Publicidade:

Gerador portatil a gasolina

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #81438
    nazafks
    Participante

    Buenas amigos, venho apresentar algumas duvidas ao colega Odair, sobre o uso do gerador em seu trailer mas se alguem mais tiver experiencia no uso deste equipamento fique a vontade pra compartilhar o seu conhecimento.

    Caro Odair, seguem as duvidas?

    1- Qual a capacidade em KVA do teu gerador?
    2- Partida manual ou eletrica?
    3- Usaste microondas ou ar condicionado com ele?
    4- Esta caixa acustica reduziu bem o barulho? Acha que daria pra pernoitar com o gerador
    ligado em algum posto de parada ou ate mesmo um camping tomando o cuidado de ficar ficar
    um pouco mais afastado pra nao incomodar/irritar outros campistas?

    Tenho essas duvidas pois estou pensando em adotar este equipamento pra alimentar espacificamente o microondas e o ar condicionado no meu trailer em ocasioes em que eu nao tenha 220v(Voltagem destes 2 equipamentos que ja tenho) disponivel no ponto de parada. Pro frigobar 120l e TV, tomadas carregador de celular, notebook, etc, irei usar um nobreak de 700kva ligado a 2 baterias freedom de 115Ah que ja estao aqui guardadas tambem esperando o trailer ficar pronto. Pretendo carregar as baterias em rede AC ou em viagem atraves de conexao com o alternador do rebocador. Entao, onde tiver 220v to tranquilo, consigo usar microondas e AC numa boa e alimentar diretamente o nobreak para permitir o funcionamento do frigobar e tomadas, alem de carregar as 2 baterias com fontes especificas. Porem quando for a um camping onde a rede 220v nao suportar a demanda ou estiver ausente, penso que poderia usar o gerador pro microondas e ate pro AC se for muito necessario. O problema maior seria o barulho. Imagino em uma noite quente de derreter em um camping com somente 110v ou em um posto de parada poder ligar o gerador (Desejavel fazer remotamente atraves de partida eletrica pra nao precisar ir ate o gerador cada vez que precisar) e poder dormir tranquilo com o AC ligado, porem nao sei se conseguiria um nivel de ruido aceitavel pra nao ser expulso pelos vizinhos, ainda que num caso destes procuraria ficar um pouco mais afastado. O principal motivo pra me levar a considerar esta ideia e nao a de um inversor pra 220v eh o consumo destes equipamentos. Precisaria de um bom inversor senoidal, que custaria mais caro que o gerador e me sugaria as baterias em poucas horas. Poderia instalar placas solares, mas penso que talvez nao fosse muito legal perder a oportunidade de estacionar o trailer em uma bela sombra no camping pra ficar no sol e carregar as baterias durante o dia, sem contar o custo do sistema que nao eh baixo. Penso que o principal impeditivo neste meu “esquema” talvez estaria no barulho emitido pelo gerador, porem se conseguisse abafar bem este barulho deixando compativel com o de um ar condicionado de janela antigo por exemplo, seria bem viavel, lembrando que o uso seria tambem esporadico.

    #81542
    Odair Teixeira
    Participante

    Caro Naza

    Eu optei pelo TG 2800 da Toyama por ter uma rede de assistência técnica bem distribuída.
    Eu tenho visto este geradorzinho em lugares distantes e em obras trabalhando pesado. O pessoal fala bem dele. O fato de ser partida manual reduz o peso total, já que o mesmo com partida elétrica pesa uns 10kg a mais e tem o peso da bateria. Além de ser mais um item a ter que dar manutenção, já que vai ficar muito tempo parado.
    – A potencia dele é de 2800 Watts em 220V.
    – Com 50% do RPM ele tocou Ar condicionado, geladeira, iluminação, carregador de baterias e Micro-ondas. É legal evitar de ligar o micro ondas e o ar condicionado ao mesmo tempo, para não sobrecarregar, pq os dois juntos são pesados.
    – Eu coloquei um disjuntor um pouco maior e puxei uma tomada no padrão brasileiro (dica do André de Americana, que tem um igual e liga uma carga gigante nele e o bichinho aguenta)
    – A caixa eu projetei por dois motivos : reduzir ruído e fechar com cadeado para não despertar a curiosidade de algum curioso.
    – O consumo dele em baixa rotação é inferior a 1 litro por hora. Em plena carga dá 1 litro por hora. O tanque tem quase 20 litros.

    Eu cheguei a deixar 40 horas funcionando sem parar. Só desligava para reabastecer. Geladeira com cerveja trincando e picanha e frutas geladas.

    Vantagem : baixo custo e robustez. Pega fácil, fácil manutenção, proteção contra falta de óleo

    Desvantagem : O tamanho e o peso.

    O tamanho dele é grande e não dá para colocar na caixa de gás do Imperial, mesmo com o aumento de tamanho que eu fiz. Só pode ir na caçamba da caminhonete. E o peso, se não tiver duas pessoas fortes, não tira do chão, pq os 40 kg do gerador+20 litros de combustível. Dá quase 60 Kg. Se somar os 15 kg da caixa são quase 80kg . É muito pesado mesmo.

    Mesmo se coubesse, eu não colocaria na caixa de gás pq é muito pesado.

    O gerador com a caixa que eu fiz ficaram em um nível aceitável de ruído. Consegui reduzir 10 decibéis. Dava para usar durante a noite tranquilamente em um posto de gasolina. Tanto deu que usei várias vezes na ida e na volta. Nos postos 24hs é normal os caminhões com baú térmico rodarem o gerador deles a noite toda, então nem se ouve o geradorzinho. Mas em um camping tranquilo, à noite? Eu deixava esta tarefa para as baterias e o inversor, já que o gerador havia deixado tudo carregado e a bateria dava conta do recado.

    Se fosse optar hoje, compraria um gerador portátil silenciado tipo o TG 2000IP ou um Honda silenciado

    Espero ter esclarecido.

    Qualquer duvida, estamos às ordens.

    Gruß

    Odair

    #82789
    nazafks
    Participante

    Eu ainda nao tinha pensado no peso. Como to fazendo o trailer, poderia alojar ele em uma tulha bem proximo ao eixo e deixar ele fixo. Porem nao sei se conseguiria isolar bem o barulho em tao pouco espaco e talves possa apresentar vibracoes por estar em contato direto com a carroceria. Esses menores e silenciados tipo o TG2000IP seriam ideais para isso, porem teria que fazer um tanque de combustivel externo pra aumentar a autonomia. Muito obrigado pelas tuas explicacoes que vao contribuir para que eu venha a tomar a decisao mais acertada quando chegar nesta fase.

    Abraco,
    Nazareno

    #234667
    Christian Zluhan
    Participante

    Caro Naza. estou construindo um conteiner/trailer de 3.5 x 2 metros para colocar em cima de uma carretinha e gostaria de saber qual solução você encontrou para o uso do gerador e se tem alguma dica que poderia me ajudar. quero dar preferencia ao uso do gerador para não gastar muito com baterias e inversores. pensei em um gerador de 3100 w que toca um chuveiro de 2500w que eu tenho em casa. (posso desligar tudo e tomar um banho quente).

    #237067
    Odair Teixeira
    Participante

    Chrisitan

    Use um aquecedor de passagem com um botijão pequeno pra aquecer água.  Não use eletricidade não. Gás é mais eficiente e vc pode colocar agua quente nas torneiras tb.

    Vc terá água quente de verdade que chuveiro elétrico nenhum vai conseguir te proporcionar.  Quando acampar num lugar frio no inverno, vc vai lembrar disto.

    Fraternos Saludos .’.

    #245144
    Christian Zluhan
    Participante

    ok. obrigado pela dica Odair.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: