Global One Expedition Off-Road Trailer
- Este tópico contém 213 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 9 meses atrás por Alexandre Rabello.
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27 de setembro de 2013 às 15:36 #47866Stephan RiedererMembro
Você usou muito bem a palavra, “ancorado”, pois acho que meu maior medo de dormir em cima da carreta era que ela virasse comigo em cima, pq a barraca aberta + vento vida uma verdadeira vela né
27 de setembro de 2013 às 17:49 #47869Nilton JParticipanteDetalhes da construção – Parte 10 A Global One tem certos “mimos” da tecnologia do século 20 e 21, tais como geladeira elétrica que liga direto nos 12 Vdc e ainda faz gelo; tem antena e televisão LED para recepção digital e demais canais abertos; tem um ultra-moderno painel solar que gera eletricidade direto da luz solar que bate em suas placas fotovoltáicas; tem até uma linda e colorida barraca do tipo ¨60 seconds”. Se um Nendertal saísse de sua caverna e, num clarão na floresta, avista-se a Global One toda aberta em modo acampamento, iria achar que a carretinha é um Hotel 5 Estrelas! Porém, é de lá dos confins da idade antiga, após a idade pré-histórica, é que vem a principal parte da carreta: a suspensão de feixe de molas (em inglês “leaf springs”). Nos mais remotos tempos anciões da Roma Antiga (provavelmente oriundo do conhecimento das guerras travadas entre gregos e persas), os romanos não só conheciam mas também dominavam a arte da elasticidade em bastões de madeira, conforme ilustração abaixo: E usaram este conhecimento para projetarem um veículo de duas rodas provido de suspensão de bastões elásticos de madeira, veículo este denominado PILENTUM, cujo objetivo principal era transportar de maneira mais confortável as mulheres abastadas da época, que eram as esposas, amantes e namoradas dos poderosos e riquíssimos romanos pertencentes à classe mais abastada do império; evidente que estes veículos eram adornados com enfeites femininos, almofadinhas nos bancos, e etc…tudo para garantir um maior nível de conforto para os bum-buns das madames romanas bem como demonstração de status. Comparado à nossos tempos atuais, seriam as madames embonecadas dirigindo suas SUVs em direção ao shopping mais próximo…Os homens ricos da época, mas “machos”, evitavam andar nestes veículos para não serem chamados de “effemino” (maricas em Latim), mas não demorou muito para os espertos “religiosos” de plantão também trafegarem nas ruas romanas com seus PILENTUMs personalizados…afinal, “bunda” de representante de Deus na Terra deveria também ter seus privilégios… Para ilustrar o acima, videm abaixo a figura gravada de um PILENTUM na medalha da imperatriz romana Faustina: Já as primeiras carruagens da era moderna que se tem notícia empregando feixes de mola metálicas foram as fabricadas pelos franceses no início do século 18: E os modelos mais modernos de feixes de mola, atualmente empregados nas suspensões traseiras de veículos, reboques e carretas vem do projeto melhorado e inventado em Londres no ano de 1804 pelo inglês Obadiah Elliot, o qual Henry Ford espertamente implementou em seu modelo FORD T: Fontes da narrativa acima, os quais são links bem interessantes sobre este assunto: http://www.planetspring.com/pages/history-of-springs.php http://www.bible-history.com/sublinks.php?cat=203&subcatid=1320&subcatname=Vehicles [hr] Detalhes da construção – Parte 11 Sobre a decisão em optar pela suspensão de feixe de molas, me fiz as seguintes perguntas: 1. a coisa funciona? Sim! então não mexa nela!! 2. O que o fabricante da carreta recomenda? Feixe de molas! 3. Por quais motivos? Robustez, durabilidade, fácil manutenção! 4. Quem usa feixe de molas no exterior num produto similar? Nada mais nada menos que o poderoso e famoso fabricante australiano de reboques off-road CONQUEROR, em alguns de seus modelos, tais como o reboque Conqueror 345, ganhador do prêmio internacional Off-Road Trailer of the Year 2013: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pJr6kpPqnmI[/video] Desta maneira, a Global One tem como suspensão o bom e velho sistema de feixe de molas, que nasceu para “dar um refresco” aos bum-buns macios e perfumados das dondocas romanas, contando ainda com braços amortecedores. Esta suspensão foi calibrada para peso máximo de 700 kilos, similar ao peso das caçambas das picapes nacionais de pequeno porte (Strada/Saveiro/Montana/Hogar…e quem sabe de uma nova Courier a qual tive duas e disparadamente e indiscutivelmente é a melhor de todas elas para carregar peso e “pegar no pesado”). A Global One, como disse anteriormente em outro post, me surpreendeu positivamente, pois com seus 450 kilos brutos, dá um ou outro pulinho do tipo “elefantinho”, bem diferente de cabrito saltitando no pasto. Fotos da suspensão:
1 de outubro de 2013 às 12:53 #47756Nilton JParticipanteDetalhes da construção – Parte 12 Sinalizações e iluminação com LED, via chicote elétrico ligado ao veículo com plug-caminhão: Na placa; Nos piscas, lanternas e freios; Plug elétrico tipo “caminhão”. (fotos abaixo)
2 de outubro de 2013 às 11:59 #47903Nilton JParticipanteDetalhes da construção – Parte 13 Seguem abaixo dois “mimos” que dão um forte pedigree para a Global One não fazer feio em nenhum show/feira ou evento do tipo “Overland”, seja na América do Norte, África ou Austrália / Nova Zelândia: Tire Cap ARB & Adesivo Troller na roda original TRoller: link ARB : http://store.arbusa.com/ARB-Tire-Valve-Stem-Caps-Red-P21333C17.aspx
2 de outubro de 2013 às 13:11 #47904Capt.A330ParticipanteLegal Nilton, e muito practico ter as rodas da Global as mesmas do rebocador; entre outras coisas, o estepe serve para ambos…será que no Guaquito entrariam as rodas da Frontier?:hein: Ia ficar exquisito, mas que seria uma mão na roda, isso seria! ( aprendi trocadilhos infames com o Green :D:D). Parabéns pelo trabalho e grande abraço.
2 de outubro de 2013 às 14:39 #47905Nilton JParticipanteCapt.A330 wrote:Legal Nilton, e muito practico ter as rodas da Global as mesmas do rebocador; entre outras coisas, o estepe serve para ambos…será que no Guaquito entrariam as rodas da Frontier?:hein: Ia ficar exquisito, mas que seria uma mão na roda, isso seria! ( aprendi trocadilhos infames com o Green :D:D). Parabéns pelo trabalho e grande abraço.A idéia de padronizar as rodas da carreta iguais ao do Troller é justamente para não necessitar de um segundo estepe, pois o original da viatura serve tanto para o veículo como para o reboque, estando dentro de nossa lei de trânsito vigente. Mas se eu resolver ir para Chile e etc da AL, vou sim ter que levar um segundo estepe, pois pelo que me informaram, nestes países são exigidos para estrangeiros em passagem no mínimo 2 estepes. Aí o segundo vai amarrado ou em cima da barraca ou em cima do bagageiro do Troller. Não sei responder tecnicamente sobre a possibilidade de por os sapatos da Frontier no seu trailer, mas penso que o importante é manter o alinhamento e o paralelismo do cambão do trailer à picape em relação ao solo. Parabens pela Frontier, se um dia trocar meu Troller, será por uma picape destas e aí ponho um popup camper em cima da caçamba! próximo sonho de consumo !!! [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT6Vz8Nu3sUM2UsoOTUr_35VLoYKWyMr1oT-6sgmAV3Ndmytu6f[/img]
2 de outubro de 2013 às 17:31 #47906Stephan RiedererMembrohahaha to doido Nilton?? a GO é MUUUUUUITO mais loka que essas popup de pickup!
2 de outubro de 2013 às 18:14 #47908Capt.A330ParticipanteNilton, era brincadeira por os “sapatinhos” da Frontier no Guanaco, pois os pneus/rodas do Guanaquito são 14′, e da Frontier 18″, não tem como entrar mesmo. Teoricamente, como tudo é possível, daria para redesenhar o alojamento das rodas, mas esto iria modificar muito o desenho original, fora a questão estética. Sobre o 2do. estepe no Chile, não me pediram o do Trailer quando entramos na Tierra del Fuego, embora eu levava duas rodas e um pneu extra, por minha conta, em função das longas distancias que percorri até Ushuaia, e por isso, se me permitir, te recomendo levar sim 2 estepes, por precaução, em especial se pegar estrada de rípio. Por falar nisso, estepe, eu vi na Argentina alguns Trailers pequenos, levar o estepe debaixo da barra de reboque, que tem boa distancia do chão e agrega peso num lugar que teoricamente não desequilibra a carreta. Fotos da Frontier e o Guanaquito. [attachment=1389][attachment=1390][attachment=1391] Abraços!
2 de outubro de 2013 às 18:36 #47909leandrovarandaParticipanteCapt.A330 realmente só caberia se abrisse mais espaço na caixa de roda A capota é a mesma da outra caminhonete ou teve de fazer outra? Semana que vem vou ver se dá certo de nos encontrarmos em Curitiba, vai ser um pouco corrida minha viagem por ai, só 4 dias. Nilton Um camper é interessante, mas não chega ao nível de um motor-home ou trailer maior, talvez fosse o caso de manter a GO (para levar a tralha, fazer as refeições, gerar energia, etc.) e usar o camper para ter mais conforto (pode levar uma geladeira maior, ter um sofá para ver tv, uma boa mesa de refeições, ar-condicionado, etc.).
2 de outubro de 2013 às 18:40 #47910Nilton JParticipanteDr. Green wrote:hahaha to doido Nilton?? a GO é MUUUUUUITO mais loka que essas popup de pickup!Green, Sim, a GO é mais “loka”, já os campers são comportadinhos! Em minha opinião, o problema maior em se ter um camper e pagar caro por ele, é que nossas picapes, 99 % das vendas cabines duplas, tem um tamanho pequeno de caçamba. E as cabines simples, quem tá comprando é funerária e um ou outro cliente que pega no pesado em capacidade de carga e ainda são desconfortáveis em dirigir por longas horas. Saudades da F 250…e das picapes médias cabines estendidas…ideais para terem um camper em cima. Agora, jamais compraria um camper destes fixos, a meu ver um trambolho…não entendo pq não fabricam aqui campers popups na medida para as caçambas pequenas das picapes CD, com preços que se justifiquem, sem patamares abusivos. Será que não fazem um popup nacional por absoluta falta de mercado? considerando que a grande maioria dos compradores de picapes CD só usam para desfilar e irem ao shopping? e ainda a maioria sendo picapes 4×2? [hr]
leandrovaranda wrote:Capt.A330 realmente só caberia se abrisse mais espaço na caixa de roda A capota é a mesma da outra caminhonete ou teve de fazer outra? Semana que vem vou ver se dá certo de nos encontrarmos em Curitiba, vai ser um pouco corrida minha viagem por ai, só 4 dias. Nilton Um camper é interessante, mas não chega ao nível de um motor-home ou trailer maior, talvez fosse o caso de manter a GO (para levar a tralha, fazer as refeições, gerar energia, etc.) e usar o camper para ter mais conforto (pode levar uma geladeira maior, ter um sofá para ver tv, uma boa mesa de refeições, ar-condicionado, etc.).Leandro, Concordo que o camper é bem mais limitado que um trailer ou motor-van, talvez a única vantagem é eliminar o “rabo” atrás…ainda estou aprendendo a dar ré no Troller com a GO atrás, tem que ficar dando “contra” na direção. E só valeria a pena o camper em picapes 4×4 e com uma caçamba maior, tipo a F250 estendida. Mas um flip-pac camper na medida para nossas picapes nacionais cabines duplas não seria uma má idéia (foto abaixo). [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLRVPo2DOQR9N7JGArTKxUzc_fsPMcALH2CLOrP_56oWMjKG5LvA[/img] E num camper, o ideal é ter o chuveiro fora, senão a coisa lá dentro vai mofar toda… Nos EUA tem 10 milhões de RV’s entre trailers classe A a C, motor-homes, campers e carretinhas-barracas. O que será que lá vendem mais?
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