Publicidade:

Limpeza da Caixa d’água

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #45778

    Alguém tem alguma dica de como limpar a caixa d’água do motor-home? Desde já agradeço!!! [/font]

    #56743
    Ronald Ataulo
    Participante

    Boa noite Lau, Seja bem vindo ao fórum!! Você é de onde? Qual o seu equipamento? Poste fotos!! Eu também tenho curiosidade para saber como limpar a caixa, vamos aguardar um forista experiente nos detalhar!!

    #56882

    Como a caixa está sempre lacrada, a primeira coisa a ser feita é se utilizar de filtros na estrada delas. Os filtros de água comuns são ótimos, mas entopem com rapidez nos campings que geralmente possuem água de mina ou poço. OS de entrada para partículas grandes as vezes não retém o suficiente. PAra este fim, os filtros agrícolas são os mais indicados, pois possuem uma peneirinha interna que é de fácil limpeza. Depois disso, é sempre legal utratar a caixa com água sanitária no início e no fim da viagem, quando a caixa ficará parada. Caixa vazia é caixa úmida, portanto melhor guardá-la cheia até a boca com água sanitária do que vazia. Para uma limpeza profunda e para aqueles que possuem tempo, ideal seria enchê-la até a metade e colocar detergente e água sanitária. Levar o RV para passear e esgotá-la. O problema do detergente é que vc terá que botar água e esgotá-la até acabar as bolhas… portanto dose a quantidade de sabão de acordo com esta sua disponibilidade. Faça o teste em uma garrafa (pet ou de cerveja). Lave a mesma com uma quantidade “X” de detergente e veja quanto terá que enxaguá-la para livrá-la do sabão. Daí tire a proporção de sua caixa de água. Sobre a água sanitária, não utilize cloro em pedra, pó ou concentrado. O cloro danifica borrachas e metais do sistema e a bomba.

    #56856
    Anônimo
    Inativo

    E aí Laudemir. Abaixo segue meu relato. Olá pessoal, esta era uma grande dúvida que eu tinha também, pois minha caixa de água começou a sujar muito, água com ferrugem. O que estava ocorrendo é que eu estava deixando ela sempre cheia, como é o recomendado. Mas devido a água do poço que uso ser um tanto ácida, estava contribuindo para enferrujar o tanque. Água saindo cor de chá, as vezes bem forte, marrom mesmo. Fiz o que não é tão recomendado mas finalmente resolveu o problema. Peguei 5 litros de cloro líquido, conhecido como hipoclorito de sódio, cuidado pessoal, é forte mesmo. Se não em engano é 12% a concentração. É o mais forte do mercado que encontrei. Praticamente uma água sanitária mais forte. Meu tanque é de aprox. 200L, esgotei todo o tanque, enchi novamente uns 50 litros e despejei os 5 litros do cloro líquido e completei-o. Deixei agir por algumas horas, meu trailer está parado no momento, não tinha como sair com ele para agitar a água do tanque. Após algumas horas abri o dreno, saiu bem marrom a água, bem suja mesmo. Daí também fiz esta água circular pelas torneiras. Saia crostas de ferrugem. Coisa feia de se ver!!! Terminei de esgotar o tanque, enchi e esgotei novamente por 4 vezes até sair toda a sujeira e principalmente o cheiro do cloro líquido. Evitem usar a água enquanto está sendo feito o processo de limpeza, mancha roupas e para peles sensíveis é complicado. Depois de todo esse processo o sistema está limpo e higienizado, deve se ter cuidado com a bomba, pois a sujeira pode fazer com que ela superaqueça. Aconteceu comigo, pensei ter queimado a bomba, mas alguns minutos desligada foram o suficiente para ela voltar a funcionar normalmente. Hoje eu mantenho o tanque quase vazio quando saio por alguns dias e fica sem ninguém no trailer. Quando chego, encho o tanque e 100%, água limpa, sem cheiro nas torneiras. Não bebo a água que passa pela caixa. Coleto antes de entrar em térmicas e bombonas. Essa foi a solução que encontrei para no momento resolver este problema. Mas já estou providenciando para trocar a caixa por uma de fibra. Daí acredito isso nunca mais acontecer. E sobre a dica de colocar filtros na entrada, é excelente, trabalhamos no ramo agrícola e os filtros são bem funcionais. Tente achar o mais fino que conseguir, geralmente aqueles que ficam nas seções dos pulverizadores. Fácil limpeza e dura muito tempo. Escrevi bastante… Espero ter ajudado!!

    #56895

    Alex. Foi bom você ter tocado neste assunto. Tudo que escrevi serve para caixas não metálicas….. no seu caso – na minha humilde opinião – eu não usaria jamais o cloro líquido e dosaria menos ainda a água sanitária. O CLoro pode limpar sua caixa momentaneamente, mas agirá no caminho de corroê-la ainda mais com o passar do tempo. No teu caso apenas não sei se é melhor deixar vazia ou cheia…. realmente não sei… mas o melhor mesmo é trocar as caixas por plástico ou fibra.

    #168840
    Romeu
    Convidado

    Penso que a colocação de filtros na entrada da caixa não seja uma ótima idéia. Os filtros, principalmente se forem utilizados os de carvão ativados, irão reter o cloro e a água armazenada na caixa ficará sujeita à ação de microorganismos nocivos. Acredito que o interessante é deixar a água na caixa, com cloro, e utilizar o filtro na saída quando da utilização para as atividades domésticas.

    #169043

    Romeu. Seu pensamento faz sentido, mas o problema é que com o tempo e as “águas” que pegamos poraí, deixa a caixa muito suja. Acumula tanta sujeira que chega a sair uma água marrom de vez em quando. Acredito que possa haver filtros sem o carvao ativado, não? de qualquer forma eu uso dois filtros que não há carvão, mas também nao filtram microscopicamente. Uso filtro de entrata eternit (bom pra lama, areia e folhas) e o filtro agrícola (de telinha de trama fina) que geralmente segura muita coisa

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: