Global One Expedition Off-Road Trailer
- Este tópico contém 213 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 8 meses atrás por Alexandre Rabello.
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27 de março de 2014 às 13:19 #50772Stephan RiedererMembro
é… quanto mais treme mais as coisas vão soltando hahaha eu adoraria ir, mas sabe como é né, eu como bom lobo solitário sempre pulo fora de passeios em grupos mas quero ver fotos desse passeio quando você for!
16 de dezembro de 2014 às 16:33 #56400Nilton JParticipanteVivemos tempos sombrios, com corrupção assolando nosso país, devido à governantes sem saúde moral, resultando em milhões de inocentes úteis elegendo o imprestável. Porém, como brasileiros do bem, precisamos resistir e defender nossos valores, nossos direitos e nossa liberdade. A foto abaixo extraída da WEB nos motiva e nos faz acreditar num mundo melhor, num futuro cenário onde ainda irá predominar a boa intenção, a honestidade e a pureza nos atos da Humanidade. Desejo a todos um Feliz Natal e Sucesso Total em 2015 ! [attachment=4742]
22 de dezembro de 2014 às 12:32 #56515leandrovarandaParticipanteRealmente a política atual está acabando com nosso país. Vamos torcer para o ano que vem alguma coisa ser melhor. Boas Festas.
22 de dezembro de 2014 às 23:31 #56440Stephan RiedererMembroFeliz natal pra você também Nilton! pra você e toda sua família!!
21 de janeiro de 2015 às 01:10 #57132RaposoParticipanteNilton wrote:Detalhes da construção – Parte 1 Conjunto engate/acoplador/corrente de segurança /plug elétrico tipo “caminhão. O engate é o multi axis coupler da empresa americana Adventure Trailers, dimensionado para 3000 kilos. Importei via paypal por 250 GWs. 100% projetado para uso extremo e aguentar os abusos nas trilhas e no off-road.Nilton Gostaria de começar dizendo que somente me registrei neste fórum quando tive o prazer de apreciar o seu relato na construção da sua carreta. Está sensacional. Assim como você, também gosto de passeios 4×4, porém em uma escala mais modesta. Possuo um Duster 4×4 que me tem trazido imensas alegrias, com um desempenho satisfatório nos lugares onde frequento, a um custo bem mais reduzido que os demais veículos 4×4. Ao contrário de você, que resolveu construir uma carreta do zero, estou negociando uma carreta barraca da Trabucar já com algumas modificações de fábrica, e pretendo modifica-la para passeios OffRoad (observe que eu disse passeios, nada de trilhas). Com certeza várias de suas ideias serão devidamente aproveitadas. Um dos aspectos que me interessou no seu relato foi o uso do engate Multi Axis. Seu desenho aparentemente permite ângulos adequados de entrada e saída, tão necessário no mundo off road. Genial. Porém encontrei um problema: a Resolução 197 do Contran, que normatiza os engates no Brasil, exige que os mesmos sejam do tipo com esfera de 50mm, como os fabricados pela extinta Karmanguia dentre inúmeros outros. É uma situação similar aos fabricantes de cadeirinhas de bebês. Eles são obrigados a projetar (ou pelo menos eram) cadeirinhas que são presas através do cinto de segurança, enquanto que já existe o sistema Isofix, que não é reconhecido pelo Contran. Assim, gostaria de saber se existe alguma brecha legal para que este engate seja utilizado, pois embora seja o produto adequado para o uso, não sei como passar com ele com ele em uma vistoria do Detran. Ou o pessoal do Detran ficou tão encantado com a carretinha que nem notou? Desculpe estar levantando esta lebre nesta altura do campeonato e parabéns pela construção. Abraços, Raposo
21 de janeiro de 2015 às 12:42 #57136leandrovarandaParticipanteRaposo, tem muito tempo que li esse tópico na integra, me passa qual o número da página que fala do engate Multi Axis? Quanto a lei, se conseguir um fabricante de engates brasileiro ou importador que coloque a tarjeta acho que não tem problema ser diferente de esfera. Mas vou pesquisar mais uma vez hoje. “Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187.” Alguém sabe como ver essas normas de graça?
21 de janeiro de 2015 às 14:02 #57145RaposoParticipanteleandrovaranda wrote:Raposo, tem muito tempo que li esse tópico na integra, me passa qual o número da página que fala do engate Multi Axis? Quanto a lei, se conseguir um fabricante de engates brasileiro ou importador que coloque a tarjeta acho que não tem problema ser diferente de esfera. Mas vou pesquisar mais uma vez hoje. “Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187.” Alguém sabe como ver essas normas de graça?Olá LenadroVaranda. O Multi Axis está na página 4. Em relação as regras da ABNT, pela descrição podemos ter uma noção do que elas tratam: ISO 3853 – Especifica o procedimento simplificado para ensaiar a resistência mecânica do dispositivo de acoplamento mecânico fixado em veículos de tração. ISO 1103 – Esta norma foi cancelada e substituida pela 16122 ISO 16122 – Especifica as dimensões necessárias para compatibilidade do dispositivo de acoplamento mecânico entre reboques leves, reboques de moradia (trailers) e veículos de tração quando o rebocado está ligado com esfera de acoplamento ao veículo tracionador. O espaço para folga ao redor da esfera de acoplamento objetiva a permitir o acoplamento e desacoplamento aos veículos de tração, e uma operação segura durante o acoplamento e desacoplamento deste dispositivo mecânico. ISO 9187 – Padroniza dimensões e requisitos mínimos de desenhos das tomadas macho e fêmea, de sete condutores, para permitir permutabilidade de conexões elétricas entre unidades de tração e veículos rebocados leves cujo total máximo não exceda 3,5 toneladas, dotados de equipamentos elétricos de tensão nominal de 6 V ou 12 V – tipo 12 N (normal). Pelo que eu entendi, a resolução do Contran obriga ao INMETRO que as 3 normas acima sejam atendidas para que ele homologue um engate. Cordialmente, Raposo
21 de janeiro de 2015 às 16:32 #57152leandrovarandaParticipanteEle usa um engate comum, com plaquetinha e tudo mais, só que é um engate removível. Dá para trocar pelo engate bola e depois voltar para esse facilmente. Não estou incentivando fazer errado, mas deve haver uma brecha na norma para coisas novas que tenham aprovação em outro país. Quando tinha carretinha sempre ouvia um estralo na hora de entrar na garagem por conta do carro estar descendo e a carretinha subindo. Com esse sistema passaria tranquilamente. Acho que só no Brasil que uma lei é baseada em uma norma que não é de acesso público. Como pode você não saber se esta dentro da lei ou não sem ter que pagar por essa informação? Os sistemas americanos de acoplamento estão muito a frente em tecnologia em relação ao Brasil. Deveria haver mais empresas interessadas em homologar esses sistemas no Brasil. Mas, sejamos francos, nunca vi alguém tomar multa tendo um engate em ‘condições de uso/sendo usado’ se estiver com a corrente e com o plug das luzes. Vamos aguardar o Nilton responder se foi a vistoria com esse engate ou o original.
21 de janeiro de 2015 às 21:36 #57157RaposoParticipanteleandrovaranda wrote:Ele usa um engate comum, com plaquetinha e tudo mais, só que é um engate removível. Dá para trocar pelo engate bola e depois voltar para esse facilmente. Não estou incentivando fazer errado, mas deve haver uma brecha na norma para coisas novas que tenham aprovação em outro país. Quando tinha carretinha sempre ouvia um estralo na hora de entrar na garagem por conta do carro estar descendo e a carretinha subindo. Com esse sistema passaria tranquilamente. Acho que só no Brasil que uma lei é baseada em uma norma que não é de acesso público. Como pode você não saber se esta dentro da lei ou não sem ter que pagar por essa informação? Os sistemas americanos de acoplamento estão muito a frente em tecnologia em relação ao Brasil. Deveria haver mais empresas interessadas em homologar esses sistemas no Brasil. Mas, sejamos francos, nunca vi alguém tomar multa tendo um engate em ‘condições de uso/sendo usado’ se estiver com a corrente e com o plug das luzes. Vamos aguardar o Nilton responder se foi a vistoria com esse engate ou o original.LenandroVaranda E o pior é que, pelo que eu saiba, o uso da corrente não é obrigatório. O que é obrigatório é que o engate tenha um lugar para colocar a corrente, porém na resolução 197 do Dentran não obriga ninguém a usa-la. A única brecha que eu consegui pensar para atender a resolução do Contran seria a de se adotar uma segunda esfera espelhando a primeira, permitindo o desenvolvimento de um mecanismo que fornecesse sustentação horizontal ao giro do engate. Vamos ver o que o Nilton diz sobre a vistoria. Cordialmente, Raposo
24 de julho de 2015 às 16:29 #58950Nilton JParticipanteRaposo wrote:leandrovaranda wrote:Ele usa um engate comum, com plaquetinha e tudo mais, só que é um engate removível. Dá para trocar pelo engate bola e depois voltar para esse facilmente. Não estou incentivando fazer errado, mas deve haver uma brecha na norma para coisas novas que tenham aprovação em outro país. Quando tinha carretinha sempre ouvia um estralo na hora de entrar na garagem por conta do carro estar descendo e a carretinha subindo. Com esse sistema passaria tranquilamente. Acho que só no Brasil que uma lei é baseada em uma norma que não é de acesso público. Como pode você não saber se esta dentro da lei ou não sem ter que pagar por essa informação? Os sistemas americanos de acoplamento estão muito a frente em tecnologia em relação ao Brasil. Deveria haver mais empresas interessadas em homologar esses sistemas no Brasil. Mas, sejamos francos, nunca vi alguém tomar multa tendo um engate em ‘condições de uso/sendo usado’ se estiver com a corrente e com o plug das luzes. Vamos aguardar o Nilton responder se foi a vistoria com esse engate ou o original.LenandroVaranda E o pior é que, pelo que eu saiba, o uso da corrente não é obrigatório. O que é obrigatório é que o engate tenha um lugar para colocar a corrente, porém na resolução 197 do Dentran não obriga ninguém a usa-la. A única brecha que eu consegui pensar para atender a resolução do Contran seria a de se adotar uma segunda esfera espelhando a primeira, permitindo o desenvolvimento de um mecanismo que fornecesse sustentação horizontal ao giro do engate. Vamos ver o que o Nilton diz sobre a vistoria. Cordialmente, Raposo
Boa tarde a todos! 2015 com muito trabalho, após retorno de viagem de 4 semanas em fevereiro / março passado nos USA (Nevada, Arizona e Califórnia). Foram cerca de 2.500 milhas rodadas, apreciando inúmeros RV’s que desfilavam nas belas estradas americanas. A viatura foi um Ford Edge, deu conta de malas e toda a família (total 4 adultos), com um “gas mileage” impressionante. Parei poucas vezes para abastecer, pois a gasosa do Uncle Sam é mutíssimo superior ao nosso combustível batizado com água de alcool… Sobre o engate, consultei o fabricante da carreta, não alegou problema algum, pelo contrário, ainda disse que sequer existe norma para este tipo que é indicado para off-road. Reboque foi emplacado com sucesso e louvor, nota 10!!!
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