escolha de ferragens mais sofisticadas, para compor abertura de janelas e portas. Em conversa informal com um na região do terminal de cargas fernão dias, citei a possibilidade de usar janelas e portas de barcos, e o mesmo disse que seria possivel sim usar esses itens. Recomendou-me tambem que usasse acriclico 8 milimetros para as janelas, que representam quase… eu disse quase…um vidro blindado, em termos de resistencia a tentativa de vandalismo. Me ajude…….talvez voce tenha algum senão em relação ao uso de aluminio………Quero se possivel trocar idéias.andarilho tricolor, Vc é Sampa ou Flu? Nada tenho contra o uso de uma capota de alumínio, pelo contrário, além de ser mais flexível no projeto, pois não necessita de moldes, também é mais leve. Em alguns dos posts anteriores, cheguei inclusive a afirmar que alumínio é a minha preferência, e se achar quem faça algo em escala industrial e repetitiva, melhor ainda. Como exemplo, veja o post anterior da capota feita em Manaus, um belo camper popup numa F250. Veja também estas belas fotos de capotas gringas em alumínio: aqui com o rack para fixar a barraca de teto: É questão de achar quem produza algo assim no Brasil, se clicar no google “capota alumínio picape” não vem nada…mas se clicar “baú alumínio”, vem um monte deles, tais como o abaixo, bastaria fazer um para as caçambas das picapes cabines duplas: [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGVzUly5QnUmfm6LPYJTpkYQUVdJB0bLSiaGxwjsPlNNwHj71XIg[/img] [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5RIPCWcJ6eueZDMpZkXRCPuK6AGcL75yFho9XJavtv5i8wNZ5Nw[/img][hr] andarilho tricolor, Pelo que eu entendi de sua narrativa em como quer a montagem da barraca, o que vc precisaria mesmo é de uma genuína e legítima barraca tipo flippac conforme abaixo: aberta: fechada: Acionamento: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ydQ8S-1X64s[/video]
26 de novembro de 2013 às 13:02 #48362andarilho tricolorParticipanteOla Nilton, Sou SPFC, com certeza…sem fanatismo! Aquela FORD vermelha, vai de encontro ao que eu penso, mas seria uns 40 cm mais alta, e eu retiraria a porta da caçamba, para poder instalar uma porta vertical de acesso. Eu incluiria tambem um avanço sobre a cabine. A idéia da Flipac, é ótima, mas alguma coisa me diz que algo feito de aluminio traz mais segurança e possibilidades de desenhos internos, e com os devidos isolamentos, ficaria mais confortavel termicamente falando. Quanto a escala industrial, acredite, pois nas especulaçoes pude perceber que os profissionais que trabalham com esses baus de aluminio são bastante flexiveis a idéias, e chutando…chutando mesmo…sairia algo como 4.500 Dilmas até 6.000 Dilmas, a depender do material de janelas e portas, mas já com um rack para a fixação da barraca. Os extras ficariam por conta do acabamento interno….ao gosto e bolso de cada um…. e pintura, caso o proprietário queira. Veja bem…quem faz o bau, em geral não pinta e nem faz qualquer coisa interna…mas deixa já preparados furos e o que for necessário. Um cara com quem conversei…perto do terminal fernão dias, me disse que havendo firmeza no pedido e encostando a viatura na data marcada…em dez dias no máximo…a coisa fica pronta! PS: Voce saberia me dizer…se há possibilidade legal….o Detran aceitaria…caso eu opte por remover a caçamba e construir algo a partir do chassis? Quem autorizaria e regulamentaria isso? Vale dizer que isso seria feito em uma picape cabine dupla…talvez frontier, ou hilux!
26 de novembro de 2013 às 16:12 #48368Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Ola Nilton, Sou SPFC, com certeza…sem fanatismo! Aquela FORD vermelha, vai de encontro ao que eu penso, mas seria uns 40 cm mais alta, e eu retiraria a porta da caçamba, para poder instalar uma porta vertical de acesso. Eu incluiria tambem um avanço sobre a cabine. A idéia da Flipac, é ótima, mas alguma coisa me diz que algo feito de aluminio traz mais segurança e possibilidades de desenhos internos, e com os devidos isolamentos, ficaria mais confortavel termicamente falando. Quanto a escala industrial, acredite, pois nas especulaçoes pude perceber que os profissionais que trabalham com esses baus de aluminio são bastante flexiveis a idéias, e chutando…chutando mesmo…sairia algo como 4.500 Dilmas até 6.000 Dilmas, a depender do material de janelas e portas, mas já com um rack para a fixação da barraca. Os extras ficariam por conta do acabamento interno….ao gosto e bolso de cada um…. e pintura, caso o proprietário queira. Veja bem…quem faz o bau, em geral não pinta e nem faz qualquer coisa interna…mas deixa já preparados furos e o que for necessário. Um cara com quem conversei…perto do terminal fernão dias, me disse que havendo firmeza no pedido e encostando a viatura na data marcada…em dez dias no máximo…a coisa fica pronta! PS: Voce saberia me dizer…se há possibilidade legal….o Detran aceitaria…caso eu opte por remover a caçamba e construir algo a partir do chassis? Quem autorizaria e regulamentaria isso? Vale dizer que isso seria feito em uma picape cabine dupla…talvez frontier, ou hilux!Eu já sou Macaca…sofrendo a 113 anos sem título na quinta geração da família; meu tataravô Nicolau foi um dos fundadores da nega véia em 11 de agosto de 1900. Com certeza estes fabricantes de baú em alumínio tem capacitação técnica para levar sua idéia adiante, apesar ainda de não ter conseguido visualizar na íntegra como vc quer fazer a parte de cima da capota avançando à frente e ainda mais alta…o que talvez dispensaria o uso da barraca externa. Tem como postar um croqui de sua idéia? Não sei afirmar se precisa de alguma autorização, talvez sim se passar da largura total externa do veículo. Saúde e que vença o melhor amanhã rumo à Sul Americana!
26 de novembro de 2013 às 20:28 #48372Marcos PivariMestreSegue matéria sobre a Four Wheel lançada no Brasil este mês…… https://macamp.com.br/?p=901 [attachment=1665]
27 de novembro de 2013 às 12:32 #48381andarilho tricolorParticipanteOla Nilton; Que vença o melhor, mas tá dificil dizer qual é, pois o SPFC está em um ano horrivel e a macaca está sendo rebaixada…se estivesse bem…eu diria que ela leva, mas vamos esperar o final do jogo! A proposta de fazer um “bau” , seria mais ou menos assim: Imagine um bau de…chute…2,30 de altura externa e de 1.90 de altura livre interna. Esses 40 cm, seriam um rebaixo externo, que comportaria a barraca (como se fosse um “poço” no qual a barraca fechada ficaria encaixada. Na parte frontal desse “bau”, avançado sobre o teto da picape, haveriam acessos com pequenas portas laterais, e o frontal teria um desenho de corta-vento, em desenho de cunha. Quanto a um croqui, alem de ser péssimo em desenho, não tenho a minima idéia de como fazer para colocar aqui…sou um dinossauro e com certeza um analfabeto digital…rsrsrsrsrsrs
27 de novembro de 2013 às 12:51 #48383Stephan RiedererMembromacamp wrote:Segue matéria sobre a Four Wheel lançada no Brasil este mês…… https://macamp.com.br/?p=901opa muito legal! tem fotos do interior dela?
27 de novembro de 2013 às 14:01 #48384leandrovarandaParticipanteandarilho tricolor wrote:PS: Voce saberia me dizer…se há possibilidade legal….o Detran aceitaria…caso eu opte por remover a caçamba e construir algo a partir do chassis? Quem autorizaria e regulamentaria isso? Vale dizer que isso seria feito em uma picape cabine dupla…talvez frontier, ou hilux!Já pesquisei isso a algum tempo quando me falaram que se eu andasse com a capota na caminhonete teria de alterar no documento para intercambiável no lugar de carroceria aberta. O fato é que, para acabar com as dúvidas e interpretações erradas dividiram em duas partes. 1) Se puder ser retirado pelo dono sem muita dificuldade (como no caso das capotas que basta desparafusar e levantar) e que não alteram em nada o veículo não precisa alterar no documento. Se for classificado como camper tem regra específica. http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_346_10.pdf No caso de um baú que seja encaixado dentro da caçamba, apenas removendo a porta traseira, pode ter dimensões m pouco maiores que a caçamba, pode ter avanço sobre o teto (desde que não fique mais para frente que 40cm do fim do para-brisa) 2)No caso de baú, entra na segunda parte, que depende de pessoal especializado para remover e voltar a caçamba original, teria que alterar para carroceria fechada.
27 de novembro de 2013 às 16:41 #48385leandrovarandaParticipante18 Inclusão de carroceria intercambiável (“camper”) Caminhonete e Caminhão Fabricante da carroçaria Cadastrado pelo DENATRAN e CSV Mesmo Tipo/Espécie Carroçaria: ABERTA/INTERCAMBIÁVEL Não muda nada na caminhonete mas tem que mudar no documento para se ter um camper… eu acho melhor colocar logo carroceria fechada – baú, tirar a carroceria original e colocar um baú com características de camper internamente. Ou até tentar classificar esse baú como motor-home para poder usar uma Ram Laramie ou F250 como base. http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_319_09.pdf
27 de novembro de 2013 às 22:33 #48388Ricardo CamposParticipanteNilton wrote:Dr. Green wrote:nossa muito legalGreen, Vou te contar como começou esta minha nova idéia: Encontrei coisa de um mês atrás um colega na fila do cartório, o qual não via a alguns anos. Papo vem papo vai contei à ele do projeto de minha carretinha off-road e de meu troller e ele por sua vez, me contou que tinha acabado de comprar uma nova S10 Flex 4×2 CD e que iria me acompanhar nas viagens do tipo “acampamento”. Disse ainda que já tinha pesquisado o mercado nacional e achou a coisa “extrapolada” demais no quesito preço de camper nacional, além de serem pesados, trambolhões e anti-aerodinâmicos… E me pediu ajuda em dar-lhe uma alternativa e após alguma pesquisa, cheguei a conclusão que um flip-pac é ideal para o nosso mercado (nos USA vendem por cerca de 3 a 5 mil GWs). Note que não é o pop-up da FWC e nem da All-Terrain que alguns estão importando isoladamente e a coisa chega aqui por mais de 60 mil reais…considerando frete internacional e os costumeiros pesados impostos. Este que estou indicando tem a função pop-up mas do tipo “flip-pac”, pois veja no vídeo que ele faz “plip” para abrir e “pac” para fechar. Repito, é o sistema mais leve, mais em conta e o mais apropriado para on/off road. A idéia não é importar mas sim NACIONALIZAR e FABRICAR aqui no Brasil algo similar e com toda a tecnologia eletrônica embarcada e os mobiliários e acessórios necessários para o campista/expedicionário/aventureiro. O projeto e fabricação da Global One me deu muita bagagem em relação à custos industriais de equipamentos mecânicos; já no campo eletrônico é minha formação e dia a dia. Diferente do conceito da Global One, que por capricho meu coloquei nela peças de todo o planeta, neste flip-pac camper tudo seria nacional, visando oferecer um produto completo e acabado com um custo benefício imbatível aos jovens campistas-picapeiros, cuja imagem e perfil sequer combinam com os campers trambolhões… Dá para fazer algo em excelência de produto e em margem de preço de venda, com fabricação seriada em escala considerável. Veja que um camper, diferente da carreta off-road, não tem cambão, não tem engate, não tem suspensão, não tem rodas e nem pneus, não tem superestrutura pesada e reforçada, mas sim leve, sequer tem emplacamento… Poderá aqui estar nascendo algo muito útil aos picapeiros-campistas. Meu colega da Nova S10 está super empolgado e já ofereceu a picape dele para receber um primeiro protótipo. O “shell” ou “casco” deste flip-pac camper nacional poderia ser o convencional em fibra de vidro, igual fazem lá fora, e que aqui no Brasil tem fabricantes às dúzias, na forma de capotas de fibra que vão nas caçambas, ou porque não algo em chapa e alumínio. Vamos nos falando e fazendo aqui em tempo real no mundo virtual um brain-storm de alto nível. Mandem seus pitacos !!! Saúde!
Olá amigos, peço licença para participar deste debate. venho namorando o Flip Pac a um bom tempo e com uma baita dor de cotovelo por não existir no Brasil, mas a minha ideia é um pouco diferente. Penso em adaptar este sistema em uma campervan tipo uma kia Besta Grand pois por comodidade, aproveitamento de espaço e segurança eu acho que ter acesso constante à cabine tem suas vantagens. Fiz uns esboços pensando em uma bongo 4×4 cabine dupla com um balção de cozinha deslizando pra traz, uma cama dobravel com teto de tecido abrindo pra esquerda e o acesso de escada pela esquerda. O fato é que jogar o quarto para o teto é uma solução de espaço e segurança muto interessante. Um abraço
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